Tudo sobre actinidia argut

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Para quem quer decorar seu site com uma linda planta, que também dá frutos inusitados, podemos aconselhar a actinídia argut. É pouco conhecido, mas possui um grande número de leques que o valorizam não só pelas suas qualidades decorativas, mas também pelo seu rendimento.

Descrição da planta

Actinidia arguta é um dos representantes mais altos do gênero Actinidia. Trata-se de uma liana perene, cujo crescimento anual atinge 2 a 3 m, e o comprimento dos brotos chega a 7 m. As variedades selvagens crescem três vezes mais. É uma videira perene, capaz de produzir frutos doces e com um aroma maravilhoso. Para entender o gosto deles, você pode imaginar o kiwi - afinal, ele também é um representante desse gênero. Actinidia arguta é frequentemente confundida com outra variedade - kolomikta. Eles diferem na forma e na cor das folhas, em actinidia argut são alongados (por isso é chamado de agudo) e verdes.

Os produtores devem prestar atenção a isso por vários motivos ao mesmo tempo:

  • a capacidade de usar para decorar o site;
  • crescimento rápido (em dois anos, esta videira pode cobrir firmemente o gazebo, e a folhagem espessa protegerá do sol e da chuva);
  • facilidade de reprodução;
  • colher frutas silvestres de sabor incomum, que podem ser comidas frescas e colhidas no inverno;
  • disponibilidade de variedades com características diferentes.

Variedades

Agora você pode comprar sementes e mudas de variedades adaptadas a diferentes condições: tanto para as regiões do sul da Rússia, quanto para a zona média e a região de Moscou. Claro, ao escolher mudas, você precisa avaliar várias características e escolher as melhores.

  • "Jardim Roxo" - um cipó poderoso, de alto rendimento e resistente ao inverno.

  • "Corrida de revezamento" - tal como o anterior, é adequado para as regiões do norte. Sua característica distintiva são frutas doces e ácidas com sabores de maçã e abacaxi.

  • "Trança dourada" - variedade tardia, uma das mais resistentes ao frio, com frutas médias e sabor maçã.

  • "Kiev de frutos grandes" - uma variedade híbrida de actinídios com bagas doces muito grandes - até 20 g.

  • "Nativo" - outra variedade com frutas grandes e açucaradas com aroma de morango. Amadurecimento tardio.

  • "Bingo" - actinídios frutíferos, cujos frutos apresentam uma tonalidade rósea invulgarmente bela.

  • "Balsâmico" - liana, destinada ao cultivo em toda a Rússia, bagas com um aroma fraco de coníferas.

  • "Lucy" - Variedade com ovário forte e não esfacelado, e frutos de tamanho médio, formato clássico e de sabor agradável.

  • "Gigante" - uma conhecida variedade alta com um período de maturação médio e alto rendimento.

  • "Linguiça Híbrida" - actinídios até 7 m de altura, com frutos vermelho-esverdeados.

  • "Ribbed" - cipó médio com frutos silvestres cilíndricos e sabor a ananás.

Para as videiras fêmeas, os polinizadores são necessários, e alguns deles são recomendados para variedades específicas. Por exemplo, Bayern Kiwi e Wakey são adequados para Purple Garden. E "Mail" é declarado polinizador masculino para todas as variedades de actinidia arguta. Existem variedades autoférteis que praticamente não diferem em rendimento das polinizadas.

Aterrissagem

Antes de decidir comprar e plantar actinídios, é importante preparar as condições ideais nas quais a videira se sinta bem e dê um grande crescimento. Para planejar adequadamente o local, você pode consultar um paisagista.

Localização

Idealmente, a actinidia arguta deve crescer nas mesmas condições em que cresce na natureza. Suas características permitem que ele cresça em sombra parcial - de árvores ou outros objetos. Porém, para a floração e o crescimento dos frutos, é necessário que haja sol nesta parte do local por pelo menos algumas horas.

Uma das opções de plantio é em que a muda vai ficar na sombra e, quando crescer, vai ficar ao sol.

Por se tratar de um cipó, ele pode ser plantado ao longo de uma cerca, paredes de casas, próximo a um mirante ou qualquer outro prédio, bem como em outro local onde possa ser instalado um suporte. São as propriedades decorativas da actinídia que são valorizadas no projeto paisagístico - o entrelaçamento estreito de vinhas com folhagem densa cobre de forma confiável qualquer objeto. No verão, ele vai se deliciar com uma vegetação densa, e no inverno, a neve cai lindamente nos galhos entrelaçados. Além disso, deve ser lembrado que esta videira floresce lindamente - com um aroma agradável e doce.

O solo

Actinidia arguta é relativamente despretensioso em termos de seleção de solo. Ela cresce bem tanto em solo preto quanto em solo menos fértil - argila e arenito. No entanto, deve ser lembrado que para um bom crescimento, o solo deve ser suficientemente leve e solto - somente neste caso a necessária troca de água e ar ocorre nele. Solo argiloso e pesado retém água, e arenoso, ao contrário, cede muito rapidamente e as raízes podem congelar.

Com alta acidez, as plantas precisarão de alimentação adicional. Se o solo já foi plantado ativamente e esgotou seu suprimento de nutrientes, você pode melhorar sua composição aplicando fertilizantes e processando.

Tecnologia

Antes de prosseguir com o plantio, deve-se observar que a actinídia é uma planta bissexual. E em 10-15 mudas femininas, pelo menos um macho deve ser plantado. O plantio em vasos é preferível, pois neste caso o sistema radicular formado não é danificado na muda, e a planta é mais fácil de transferir para o terreno aberto.

Como plantar:

  • cavar um buraco de uma a meia a duas baionetas de uma pá e meio metro de largura, despeje uma camada de húmus no fundo;
  • tiramos a muda do recipiente e, sem violar a integridade da coma de barro, colocamos no buraco preparado;
  • preenchemos os vazios nas laterais com solo bom fértil e formamos uma depressão ao longo do diâmetro do furo para que a água não se espalhe durante a rega;
  • regar bem as plantações para que o solo fique completamente saturado e compactado à volta das mudas.

Uma vez que esta videira se ramifica bem, a distância entre as covas não deve ser inferior a 1,5 m.

Cuidado

Por se tratar de um cipó, a posterior formação de uma planta bonita com frutos grandes e saborosos depende de cuidados adequados. Para isso, é necessário aplicar diversas técnicas agrícolas em tempo hábil e monitorar anualmente o estado dos plantios.

Rega

Actinidia arguta não gosta de regas abundantes e secas prolongadas. Em climas quentes, as plantas são regadas todos os dias, em climas frios - 2 vezes por semana. Ao mesmo tempo, você pode irrigar a folhagem, mas é melhor fazer isso de manhã cedo ou tarde da noite, para não queimá-la sob o sol. No outono, a rega para completamente.

Para evitar o desequilíbrio da água, é importante hidratar bem o solo durante o plantio e, em seguida, aplicar cobertura morta ao redor da planta plantada. Para fazer isso, você pode usar qualquer material disponível - serragem, papelão, ramos de abeto. As folhas caídas são adequadas para cobertura morta, se houver garantia de que não há larvas de pragas nelas. Essa técnica agrícola tem muitas vantagens, uma das quais é a preservação da umidade existente no solo.

Assim, o número de regas pode ser reduzido significativamente - isto é especialmente conveniente se não for possível cuidar regularmente das plantações. Além de proteger o solo contra o ressecamento, a cobertura morta evita o superaquecimento no verão e o congelamento dos actinídios no inverno, já que suas raízes são rasas.

Fertilização

Actinidia arguta necessita de alimentação adicional durante o plantio, floração e pega dos frutos, bem como em caso de deterioração do estado ou doença. Os primeiros fertilizantes podem ser aplicados no plantio - por exemplo, superfosfato.

Para não queimar as raízes da planta, deve-se misturá-la com húmus ou qualquer outra terra (na quantidade de 1 colher de sopa por balde).

No verão, qualquer cobertura é aplicada na forma líquida durante a rega. Para fazer isso, você pode usar uma infusão de verbasco ou azofoska (30 g por balde de água) sob cada arbusto. Durante o trabalho de outono, o solo ao redor do tronco deve ser solto ou escavado superficialmente. Em seguida, o húmus é introduzido nele com a adição de nitrato de amônio e fertilizante de potássio.

Poda

Como a actinídia arguta cresce bem, ela precisa ser podada. Isso é necessário por dois motivos:

  • regular o comprimento dos ramos e a densidade do arbusto;
  • para estimular o crescimento dos rebentos laterais, nos quais aparecem os frutos.

Não sinta pena da planta e deixe o crescimento seguir seu curso, pois é inconveniente colher frutos de trepadeiras emaranhadas e muito compridas. E os matagais perenes não parecem muito atraentes.

Para que a poda seja o mais dolorosa possível para a planta, você precisa escolher o momento certo:

  • a poda de verão ocorre em junho, período de crescimento ativo dos ramos;
  • o outono ocorre no final de outubro, quando a actinídia perde suas folhas.

Para formar um arbusto, as treliças são puxadas como se fossem uvas. São três níveis de arame ou estrutura metálica. No ano seguinte após o plantio, os três brotos mais fortes são fixados no nível inferior, espalhando-se em diferentes direções, e o restante é removido.

A partir dos dois anos, a cada ano, os ramos em crescimento são cortados em um terço do comprimento e todos os demais são removidos na base. Os ramos principais (esqueléticos) são trocados a cada 5-7 anos por novos.

Preparando-se para o inverno

Apesar da robustez invernal de algumas variedades, antes do início do frio, é necessário realizar uma série de medidas preparatórias:

  • podar, remover galhos velhos e doentes;
  • remova detritos e folhas caídas do local, substitua a camada de cobertura morta por uma nova - ela funcionará como um aquecedor;
  • os rebentos devem ser dobrados e colocados no chão ou em caixas - isto é necessário para que sejam menos afectados pela geada e não se partam muito;
  • desde o início das geadas constantes e até meados de abril, é melhor manter os ramos postos cobertos com material não tecido e uma camada de ramos de abeto.

Reprodução

Para cultivar argut de actinídia, você pode usar diferentes materiais de plantio.

  • Sementes... Este método é considerado o mais longo e trabalhoso, sendo impossível dizer com antecedência qual planta crescerá - macho ou fêmea. Mas das sementes você consegue um cipó mais saudável, que vai melhorar suas características - não é à toa que essa opção é usada pelos criadores. A semeadura começa no final de janeiro, as sementes embebidas são colocadas em um saco e enterradas em areia limpa e úmida. O recipiente com areia é colocado na geladeira por dois meses, as sementes são examinadas e arejadas a cada 10 dias.

Em seguida, em temperatura ambiente, espera-se a bicagem e o plantio em uma mistura de areia, turfa e húmus em fileiras a cada 2 cm. Após o aparecimento da 4ª folha, as mudas são mergulhadas, plantadas em estufa em maio e, posteriormente, a céu aberto chão, bem protegendo de animais e do mau tempo.

  • Camadas... Na primavera, um dos fortes rebentos jovens se inclina para o chão. E então, em vários lugares, ela é fixada e borrifada com solo - um grande número de mudas acabará surgindo. Depois que as raízes aparecem, as camadas podem ser divididas e plantadas o material resultante na ordem desejada.

  • As estacas são cortadas dos rebentos do ano em curso que começaram a ficar castanhos, de modo que cada uma tem 3-4 botões... Nesse caso, todas as folhas inferiores são removidas e a superior é cortada ao meio. O corte oblíquo inferior deve ser imediatamente colocado em água com estimulador de crescimento radicular por 6 horas. Em seguida, eles são plantados em uma estufa em um ângulo com o solo a uma distância de 10-15 cm entre as estacas e as linhas.Depois que todas as folhas superiores começarem a crescer, você pode começar a abrir o filme gradualmente. Para o inverno, as plantações são cobertas com papel alumínio e folhas. É melhor transplantar a actinídia de dois anos para um local permanente.

Doenças e pragas

Actinidia arguta é considerada uma planta resistente, mas até pode ser afetada por algumas doenças:

  • fúngico (filostictose, oídio);
  • infecciosa (ramularíase, podridão cinzenta).

Se uma placa diferente for observada no tronco, galhos ou folhas, eles mudaram de cor ou começaram a secar - este é um motivo para consultar o livro de referência e iniciar o tratamento. Para evitar que isso aconteça, você pode fazer profilaxia com fungicidas ou imunoestimulantes periodicamente.

Curiosamente, os principais inimigos da actinídia, especialmente as mudas jovens, são os gatos. Os ramos verdes jovens os atraem com o seu sabor. Qualquer dispositivo pode ser usado para proteger a actinídia de animais de estimação. Criadores experientes colocam mangueiras cortadas ao longo dos brotos verdes ou envolvem as plantações com uma malha fixa - ela restringe o acesso, mas não impede a luz solar. Depois que os brotos são cobertos com casca, os gatos perdem o interesse por eles e não prejudicam a planta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário