Como distinguir a actinídia masculina da feminina?
Actinidia é uma trepadeira de folha caduca arbustiva que produz frutos saborosos e saudáveis. Um parente do Kiwi, ao contrário deste último, é capaz de crescer até na Sibéria (actinídia Kolomikta) e é famoso por seu cultivo despretensioso. A cultura incomum é desconhecida da esmagadora maioria dos compatriotas, por isso o dono do exótico sempre poderá surpreender os vizinhos e convidados.
Por que saber o gênero das flores?
Apesar do fato de que a actinídia é um habitante bastante raro de canteiros de jardins russos, uma dinâmica positiva de crescimento de sua popularidade foi observada. O conhecimento sobre cultura é disseminado por meio de descrições baseadas na web e boca a boca. Os donos do milagre ultramarino (actinídia nativa do Sudeste Asiático) nunca se separarão de um animal de estimação verde. Aqueles que experimentam os frutos da actinídia pelo menos uma vez, com certeza irão querer plantá-la em seu jardim.
A planta se distingue pela resistência à geada, despretensão, resistência a situações estressantes causadas por catástrofes climáticas e forte imunidade. Os métodos agrotécnicos não são complicados, as pragas e as doenças os contornam e o valor decorativo é inestimável. Os frutos são caracterizados por um sabor agridoce, que lembra o kiwi, mas são muito menores em tamanho (2-3 cm), além de uma rica composição química:
-
vitamina C;
-
vitaminas: B1, B2, PP, A, E, Q (ubiquinona);
-
oligoelementos: potássio, cálcio, boro, sódio, magnésio.
No entanto, para crescer e obter uma colheita de frutos maravilhosos, é necessário cuidar do conjunto correto de videiras. Deve haver "meninos" e "meninas" no jardim.
Muitas vezes, os jardineiros não podem esperar pelos frutos justamente porque no local crescem videiras do mesmo sexo. A combinação ideal é de 4 a 5 plantas fêmeas por macho. A frutificação começa apenas em 3-4 anos.
As principais diferenças
É extremamente difícil distinguir a planta actinídia masculina da feminina (para determinar qual liana é feminina e qual é o macho), é extremamente difícil em qualquer época do ano, com exceção do período de floração. É neste momento que você pode ver claramente que tipo de espécie está diante de seus olhos. As flores de Actinidia são organizadas de maneiras diferentes (de acordo com o gênero).
-
As flores masculinas com muitos estames longos e finos localizados no centro são dobradas em inflorescências de três flores. Nas extremidades dos estames, tufos amarelos de pólen são observados. O ovário está ausente, a maioria das inflorescências cai rapidamente.
-
Nas flores femininas, a floração é única, no centro há um ovário de tom verde claro... Os estames são muito mais curtos do que a versão masculina. Dispostos em duas filas, eles não estão no centro, mas estão espalhados ao redor do perímetro da flor e são caracterizados por pontas pretas. No estigma do ovário também existem estames brancos.
Existem variedades cujas mudas diferem na cor da folhagem.... Os arbustos para "meninas" são cobertos com folhas verdes, para "meninos" as pontas das folhas ficam brancas em junho e ficam vermelhas no outono. Antes de escolher uma videira por sexo, deve-se conhecer a variedade, já que a actinídia arguta é unissexual, e a kolomikta e a polígamo são espécies dióicas.
É necessário levar em consideração mais um fator na compra de mudas: tanto a kolomikta quanto a videira poligâmica são capazes de autopolinização, porém a presença de uma planta macho aumenta significativamente o rendimento.
E se a planta for unissexual?
Às vezes, existem problemas no jardim como a ausência de um ovário na planta masculina e a esterilidade dos estames na fêmea. Nesse caso, é impossível esperar pela frutificação e existem duas saídas. O primeiro é a inoculação do sexo oposto. A segunda é plantar um arbusto do sexo oposto ao lado dela.
Essas soluções ajudarão a esperar por uma colheita completa.
O comentário foi enviado com sucesso.