Alto-falantes para TV: tipos e características, regras de seleção
Até o momento, absolutamente todos os modelos modernos de televisores de plasma e cristal líquido possuem alta qualidade de imagem, quanto ao som, quer o melhor. Portanto, é recomendável complementar a TV com alto-falantes para obter uma transmissão nítida. Eles estão disponíveis em uma grande variedade, mas ao escolher esses dispositivos, você precisa saber a quais critérios você deve primeiro prestar atenção, bem como seus tipos e características.
O que eles são?
O sistema de alto-falantes é considerado o principal componente de qualquer TV, pois é a melhor opção para solucionar problemas de som. Graças a esta inovação da tecnologia, você pode não só ouvir a música, o texto principal, mas também as menores sutilezas como efeitos especiais e farfalhar. Esse sistema pode consistir em vários elementos, o principal dos quais é uma coluna de som.
Os alto-falantes da televisão estão disponíveis em vários tipos e diferem na finalidade de uso e nos recursos de design (com ou sem amplificador). As colunas podem ser redondas, ovais, retangulares e quadradas, geralmente são feitas de aglomerado, MDF ou fibra.
Os sistemas acústicos consistem nos seguintes elementos:
- alto-falantes frontais - fornecem o som principal, são grandes e possuem alto-falantes de amplo alcance;
- colunas mestras - com a ajuda deles, o som adquire volume;
- traseira - necessário para criar efeitos sonoros adicionais;
- colunas laterais;
- subwoofer - diretamente responsável pelas baixas frequências.
A caixa de todos os alto-falantes pode ser fechada ou com reflexo de graves, o que afeta a qualidade do som. A primeira opção é normalmente encontrada na maioria dos alto-falantes, e a segunda só é encontrada em subwoofers. Os alto-falantes da TV são capazes de emitir dois canais (estéreo) e sistemas multicanais.
Pelo método de conexão, esses dispositivos são divididos em wireless com Bluetooth e com fio, que são instalados via HDMI, SCART e "tulipas" canônicas.
Ativo
Este é o tipo mais comum de alto-falantes que pode ser conectado a qualquer modelo de TV. Eles são equipados com amplificadores, conectados ao equipamento em um conector especial por meio de um cabo especial equipado com um plugue. Alto-falantes ativos trabalho da rede elétrica... Uma vez que todos os conectores estão claramente identificados, a instalação é fácil.
Além disso, para conectar esses alto-falantes, não são necessários adaptadores especiais ou outros dispositivos.
Passiva
Ao contrário do tipo anterior, esses dispositivos não são equipados com amplificador. Os alto-falantes são conectados separadamente ao amplificador levando em consideração sua resistência na saída. Se for mais, o som será mais baixo, e se for menor, isso pode levar à queima do amplificador (mesmo com proteção adicional).
Um grande papel nesses alto-falantes é desempenhado por sua polaridade: o canal direito deve ser conectado à direita e o esquerdo - à esquerda. Se isso não for seguido, a qualidade do som será ruim.
Cinema em casa
Este sistema é um dos melhores, pois permite receber simultaneamente som e imagem de alta qualidade em sua casa. Se você posicionar corretamente todos os componentes do sistema sobre a área da sala, poderá realmente mergulhar em todos os eventos que ocorrem na tela. Os home theaters são geralmente equipados com uma barra de som (alto-falante mono equipado com vários alto-falantes embutidos), satélites (fornecer um espectro de frequência estreito), um subwoofer (projetado para baixas frequências), receptor e alto-falantes frontais, centrais e traseiros... Quanto mais componentes constituintes no sistema, maior será a qualidade do som.
Centros musicais
Este é um tipo especial de sistema de alto-falantes projetado para reprodução de som de alta qualidade e adequado para instalação na TV como um amplificador. Os music centers são conectados a TVs usando o conector RCA... Para modelos mais novos de equipamento, você deve usar adicionalmente um cabo adaptador. A instalação realiza-se de acordo com um esquema simples: o conector da central musical "IN" ao conector TV "OUT".
Sistemas estéreo
Este tipo de dispositivo é um amplificador equipado com vários alto-falantes passivos com diferentes potências. Um sistema estéreo é geralmente conectado por meio de um cabo com um adaptador TRS ou RCA... O sistema mais simples consiste em um subwoofer e dois alto-falantes.
Esta opção de orçamento permite melhorar significativamente a qualidade do som, mas para criar som surround e efeitos especiais, você precisa conectar elementos acústicos adicionais.
Top models
Hoje, o mercado de alto-falantes é representado por uma grande variedade de aparelhos, mas os alto-falantes de televisão, que são adequados para quase todas as marcas de TV, merecem atenção especial.
Vamos dar uma olhada em vários dos modelos mais populares que provaram ser de alta qualidade e receberam muitas críticas positivas.
- Atitude Andersson... Este modelo está disponível com dois alto-falantes com potência de até 30 watts. O índice de reprodutibilidade de frequência varia de 60 a 20.000 Hz. O fabricante fabrica uma caixa de plástico para o sistema, por isso é barato. Para conectar a uma TV, você precisa usar a entrada de linha.
Este modelo econômico também tem um design chique, não tem lacunas.
- Experiência Eltax SW8... Esta opção é um subwoofer independente que pode ser complementado por um alto-falante ativo longo e plano ou inversor. Apesar de a largura de banda do som no dispositivo ser de apenas 1, sua potência é de 80 watts. A frequência de reprodução do som varia de 40 a 250 Hz. Este modelo é fácil de conectar a uma TV por meio da entrada de linha.
É ideal para expandir a acústica padrão em tecnologia.
- Samsung SWA-9000S... Este é um alto-falante ativo bidirecional equipado com um amplificador. Os alto-falantes do sistema são sem fio, sua potência total é de até 54 watts. O amplificador e a caixa do alto-falante são feitos de plástico. O fabricante diversificou o design do aparelho com uma paleta de cores, o modelo branco parece especialmente estiloso, que se encaixa perfeitamente no interior de quartos decorados em estilo clássico.
- Tascam VL-S3BT... Este modelo consiste em dois alto-falantes de televisão bass-reflex, que são capazes de produzir duas bandas de som e têm uma potência total de apenas 14 watts. A frequência do som neste dispositivo acústico é de 80 a 22.000 Hz.
Graças à instalação simples através da entrada de linha, os alto-falantes podem ser conectados não apenas a uma TV, mas também a um computador.
- CVGaudio NF4T... Este é um elegante sistema de alto-falantes pendentes com um alto-falante bidirecional. A sensibilidade do som nele não excede 88 dB, e a frequência pode ser de 120 a 19.000 Hz. Este modelo pode ser conectado por meio de um home theater, receptor e por meio de um amplificador.
Como escolher?
Para que os alto-falantes da TV se encaixem perfeitamente no design geral da sala, para fornecer um som perfeito e, ao mesmo tempo, durar muito, você precisa saber como escolhê-los. O primeiro passo é decidir qual versão das caixas acústicas é mais adequada - embutida, parede, teto ou piso. Os modelos embutidos são mais bem escolhidos para casas particulares, pois têm dimensões. Se você dá preferência a alto-falantes que são montados na parede ou no teto, então você precisa estar preparado para o fato de que terá que mexer na instalação de suportes especiais.
Além disso, esses alto-falantes são geralmente usados como alto-falantes adicionais para uma pequena TV. Quanto aos pisos, ficam muito bem em quartos espaçosos, pois têm uma grande altura e um design elegante. Os alto-falantes longos também podem ser colocados em salas equipadas com home theater, mas são inadequados em apartamentos pequenos.
Além disso, existem vários indicadores a serem observados.
- Configuração de alto-falantes de TV... O primeiro número indica o número de satélites e o segundo número de subwoofers. Quanto mais alta for a configuração do sistema, melhor será a qualidade do som. Os modelos modernos são apresentados no formato 7.1, são semelhantes ao 5.1, mas, ao contrário deste, são complementados não só com caixas acústicas traseiras, mas também laterais, que fornecem som surround como nos cinemas. A única coisa é que um sistema de alto-falantes 7.1 é caro e nem todos podem pagar por ele.
- Poder... A escolha dos alto-falantes depende muito deste indicador, pois quanto mais alto, melhor será a reprodução do som. Os alto-falantes estão disponíveis com potência máxima, de pico e nominal. O primeiro indicador indica por quanto tempo o alto-falante pode ser operado sem causar danos ao sistema. A potência de pico é muito maior do que a nominal. Ele define o valor no qual um dispositivo acústico pode operar sem destruição. Quanto à potência nominal, é a mais importante e atesta o volume, a confiabilidade de operação e a resistência mecânica dos alto-falantes.
- Alcance de frequência... Os especialistas recomendam a compra de sistemas de áudio com uma faixa de frequência de 20 Hz, que é acessível ao ouvido humano. Ao mesmo tempo, você também pode escolher sistemas em que o alto-falante atinja 40 Hz. Eles são ideais para uso diário.
- Material de fabricação... Os alto-falantes de madeira natural são considerados uma excelente escolha, mas são caros. Portanto, uma alternativa pode ser produtos feitos de MDF, aglomerado ou compensado. O plástico tem um desempenho insatisfatório e pode causar ruído. Todos os alto-falantes incluídos no sistema devem ser de alta qualidade, livres de lascas e rachaduras.
- Sensibilidade... Este indicador é medido em decibéis. Isso afeta significativamente o nível de volume, por isso é melhor comprar alto-falantes com alto nível de sensibilidade.
- Disponibilidade de componentes adicionais do sistema... Se você deseja melhorar o áudio da TV, deve escolher sistemas de alto-falantes equipados não apenas com alto-falantes comuns, mas também com uma barra de som. É uma caixa acústica surround com canais estéreo esquerdo e direito. A barra de som é adequada para espaços pequenos.
Além de tudo isso, ao comprar alto-falantes para televisão, preste atenção aos parâmetros da sala onde planeja instalá-los. Para salas com uma grande área, é recomendado escolher alto-falantes com uma potência de 100 W, e para salas pequenas (com uma área de 20 m²), alto-falantes com uma potência de 50 W também podem ser adequados. O design do dispositivo também desempenha um papel importante, uma vez que todos os elementos do sistema devem se encaixar harmoniosamente no estilo geral da sala.
Versões longas de alto-falantes, também chamadas de "bases de sauna", também têm um design moderno. Eles funcionam como um suporte de TV, têm um corpo sólido e um belo design.
Como conectar alto-falantes?
Depois que o problema for resolvido com a escolha de alto-falantes para TV, resta apenas começar a instalá-los. É absolutamente simples fazer isso, o mais importante é não se esquecer de desligar o próprio equipamento. Em primeiro lugar, você deve inspecionar a TV e descobrir quais são as saídas de som que ela possui.Depois disso, os cabos são conectados, o controle de volume é desligado e dois dispositivos (TV e sistema de alto-falantes) são ligados. Se tudo for feito corretamente, o som aparecerá nos alto-falantes.
Para separar ou emitir som da acústica conectada simultaneamente a uma TV, computador e home theater, você precisa usar um adaptador especial e um cabo SCARD ou RCA... Deve-se destacar que a maioria dos modelos modernos de smartphones para saída de áudio digital possui um cabo de conexão HDMI, de fácil conexão.
Quanto à conexão separada do subwoofer, ela é feita usando um cabo RCA. Desta forma, o subwoofer pode ser conectado a outros elementos acústicos, home theaters e amplificadores. Em alguns casos, apenas um amplificador é conectado à TV, para isso, um dos seguintes conectores é utilizado: óptico, para fones de ouvido, SCARD ou RCA.
Se precisar instalar alto-falantes sem fio via Bluetooth, você deve primeiro ir ao menu de configurações e selecionar o ícone de característica. Em seguida, os próprios alto-falantes são ligados, o botão "Pesquisar" é pressionado na janela da TV que se abre. Uma coluna é selecionada na lista que aparece e o procedimento de conexão é considerado concluído. Em alguns modelos de TV, a função Bluetooth não é fornecida, neste caso, neste caso, você precisará de um cabo USB especial para conectar os alto-falantes... É barato e versátil.
No próximo vídeo, você aprenderá como conectar alto-falantes a uma TV, usando o sistema de alto-falantes Edifier R2700 2.0 como exemplo.
O comentário foi enviado com sucesso.