Como propagar a actinídia?

Contente
  1. Propagação por estacas
  2. Usando camadas
  3. Dividindo o mato
  4. Melhoramento de sementes

Actinidia é uma trepadeira lenhosa. Os países do Sudeste Asiático são considerados sua pátria. O fruto da planta é o conhecido kiwi. Apesar das muitas nuances, as pessoas em todo o mundo aprenderam a cultivá-lo nos territórios de seus estados. Para que a planta agrade ao proprietário por muitos anos, vale a pena aprender a propagá-la corretamente. Este processo pode ser realizado de várias maneiras, elas serão discutidas no artigo.

Propagação por estacas

A primeira, mais eficaz e rápida maneira de propagar a actinídia é por meio de estacas. Graças a este método, várias mudas podem ser facilmente obtidas de uma vez. Mesmo um jardineiro novato pode lidar com essa tarefa. A época do ano mais adequada para a colheita das estacas é o último mês da primavera. Embora muitas pessoas iniciem este processo no início de junho. Tudo depende de quando chega o fim da floração da actinídia. Além disso, uma temperatura favorável (+ 20-22 ° C) deve chegar para que a planta crie raízes em casa.

É importante notar que os brotos fortes e mais grossos devem ser cortados. Você precisa cortá-los bem na base. Como regra, o enraizamento ocorre na parte inferior do broto, por isso deve ser cortado em ângulo. Para evitar que ressequem, é recomendável guardar as mudas em um recipiente com água. Além disso, antes do plantio, as mudas são preparadas.

Já no verão, vale a pena se preparar para o frio. Para evitar que os brotos morram no outono e com o início das geadas, é recomendável preparar uma estufa especial em julho.

O plantio em solo normal pode não dar bons resultados. É necessário fazer uma mistura de húmus, turfa, brita, areia (comum e de rio) e terra preta. Tudo deve ser adicionado em quantidades iguais. O solo é colocado em uma estufa e areia calcinada é borrifada no topo para proteger os cortes dos micróbios. Além disso, propõe-se familiarizar-se com mais detalhes com os métodos comuns de enxerto.

Verde

Você pode iniciar a reprodução com estacas verdes a partir do final de maio ou início de junho. O principal é fazer isso em climas quentes, quando o termômetro está no mínimo + 20 ° C. O jardineiro saberá que a videira está pronta para a reprodução quando vir a planta adquirir uma tonalidade marrom. Nesse momento, os primeiros frutos começam a aparecer nele. Em seguida, você precisa seguir as instruções.

Algumas variedades de actinídios possuem videiras femininas e masculinas. Eles podem ser distinguidos quando florescem no final da primavera. A floração masculina começa 5-9 dias antes. A flor em si tem 5 pétalas e estames. A videira fêmea pode ser distinguida pelo seu tubo polínico espesso. Pode ser verde, rosa ou vermelho. É necessário pegar brotos emparelhados, cada um dos quais deve ter pelo menos 0,5 m.

Vale a pena escolher um talo mais grosso, também é melhor se for retirado do fundo do galho. Neste caso, existe uma grande probabilidade de que crie raízes.

Na parte inferior do pecíolo, você precisa fazer uma pequena incisão oblíqua. Deve haver 3 folhas nele. Em seguida, você precisa remover 2 laterais e 1 superior deve ser cortado ao meio. Antes do procedimento, vale a pena conferir o quão afiado está o podador. Se você trabalhar com uma lâmina cega, você pode danificar o material de reprodução.

Quando tudo deu certo, as mudas são colocadas em um balde d'água. É aconselhável adicionar uma solução para promover o enraizamento aí. As mudas são deixadas à sombra ou em sala iluminada por 8-12 horas.

Enquanto as mudas são embebidas em água, recipientes e substrato para mudas podem ser preparados.Você deve pegar turfa, húmus e turfa na proporção de 1: 1: 1 e misturar bem. O solo é colocado em recipientes pré-preparados, recomenda-se polvilhar por cima uma camada de areia frita no forno. É importante regar abundantemente o solo.

Decorrido o tempo estabelecido, as mudas devem ser retiradas e lavadas com água morna limpa. As estacas devem ser plantadas em ângulo. O aprofundamento deve ser de 5 a 7 cm.

A distância entre cada um deles é de cerca de 6-8 cm. Também é aconselhável realizar a cobertura morta com serragem fina. Isso permitirá que o solo retenha a umidade por um longo tempo. Após o plantio, cubra as mudas com papel alumínio. A própria estufa deve ficar à sombra para que a temperatura não seja muito alta.

Após 2,5-3 semanas, as plantas começarão a aparecer raízes. Um pouco mais tarde, aparecerão as primeiras folhas novas. Neste momento, você pode começar a arejar a estufa. No entanto, a temperatura deve ser mantida de forma estável entre + 18-24 ° C.

Em meados de agosto, é recomendável retirar o filme por completo. Afinal, as plantas devem começar a endurecer antes do início do frio. E para a noite, eles usam uma capa feita de esteiras e armações. As mudas devem passar o inverno em estufas e, na primavera, devem ser plantadas em campo aberto. O principal é fazer isso antes que os botões desabrochem.

Enrijecido

Este método também é simples e eficaz. A colheita das estacas de madeira é exatamente igual à das verdes. Mas a diferença está no tipo de brotos e na temporada. É necessário cortar o material não antes do final de outubro. Deve haver pelo menos 2-4 botões nos pecíolos. Os galhos são amarrados em feixes e colocados verticalmente em grandes recipientes com areia. É muito importante monitorar a estabilidade da temperatura, que deve oscilar entre + 2-7 ° C.

Alguns jardineiros realizam essas manipulações no inverno (em épocas diferentes) ou no início de março. Os locais de corte devem ser tratados com parafina. Então vai acabar protegendo as mudas de doenças. Em seguida, são colocados no musgo (o principal é monitorar seu teor de umidade) e retirados com o início do final da primavera, quando é hora de desembarcar em uma estufa.

Poucos dias antes do plantio, as mudas são colocadas em uma solução para ajudar a estimular a formação de raízes.

Neste momento, você pode preparar o solo na estufa, adicionar os mesmos ingredientes lá como ao plantar pecíolos verdes. Os rebentos são colocados no solo a um ângulo de 45 °. Precisam de hidratação regular, em intervalos de 2 dias. A estufa deve ficar na sombra. Depois de um ano, as mudas podem ser colocadas com segurança no jardim.

Combinado

O processo de reprodução dos actinídios com esse método se origina no primeiro mês do verão. O jardineiro deve escolher o broto mais forte do ano. No início, deve haver um ramo de videira de um ano. O material, a estufa, o solo e o plantio são preparados exatamente da mesma forma como descrito nas seções anteriores.

Durante o período de enraizamento, as mudas devem ser regadas e protegidas do sol diariamente. Aqueles que escolherem o método combinado de estacas notarão que o sistema radicular está se desenvolvendo notavelmente nos brotos. O desembarque está previsto para o próximo ano, no final da primavera.

Usando camadas

Este tipo de criação de actinídios não é o mais produtivo, mas é muito adequado para iniciantes e amadores. Com o início da primavera, é necessário cavar vários sulcos para mudas em solo fofo. A profundidade suficiente é de 10-12 cm. As fossas devem ser enchidas com água, será absorvida em poucos minutos. Como mudas, você precisa tirar brotos poderosos de um ano de idade.

Somente com a ajuda deles pode-se cultivar uma trepadeira completa.

A parte inferior da videira deve ser colocada e cavada, e a do meio deve ser nivelada com varas de madeira. Você não precisa tocar no topo. As plantas devem ser regularmente "regadas" e aumentar gradualmente a quantidade de terra ao redor. Além disso, para cultivar um novo arbusto saudável, a actinídia deve ser regularmente cuidada, capinada, solta do solo e amarrada com os brotos.

Dividindo o mato

Quando um arbusto é transplantado para um novo local, ele pode ser dividido em várias partes, que têm suas próprias raízes e caules. É melhor fazer isso na primavera, quando os botões estão inchando, ou no final do outono, antes da geada. A planta precisa ser desenterrada e se livrar dos galhos velhos e secos. Limpe cuidadosamente o sistema radicular do solo e comece a separar a bucha com uma ferramenta afiada, um podador é uma boa escolha. No momento do corte, é importante atentar para o fato de que cada muda deve ter caules e raízes totalmente desenvolvidos. Se tudo der certo, você pode cavar um buraco, derramar água e plantar um broto.

Melhoramento de sementes

As sementes são selecionadas de frutas maduras e saudáveis ​​de actinídia. Eles precisam ser amassados ​​e enxaguados com água morna. Em seguida, coloque sobre um guardanapo ou pano absorvente. As sementes devem secar, mas não ao sol. Em seguida, eles precisam ser enchidos com água à temperatura ambiente por 1,5-2 cm. A água deve ser trocada todos os dias por 4-6 dias. Em seguida, as sementes devem ser dispostas sobre um pano de náilon e colocadas em um recipiente com areia úmida.

A caixa deve estar localizada em uma sala com temperatura do ar de + 20-23 ° C. Todas as semanas, as sementes precisam ser retiradas, ventiladas por 5 a 8 minutos, enxaguadas e colocadas de volta no solo. Eles não devem secar. Depois que uma muda forte aparecer, ela deve ser levada para a estufa. E no próximo ano você pode plantar com segurança em terreno aberto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário