Alto-falantes soviéticos: características e visão geral do modelo

Contente
  1. História
  2. Peculiaridades
  3. Top models
  4. Como conectar?
  5. Como você escolhe os melhores alto-falantes?

Apesar do fato de agora haver um grande número de alto-falantes elegantes e sistemas acústicos completos, a tecnologia soviética ainda é popular. Durante a era soviética, muitos dispositivos interessantes foram produzidos, então não é surpreendente que alguns deles tenham sobrevivido até hoje e sejam de qualidade não pior do que a tecnologia japonesa ou ocidental.

História

A criação das primeiras colunas soviéticas começou logo após o fim da guerra. Antes disso, havia apenas emissoras de rádio comuns. Mas em 1951, os desenvolvedores começaram a pensar em como fazer um sistema de alto-falantes completo para uso doméstico. Naquela época, as pessoas conseguiam não apenas gerar ideias, mas também traduzi-las em realidade o mais rápido possível. Portanto, o desenvolvimento de novos modelos de acústica começou quase que imediatamente.

Os antigos falantes soviéticos ainda surpreendem agradavelmente. Na verdade, desde os primeiros dias de sua criação, a técnica foi feita no mais alto nível.... Os alto-falantes foram complementados por um alto-falante, um elemento magnetizante e uma poderosa cabeça eletrodinâmica. Já naquela época, a música nesta técnica parecia muito valiosa.

A partir de meados do século passado, a URSS começou a produzir ativamente receptores de alta qualidade, que, quase até o próprio colapso da União, podiam ser encontrados em todas as casas ou apartamentos soviéticos. Eles eram usados ​​não apenas em pequenos apartamentos e casas particulares, mas também em discotecas e concertos.

Na verdade, entre a gama de alto-falantes produzidos naquela época, havia muitos equipamentos de alta qualidade e realmente poderosos.

Peculiaridades

Os falantes do soviete têm suas próprias vantagens e desvantagens. Ao mesmo tempo, muitos fecham os olhos para todas as dificuldades e compram tecnologia retro. É muito simples entender o porquê.

Benefícios dos alto-falantes

Quase todos os alto-falantes da URSS são passivos. Portanto, é muito difícil conectá-los à tecnologia moderna. Mas sua qualidade de som é muito superior. Ao contrário dos produtos chineses baratos e de qualidade não muito alta, os alto-falantes antigos são multibanda... Usando-o, as frequências de áudio altas, baixas e médias podem ser emitidas separadamente.

Se antes não havia alto-falantes de alta qualidade, agora eles foram modernizados com sucesso. Portanto, a qualidade dos produtos que podem ser encontrados agora é muito superior.

A maioria dos alto-falantes soviéticos eram feitos de madeira... Embora agora o plástico seja usado com mais frequência na fabricação de caixas. Isso diminui o custo do equipamento, mas também afeta negativamente o som. E aqui Os alto-falantes soviéticos transmitem perfeitamente baixas frequências e não vibram em volumes altos.

Minuses

No entanto, a técnica também tem desvantagens significativas. Na maior parte, eles estão associados ao fato de que o desenvolvimento técnico agora deu um passo à frente. É importante notar que a qualidade das peças e da fiação pode ser uma surpresa desagradável. Além disso, essas colunas coletam poeira muito rapidamente. Parece que não há nada de particularmente ruim nisso, mas geralmente é por isso que o som fica pior e mais baixo.

Não devemos esquecer que as caixas foram previamente montadas em madeira. E este é um material bastante frágil que o tempo pode fazer muito mal. Por causa disso, os alto-falantes também não duram muito. No entanto, você sempre pode tentar encontrar uma técnica retro que tenha sido bem cuidada.

Na verdade, as desvantagens não são tão significativas. Você só precisa atualizar um pouco a qualidade dos alto-falantes. Como regra, a fiação obsoleta é substituída.... Em vez disso, são usados ​​cabos de alto-falantes modernos.A lã à prova de som também é substituída por acolchoamento de poliéster ou espuma de borracha. Se a madeira perdeu sua firmeza, as juntas afrouxadas também são fortalecidas. Se é o lado estético que é importante, você também pode trabalhar nisso.

Qualquer conhecedor de tecnologia de rádio mais ou menos experiente pode se livrar de arranhões e melhorar a aparência dos alto-falantes.

Top models

Quem quiser comprar bons alto-falantes soviéticos para si, é melhor dar uma olhada mais de perto na classificação dos melhores produtos da URSS.

35АС-012 "Radiotehnika S-90"

A marca Radiotekhnika, como sabem, era popular não só no território da União, mas também no estrangeiro. Os melhores modelos da época eram produzidos na fábrica de mesmo nome em Riga. Esta coluna foi criada em 1975. Por muito tempo, ela foi considerada uma das melhores. Só foi possível ultrapassá-lo em termos de características mais próximas dos anos 90 do século passado. Então, Radiotekhnika tinha concorrentes de pleno direito.

Esta coluna pesa 23 kg. Externamente, parece uma caixa comum coberta com papelão. Por dentro, a caixa de madeira foi preenchida com algodão técnico. Do lado de fora, os alto-falantes neste modelo foram protegidos por uma malha de metal especial.

25AS-109 (25AS-309)

Durante a era soviética, esses alto-falantes foram produzidos na cidade de Berdsk. Eles foram distribuídos da fábrica de rádio local.

Os alto-falantes mais populares diferiam nos seguintes parâmetros:

  • a faixa de frequência variou em 20.000 Hz;
  • indicador de energia - dentro de - 25 W;
  • um produto semelhante pesa 13 kg.

Essa caixa é revestida com papelão e decorada com folheado. Os alto-falantes são decorados de forma semelhante com malha de metal preta.

50AS-022 "Amfiton" (100AS-022)

Outro produto interessante da empresa Karpaty é o 50AS-022 Amfiton (100AS-022). Essas colunas foram produzidas em Ivano-Frankovsk.

Esse produto foi distinguido por características muito boas:

  • a faixa de freqüência de tais alto-falantes é 25.000;
  • a potência está dentro de 80 W;
  • as dimensões do produto são bastante grandes, peso - 24 kg;
  • a caixa é feita de aglomerado, a base é decorada com folheado.

25AS-225 "Kometa" (15AS-225)

As colunas desta marca começaram a ser produzidas em meados do século passado. Os primeiros gravadores que eles tinham eram "Nota" e "Comet". A faixa de frequência varia no limite de 16.000 Hz. A potência está na faixa de 15-25 watts. O peso de tal produto é de 5,8 quilogramas.

"Rodina" AM0301, AM0302

Esses modelos foram montados na fábrica de Lyubertsy. Outros instrumentos musicais elétricos também foram produzidos lá. Basicamente, tudo foi feito para soar os shows.

  • A faixa de frequência está dentro de 12.000 Hz.
  • O indicador de resistência é de 8-16 ohms.
  • Indicador de energia - 15 dB.

50AS-012 "Soyuz"

Este é outro modelo interessante de tecnologia retro produzido em Bryansk. Este tipo de sistema de áudio funcionava em alta potência. A faixa de frequência está na faixa de 25.000. A potência também está na faixa de 50 watts. O aparelho pesa cerca de 23 kg.

50AS-106 "Vega"

Esses alto-falantes de fabricação soviética foram produzidos em Berdsk, na Vega Production Association. Eles eram muito poderosos na época.

Os parâmetros pelos quais esses produtos diferem de outros são os seguintes:

  • faixa de frequência de 25.000 Hz;
  • índice de sensibilidade - 84 dB;
  • potência - 50 W;
  • o produto pesa na faixa de 15-16 kg.

A malha protetora é densa e durável. Portanto, os alto-falantes são confiáveis ​​e resistentes, embora já tenha se passado muito tempo, eles funcionam muito bem.

25AS-027 "Amfiton" (150AS-007), 150AS-007 "LORTA"

Como o tamanho das residências na União Soviética costumava ser pequeno, os alto-falantes para a casa, via de regra, não eram comprados muito grandes. Os alto-falantes de três vias desta empresa foram produzidos em Leningrado, na empresa Ferropribor, ou em Lvov.

As características técnicas deste produto são as seguintes:

  • faixa de frequência de 31.000 Hz;
  • indicador de sensibilidade - até 86 dB;
  • a potência está dentro de 50 W;
  • o produto é compacto, embora não muito leve - pesa cerca de 25 kg.

Os alto-falantes desse tipo foram montados em uma pequena caixa forrada com aglomerado de alta qualidade e durável.Isso tornou os alto-falantes duráveis. Além disso, esse produto é lindamente projetado.

Devido a isso, os alto-falantes se encaixam perfeitamente no estilo de qualquer sala.

35AS-028-1 "Cleaver"

Esses alto-falantes de primeira classe foram desenvolvidos na fábrica de Krasny Luch. A principal desvantagem de tal alto-falante era que, se os alto-falantes estivessem conectados a um dispositivo fraco, o som seria pouco natural, o que não agradaria aos conhecedores de boa música.

Esses alto-falantes diferem nos seguintes parâmetros.

  • Sensibilidade - 86 dB.
  • Faixa de frequência - 25.000 Hz.
  • Potência - 35 W.
  • Peso - 32 kg.

Por dentro, essa coluna é preenchida com fibras superfinas. Devido a isso, o dispositivo funciona bem mesmo em baixas frequências. A fachada é cuidadosamente coberta por um painel decorativo. A base é decorada com indicadores LED que permitem marcar visualmente com que potência o equipamento está operando.

Em geral, entre a variedade de alto-falantes soviéticos, você pode encontrar alto-falantes de prateleira, teto e chão de vários tipos. E se os pop e os de concerto provavelmente não serão úteis para ninguém agora, então aqui estão os pequenos alto-falantes práticos que foram feitos para apartamentos pequenos, que é perfeitamente possível comprar e usar agora.

Como conectar?

Mas para evitar problemas com o uso dos alto-falantes, bem como com a qualidade do som, você deve ser capaz de conectá-los corretamente à tecnologia moderna. O som neste caso será muito bom. Para poder trabalhar com essas colunas, você precisa levar em consideração esses pontos importantes. Para poder emitir som de alta qualidade para alto-falantes soviéticos usando um computador, uma placa de som clássica não funcionará. Você terá que comprar um microcircuito discreto mais poderoso... Isso permitirá que você desfrute de uma qualidade de som muito melhor. Para amplificar o sinal da saída da placa de som do próprio computador, você também precisa comprar um amplificador.

Não precisa ser muito poderoso. Um amplificador com potência de 5 a 10 watts é o suficiente.

Como você escolhe os melhores alto-falantes?

Ao comprar alto-falantes soviéticos, você precisa se certificar de que o tempo não os prejudicou. Ou seja, eles permanecem em alta qualidade e o som ainda é poderoso. Primeiro, você precisa se certificar de que o gabinete não está danificado. Em primeiro lugar, vale a pena olhar para a qualidade da "caixa". Deve ser forte. Então você já pode prestar atenção aos pequenos detalhes como todos os tipos de arranhões. Esse problema será muito mais fácil de lidar.

Além disso, é muito importante verificar antes de comprar a qualidade do som do alto-falante. Se houver algum ruído ou se o som for simplesmente fraco, é melhor recusar a compra.... Afinal, o conserto de uma técnica tão retro é muito difícil, e os detalhes difíceis de encontrar.

Também é aconselhável escolher as caixas acústicas ideais que se adaptem exatamente às características da sala onde vão ouvir música. Para uma sala de tamanho médio, 2 alto-falantes simples são suficientes. Se a sala for um pouco maior, vale a pena dar uma olhada mais de perto na técnica com um subwoofer. Um conjunto de 5 alto-falantes e 1 subwoofer é mais adequado para organizar um home theater... A opção maior e mais cara são os mesmos 5 alto-falantes com 2 subwoofers. O som é mais poderoso aí. Resumindo, podemos dizer que os alto-falantes soviéticos se distinguem pela alta qualidade de som. Mas para realmente curtir o som, é preciso estar atento à escolha de uma boa técnica, seguindo os conselhos de profissionais.

Mais detalhes sobre os recursos dos alto-falantes soviéticos estão no próximo vídeo.

1 comentário

A idade de ouro do som analógico passou para os cidadãos soviéticos ao ar livre, perto das vitrines das lojas da comissão das cidades portuárias e das lojas "Berezka"))

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário