Tecido acústico: características, variedades e aplicações
Materiais especiais são usados para separar as frequências de som em equipamentos de reprodução de som. Entre os primeiros desses materiais estava o tecido acústico, que surgiu há mais de 100 anos e em tempos remotos era chamado de tecido de rádio. Mascarando algumas partes do rádio, esse tecido também desempenhava a função de conduzir o som por si mesmo sem distorção. Com o tempo, vários tipos de tecidos acústicos semelhantes foram desenvolvidos, que agora são usados por todos os fabricantes modernos de tecnologia de som.
Estrutura e propriedades
O tecido acústico era originalmente feito de algodão, mais tarde às vezes era feito de seda natural. A peculiaridade de tais materiais era a tecelagem especial de fios. Com o desenvolvimento da ciência e da indústria amostras modernas de tais materiais acústicos começaram a ser produzidas a partir de fios sintéticos - poliéster... O material é utilizado para fins decorativos, bem como para proporcionar um som suave e agradável aos alto-falantes.
Com o tempo, a produção de tecido acústico tornou-se ainda mais perfeita, e hoje esse tecido não se distingue apenas pela variedade de cores e texturas, mas também possui uma impregnação especial à prova de fogo.
As principais propriedades de trabalho de um material acústico são:
- baixa capacidade de absorver umidade;
- força reforçada e resistência ao desgaste;
- algumas espécies são resistentes ao fogo;
- resistência aos efeitos de muitos tipos de componentes químicos;
- alto nível de efeito acústico, remoção e reflexão de ondas sonoras.
Os têxteis acústicos, após uma inspeção mais detalhada, podem ter várias tramas de fios que formam uma estrutura de treliça.
O desempenho de cores de tais materiais varia de branco neutro ou preto, o tecido pode ser multicolorido, ter padrões ou inscrições de marca.
Visualizações
O material acústico moderno não é usado apenas para decoração de sistemas acústicos - esses tecidos passaram a ser usados para organizar o espaço dentro dessas estruturas.
Hoje, esses materiais são divididos em 2 tipos:
- tecido absorvente de som usado para reduzir o nível de vibração das ondas sonoras;
- tecido transparente ao som usado para acústica, a fim de amplificá-lo.
A principal propriedade de um material que absorve o som é considerada a supressão das ondas sonoras ao absorvê-las. Esse tecido é especialmente eficaz em relação aos sons que, refletindo das superfícies, retornam à fonte sonora e interferem nela. Esses materiais parecem porosos e bastante densos na estrutura.
Os tecidos de proteção acústica são usados em estúdios de gravação, cinemas, estúdios de música, salas de concerto - em suma, onde quer que a pureza do som seja necessária.
Recentemente, a indústria automotiva começou a usar tipos de materiais semelhantes, equipando interiores de automóveis.
O tecido transparente ao som tem as propriedades opostas - ele transmite perfeitamente as ondas sonoras e as protege na direção oposta à fonte sonora. Além do mais, o tecido protege de forma confiável os alto-falantes do equipamento de som de danos acidentais... Esse tecido pode se parecer com um material de chiffon leve ou se assemelhar a um tapete fino com uma trama solta de fios. É o entrelaçamento especial dos fios do material que permite que o som passe por ele sem obstáculos e seja percebido pelo ouvido humano sem distorção.
Freqüentemente, esses materiais acústicos são usados para o design de interiores de uma sala ou um grande salão e podem ser produzidos em várias cores.
Aplicativo
Eles usam tecidos acústicos de absorção de som na fabricação de alto-falantes, alto-falantes acústicos e sistemas de áudio automotivo, decoração de salas de cinema, criação de cortinas e cortinas para salas de concerto, salas de aula para ouvir música, salas para conferências e simpósios.
O material de absorção de som pode ser substituído usando várias camadas de spunbond fino e durável - cobrindo tecido não tecido. Às vezes, tecidos grossos de lã ou poliéster são usados como absorvedores de som. Veludo espesso e comprido e um material chamado blackout são bons absorvedores de som.
Tecidos com propriedade de transparência sonora são usados para a fabricação de alto-falantes de áudio, enquanto o material serve como uma função decorativa e protege o dispositivo de som de poeira e sujeira e danos mecânicos. Esses têxteis acústicos são fixados em alto-falantes ou estruturas especiais com dobradiças usando cola ou grampos de metal. Não é difícil trabalhar com o tecido, já que suas bordas não têm a peculiaridade de se desmanchar ao serem cortadas.
Os rádios amadores aconselham a substituição dos tecidos transparentes ao som por uma malha de náilon com a menor célula ou um pedaço de náilon fino.
Como escolher?
O custo do tecido de rádio acústico na Rússia hoje é bastante alto, com uma média de 3.500 rublos. por metro em execução com uma largura de 1,5 metros. Esse preço se explica pelo fato de tal produto ser feito principalmente para empresas produtoras de equipamentos de áudio, sendo bastante difícil encontrá-lo à venda gratuitamente, mas a demanda por esse produto em todos os momentos permanece bastante elevada.
Ao comprar tais têxteis acústicos, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- uniformidade da espessura do tecido em toda a sua área;
- os fios da trama devem ser colocados com a mesma tensão, sem laçadas ou quebras;
- a composição do material deve ser de polipropileno, algodão ou seda.
Ao adquirir um tecido acústico, você deve prestar atenção ao seu fabricante. Não é incomum que vendedores inescrupulosos ofereçam alguns tecidos não acústicos. Esses materiais para acústica são melhor adquiridos em lojas especializadas. Para evitar a falsificação, tente encontrar produtos de fabricantes mundiais como Gutermann (Alemanha), Vescom (Holanda), Guilford (EUA), Drapilux (Alemanha).
Para as características do tecido acústico, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.