Alto-falantes de home theater: classificação dos melhores e regras de instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Avaliação das melhores modelos
  4. Como escolher?
  5. Posicionamento e conexão

Enquanto assiste a um filme, é importante não só ouvir a música, mas também o som claro das vozes dos personagens, outros efeitos (o rugido de um terremoto, o barulho do vento). Todos os filmes modernos são gravados com a reprodução espacial do som em mente, portanto, instalações potentes, como alto-falantes, são necessárias para obter um som de alta qualidade. É importante não apenas escolher os componentes corretos, mas também poder organizá-los pela sala, pois disso dependerá a utilidade do som.

Peculiaridades

Uma parte integrante de qualquer home theater é a acústica, que inclui muitos alto-falantes para diversos fins. Os alto-falantes são capazes de transmitir perfeitamente todos os efeitos especiais e nuances do som, imergindo o espectador no interessante mundo do cinema. Os alto-falantes do home theater podem ser colocados no chão (esta opção geralmente é escolhida para salas espaçosas) e montados nas paredes (modelos mais compactos). Os alto-falantes reproduzem o som que recebem de uma fonte externa, portanto, devem ser conectados a computadores, TVs ou reprodutores.

Hoje, os fabricantes produzem sistemas acústicos em vários formatos:

  • 2.0 - vendido em conjunto com dois alto-falantes (sem subwoofer);
  • 2.1 - se distinguem pela presença de um subwoofer (fornece baixas frequências);
  • 3.1 - a opção mais comum para um home theater padrão, que é representado por três satélites (2 frontais e 1 central) e um subwoofer;
  • 5.1 - um poderoso sistema de som composto por cinco alto-falantes e um subwoofer.

Além disso, a acústica 7.1 também está à venda, graças à qual você pode criar um home theater completo.

Como o sistema consiste em um subwoofer e 7 alto-falantes, o preço é alto.

Visão geral da espécie

O sistema de alto-falantes é produzido com um amplificador de potência especial, que pode ser integrado ou conectado separadamente. Dependendo disso, ele é dividido em dois tipos principais.

  • Ativo (equipado com um amplificador). Sua principal vantagem é considerada compactação e versatilidade, além disso, um sistema de áudio ativo cabe livremente em um pequeno espaço.
  • Passiva (não possui um amplificador embutido). A vantagem de tal equipamento é que você pode selecionar independentemente um amplificador para ele a seu critério.

Além do mais, à venda você pode encontrar aberto e Sistema fechado, o último dos quais é considerado o mais comum e simples. Possui canal central e colunas sem furos. O som nessa acústica fica um pouco abafado, já que o volume do ar está fechado. A acústica desse tipo geralmente é escolhida pelos amantes do som de baixa frequência.

Quanto a sistema aberto, então seu gabinete está vazando, já que não há parede atrás dos alto-falantes. Graças a este design, um som de alta qualidade com frequências altas e baixas pode ser obtido.

É adequado para ouvir apresentações ao vivo e música de câmara clássica.

Por tipo de localização

Dependendo da localização, o sistema de alto-falantes é dividido em central, frontal e traseiro. Os alto-falantes centrais são colocados em frente ao visualizador (acima ou abaixo da TV) e são usados ​​para criar som surround em um sistema multicanal.Os alto-falantes frontais estão localizados na frente do visualizador, mas devem ser instalados simetricamente entre si em direções diferentes ou nos cantos da sala. Graças à acústica frontal, o som principal é criado, portanto, ao escolher alto-falantes deste tipo, você não pode salvar.

Os alto-falantes traseiros são geralmente posicionados atrás do visualizador, com o alto-falante voltado para a parede para refletir o som na superfície. Esses alto-falantes são necessários para criar uma imagem visual do ambiente sonoro.

O subwoofer pode ser colocado em qualquer lugar da sala, mas é aconselhável fazer isso na frente do visualizador (perto ou sob o aparelho de TV).

Por método de instalação

Os alto-falantes do sistema acústico diferem na forma de instalação, são de teto, chão e embutidos na parede ou teto. O equipamento montado na parede é considerado o mais orçamentário e geralmente é escolhido para salas pequenas. Para salas espaçosas, alto-falantes de chão são ideais, eles são fáceis de configurar e montar, mas esses designs não fornecem ajuste de altura, o que pode degradar a qualidade do som.

A acústica embutida também merece atenção especial, destacando-se pela mais alta qualidade de som. Seu princípio de funcionamento é o seguinte: uma onda sonora de uma das caixas acústicas se move diretamente para o espectador, e a segunda - volta para a parede, onde é refletida e retorna imediatamente. O resultado é o som perfeito.

Avaliação das melhores modelos

Hoje, os sistemas de alto-falantes de home theater são representados por uma grande variedade de modelos, cada um dos quais difere não apenas em recursos de design, características de desempenho, mas também em fabricante e preço.

Os modelos mais populares que se provaram bem no mercado incluem os apresentados a seguir.

  • Wharfedale Movie Star DX-1 (Reino Unido). Este é um sistema de alto-falantes 5 em 1 que vem com dois alto-falantes traseiros, dois frontais e um central tipo teto. Além disso, o equipamento é equipado com um subwoofer com potência de 150 W e faixa de frequência de 30 a 20.000 Hz. O corpo de todos os componentes do sistema é feito de MDF. A acústica está disponível em duas opções de cores - branco e preto.

Não é apenas ótimo para assistir filmes, mas também se encaixa harmoniosamente no interior moderno da sala.

  • Bose acoustimass 10 (EUA). Tem um tamanho compacto e pode emitir som surround, uma vez que está equipado com um potente subwoofer de graves (200 W). Este modelo é geralmente escolhido por amantes da música e oferece som de alta qualidade em salas pequenas e grandes. O fabricante equipa o sistema com alto-falantes centrais, frontais e traseiros instalados no teto.

O gabinete do alto-falante é elegante e todos os cabos são numerados para facilitar a instalação.

  • Kef T205 (Reino Unido). O fabricante inglês produz este modelo em uma caixa de alumínio, por isso tem um visual estiloso. Graças ao seu excelente baixo, o equipamento é capaz de fornecer um som surround nítido. Os alto-falantes podem ser colocados no chão ou montados nas paredes.

O dispositivo é adequado para ouvir música e assistir filmes.

Como escolher?

Antes de comprar um conjunto de sistemas de alto-falantes, você precisa fazer a escolha certa a favor de um modelo específico, levando em consideração muitas nuances.

Os especialistas recomendam prestar atenção a certos indicadores.

  • Poder... Se o conjunto de acústica consistir apenas em alto-falantes passivos que não possuem um amplificador embutido, eles devem ter uma potência nominal para conectar amplificadores externos. Este indicador indica por quanto tempo o sistema é capaz de funcionar sem danificar o equipamento. Para selecionar a potência, é necessário levar em consideração a área da sala onde está prevista a instalação da acústica. Portanto, por exemplo, para instalações de até 17 sq. m, um sistema com uma capacidade de 60 a 80 W é adequado e para uma área de 20 a 30 sq. m - 150 W.
  • Sensibilidade... Este indicador indica a pressão sonora que o equipamento é capaz de desenvolver na frequência de 1000 Hz com potência de 1 W. É medido em decibéis. A maioria dos fabricantes produz sistemas com uma sensibilidade de 84 a 102 dB. Quanto mais alta a sensibilidade acústica, melhor e mais alto é o som.
  • Resposta de freqüência... É um gráfico que mostra a dependência da pressão sonora gerada pela acústica com a frequência do sinal reproduzido. Este indicador não deve exceder 250 Hz.
  • Material do corpo... Já à venda você pode encontrar acústica em caixas de alumínio e plástico duráveis. Mas o mais ideal é a versão em madeira, é de alta qualidade e confiabilidade de operação.
  • Tamanhos de coluna... Eles são selecionados dependendo do local de instalação. Portanto, para ouvir música em um computador, mini-sistemas de áudio são adequados, e para home theaters - modelos maiores que são colocados no chão.
  • Conexão... Os alto-falantes devem ter conectores para conectar fones de ouvido, placa de som de PC, TV e outros tipos de equipamento. É melhor escolher dispositivos com um conector USB e conectividade Bluetooth.
  • Aparência... O design do sistema de alto-falantes desempenha um papel importante, uma vez que não é comprado para um home theater por um dia.

Portanto, é necessário escolher modelos elegantes que estejam em harmonia com a própria técnica e o interior da sala.

Atenção especial deve ser dada à escolha das caixas de som para o canal central, uma vez que fornecem som de alta qualidade e são responsáveis ​​não só pela reprodução dos diálogos, mas também pela sua inteligibilidade.

Os especialistas recomendam dar preferência aos seguintes modelos: Emotiva Airmotiv C1, Monitor Audio Silver C150, Acoustic Energy AE307.

Posicionamento e conexão

O som dos alto-falantes do home theater depende muito de como eles estão posicionados corretamente na sala. Se você organizar corretamente todos os componentes do sistema de alto-falantes, poderá obter um efeito incrível assistindo a filmes ou ouvindo música.

A colocação deve ser feita de uma determinada maneira.

  • Canais frontais direito e esquerdo... Os tweeters devem ser colocados no nível dos ouvidos do espectador sentado. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer o ângulo dos alto-falantes, que estão ligeiramente direcionados para a TV. A distância dos alto-falantes da parede é determinada da seguinte maneira: quanto mais próximos estiverem de sua superfície, melhor será a amplificação dos graves. Você também pode pendurar os alto-falantes em alturas diferentes, escolhendo a posição desejada.
  • Alto-falantes do canal central... Muitos modelos possuem alto-falantes multicanal de cima para baixo ou verticalmente. Se você escolher a altura correta para sua instalação, não haverá problemas com o som, mas quando os drivers são colocados horizontalmente, as sobreposições de som entre o tweeter e o subwoofer são possíveis. Portanto, o canal central deve ser definido ligeiramente acima ou abaixo da TV em uma linha estritamente reta.
  • Alto-falantes surround... Eles podem ser colocados em suportes especiais ou simplesmente fixados na parede. Para sistemas de alto-falantes 5.1, o melhor posicionamento dos alto-falantes é considerado à esquerda e à direita do espectador, a uma altura de 30-60 cm do nível das orelhas da pessoa sentada. Para sistemas 7.1, é recomendado instalar os alto-falantes próximos ou atrás do assento do espectador.
  • Subwoofer... Para este dispositivo, você pode escolher qualquer local conveniente, longe da parede, já que próximo a ele o subwoofer irá gerar baixas frequências. Algumas pessoas preferem montar o subwoofer na frente da sala, o que tornará mais fácil conectar ao AV Reverse.

Depois de resolvido o problema com a localização dos componentes do sistema de alto-falantes, resta apenas fazer a conexão, verificar o som e ocultar os fios.

      A TV é conectada a um home theater por meio de um plugue especial.Uma vez que os conectores em cada modelo de TV podem ser diferentes, você precisa comprar um cabo separado com um conector composto ou com uma saída HDMI. Além disso, um filtro de linha deve ser incluído no sistema. O processo de conexão é descrito abaixo.

      • Para a tv... O plugue amarelo localizado no painel reverso traseiro conecta-se à tomada da TV de plasma LCD. Depois disso, os cabos S-Video são conectados da mesma forma, os plugues verde, vermelho e azul são instalados nas entradas correspondentes. Se você precisar conectar um cabo HDMI, é recomendável focar na marcação. Em seguida, é feita a sintonia, para isso é necessário ligar todos os alto-falantes, se tudo for feito corretamente, então você pode ouvir um som incrível.
      • Para o computador... Para conectar o sistema de alto-falantes a um computador, criando um home theater, você deve usar um cabo especial, em uma extremidade do qual há uma entrada mini-jack, e na outra - um plugue tulipa. A conexão é feita através da porta verde, o conector "tulipa" deve ser inserido no reprodutor de vídeo, e o "mini-jack" - na unidade do sistema. Graças a este esquema, o reprodutor amplificará o som no formato 5.1 ou 7.1. Um subwoofer passivo, os alto-falantes são conectados separadamente e a placa de som é ajustada para equilibrar o som. A instalação é concluída configurando a placa de vídeo.

      Uma visão geral do conjunto de alto-falantes 5.0 Yamaha NS-F160 + NS-P160 para home theater está no próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário