Gabinetes de alto-falante: recursos e fabricação

Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Tipos e características de materiais para o corpo
  3. Como fazer você mesmo?
  4. Como coloco o conteúdo dentro?

A qualidade do som dos sistemas acústicos na maioria dos casos depende não tanto dos parâmetros definidos pelo fabricante, mas do caso em que são colocados. Isso se deve aos materiais com os quais é feito.

Um pouco de historia

Até o início do século XX, o som do aparelho era reproduzido por meio de uma buzina de alto-falante.

Na década de 20 do século passado, em conexão com a invenção dos alto-falantes com cones de papel, surgiram a necessidade de gabinetes volumétricos, nos quais fosse possível ocultar toda a eletrônica, protegendo-a do ambiente externo e dando ao produto uma estética aparência.

Até a década de 50, eram produzidos modelos de caixas sem a parede posterior. Isso possibilitou o resfriamento do equipamento de lâmpadas da época. Ao mesmo tempo, percebeu-se que a caixa não desempenhava apenas funções de proteção e design, mas também influenciava o som do aparelho. Partes diferentes do alto-falante tinham fases de radiação desiguais, portanto, a presença das paredes do duto afetou a intensidade da interferência.

Notou-se que o som foi influenciado pelo material do qual o corpo foi feito.

Iniciou-se a busca e o estudo das propriedades acústicas das matérias-primas, adequadas para a criação de caixas que acomodem alto-falantes e transmitam boa sonoridade ao público. Freqüentemente, em busca do som perfeito, as caixas eram produzidas a um custo superior ao do equipamento que continham.

Hoje, a produção de caixas nas fábricas ocorre com um cálculo preciso da densidade, espessura e forma do material, levando em consideração sua capacidade de influenciar a vibração e o som.

Tipos e características de materiais para o corpo

Os invólucros para sistemas acústicos são feitos de diferentes materiais: aglomerado, MDF, plástico, metal. Os itens mais extravagantes são feitos de vidro, os mais misteriosos são feitos de pedra. Escolher um material mais simples para a confecção doméstica, que seja de fácil processamento, por exemplo, aglomerado. Vamos contar mais sobre o que mais você pode fazer.

Aglomerado

Os aglomerados são constituídos por aparas e grandes cavacos, prensados ​​uns contra os outros e colados com uma base adesiva. Freqüentemente, tal composição emite vapores tóxicos quando aquecida. As placas têm medo de umidade e podem desmoronar. Mas, ao mesmo tempo, aglomerado se refere a materiais de orçamento, é fácil de processar.

Esses gabinetes fazem um excelente trabalho no manuseio de vibrações, embora o som passe por eles livremente.

Pequenas opções são feitas de aglomerado com espessura de 16 mm, produtos grandes precisarão de um material com espessura de 19 mm. Para dar uma aparência estética, o aglomerado é laminado, coberto com folheado ou plástico.

Madeira compensada

Este material é feito de verniz comprimido fino (1 mm). Pode ter diferentes categorias dependendo da madeira derivada. Um produto de 10-14 camadas é adequado para caixas. Com o tempo, as estruturas de compensado, especialmente quando o ar está úmido, podem deformar. Mas esse material amortece perfeitamente as vibrações e mantém o som dentro do sistema, por isso é usado para criar caixas.

Marcenaria

Um blockboard é feito de laminado de dupla face ou madeira compensada. Um enchimento feito de barras, ripas e outro material é colocado no interior entre as duas superfícies. O prato pesa um pouco, ele se presta bem ao processamento. Graças a essas qualidades, é utilizado para a fabricação de caixas.

OSB

Oriented strand board é um material multicamadas que consiste em resíduos de madeira reciclada. É um produto durável e resiliente que pode ser facilmente processado. A textura do OSB é muito bonita, mas desigual. Para a fabricação de caixas, é polido e envernizado. O recuperador absorve bem o som e é resistente às vibrações. As desvantagens incluem a evaporação do formaldeído e um odor pungente.

MDF

O Fiberboard consiste em pequenas frações de partículas, sua composição é inofensiva. O produto parece mais forte, mais confiável e mais caro do que o cartão. O material ressoa bem e é o material mais usado para a fabricação de caixas de fábrica. Dependendo do tamanho do sistema de alto-falantes, o MDF é escolhido com espessuras de 10, 16 e 19 mm.

Pedra

Este material absorve bem as vibrações. Não é fácil fazer um caso disso - você precisa de ferramentas especiais e habilidade profissional. Ardósia, mármore, granito e outros tipos de pedras ornamentais são usados ​​para os produtos. Os corpos são surpreendentemente bonitos, mas pesados, devido ao aumento da carga, é melhor que fiquem no chão. A qualidade do som neste caso é praticamente perfeita, mas o custo de tal produto é muito alto.

Copo

Plexiglas é usado para criar as caixas. Em termos de design, os produtos têm uma aparência incrivelmente bonita, mas para recursos acústicos este não é o melhor material. Apesar de o vidro ressoar com o som, os preços desses produtos são bastante altos.

Madeira

A madeira é considerada um material valioso para caixas de alto-falantes devido às suas boas características de absorção. Mas a madeira tende a secar com o tempo. Se isso acontecer com o gabinete, ele se tornará inutilizável.

Metal

Para a fabricação de caixas, são utilizadas ligas de alumínio duras, mas leves. O corpo feito de tal metal contribui para uma boa transmissão de sons de alta frequência e amortece a ressonância. Para reduzir o efeito das vibrações e aumentar a absorção do som, as caixas acústicas são feitas de um material composto por duas placas de alumínio com uma camada de viscoelástico prensada entre elas. Se ainda assim você não conseguir obter uma boa absorção de som, a qualidade do som de todo o alto-falante será afetada.

Tipos de estruturas

Antes de prosseguir com a fase ativa de fazer uma caixa com suas próprias mãos para um sistema de alto-falante doméstico, considere que tipos de estruturas existem.

Sistemas abertos

Os alto-falantes são montados em uma proteção de grande porte. As bordas da aba são dobradas para trás em um ângulo reto e a parede posterior da estrutura está completamente ausente. Neste caso, o sistema de alto-falantes possui uma caixa muito convencional. Esse modelo é adequado para salas grandes e não é adequado para reproduzir música com baixas frequências.

Sistemas fechados

Projetos familiares semelhantes a uma caixa com alto-falantes integrados. Tenha uma ampla gama de sons.

Com bass reflex

Tais caixas, além dos alto-falantes, são dotadas de orifícios adicionais para passagem do som (bass reflex). Isso permite que os graves mais profundos sejam reproduzidos. Mas o design perde para caixas fechadas na clareza de articulação.

Com emissor passivo

Nesse modelo, o tubo oco foi substituído por uma membrana, ou seja, foi instalado um driver adicional para baixas frequências, sem ímã e bobina. Este design ocupa menos espaço dentro da caixa, o que significa que o tamanho da caixa pode ser reduzido. Os radiadores passivos ajudam a alcançar uma profundidade de graves sensível.

Labirinto acústico

O conteúdo interno da caixa parece um labirinto. As curvas torcidas são guias de onda. O sistema tem uma configuração muito complexa e custa muito dinheiro. Mas com a fabricação certa, ocorre uma entrega de som perfeita e alta fidelidade de graves.

Como fazer você mesmo?

Para fabricar e montar adequadamente um invólucro caseiro para o seu sistema de reprodução de áudio, você deve primeiro preparar tudo que você precisa:

  • o material com o qual a caixa deve ser feita;
  • ferramentas para realizar trabalho;
  • fios;
  • caixas de som.

O próprio processo consiste em uma sequência específica de etapas.

  1. Inicialmente, é determinado o tipo de caixas de som para as quais as caixas são feitas: mesa, chão e outras.
  2. Em seguida, desenhos e diagramas são elaborados, a forma da caixa é selecionada, o tamanho é calculado.
  3. Em uma folha de madeira compensada, as marcações são feitas de 4 quadrados com dimensões de 35x35 cm.
  4. Dentro de dois espaços em branco, os quadrados menores são marcados - 21x21 cm.
  5. A parte interna é cortada e removida. Uma coluna é testada na abertura resultante. Se o recorte não for grande o suficiente para caber, ele terá que ser alargado.
  6. Em seguida, as paredes laterais são preparadas.

    Seus parâmetros são os seguintes:

      • a profundidade do modelo é de 7 cm;
      • comprimento de um conjunto de paredes (4 peças) - 35x35 cm;
      • o comprimento do segundo conjunto (4 peças) é 32x32 cm.

      7. Todas as peças de trabalho são cuidadosamente limpas e com dimensões idênticas.

      8. As juntas das juntas são plantadas em pregos líquidos e fixadas com parafusos auto-roscantes.

      9. No processo de fabricação da estrutura, a parte interna é revestida com enchimento de poliéster ou outro material que absorva as vibrações. Isso é necessário para subwoofers.

      Como coloco o conteúdo dentro?

      Um alto-falante é embutido nas caixas fabricadas. Se houver necessidade de acomodar dois alto-falantes, a fim de evitar a deformação da estrutura por cargas de vibração, espaçadores são instalados dentro do gabinete entre as paredes frontal e traseira.

      O processo de incorporação em si é simples se o orifício do alto-falante for feito sob medida.

      Os fios devem ser colocados sem dobras, certifique-se de que pequenos elementos do sistema não se movam durante a vibração. Depois de instalar o conteúdo interno, o último painel é montado para fechar a caixa.

      Se os gabinetes forem feitos para montagem no teto ou na parede, será necessária uma base à prova de som. É necessário um suporte especial para colocar o produto no chão ou mesa.

      Para concluir, gostaria de acrescentar que o som acústico depende não só do conteúdo técnico e do corpo do produto, mas também do conjunto com a sala onde se encontra a coluna. A pureza e a potência do som dependem 70% dos recursos do auditório e de sua acústica. E mais uma coisa: as caixas compactas ocupam pouco espaço, é legal. Mas o design geral, criado para o sistema de alto-falantes, sempre vence na entrega de som.

      O que fazer para defender a acústica, veja o vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário