Alto-falantes bidirecionais: características distintas e de design
Os amantes da música sempre prestam atenção à qualidade da música e dos alto-falantes que reproduzem o som. Existem modelos no mercado com um sistema de colunas de uma via, duas vias, três vias e até quatro vias. O mais popular é o sistema de alto-falantes bidirecional. Ele pode ser encontrado em alto-falantes e alto-falantes de automóveis.
Neste artigo, veremos exatamente onde é melhor aplicar um sistema bidirecional e também descobriremos como escolher um ou outro modelo para você.
Características de design
Primeiro, vamos dar uma olhada nos recursos dos sistemas.
Poucos sabem disso os sistemas de vias são divididos em classes:
- acústica coaxial;
- acústica do componente.
Acústica coaxial implica a presença de um alojamento no qual os emissores são montados. Geralmente, trata-se de um único subwoofer com vários alto-falantes de alta frequência instalados. A principal vantagem de tal sistema é que é bastante fácil de instalar. O segmento de preço é bastante baixo, então o número de tais alto-falantes não é limitado. Este modelo é popular entre a população, em particular entre os proprietários de automóveis.
Característica da acústica do componente é que dois alto-falantes são combinados em um sistema e reproduzem simultaneamente as frequências baixas e altas.
Em termos de custo, esses modelos são muito mais caros. Nesse modelo, já é possível traçar a divisão em listras. Quanto mais bandas houver, maior será o preço.
A distinção entre as bandas é bastante simples. Em um sistema de via única, há apenas um alto-falante, que é responsável pelas frequências altas e baixas. Two-way tem dois alto-falantes, cada um dos quais é responsável por sua própria frequência... E em um sistema de três vias, o número de alto-falantes é três, e cada um deles pertence a uma certa faixa - alto, baixo, médio.
As características de design do sistema de áudio são que, em um sistema bidirecional, há apenas dois alto-falantes responsáveis pelo som, um ou dois amplificadores de som e um filtro. Você mesmo pode montar esse sistema sozinho., basta ter conhecimentos básicos na área da eletricidade.
Vantagens e desvantagens
Cada equipamento tem uma série de vantagens e desvantagens. Isso também se aplica a alto-falantes. Compararemos as vantagens e desvantagens de um sistema bidirecional com base em suas diferenças com os sistemas unilateral e trilateral. Considere os pontos positivos.
Esses alto-falantes são muito populares... Por exemplo, você encontrará alto-falantes semelhantes em todos os carros. Ao contrário dos sistemas de uma via, os alto-falantes de 2 vias possuem som surround. Graças aos dois alto-falantes, o som fica mais alto e forte, o que é ideal para ouvir música no carro.
Frequência ideal e qualidade de som com woofer e tweeter... LF é responsável por sons graves e pesados, e HF por sons agudos e suaves. Por isso, os filtros de crossover mais simples são usados nesses modelos, o que afeta o custo final do produto.
A vantagem sobre um sistema de 3 vias é a instalação. Você pode instalar facilmente um alto-falante com dois alto-falantes. Mas no caso da acústica de três vias, isso não acontecerá.A razão disso é que esse equipamento em si é mais complexo (tanto em termos de enchimento interno quanto em termos de instalação). Sem a ajuda de profissionais, essa acústica será muito difícil de configurar. Se a configuração estiver incorreta, um sistema de três vias não será diferente de um sistema de duas vias. Esta é a principal diferença entre essas colunas.
Deve-se notar que o sistema de alto-falantes bidirecional não tem desvantagens particulares. Claro, você pode encontrar falhas na pureza do som, porque existem apenas dois alto-falantes... Eles são responsáveis apenas pelas frequências altas e baixas. Mas o alto-falante com frequências baixas também é responsável pela frequência média. Se você for o feliz proprietário de uma audição perfeita, isso será notado imediatamente.
Se o volume estiver muito alto, os alto-falantes podem não ser capazes de suportar a carga, e na saída, em vez de música, você pode ouvir claramente apenas a batida e o baixo ou, em alguns casos, uma cacofonia ininteligível, como se estivesse ouvindo uma fita cassete mastigada. Tudo depende da finalidade do alto-falante. Normalmente, esses recursos são especificados pelo fabricante. Claro, muito dependerá da qualidade de construção e dos materiais usados. Portanto, também vale a pena prestar atenção a isso.
Se você gosta de ouvir música muito alto, então deve ter muitos alto-falantes.
Como escolher?
Antes de comprar um sistema de áudio bidirecional, vale a pena dar uma olhada mais de perto em alguns dos recursos de instalação que devem ser observados. Para obter um efeito de som perfeito e uniforme, você precisará montar o alto-falante de forma que todos os seus elementos fiquem o mais próximo possível uns dos outros. Por exemplo, se considerarmos a opção com um carro, então o woofer é melhor colocado na porta, e o tweeter no painel. Se você estiver instalando em casa, o dispositivo pode ser colocado em um canto da parede.
Se você comprar um kit pronto, coloque-o da mesma forma no canto da sala. Isso permitirá que o som chegue até você com muito mais rapidez, pois será direcionado diretamente da parede em sua direção.
Do contrário, se instalar o alto-falante no meio da sala, então o som chegará primeiro à parede, chão ou teto, "baterá" e só depois voltará, criando volume.
Podem surgir dificuldades com a escolha dos tipos de alto-falantes - piso ou prateleira. As características em tais modelos não mudam de forma alguma, apenas sua posição no interior e tamanho são diferentes. Alto-falantes de prateleira geralmente de tamanho médio ou pequeno, pouco visível. Elas bem quietoportanto, não é adequado para salas grandes. Pé de apoio, por sua vez, se destacam no tamanho - são bastante grandes. Eles são retangulares ou de formato alongado. Adequado para home theater... Cubra uma grande área com som.
A próxima coisa a se observar é o diâmetro do alto-falante. Quanto maior for o alto-falante, mais amplo será o som... Por outro lado, o número de falantes também desempenha um papel. Portanto, antes de comprar, você precisa decidir que tipo de efeito sonoro deseja: gosta de graves profundos ou não há diferença de som para você. Tudo aqui vai depender de suas preferências.
Para obter mais detalhes sobre os recursos dos alto-falantes bidirecionais, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.