Tudo sobre a actinídia
Sabendo tudo sobre os actinídios - não apenas a descrição da planta como um todo e as características de seus frutos - os jardineiros podem tirar o máximo proveito dessa cultura. O plantio competente e o cuidado total ao ar livre permitem que você conte com bons resultados. O cultivo de arbustos na Sibéria e na região de Leningrado tem características próprias, sendo que em outras regiões também são bastante encontradas.
descrição geral
Uma planta como a actinídia é bastante familiar para os jardineiros domésticos. Mas é por isso que é necessário estudá-lo com muito cuidado. Do ponto de vista botânico, trata-se de um gênero de lianas, que faz parte da família Actinidia; curiosamente, a espécie mais famosa do gênero é o kiwi. A família dos actinídios inclui mais 2 gêneros pouco conhecidos do público em geral; está incluído na ordem das urzes, e dentro da estrutura de seus "parentes" os actinídios podem ser considerados:
-
cela;
-
dificil de obter;
-
caqui;
-
ébano;
-
lingonberries;
-
rododendro;
-
mescla;
-
cranberries;
-
prímula;
-
loosestrife.
O gênero inclui 75 espécies diferentes. Ela cresce principalmente no sudeste da Ásia e nas montanhas do Himalaia. Na Rússia, em condições naturais, 4 variedades de actinídios dominaram: kolomikta (também conhecido como kiwi do norte), agudo, polígamo e Giraldi. A actinídia chinesa também é culturalmente significativa na costa do Mar Negro. Estruturalmente, é um arbusto típico do tipo liana, cujas folhas caem com a aproximação do inverno.
Os rins estão amplamente, e às vezes completamente, escondidos nas cicatrizes das folhas. A folhagem é organizada de acordo com o próximo esquema. O indivíduo deixa para si uma estrutura sólida.
Suas bordas são serrilhadas ou serrilhadas; as estípulas não são formadas. Durante a floração, na primeira metade do verão, as flores aparecem entre 10-30 mm de tamanho.
Eles são agrupados nas axilas das folhas por 3 peças, mas às vezes se desenvolvem isoladamente. A corola se parece com um cálice e é branca por padrão. Odores não são encontrados na maioria das espécies de actinídios. No entanto, alguns deles ainda exalam aromas bastante agradáveis. Os frutos dessas lianas são bagas oblongas de cor amarelo-esverdeado ou laranja claro.
Algumas espécies de actinídios fornecem uma colheita completamente comestível. A planta amadurece aproximadamente em setembro. Mas às vezes é possível colher os frutos já no início de agosto. Como os frutos maduros se desintegram rapidamente, a colheita dura de 2 a 3 semanas. Actinidia Giralda amadurece mais perto de setembro, mesmo depois eles estarão prontos para coletar os "resultados de desenvolvimento" das formas polígamas e roxas; ao contrário da colheita de kolomikta, eles não se desintegram, no entanto, se houver perigo de geada, é melhor colhê-los com antecedência.
A folhagem da actinídia é fina e de estrutura coriácea. Eles são a principal fonte de graça externa da planta. Sua cor variada não é tão comum em nosso país. Tanto os caules quanto os brotos da actinídia terão que ser sustentados. O fruto tem uma polpa agridoce que confere um sabor a morango e ananás.
Tipos e variedades
Actinidia kolomikta é a espécie mais resistente ao inverno do gênero e é excelente para a região de Moscou. Altura de crescimento acima do nível do mar - até 1,3-1,4 km. No entanto, na fronteira norte da cordilheira, não ultrapassa 0,5 km. Na natureza, esta espécie é encontrada em:
-
folha larga de cedro;
-
folha larga de abeto;
-
abeto de folha larga;
-
florestas de abetos e abetos.
As melhores condições para o desenvolvimento das plantas são criadas onde os abetos e os abetos crescem em quantidades aproximadamente iguais e são misturados com inclusões de cedro e árvores de folhas largas. O cipó fora da camada em condições naturais atinge uma altura de 10-12, às vezes 15 m. Em suportes com espessura não superior a 0,1 m, a planta pode espiralar em espiral. A folhagem da kolomikta tem uma cor variável.
Outras características:
-
flores actinomórficas que aparecem a partir dos 5 anos;
-
florescendo na segunda quinzena de junho por cerca de 20 dias;
-
um grande número de sementes pequenas (até 90 peças por baga);
-
estação de crescimento - aproximadamente 150 dias;
-
desenvolvimento ativo nos primeiros 3 anos após o desembarque;
-
a natureza comestível da fruta.
Arguta é uma planta dióica típica. O caule tem 12 centímetros de espessura e chega a 25 m de comprimento, quando cultivada em jardim, esta espécie requer suportes muito fortes. As hastes são de cor cinza claro. A folhagem brilhante no topo tem uma tonalidade verde escura; é necessário aguardar o início da floração na junção de junho e julho.
Actinidia Giraldi distingue-se pela sua termofilicidade comparativa. O comprimento dos caules chega a 30 m. O peso dos frutos é de 0,07-0,08 kg, mas não são muito perfumados. A coleta de frutos de 1 árvore é de até 20-25 kg por ano. O nome da espécie foi dado em homenagem a um importante botânico italiano do século XIX.
A actinídia é poligâmica, também tem o nariz, e se distingue pelo aumento da decoratividade. O comprimento das lianas é de até 5-6 m. Os frutos alaranjados são pontiagudos. Eles têm um sabor original de figo apimentado. A espécie não difere em resistência particular.
A variedade de frutos grandes é muito boa. Ele foi levado para a estação Pavlovsk de VNIIR. É uma planta autofértil com alto nível de robustez invernal. O peso da fruta chega a 4,3 gramas. Para 1 arbusto por temporada, pode haver até 1,4 kg de bagas.
Actinidia purpurea jardim é caracterizado por baixa resistência ao frio, mesmo na faixa do meio ele inverte com dificuldade. O comprimento da videira atinge os 7-8 m, notando-se resistência a pragas e doenças. A produtividade está em um nível alto. A folhagem tem o formato de uma elipse alongada.
A variedade Primorskaya amadurece em setembro. Os frutos são de forma oval, sua seção transversal é de cerca de 24 mm e o peso é de pouco mais de 8,3 gramas. Uma superfície verde ou verde amarelada fica bem. Produtividade em um nível decente. O sabor doce e azedo e o sabor a maçã são notados.
Variedade de nativos produz frutas semelhantes a barris. Seu comprimento é de cerca de 2 cm, com amadurecimento tardio característico. Um sabor maçã-abacaxi é notado. A cultura precisa de polinização cruzada.
Actinidia Genebra cresce até 7 m. Frutifica abundantemente e os ovários estão bem preservados mesmo em condições severamente desfavoráveis. As frutas, novamente, parecem barris. No inverno, a planta experimenta temperaturas frias de até -30 graus.
Também é apoiado pelo sabor do mel e aroma expressivo.
Aterrissagem
O momento de plantar plantas actinidium chega com o início da primavera ou outono. A idade ideal para as mudas acabadas do viveiro é de 2 a 4 anos. É fundamental escolher o local certo para o plantio. Se você evitar erros, a planta pode se desenvolver em um local por até 30 anos. Embora o cipó adore a sombra, o desenvolvimento normal é garantido apenas com iluminação estável.
Actinidia não pode crescer perto de uma macieira. Mas a groselha é uma boa companhia para ela. A cultura não crescerá em solo argiloso.
Solo úmido e solto é necessário, caracterizado pela drenagem total. Encostas óptimas e locais elevados.
Cuidado
Rega
A irrigação de actinídios em campo aberto deve ser realizada de forma muito ativa. Este momento é especialmente importante durante um período de seca. O solo próximo ao colo da raiz deve estar continuamente úmido. Cuidar do arbusto significa também pulverizá-lo nos períodos de seca. O procedimento é realizado de manhã e à noite.
Top curativo
É aconselhável alimentar qualquer variedade deste arbusto no verão (na primeira metade da temporada).Durante este período, uma solução líquida de esterco de vaca é introduzida 1-2 vezes. É diluído 10 vezes. Em vez de verbasco, você pode usar ervas daninhas fermentadas em barris ou soluções de fertilizantes minerais sem cloro. Para cultivar actinídios, é necessário alimentá-los uma vez no inverno com uma mistura de húmus com superfosfato e cloreto de potássio.
Poda
Lianas são caracterizadas por um rápido crescimento. Se você não formar a coroa, ela será excessivamente densa. Videiras simetricamente colocadas são mais resistentes ao inverno e produtivas. A actinídia deve ser eliminada no terceiro ano de desenvolvimento. Nos primeiros 2 anos, eles se limitam a beliscar os brotos.
O arbusto é formado por:
-
método de bush;
-
de acordo com a técnica do leque;
-
pelo método do cordão horizontal.
Para podar adequadamente os actinídios, é necessário levar em consideração as características de uma determinada espécie e variedade. A regra geral é manter as partes produtivas ou decorativas e remover as partes não essenciais.
Muitas vinhas removidas levam a um declínio na produtividade. O que deixa de dar frutos é cortado anualmente. Além disso, os brotos secos e muito fracos são eliminados.
Instalando a treliça
Você pode amarrar a actinídia no país a pilares de carvalho, concreto ou tubos de metal. O fio galvanizado é puxado em diferentes níveis. O nível inicial é de exatamente 50 cm. Em regiões frias, são utilizadas treliças desmontáveis. Eles são inseridos em tubos de metal enterrados no solo.
As trepadeiras também podem ser colocadas em escudos de treliça. Recomenda-se amarrar as plantas aos suportes com barbante, que não as prejudica tanto quanto o arame grosso. Nas regiões do sul, para arbustos altos, treliças em forma de letra são usadas:
-
G;
-
NS;
-
T (são mais volumosos).
As nuances do crescimento em diferentes regiões
É extremamente difícil encontrar boas mudas de actinídio na Sibéria. Os principais criadouros desta cultura são muito remotos, o que reduz a disponibilidade de material de plantio. Para o inverno, a planta e a treliça terão que ser colocadas no chão, então espaço suficiente deve ser deixado para elas. No primeiro ano de vida, o plantio deve ser regado com mais freqüência do que a taxa geral. Nos Urais, é aconselhável plantar não antes do início de maio para evitar o frio recorrente.
Variedades híbridas com qualidades resistentes à geada são mais preferidas em regiões frias. Eles também se distinguem por um maior nível de imunidade. Na região de Leningrado e em lugares comparáveis a ela em termos de clima, não existem requisitos especiais para o cultivo de actinídios. Como suporte, não apenas treliças são úteis, mas também paredes e outras estruturas adequadas, incluindo telas e estacas especialmente pregadas no solo. Partir é bastante comum, o principal é escolher variedades que estejam enraizando de forma estável em uma determinada região.
Reprodução
A actinídia, como outras plantas dióicas, pode se reproduzir apenas se variedades masculinas e femininas crescerem nas proximidades. A maneira mais fácil de organizar uma criação especial é organizá-la em camadas. Na primavera, eles escolhem o momento em que os sucos começam a se mover e as flores desabrocham abundantemente.
O broto deve ser bem desenvolvido. A pressão contra o solo é feita por meio de alfinetes ou volantes de arame.
As estacas são usadas para obter brotos rápidos de variedades valiosas. Os cortes verdes são realizados em junho. Os caules são cortados pela manhã. É necessário enraizar o material de plantio em uma estufa ou estufa. O solo está saturado com um fertilizante mineral complexo que não contém cloro.
Doenças e pragas
As folhas e frutos desta planta são freqüentemente afetados por infecções fúngicas. A filostose é expressa visualmente no aparecimento de manchas bem delineadas nas folhas. Eles são de forma irregular. Lesões fúngicas são evitadas minimizando a umidade. O tratamento da mancha foliar envolve a pulverização com líquido Bordeaux ou enxofre coloidal em suspensão.
O enxofre em pó, que poliniza as plantas, ajuda a suprimir o oídio. As lesões de podridão e mofo requerem a remoção urgente de partes problemáticas das plantações. Os rebentos deformados e ressecados são removidos antecipadamente. A actinídia não dá frutos, não só por doença, mas também quando atacada por besouros das folhas. Este inseto come as folhas completamente, e como resultado a colheita se perde ou é extremamente pequena e insípida.
O perigo também é representado por:
-
lagartas da traça passa;
-
lagartas de mariposas;
-
lesmas;
-
potranca de gafanhotos;
-
lacewing;
-
Urso;
-
gatos.
Aplicação em paisagismo
Actinidia é amplamente utilizada no jardim. Esta cultura é uma boa escolha como pano de fundo para outras plantas e como um recheio dominante independente do território. Actinidia são usados principalmente para paisagismo vertical. Árvores e escadas, terraços, gazebos e outras cercas estão bem envolvidos nesta vista. Uma parede feita dela protegerá a área de maneira confiável do excesso de sol, vento e poeira.
As plantações de actinídio também são amplamente utilizadas para cobrir áreas feias:
-
painéis elétricos;
-
paredes de garagem;
-
galpões de madeira.
O comentário foi enviado com sucesso.