Tudo sobre a actinídia chinesa
A actinídia chinesa produz frutas muito saborosas, também é chamada de kiwi. A cultura cresce no norte e no oeste da China.
Descrição da planta
A planta é uma trepadeira caduca perene com sistema radicular superficial. Os habitantes da China usam a actinídia não só como alimento, mas também como medicamento. Esta fruta também é encontrada nas lojas russas. Existem variedades que podem ser cultivadas no clima doméstico. Esta planta não é muito diferente do kiwi, pode ser chamada de parente mais setentrional da conhecida fruta. Muitos também estão interessados em quais são as cores da actinídia. A cor da fruta é igual à do kiwi - acastanhada esverdeada.
A planta cresce até 10 m de comprimento. Os galhos jovens são finos e podem enrolar-se em suportes já estabelecidos. À medida que se desenvolvem, sua lignificação começa. Os rebentos são agradáveis ao tacto e, tal como a grande folhagem oval, apresentam uma penugem macia. A floração ocorre no final da primavera. Durante este período, um aroma leve e agradável emana da actinídia.
Existem variedades de plantas dióicas e monóicas. Os rebentos do primeiro tipo expulsam inflorescências do mesmo sexo. Corollas são brancos como a neve, às vezes amarelo dourado ou laranja. Os frutos surgem apenas de flores femininas. A função masculina é apenas polinizar.
O formato dos frutos da actinídia é oval, ligeiramente alongado. A pele fina e marrom é coberta por vilosidades. A polpa é verde, com um tom mais claro no centro. Existem numerosas sementes pretas em miniatura nele. Os frutos desta planta se assemelham ao kiwi não apenas na aparência, mas também no sabor.
Crescente
Existem muitas nuances no cultivo de actinídia que todos os jardineiros devem conhecer.
Um lugar
Esta cultura deve ser plantada longe de macieiras. Lembre-se que esta é uma planta tropical, o que significa que precisa de muito sol. Escolha áreas abertas. O plantio ao ar livre é adequado apenas para as regiões do sul.
É melhor plantar uma beleza exótica em um complexo de estufas ou em um jardim de inverno. Esta cultura requer uma boa iluminação, uma planta tropical adora o sol. O plantio é realizado no início da primavera ou outono.
O solo
Actinidia não será capaz de crescer normalmente em solos pesados. Para o seu plantio é necessário optar por solos franco-argilosos e arenosos. As culturas tropicais requerem solo acidificado, ligeiramente drenado e permanentemente úmido. É importante prevenir o aparecimento de ervas daninhas, removê-las prontamente.
A cobertura morta com turfa ajuda a manter a umidade do solo. Areia e serragem também são utilizadas para esse fim. Isso permite evitar o afrouxamento, cavando o solo ao redor da planta, de modo a não prejudicar o sistema radicular.
Aterrissagem
Recomenda-se plantar plantas de dois anos. As raízes precisam de muito espaço. Mantenha uma distância de 2 m.
As videiras crescem intensamente e bem. A cova para plantio deve ter o tamanho de 60x60x60 cm, cria-se um sistema de drenagem e despeja-se uma mistura composta por 1 parte de folhas e turfa, esterco, areia de rio e 2 partes de turfa. Você pode usar substratos prontos para o cultivo de culturas tropicais.
Um torrão de terra durante o processo de transplante não pode ser revolvido, ele é lançado na cova em sua forma original, enterrando-o no mesmo nível que estava no momento da venda.
Rega
A actinídia chinesa precisa de irrigação abundante e alta umidade. A planta é irrigada em intervalos de um dia. Recomenda-se fazer isso à noite, um spray fino é colocado na mangueira.
Top curativo
Actinidia precisa de alimentação periódica - isso vai estimular seu crescimento, ovário de fruto. É inaceitável adicionar cinzas e cal ao solo espalhando na zona próxima ao tronco. Mais preferível é a opção de introdução de soluções.
Após a planta entrar na fase de frutificação, recomenda-se alimentá-la com fertilizantes orgânicos. Uma infusão de esterco de galinha, verbasco ou misturas prontas, por exemplo, "Gumisol", é excelente para esse propósito. Os fertilizantes da loja devem ser aplicados de acordo com as instruções.
Actinidia não precisa apenas de suplementos orgânicos, mas também minerais. Eles são aplicados até 3 vezes durante a estação de crescimento. A primeira aplicação de fertilizantes é realizada no final de março, a segunda - na véspera da floração, a terceira vez que as plantas são alimentadas no outono, após a colheita da colheita.
Preparando-se para o inverno
Actinidia é uma planta termofílica, mesmo pequenas quedas de temperatura abaixo de zero são destrutivas para ela. Por esta razão, não será possível cultivá-la a céu aberto nas latitudes norte, apenas nas latitudes meridionais.
Em primeiro lugar, as plantas jovens precisam de abrigo. Para protegê-los do frio, utilizam-se folhas secas e uma camada de turfa. Os rebentos são colocados em cobertura morta e cobertos com folhas esfareladas, agulhas, ramos de abeto. As plantas cobertas de topo podem ser cobertas de neve. Às vezes, um veneno é colocado sob cobertura para que os roedores não façam ninhos nos brotos. O cipó fica coberto após o estabelecimento de clima frio estável, com temperaturas em torno de zero grau.
Reprodução
Existem várias maneiras de reproduzir a actinídia:
-
sementes;
-
mudas;
-
camadas;
-
vacinação.
O cultivo de mudas a partir de sementes leva vários anos. Entre os jardineiros, há quem afirme que o material de plantio assim obtido apresenta a melhor taxa de sobrevivência. As plantas ficam mais fortes e resistentes a influências externas adversas. Mas as características varietais são perdidas e, durante um longo período, é difícil distinguir as plantas femininas das masculinas.
Para facilitar o processo, você pode adquirir mudas prontas, cujo piso é previamente conhecido.
Doenças e pragas
A actinídia dificilmente pode ser chamada de planta despretensiosa, requer cuidados e atenção constantes. Erros podem causar doenças. Apesar de todo o seu exotismo, a actinídia é bastante resistente a doenças e pragas. Além disso, é muito suscetível a temperaturas negativas.
Mas ainda é impossível excluir completamente a probabilidade de doenças e infestações de pragas. A planta pode ser prejudicada por escaravelhos das folhas, escaravelhos da casca, lagartas.
O controle de pragas e a prevenção de infestações subseqüentes consiste em remover os restos de partes danificadas das videiras e queimá-los. Na primavera, faz sentido processar não só os próprios actinídios com o líquido bordalês, mas também a terra ao redor da árvore para destruir as larvas depositadas por insetos nocivos. Eles são encontrados no solo e na casca das árvores. Com uma infecção forte, você pode tratar a videira com inseticidas. Uma planta despretensiosa como um todo às vezes pode ser afetada por oídio e outras doenças fúngicas. Isso é evidenciado por manchas escuras nas folhas da videira. As partes afetadas devem ser removidas. Na luta contra o oídio, uma solução aquosa de carbonato de sódio ajuda muito.
É perfeitamente possível criar no jardim condições adequadas para uma beleza exótica, mas para isso terá de se esforçar. Mas todos os esforços feitos serão plenamente justificados.
O comentário foi enviado com sucesso.