Actinidia kolomikta e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Comparação com actinidia arguta
  3. Variedades populares
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado crescente
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Como distinguir uma mulher de um homem?
  9. Aplicação em paisagismo

Actinidia kolomikta é uma trepadeira perene que cresce como um arbusto. Pertence à família com o mesmo nome e é frequentemente utilizado em projetos paisagísticos. Nem todos os jardineiros conhecem os segredos de seu cultivo.

descrição geral

O arbusto cresce rapidamente e é considerado o maior membro do gênero. O cultivo da planta começou no século XIX. É cultivado para fins decorativos e para a produção de frutas.

O cipó lenhoso é coberto por casca escamosa e tem troncos retos ou encaracolados. Os rebentos são lisos, de cor castanha rica com brilho. Os ramos jovens cobrem numerosas lentilhas longitudinais de cor clara.

A folhagem de actinidia kolomikt tem uma forma elíptica ou ovóide. Nas pontas, as folhas são pontiagudas, a base é arredondada ou em forma de coração. As plantas plantadas em áreas bem iluminadas costumam ter folhagem variada.

A primeira floração ocorre aos cinco anos. As flores aparecem na segunda quinzena de junho e enfeitam a planta por cerca de três semanas. As inflorescências brancas como a neve com um lado externo rosado são mais freqüentemente dióicas e unissexuais. Variedades autoférteis de kolomikta com flores bissexuais são de maior valor. Eles não precisam de plantas polinizadoras. Existem muitas sementes nas frutas. A planta começa a frutificar aos 9 anos, os frutos amadurecem próximo ao outono... A apanha da baga é realizada desde o final do verão até a segunda quinzena de setembro.

Comparação com actinidia arguta

Jardineiros inexperientes costumam confundir actinidia colomicta e argut. Existem diferenças entre eles.

Kolomikta é a espécie mais resistente ao inverno, seu comprimento pode chegar a 10 metros. O diâmetro do fruto é de 20-25 mm. Esta variedade de liana distingue-se pelo seu máximo efeito decorativo.

Actinidia arguta é uma planta dióica forte que pode ter até 30 metros de comprimento. O diâmetro do fruto é 1,5-3 cm.

As principais diferenças entre os actinídeos kolomikta e argut estão no tamanho, robustez no inverno e diâmetro do fruto.

Variedades populares

Muitos residentes de verão estão interessados ​​em saber qual variedade de actinidia kolomikt é melhor escolher para a região de Moscou e de Leningrado. Espécies diferentes têm tempos de amadurecimento diferentes. Vamos listar as variedades mais populares.

  • Autofértil a actinídia não tem medo de baixas temperaturas e começa a dar frutos na segunda quinzena de setembro. Seus frutos são muito perfumados e pesam cerca de 18 G. É possível colher até 12 kg de um arbusto.
  • "Pau doce" - uma variedade feminina doméstica que precisa de polinização. O peso dos frutos chega a 4,3 g, possuem sabor agridoce e aroma semelhante ao do abacaxi.
  • "Clara Zetkin" - uma das variedades mais populares, com frutos de 2,5-3,5 cm de comprimento e rendimento médio por arbusto de 6,5-8,5 kg. A polpa da fruta é macia e de sabor doce.

É uma cultivar dióica que deve ser plantada ao lado de exemplares machos.

  • Primorskaya - outra variedade que precisa de um bairro masculino. É caracterizada por uma robustez média no inverno, resistência a doenças e pragas. O peso da fruta chega a 8,3 G. A polpa é muito delicada, o aroma contém notas de maçã.

A grande maioria das variedades é cultivada em campo aberto.

Aterrissagem

Todos os jardineiros precisam saber como plantar adequadamente a actinídia kolomikta e que tipo de solo ela adora. Para obter uma boa colheita, 3-4 plantas femininas precisam ser plantadas com 1-2 plantas masculinas. Recomenda-se fazer isso no início de maio. Liana adora solos bem saturados de umidade e enriquecidos com húmus. Não pode ser plantada em solos alcalinos.

As mudas são recomendadas para serem colocadas na direção do norte para o sul... Essa colocação contribuirá para a retenção da neve no inverno, proporcionando sombra às plantas desde a copa na estação quente.

É um arbusto que adora sombra, mas dá o rendimento máximo quando está em áreas abertas e ensolaradas.

A cipó costuma ser plantada ao longo de cercas, forma uma cerca viva. É apoiado por uma treliça, que deve ser suficientemente forte.

Tamanho recomendado de covas de plantio - 60x60x60 cm... Eles são preparados com antecedência, cerca de alguns dias de antecedência. Uma almofada de drenagem é colocada no fundo, consistindo de fragmentos de tijolo e pedra amassada. A espessura da drenagem é de 15 cm, o topo do travesseiro é coberto com uma mistura de terra, que inclui composto, areia, cinzas e fertilizantes. Todos os componentes são misturados para obter uma substância homogênea.

Depois de encher a cova com terra, 2-3 baldes de água são despejados nele e mantidos por cerca de 2 dias para que o solo seja assentado. Durante o plantio, as plantas jovens são enterradas de forma que a parte superior do sistema radicular fique próxima à superfície. As mudas são regadas abundantemente. Eles são colocados a uma distância de cerca de 1,5-2,5 m um do outro.Nos primeiros dias, eles precisam de proteção contra o sol escaldante. Após o pouso, suportes seguros devem ser instalados.

Cuidado crescente

Liana cresce muito bem ao ar livre, se bem cuidada. A treliça serve de suporte para a trepadeira, além disso, é necessário cuidar da irrigação e da alimentação adequadas. O cuidado inclui três procedimentos principais: irrigação, cobertura morta, correção de copa.

Regar e alimentar

Liana requer alta umidade, portanto, em tempo seco, você terá que prestar mais atenção à irrigação. Recomenda-se regar a planta à noite com a técnica de aspersão. Você pode usar um sprinkler com chuveiro. A principal tarefa é umedecer completamente o solo na zona próxima ao caule.

Do curativo superior da actinídia kolomikt, o mulch, que é turfa ou húmus, é o mais adequado. A serragem, a casca das coníferas e as folhas caídas ajudam a proteger o sistema radicular da videira do frio no inverno. A espessura recomendada da camada de cobertura morta é de 5-7 cm.

Poda

A poda bem executada dará à videira um aspecto estético e servirá como garantia de aumento da produção.

É importante levar em consideração que na primavera ocorre um intenso fluxo de seiva nos brotos, portanto, é indesejável o corte da videira nesta época.

Não é recomendável podar a planta no final do verão. Mesmo pequenos danos mecânicos são carregados com o despertar indesejado de botões em ramos jovens.

É melhor podar a actinídia kolomikt durante o período de floração ou imediatamente após o seu término. A poda realizada após a queda da folhagem não prejudica o cipó. É necessário remover ramos finos e fracos, bem como aqueles que estão congelados ou secos.

A poda pode ser não apenas higiênica, mas também formativa. É realizado com base no tipo de suporte utilizado para apoiar a planta. Na maioria das vezes, uma treliça plana é usada, portanto, a poda de videiras em forma de leque é usada.

Todos os residentes de verão devem saber como formar a coroa da actinidia kolomikt; há um certo esquema que deve ser seguido.

  • Após o término da primeira floração, escolher 3-4 fortes, crescendo na direção vertical do rebento e fixando-os no suporte. Os ramos restantes são cortados na raiz.
  • Após a queda das folhas, as mangas devem ser encurtadas, corte-as rente à parte lignificada.
  • A moldagem de verão subsequente envolve a fixação dos ramos laterais regenerados mais poderosos no suporte. Eles precisam ser fixados horizontalmente, e os brotos remanescentes nas laterais devem ser cortados.A videira é comprimida em diferentes direções.
  • Depois que a videira atinge os 3 anos de idade, é realizada a moldagem vertical. Os galhos emergentes são presos em paralelo ao "leque".
  • A modelagem de Bush é concluída no quarto ano de crescimento. Novos galhos são pinçados horizontalmente, amarrados ao segundo suporte pela parte inferior.

Ao final da moldagem, são realizadas podas anuais regulares, bem como adequações para fins sanitários, são retiradas as brotações das raízes. Pode podar os actinídios com muito cuidado para não danificar os botões presentes tanto nos rebentos curtos como nos longos. Isso pode levar à perda de parte da safra no próximo ano.

Com 8 a 10 anos de idade, a videira é podada para fins de rejuvenescimento: uma das mangas é removida anualmente, substituindo-a por um broto jovem.

Reprodução

A maneira mais fácil de propagar a actinídia são mudas - isso geralmente é feito no verão. As estacas podem ser verdes e lignificadas. Existem outros métodos de propagação, por exemplo, por sementes e camadas.

Vamos começar com as sementes. Na primeira semana de janeiro, eles precisam ser colocados em uma meia de náilon e, em seguida, em um recipiente com areia úmida. O recipiente é coberto com uma tampa de plástico, o material de plantio é mantido lá por 2 meses a uma temperatura de 20 graus. Em seguida, as sementes são levadas para a geladeira, onde ficam por mais 4 semanas. O recipiente deve ser agitado a cada 10 dias. É importante garantir que a areia onde o material de plantio está localizado permaneça úmido.

No final do período especificado as sementes precisam ser lavadas, colocar sobre um pano úmido, colocar em um saco plástico, amarrar e germinar em local aquecido. As sementes afundadas são semeadas em caixas um por um. Um substrato úmido é preliminarmente preparado, que inclui composto e areia em proporções iguais.

As sementes devem ser enterradas 5 mm, respeitando o esquema 2x2 cm. O recipiente deve ser mantido aquecido, longe da luz solar intensa, o tempo todo para monitorar o teor de umidade do substrato. É importante proteger as mudas do frio. No outono, atingirão a altura de 50 cm. Para o período de frio, o recipiente é cavado no solo e coberto com folhas secas. A espessura de cobertura recomendada é de 30 cm.

Com a chegada da primavera, o assentamento é realizado, aderindo ao esquema 10x20 cm. Para fazer isso, use uma caixa com drenagem e solo nutriente leve. As mudas precisam de irrigação regular. No terceiro ano, quando começa a floração, é possível determinar o sexo. O transplante para local definitivo está em andamento. Duas plantas são colocadas em um buraco.

O cultivo de videiras em um complexo de estufa leva muito menos tempo do que ao ar livre.

Para propagar os actinídios com mudas verdes, você precisa fazer uma estufa e colocar sua parte inferior no solo. O fundo da caixa é forrado com uma espessa camada de drenagem e um substrato levemente ácido. No topo é colocada areia de rio, que é pré-lavada, com espessura de 3 cm.

O corte de estacas com 2-3 botões é realizado a partir de galhos jovens que quebram quando dobrados... É feito um corte oblíquo sob o rim localizado na parte inferior e um corte reto sob o do topo, mantendo uma distância de 1 cm. A folha do rim inferior deve ser removida, e a superior deve ser encurtada por um terceiro.

O corte inferior deve ser colocado em solução formadora de raízes por 24 horas.... Incorpore as estacas acabadas na areia por 2-2,5 cm, sem que a folhagem entre em contato. Depois disso, o recipiente é coberto com uma tampa transmissora de luz. Demora cerca de um mês para enraizar. Nesse período, é necessário manter o regime de temperatura em torno de 25 graus. Irrigue as estacas após o aparecimento das raízes. Os rebentos que perderam a folhagem são imediatamente removidos da estufa.

Actinidia kolomikta pode ser propagado não apenas em verde, mas também por estacas lignificadas. Este método é idêntico ao anterior, embora haja algumas nuances.

As lianas começam a se reproduzir com mudas lignificadas no final do verão. Se estiver calor em agosto, você pode adiar esse procedimento para setembro.As estacas são retiradas de ramos anuais que ficaram expostos ao sol. A sua preparação para o enraizamento e plantio na estufa é efectuada de forma semelhante aos rebentos de verão.

Ao propagar a actinídia por camadas, são usados ​​brotos de dois anos de idade.

Doenças e pragas

Alguns jardineiros perguntam o que fazer se a actinídia não crescer bem ou não florescer. A razão pode estar em doenças e pragas. A folhagem e os frutos da videira são suscetíveis a fungos, podendo surgir manchas e mofo.

  • Afeta a actinídia e o oídio. Os patógenos de manchas podem ser destruídos em 2-3 tratamentos da videira com solução de Bordéus. É possível se livrar do orvalho polvilhando os actinídios com enxofre moído. Em seguida, a planta é pulverizada com carbonato de sódio duas vezes com intervalo de 10 dias.
  • Podridão com mofo não é passível de terapia... Os frutos afetados são removidos e destruídos, cortando-se também galhos quebrados e secos. Depois que a folhagem cai, a planta e o solo são pulverizados com uma solução fungicida.
  • Quanto aos insetos, o besouro das folhas representa o maior perigo para os actinídios. Ele é capaz de destruir toda a folhagem. Liana também é prejudicada por lagartas da mariposa-falcão. Inseticidas e acaricidas são usados ​​para controlar pragas.
  • Gatos que arrancam a casca também podem causar danos à planta. Esse comportamento dos representantes da família felina é explicado pelo conteúdo na casca de uma substância semelhante à valeriana. Para proteger o cipó, suas raízes são cobertas com escudos de madeira e são instaladas barragens de malha.

Como distinguir uma mulher de um homem?

Na actinidia kolomikta, existem espécimes masculinos e femininos. O sexo pode ser determinado pela estrutura das flores. Os espécimes masculinos têm mais estames e o pistilo está ausente. As fêmeas possuem um grande pistilo na parte central, que é circundado por estames com pólen estéril. Os insetos e o vento carregam pólen para as plantas femininas. Após a floração, formam ovários que se transformam em frutos.

Devem ser plantadas pelo menos duas plantas no local.

Aplicação em paisagismo

Actinidia kolomikta é frequentemente plantada no jardim com o propósito de decorá-lo. Perfeito para paisagismo vertical... Os galhos das videiras se entrelaçam lindamente em diferentes planos. Ele pode ser usado para decorar outras árvores, criar uma cerca viva.

Actinidia é frequentemente decorada com varandas e gazebos, bem como cercas. Ela é capaz de proteger outras plantas do sol forte e das correntes de ar. As cercas com actinídia parecem espetaculares. A altura da planta aumenta cerca de 3 metros a cada ano. Decorar o jardim não demora muito.

Com a ajuda da actinídia, você pode mascarar lugares pouco atraentes no jardim, por exemplo, prédios domésticos, ou, ao contrário, enfatizar a beleza de um jardim de flores.

A abordagem correta para o cultivo de actinidia kolomikta garantirá seu rápido crescimento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário