Acústica doméstica: descrição, tipos, características de escolha

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos
  3. Fator de forma
  4. Fabricantes populares
  5. Critérios de escolha

O sistema de alto-falantes doméstico ajuda a criar uma verdadeira experiência de home theater, mesmo se a tela do filme não for muito grande. Vamos examinar mais de perto a descrição, os tipos e os recursos da escolha da acústica doméstica.

Descrição

Um computador ou laptop moderno pode ser conectado a um sistema de alto-falantes e desfrutar de som surround de alta qualidade, especialmente durante um jogo de computador. A TV, embora tenha seu próprio sistema de reprodução de som, mas com acústica conectada separadamente produz um som incrivelmente claro... O resultado é um efeito cinema, já que o ouvinte é afetado por uma onda sonora de todos os lados.

Para conseguir isso, os alto-falantes precisam estar devidamente dispersos pela sala.

A instrução, via de regra, ajuda nisso, mas às vezes você mesmo precisa ajustá-la se a qualidade do som não for satisfatória (por exemplo, você ouve um eco ou o som não está claro o suficiente). Um sistema acústico padrão consiste em uma combinação de cinco alto-falantes satélite e um subwoofer. Se você montar esses equipamentos, o sistema se chamará 5.1.

Tipos

Os sistemas acústicos são divididos em 2 categorias: ativo e passivo... A principal diferença entre a primeira versão e a segunda é que o amplificador de potência está embutido no case.

Ativo

Como afirmado acima, todo o trabalho é construído na unidade amplificadora, que é embutida na caixa do alto-falante... A operação desta configuração (ela ajusta as vibrações sonoras que passam do aparelho para reprodução para os satélites) pode ser facilmente controlada girando o botão no alto-falante. Além disso, o amplificador pode reduzir a carga nos alto-falantes, o que reduz significativamente a potência do UMZCH. Uma vez que o componente de amplificação está conectado diretamente aos alto-falantes de áudio, o sistema de áudio fornecerá qualidade e clareza de som aprimoradas. Partes desse sistema são menos suscetíveis ao aquecimento, o que significa que duram mais.

Equipamentos musicais de produção moderna têm processador embutido... Isso simplifica muito o processo de configuração de alto-falantes domésticos, em contraste com as versões anteriores de sistemas acústicos e musicais, que tinham um grande número de interruptores. Esse sistema de áudio só poderia ser operado por um usuário com as habilidades técnicas necessárias.

As desvantagens de um sistema de áudio ativo são as seguintes:

  • é imprescindível o uso de dois fios responsáveis ​​pelo sinal e alimentação;
  • se a unidade amplificadora for danificada e irreparável, o alto-falante também deixará de funcionar corretamente.

Importante! Os alto-falantes com sistema ativo são perfeitos para assistir filmes em casa ou jogar jogos de computador. Eles não são usados ​​para uso profissional.

Passiva

Nesta versão do sistema de áudio sem módulos embutidos - estes são alto-falantes comuns... É necessário selecionar um componente de amplificação separado. Um ponto importante na seleção: a potência do alto-falante deve corresponder à potência da unidade amplificadora. Se o amplificador de potência exceder a capacidade do sistema, os alto-falantes serão danificados. Curiosamente, os mesmos alto-falantes soam diferentes. Esta diferença depende do amplificador conectado.

No campo profissional, é usado com precisão visão passiva de sistemas de áudio... A principal vantagem dos alto-falantes passivos é a capacidade de serem instalados a uma distância considerável do palco, mais perto do público / ouvintes.Ao mesmo tempo, o amplificador (ferramenta de ajuste e controle) está fora do alcance do público. Seu funcionamento não depende das condições climáticas, e também é protegido de danos por intrusos. Devido à alta potência, os componentes eletrônicos ficam muito quentes e podem parar de funcionar - isso é uma desvantagem de sistemas passivos.

Fator de forma

Durante a produção, um certo conjunto de características técnicas de alta qualidade... É imprescindível que, no momento da compra, seja levado em consideração o tamanho da área do espaço em que o sistema de alto-falantes será montado, é necessário instalar corretamente e escolher o número de alto-falantes. A escolha moderna do usuário são as caixas acústicas surround multicanal. As opções comuns são sistemas 5.1 ou 7.1, mas existem variações 3.1 e 2.1.

Importante! O valor a apontar é o número de colunas. O valor após o ponto é o subwoofer de baixa frequência. Quanto mais canais, melhor será a qualidade do som, sendo possível mergulhar o ouvinte bem no centro do som.

Vale a pena examinar mais de perto os principais tipos de acústica por arranjo.

Exterior

Este tipo de acústica pode ser adquirido para um apartamento com área superior a 18 m². Na maioria das vezes, um sistema de piso é instalado em uma espaçosa sala de estar ou em um quarto com espaço livre, uma vez que eles próprios colunas são maciças e volumosas... Os alto-falantes de chão estão sob carga pesada, por isso precisam de um amplificador de alta qualidade. O sistema de alto-falantes deve ser compatível com seu amplificador ou receptor AV. Na hora de comprar, não deixe de consultar sobre o valor da potência recomendada. Se incompatível, o receptor ou amplificador não será capaz de produzir um som nítido ou desligará completamente se o volume aumentar significativamente. O parâmetro "potência" é indicado no sistema de alto-falantes, de acordo com seu valor é necessário escolher um amplificador, embora alguns proprietários comparem alto-falantes semelhantes em termos de volume.

Se a escolha for na acústica do chão, consistindo em um dispositivo, é melhor escolher sistema de três vias. Nele, um alto-falante reproduz altas frequências, o segundo - o meio e o terceiro - o mais baixo. Bons detalhes também são possíveis com sistemas de áudio 2,5 e 3,5. O sistema de três vias oferece um som rico e detalhado. O número de alto-falantes às vezes não coincide com o número de bandas, pois em alguns sistemas de áudio o fabricante pode instalar 2 bandas em um alto-falante.

Em prateleiras

Este é outro tipo de alto-falante de chão, visto que fica no chão. Este sistema de áudio pode ser instalado em um apartamento com um grande hall e em quartos espaçosos com o mínimo de móveis. Os alto-falantes são montados em suportesque elevam o sistema 25–40 cm acima do chão. Com a ajuda de um regulador no próprio suporte, você pode controlar a altura de elevação. O design dos elevadores permite ajustar a clareza do som, alterando o nível de altura. Alguns modelos têm recomendações para a instalação dos alto-falantes na altura correta. Sem o uso de um pedestal, baixado até o chão, o sistema produz som distorcido e reduz os graves.

Importante! O usuário pode determinar independentemente se o sistema de áudio estará em uma prateleira (versão de prateleira) ou em racks.

Teto

Muitos compradores urbanos optam por um sistema de alto-falantes de teto, pois adequado para instalação em uma sala pequena ou sala de até 25 m²... Outra vantagem da opção de teto é a independência absoluta do espaço - não requer um espaço separado no chão ou na parede. Um sistema de fácil integração não requer um espaço separado. Esses alto-falantes têm uma boa interface com sistemas de música de dois canais, bem como satélites frontais para equipamentos de áudio de vários canais.

Satélites

isto conjunto acústico com decodificador integrado... Normalmente, o conjunto consiste em vários alto-falantes, na maioria das vezes dois. O pequeno tamanho do sistema permite que os alto-falantes sejam posicionados diretamente na mesa de trabalho ou em uma prateleira.Existem também configurações mais numerosas - sistemas 5.1 ou 7.1.Se você não comprar um subwoofer para este sistema, os satélites não emitirão graves volumétricos. Esses alto-falantes são bons para ouvir música ou assistir a um filme em seu PC doméstico. Os satélites são uma opção de alto-falante econômica. É adequado para quem não tem grandes requisitos de som e não precisa de um sistema de áudio potente.

Soundbars

Este é um novo tipo de equipamento de reprodução musical que apareceu não há muito tempo. O design bem pensado enfatiza o minimalismo e se encaixa perfeitamente em um interior moderno. Uma barra de som é uma barra de som compacta com um sistema multicanal (às vezes estéreo). Uma característica notável de tais alto-falantes de áudio é a combinação de todos os elementos (alto-falantes, unidade amplificadora, leitor de cartão de memória).

Embora a barra de som tenha uma aparência minimalista, sua saída musical equivale a som multicanal 7.1 ou 5.1 completo. Uma desvantagem significativa da barra de som não é uma potência muito alta (o que significa que não consome muita energia) e uma categoria de preço bastante alta. Soundbars são adequados para pequenos apartamentos nos quais a música será ouvida no volume máximo. As barras de som permitem a conexão com soquetes de TV.

Fabricantes populares

Tendo decidido o tipo de sistema de alto-falantes, é recomendável que você se familiarize com os principais fabricantes de sistemas de áudio musical antes de comprar.

F&D (Fenda) - busca pela excelência

São produtos fabricados na China. Esta marca era conhecida como SVEN na Ucrânia até novembro de 2004... Então, o fabricante interrompeu a cooperação e estabeleceu acesso direto ao consumidor. A F&D apresentou independentemente seus próprios produtos e novas linhas de produtos e equipamentos relacionados. A empresa está constantemente aprimorando seus produtos. Os produtos mais famosos: acústica ativa para home theaters, computadores pessoais. Kits multimídia portáteis também estão disponíveis.

Os idealizadores da F&D (Fenda) levam em consideração o poder de compra dos clientes, sem privar seus produtos de qualidade. É dada especial atenção às soluções de design e facilidade de uso. A empresa se estabeleceu como fabricante de modelos de alto-falantes econômicos. Na maioria das vezes, os consumidores que escolhem o formato de acústica 2.1 tendem a usar a marca F&D (Fenda). Apesar de se tratar de um fabricante chinês, a montagem difere na qualidade e nos materiais utilizados. O som deve ser dito separadamente, porque o som claro é outra vantagem a favor do F&D.

Genius (KYE Systems)

É o nome comercial de um fabricante taiwanês que desenvolve e fabrica equipamentos de computador periféricos. Sob a marca Genius da KYE Corporation, não são vendidos apenas componentes de computador, mas também sistemas de alto-falantes para computadores pessoais. Por mais de 30 anos, a Genius tem uma forte presença no mercado e produziu sistemas de áudio compactos de baixo custo, bem como soluções técnicas para melhorar a qualidade do som. Dela sistemas de alto-falantes são compatíveis com computadores pessoais, netbooks, TVs... A abordagem de design do Genius surpreende e encanta. A base é uma tela de madeira. O uso de tal material estenderá a vida útil do dispositivo e, o mais importante, não distorcerá o som durante a reprodução de música.

Microlab (Microlab Electronics)

Esta é uma empresa internacional, obtida pela combinação de dois fabricantes: International Microlab (América) e Shenzhen Microlab Technology (China)... A tarefa do novo fabricante é criar não apenas periféricos de computador, mas também sistemas de áudio modernos. Um tremendo trabalho foi feito para desenvolver, pesquisar e introduzir novas tecnologias na criação de sistemas acústicos para uso em massa.Muitas vezes os consumidores, ao verem a marca Microlab, optam por esta marca, pois estão confiantes na qualidade do som e no próprio equipamento.

A empresa produz mais do que apenas sistemas de áudio compactos. Uma nova geração de produtos Microlab Electronics - dispositivos 5.1 projetados para funcionar em conjunto com uma TV. Com esse sistema, é fácil obter um efeito de cinema. Os amantes de assistir filmes em casa certamente apreciarão o som de alta qualidade dos alto-falantes Microlab. Graças ao uso de uma base de madeira não há interferência e interrupções na operação de outros equipamentos nas imediações... De acordo com uma pesquisa com a maioria dos usuários, esses alto-falantes são os mais barulhentos.

Philips (Koninklijke Philips N. V.)

É uma empresa multinacional holandesa que passou de uma lâmpada de carbono a um moderno equipamento médico de diagnóstico. A gama de produtos é muito ampla e a marca é tão reconhecível que qualquer pessoa pode confirmar a qualidade dos produtos Philips. Os alto-falantes portáteis são populares agora, a Philips acompanha a moda. O sistema de alto-falantes portátil Philips tem uma aparência moderna e impressionante e faz um excelente trabalho de reprodução de música sem gerar interferência ou ruído. O corpo é feito com uma nova tecnologia - com proteção contra umidade e poeira. A opção de alto-falante sem fio carrega rapidamente. Seu sistema de alto-falantes Philips pode ser personalizado para se adequar à sua casa inteligente.

Sony

Produtos deste fabricante - padrão moderno de qualidade para quem prefere mergulhar completamente em todos os matizes musicais. País de origem - Japão. Vale a pena observar uma ampla gama de produtos, entre os quais se destacam sistemas de áudio e componentes individuais embutidos para reprodução de música. A acústica profissional russa (guitarra e microfones) é muito apreciada em nosso país e no exterior.

Importante! Alguns fabricantes incorporam um amplificador de guitarra no sistema de áudio, que é projetado para amplificar o som da guitarra e também ajuda a processar o som. A disponibilidade desta função em um determinado modelo deve ser verificada com os vendedores.

Critérios de escolha

Para encontrar o modelo de sistema de áudio correto, você precisa estudar a descrição das características. A parte componente do sistema de alto-falantes pode ter várias opções.

  • 1.0 - designação de alto-falantes portáteis. Nos modelos baratos, a qualidade do som não é muito boa, mas têm a vantagem de serem pequenos (não ocupam muito espaço na mochila) e podem ser levados sempre com você. Modelos portáteis são populares entre adolescentes e jovens, e também são adequados para aqueles que não querem se divertir com a música. Opções mais caras terão qualidade de som uma ordem de magnitude maior, mas ainda não se comparam a um sistema de alto-falantes real.
  • 2.0 - designação de dois alto-falantes frontais que reproduzem bem o som em estéreo. Eles são perfeitos para uma área de trabalho e para se conectar a um computador pessoal. Com eles, você pode assistir a um filme em seu PC doméstico ou ouvir sua lista de reprodução favorita.
  • 2.1 - designação de dois alto-falantes frontais e um subwoofer. Esse sistema está próximo da reprodução de alta qualidade de todos os efeitos sonoros, você pode escolhê-lo em casa. Os graves são enviados para o subwoofer e outras frequências para os satélites. Instalando o amplificador no chão e posicionando os satélites em diferentes extremos da mesa, afastando-os do monitor, você poderá assistir a um filme em casa e experimentar emoções agradáveis. Para quem realmente distingue apenas um bom som de um bom som, esta opção não é adequada, pois o subwoofer diminui as frequências baixas, o que faz com que o som fique distorcido.
  • 4.0 - designação de dois alto-falantes traseiros e dois frontais. Este sistema oferece um som estéreo mais nítido. A combinação 2 por 2 foi especialmente projetada para cinéfilos inexperientes que desejam assistir a filmes em casa. E também são adequados para ouvir pessoalmente composições musicais em volume baixo.
  • 4.1 - designação de dois alto-falantes traseiros e dois frontais, complementados por mais um alto-falante com uma unidade de subwoofer. Este é um sistema aumentado (com um amplificador) que produz um som quase perfeito. É perfeito para um estúdio espaçoso.
  • 5.1 - designação de dois alto-falantes frontais, dois traseiros, central e subwoofer. Essa combinação garante o desfrute completo do acompanhamento musical. Esta opção é perfeita para conhecedores de home cinema de alta qualidade ou jogos de computador com efeitos sonoros especiais.

Vamos dar uma olhada em quais outros critérios devem ser considerados ao escolher alto-falantes domésticos.

  • Poder... Ao escolher uma potência, você precisa desistir de seus desejos e avaliar a qualidade do som em uma determinada área da sala. De nada adianta comprar um sistema de áudio caro se não houver lugar para instalá-lo ou se ele não puder cumprir suas funções devido ao pequeno espaço. Para um apartamento pequeno, 25–40 watts por canal são suficientes. Se a área dos quartos for grande ou se for sua casa, você pode tentar instalar 50-70 watts. Se o sistema de áudio for usado para festas em casa, é melhor levar 60-150 watts, para festas de formato de rua escolher equipamentos de 120 watts.

Para discotecas e outros eventos relacionados com a execução constante de música, são utilizados equipamentos de alto desempenho e baixas frequências. Os consumidores confiam em modelos como Sony Shake-66D ou LG CM9540... Mas não compre esses modelos para uma pequena sala fechada - a qualidade do som e os graves não serão reproduzidos corretamente devido ao fato de que o sistema foi projetado para um espaço diferente.

  • Alcance de frequência... O som de alta qualidade é garantido desde que a frequência das bandas se aproxime da faixa de frequências detectável pelo ouvido humano: de 20 a 20.000 Hz. Equipamentos profissionais podem produzir leituras mais altas. Com uma diminuição na frequência, os graves são mais perceptíveis, do que nos jogos de computador o som dos tiros é o mais realista possível. Quem precisa de baixo deve comprar alto-falantes com frequência de 10 Hz, e quem gosta de assistir filmes em um ambiente familiar descontraído deve comprar um sistema com taxa de até 40.000 Hz.
  • Material e equipamento... O material usado para fabricar a caixa de alto-falante e o amplificador afeta a qualidade do som. Se durante o processo de fabricação o fabricante economiza dinheiro e faz a caixa de plástico, o consumidor vai receber estalos e ruídos estranhos enquanto assiste a um filme. O sistema de gabinete de madeira oferece som surround puro. Se os acessórios forem incluídos com o sistema, verifique se eles são do mesmo comprimento (por exemplo, pés de montagem). Se o comprimento for diferente, o sistema torto produzirá um som de "curva", "flutuante".

Se você escolher entre os modelos de MDF e aglomerado, é melhor ficar na versão MDFpois é de maior qualidade e mais confiável. Estruturas de aglomerado são frágeis e não toleram alta umidade. A caixa de plástico pode deformar-se rapidamente, o que significa que pode produzir som de baixa qualidade. A caixa de alumínio evitará que as partes internas sejam danificadas por um longo tempo, mas distorcerá a saída do som.

  • Entrada ótica... Os modelos modernos de sistemas de áudio são projetados com uma entrada óptica. Esta solução técnica permite que o sinal seja transmitido por meio de um fluxo luminoso encerrado na estrutura do cabo. O sinal é alimentado do conector de saída óptica da TV para a entrada óptica do receptor.
  • O tamanho. Existem três categorias principais de centros de música:
    • micro - com painel frontal com largura de até 18 cm;
    • mini - com painel frontal com largura de até 28 cm;
    • midi - os maiores e mais poderosos, eles podem incluir elementos destacáveis.
      • Alto-falantes bluetooth... Modelos avançados de sistemas de áudio são alimentados por sinais de controle remoto. Os complexos modernos suportam Bluetooth 4.2 sem fio.Esta vantagem vantajosa distingue tais sistemas de outros, uma vez que permitem ouvir ficheiros de música localizados num smartphone, tablet ou portátil sem utilizar um fio de ligação (do dispositivo portador aos altifalantes).

      Veja o próximo vídeo para saber como construir um sistema de alto-falantes.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário