Sistemas acústicos: tipos, características, melhores modelos, regras de seleção
Quais são os sistemas acústicos: seus tipos, características, os melhores modelos e como escolher o certo? Tentaremos entender isso e muitas outras coisas em nossa análise.
O que é isso?
Para começar, vale a pena decidir a terminologia, uma vez que definições como "alto-falante", "alto-falante" e também "sistema de alto-falante" são usadas por muitos ao acaso atualmente, criando muita confusão.
Portanto, um alto-falante é um dispositivo projetado para a emissão mais eficiente de ondas sonoras para o espaço circundante. Contém necessariamente um alto-falante direto, uma variante do design acústico, bem como os elementos elétricos necessários para manter a funcionalidade do sistema (reguladores, filtros, etc.).
Um conjunto de alto-falantes, como Hi-Fi e Hi-End, costuma ser denominado "sistema de alto-falantes". Consiste nos seguintes elementos:
- cabeçotes de alto-falante - podem estar em uma única cópia ou em um conjunto, cada um deles funcionando em sua própria faixa de frequência individual;
- caso difícil;
- circuitos de filtragem e correção e, além disso, dispositivos necessários para indicar o grau de proteção contra sobrecargas fortes;
- cabos de áudio;
- amplificadores de som para alto-falantes ativos.
Esses dispositivos estão incluídos no conjunto de gravadores, centros de música e eletrofones, e são instalados como parte de equipamentos de reprodução de som em salas de concerto e cinemas.
Visualizações
Os sistemas acústicos são diferentes: teto e parede, coaxial, potente e fraco, autônomo ou multimídia, com ou sem bateria. Eles podem ser classificados por vários motivos.
Por nomeação
Dependendo da finalidade funcional, os alto-falantes podem diferir em seus recursos de design e aparência. Assim, a maioria dos equipamentos de áudio apresentados no segmento moderno podem ser divididos em várias categorias:
- para alto-falantes Hi-Fi e High-End;
- para home theater;
- para PC;
- para amplificação de som, incluindo modelos de transmissão para salas de conferência;
- alto-falantes de teatro e concerto, modelos para a sala de montagem;
- estúdio;
- para escuta privada;
- automóvel;
- rua.
Por tipo de construção
Dependendo das características do projeto, vários tipos de acústica são diferenciados.
- Alto-falantes ativos. Esses são alto-falantes que possuem um amplificador de potência embutido. Para fornecer o nível necessário de reprodução de som, a caixa de som é conectada diretamente ao amplificador (não é necessário comprar um separado), para isso basta um cabo de interconexão normal.
- Alto-falantes passivos. Uma opção bastante comum, esses modelos incluem um emissor embutido (alto-falantes), bem como um pequeno filtro cruzado através do qual os alto-falantes são conectados a um amplificador adicional usando um cabo acústico. Eles não têm seu próprio amplificador de características de potência.
- Alto-falantes com chifre. Este é um equipamento que não emite ondas sonoras diretamente, mas por meio de uma buzina acoplada a ele. Na maioria das vezes, os alto-falantes desse tipo têm sensibilidade aumentada, o que os torna o mais relevantes possível para todos os tipos de amplificadores valvulados de baixa potência.
Esses projetos têm diretividade de som mais precisa, são mais difíceis de configurar e distribuir por todo o salão, mas se você seguir todas as regras para a instalação de tais equipamentos, a imagem estéreo é mais precisa.
E também outros tipos de alto-falantes se destacam.
- Eletrostática - neste caso, o filme mais fino atua como os alto-falantes, que, no curso da interação dos campos eletromagnéticos e alternados, balança e emite um som muito fino e claro.
- Alto-falantes planares - eles são estruturalmente semelhantes aos descritos acima, mas o filme vibra em um campo gerado por ímãs.
- Alto-falante frontal - é um par de alto-falantes estéreo, entre os quais o alto-falante principal é fixado. É esse mecanismo usado para ouvir o som estéreo padrão.
- Alto-falante com labirinto acústico - o último é um tubo curvo que se estende profundamente no corpo. Graças ao revestimento de amortecimento de suas paredes, o som é obtido sem nenhum ruído externo.
- Kits abertos - caixas sem painel traseiro. Isso torna o som neles extremamente claro.
- Alto-falantes bipolares - é um conjunto de alto-falantes que emitem som em várias direções.
- Alto-falantes de contrapertura - uma variante bastante rara de equipamento de som. Eles não têm a opção de reprodução direcional da gravação, ela parece desaparecer na sala.
Por tamanho
Dependendo do tamanho e da forma, existem várias variantes do alto-falante.
- Prateleiras... O nome vem do tamanho compacto das caixas acústicas, o que torna impossível instalá-las diretamente no chão. Normalmente, para colocar tal acústica, são necessários suportes especiais, apenas eles permitem atingir a qualidade sonora ideal do sistema de áudio. Eles têm um par de alto-falantes.
As pequenas dimensões de tal equipamento permitem que seja instalado em apartamentos da cidade e pequenas instalações.
- Alto-falantes de chão - este equipamento tem dimensões mais impressionantes, principalmente em altura, podendo ser instalado sem a utilização de suportes e suportes. Como regra, eles têm de 1 a 5 a 7 alto-falantes, a qualidade máxima do som é alcançada em uma sala espaçosa, uma vez que em salas pequenas as frequências baixas e os graves começam a dominar.
As acústicas de chão são sempre mais caras do que as de estante, uma vez que não são apenas grandes, mas também requerem cálculos complexos durante a fabricação, especialmente na fase de correspondência dos alto-falantes e do filtro de crossover.
parâmetros principais
Detenhamo-nos com mais detalhes nos principais parâmetros da tecnologia acústica.
Número de listras
Este parâmetro indica diretamente o número de falantes na coluna. Por exemplo, os alto-falantes do computador geralmente têm apenas uma pista, enquanto os sistemas 3.1 consistem em um par de alto-falantes. São considerados os alto-falantes de banda larga mais confiáveis, nos quais há uma divisão em frequências baixas, médias e altas. Não faz muito tempo, surgiram no mercado instalações mais avançadas com separação de som em 5 e até 7 canais. Respectivamente, quanto mais bandas houver no alto-falante, mais versátil e detalhado será o som reproduzido.
Características de frequência de amplitude
A melhor opção para reprodução de som é considerada a acústica, em que a resposta de frequência é em linha reta. No entanto, na prática, a grande maioria dos designs reais são curvas com um grande número de depressões e picos. Tal irregularidade é explicada tanto pela imperfeição geral do sistema de alto-falantes como um todo, quanto pela presença de ressonâncias parasitas, bem como pela vibração das paredes do gabinete e outros componentes.
O nível de irregularidade da resposta de frequência é determinado pela razão da pressão sonora mais alta para a mais baixa, ou, de acordo com outro método, a razão do parâmetro extremo para a média em uma faixa de frequência predeterminada. O mais eficaz é o equipamento da categoria Hi-Fi, em que o desnível não deve ultrapassar ± 4 dB na faixa de áudio de 100 a 8000 Hz.
Sistema de codificação de som
Hoje em dia, existem várias opções de codificação digital de som, graças às quais pode ser reproduzido na íntegra. Primeiro veio o efeito estéreo, depois formatos como Dolby Stereo Surround. Essas codificações implicam em dividir a gravação em vários canais, proporcionando assim o máximo de imersão no som e som total. Infelizmente, nem todo alto-falante pode reproduzir som em um sistema de código multicanal.
Para quem pretende ouvir arquivos de áudio em uma instalação acústica, é preferível adquirir um modelo de caixas de som de 3,5 ou 7 canais, além de um reprodutor que leia o formato Blu-ray.
Inversor de fase
Os alto-falantes modernos de alta qualidade são equipados com bass reflex. É um tipo de orifício ou tubo localizado no gabinete do alto-falante. O equipamento de áudio, composto por vários pequenos satélites e um subwoofer, pressupõe o uso de um inversor de fase apenas nos modos de baixa frequência.
Para uma sala de pequeno porte, a localização lateral ou frontal do elemento será a melhor escolha, em espaços amplos, é preferível dar preferência a instalações em que o bass reflex se localize na parte posterior ou lateral.
Material do corpo
Os alto-falantes são feitos de uma ampla variedade de materiais, cada um dos quais tem um grande impacto na qualidade do som. Tradicionalmente usado para a produção de colunas:
- Madeira;
- Aglomerado;
- MDF;
- plástico;
- pedra;
- acrílico;
- metal.
Os modelos de plástico são os mais procurados no mercado - trata-se de um material durável e de alta qualidade que não distorce o som e, além disso, tem um preço acessível. O equipamento da mais alta qualidade é considerado feito de madeira. A madeira natural oferece um desempenho acústico excepcional e melhora a qualidade do som muitas vezes. Para ouvir a melodia nas frequências baixas e altas, vale a pena escolher uma pedra que impeça a distorção dos graves.
A melhor solução são os modelos em aglomerado e MDF. Mas o metal e o vidro não têm o efeito mais benéfico na reprodução do som - tudo aqui vai depender dos parâmetros do alto-falante, do número total de bandas e das características da sala.
Funções adicionais
As opções populares incluem a capacidade de controlar a partir do controle remoto, bem como um sistema para configurar cada alto-falante separadamente - tais funções estão presentes nos produtos mais caros. Além disso, alguns alto-falantes incluem uma tela que reflete o estado atual - esta solução permite que você ajuste o equipamento não apenas de ouvido, mas também visualmente.
Modelos selecionados de equipamentos acústicos têm montagens de parede - isto é especialmente verdadeiro em casas onde a mesa do computador não pode se orgulhar de grandes dimensões. Se compararmos alto-falantes comuns e sem fio, então, sem dúvida, os últimos perderão em qualidade - apesar da conveniência de um equipamento portátil, o sinal sem fio ocupa uma parte significativa da pureza do som e de sua potência.
Alto-falantes com microfone, karaokê e luz de fundo se tornaram muito populares.
Projeto
Ao escolher uma solução de design para equipamento acústico, você precisa seguir a regra de que os alto-falantes devem ser uma adição ao interior da sala, se encaixar harmoniosamente no design estilístico e não servir como um destaque brilhante. Assim, para tons de interior calmos, é melhor preferir cores lacônicas de sistemas acústicos, e para quartos em cores vivas é melhor comprar modelos de cores saturadas. Pense com antecedência em como seu equipamento ficará do lado de fora e tente escolher modelos que causarão uma impressão mais favorável em você e seus filhos.
Dependendo da forma, eles podem ser feitos em forma de cubo ou paralelepípedo, os modelos esféricos e planos são populares.
Avaliação das melhores modelos
Oferecemos uma pequena visão geral dos modelos de alto-falantes incluídos na parte superior de acordo com as avaliações dos usuários.
Yamaha NS-555
Este é um alto-falante ativo premium com uma saída máxima de 100 watts. Inclui dois alto-falantes, o amplificador é adquirido separadamente e é importante que corresponda exatamente ao nível do alto-falante. A técnica prevê um modo de três vias, possui blindagem magnética, de forma que os alto-falantes podem ser colocados mesmo próximos a outros equipamentos, sem medo de quaisquer consequências adversas. O som é claro e equilibrado - isso é possível por meio de quatro alto-falantes. O alto-falante oferece reprodução de som de alta qualidade em frequências médias e é versátil.
Vantagens:
- aparência incomum brilhante;
- relação qualidade-preço ótima;
- faixa de frequência plana;
- bom baixo;
- função de conexão do sistema de bi-fiação;
- alta reserva de energia, que permite ouvir gravações de áudio em salas espaçosas;
- o corpo opaco garante a ausência de ruído e ressonância;
- aumento da qualidade de construção.
Desvantagens:
- detalhes e transparência de som pobres;
- caixa facilmente suja;
- a presença de uma porta Fi, o que não permite que os alto-falantes sejam colocados próximos às paredes.
Pioneer S-DJ50X
Um modelo relativamente orçamentário, mas funcional e de alta qualidade, que, em termos de suas qualidades técnicas e operacionais, quase não difere dos análogos do segmento premium. Adequado para conexão com computadores e TVs em pequenos espaços. Este modelo combina com sucesso o alto-falante estéreo da mais alta qualidade com a funcionalidade de amplificador ativo. Equipado com uma unidade especial que permite ajustar o volume do som e controlar o equalizador.
O sistema fornece indicadores LED que indicam o status operacional.
Prós:
- custo acessível;
- alta qualidade de som;
- boa construção;
- design elegante;
- excelentes frequências baixas;
- dimensões compactas.
Desvantagens:
- equipamento fraco;
- forte zumbido quando conectado à mesma tomada com um portador de som.
Klipsch R-3800 W
Este é um alto-falante embutido do tipo fechado com opção de montagem em parede. Inclui chifre de tweeter de cúpula de alumínio e woofer de 8 ''. A potência máxima é de 50 watts e, para esta categoria de equipamento acústico, este é um parâmetro muito bom. Em geral, o alto-falante é de alta qualidade, ele oferece um bom som estéreo em ambientes pequenos. Para usá-lo em grandes espaços, você precisa comprar adicionalmente um subwoofer, que amplifica o som de baixas frequências.
Prós:
- barato;
- esquemas de cores interessantes;
- leveza e compactação;
- a presença de uma tela protetora de alumínio;
- a presença de um receptor IR.
Desvantagens:
- baixa potência;
- baixo fraco.
Monitorar Raio de Áudio R225
Sistema de alto-falantes de alta qualidade com ampla faixa de frequência. Apesar de seu tamanho compacto, esses alto-falantes fornecem uma excelente imagem de som. A potência máxima é de 10W, o que é um número bastante alto. Todos os elementos estão equipados com radiadores de baixa frequência. O corpo é feito em duas cores (branco e preto). Normalmente, o "corpo" dos alto-falantes é feito de faia laqueada ou pau-rosa.
Prós:
- um par de emissores de baixa frequência;
- alta qualidade de construção e todos os componentes principais;
- bom poder;
- alto grau de proteção magnética;
- design elegante;
- panorama de som de alta qualidade;
- detalhe e clareza;
- tamanho pequeno.
Desvantagens:
- Preço Alto.
Como escolher?
Obviamente, quanto maior for o alto-falante, melhor será a qualidade do som. No entanto, esse não é o único fator que deve ser levado em consideração na escolha do equipamento. Portanto, para a instalação em um "odnushka" estacionário, as "estantes" são adequadas - o tamanho da sala simplesmente não é suficiente para revelar todo o potencial dos alto-falantes volumétricos. Para salas grandes, é melhor fazer uma escolha em favor do "piso". Um dos pontos mais importantes na escolha de uma técnica é a faixa de frequência.O ouvido humano distingue sons na faixa de 16 Hz a 20 kHz - quanto maior o corredor dentro dessa faixa, melhor será o som. Alguns fabricantes têm um limite superior de 28.000-30000 Hz - você não deve se enganar com esse valor, o ouvido humano simplesmente não ouve esse tipo de som.
Preste atenção especial ao poder... Para uma casa, um parâmetro de 100 W será suficiente, para quartos espaçosos é melhor escolher produtos com características superiores. Quanto ao preço, para um escritório pode-se contentar-se com modelos baratos de firmas russas. Mas para organizar espetáculos, é melhor fazer uma escolha em favor de produtos mais caros de marcas com reputação mundial.
Recomendações de configuração
Ao configurar seus alto-falantes, é extremamente importante posicioná-los corretamente. Todos os especialistas concordam que não devem ser colocados nos cantos. O fato é que o ângulo vai absorver as ondas sonoras e formar um zumbido que nenhum sistema de áudio, mesmo o da mais alta qualidade, pode bater. Lembre-se de que a qualidade do som também será afetada pelas características da própria sala. Os alto-falantes em um piso sem superfície terão um som muito diferente daqueles em um carpete.
Quanto menos móveis houver na sala, mais forte será o som e, pelo contrário, quanto mais móveis houver na sala, mais fraco será o alto-falante reproduzindo o som após a afinação.
No próximo vídeo, você encontrará Perguntas frequentes sobre sistemas de alto-falantes.
O comentário foi enviado com sucesso.