Vasos de chão no interior: tipos e subtilezas de escolha
Mesmo a mais bela reforma não dará uma atmosfera especial de conforto e charme de casa, se você não usar pequenas técnicas de decoração no design de interiores. Os vasos de chão são justamente o toque principal que ajuda a dar os acentos necessários na divisão e a colocar em prática todas as ideias, dar um toque peculiar e realçar as preferências estilísticas da dona da casa.
Vantagens e desvantagens
A categoria de vasos de chão inclui vasos com altura superior a 40 cm - produtos mais baixos não são recomendados para serem colocados no chão, pois simplesmente se perderão no espaço geral. Os vasos de chão são colocados no chão, em nichos, em bases baixas e soleiras. Este acessório de interior é vendido a nós desde os tempos antigos. Sabe-se, por exemplo, que os antigos mestres gregos criaram verdadeiras obras-primas de arte, que naqueles anos eram usadas para armazenar vários óleos aromáticos, ânforas, bem como substâncias a granel. Tais produtos eram encontrados apenas nas casas mais nobres e ricas, pois eram considerados um indicador de luxo e de pertencimento à classe alta.
Na verdade, pouca coisa mudou hoje em dia - vasos grandes e elegantes ainda são considerados um símbolo de sofisticação, luxo e gosto impecável. Antigamente, os vasos eram bastante volumosos, os vasos modernos são mais refinados e são mais usados como elemento de decoração em combinação com composições florais.
Entre as deficiências, nota-se o alto custo do acessório, pois um vaso de alta qualidade e estilo não pode ser barato e só pode ser adquirido em lojas altamente especializadas.
Tamanhos e formas
Os vasos de chão podem ser altos e baixos, os modelos de 40-50 cm são chamados de baixos e os mais longos - a altos. Lembre-se de que quanto maior for o elemento de decoração, mais geral deve ser o cômodo; um vaso grande em um cômodo pequeno criará uma sensação de congestionamento no espaço. Ressalta-se que os vasos grandes ficam melhor um a um, ou seja, em uma única cópia, mas os pequenos devem ser combinados em pequenos grupos e composições.
Além disso, os vasos podem ser estreitos e, ao contrário, largos. Os primeiros alongam visualmente o espaço, ficam perfeitos em grupo, os largos ficam muito melhor colocados no canto ou ao longo da parede. Para decoração de casa, não há dimensões claramente marcadas de um vaso de chão, todas as molduras dimensionais são limitadas apenas pela imaginação do fabricante, por exemplo, em largura podem ser objetos muito finos e modelos com lados largos.
Mas quanto ao comprimento - aqui, como regra, o limite superior é de 1 metro. Não faz sentido deixar os produtos mais altos, então o enchimento do vaso ficará "escondido" e o efeito desejado não será alcançado. As configurações dos vasos de chão são muito diversas, porém, as principais tendências geométricas podem ser rastreadas.
Os vasos em forma de cilindro são muito populares, são ideais para quartos decorados em estilo moderno da moda, na maioria das vezes são de vidro, pois, sendo preenchidos com flores frescas, invariavelmente tornam o interior mais delicado e estival.
Gesso e cerâmica também são muito populares., porque imediatamente atraem a atenção e se tornam o toque final para a composição do design. Retangulares, como os vasos quadrados, são ideais em designs lacônicos, especialmente de alta tecnologia ou minimalismo, que se caracterizam por linhas geométricas pronunciadas e cantos pontiagudos. Um vaso redondo é mais tradicional, vai complementar uma sala decorada à Provença, estilo country, e também vai ficar muito harmonioso num interior clássico tradicional, trazendo um toque de graça.
Além das variedades familiares de vasos, as opções de piso geralmente parecem bastante incomuns.Por exemplo, vasos em forma de silhueta humana feitos de arame, uma figura geométrica complexa. Eles também podem ser esféricos com um pequeno orifício oco.
Materiais (editar)
Uma variedade de materiais pode ser usada para fazer vasos de chão.
- Opção cerâmica considerada uma das mais comuns do mundo. Esses vasos podem ser feitos em qualquer formato e, em seguida, pintados e decorados em qualquer estilo desejado.
- Aparência muito elegante e moderna vasos de vidro, embora sejam bastante maciços, são muito estáveis no chão. O vidro utilizado na produção de vasos volumétricos de piso pode ser brilhante ou fosco, totalmente transparente ou colorido, monótono ou com desenhos acentuados.
- Não pareça menos estiloso produtos plásticos, é um material leve e resistente, além disso, é fácil de processar. Portanto, você pode fazer um vaso de absolutamente qualquer formato e qualquer decoração de plástico. No entanto, são muito leves, por isso, se tiver filhos pequenos ou animais de estimação preferidos em casa, prepare-se para que a jarra caia constantemente.
- Wicker parece excepcionalmente atmosférico e aconchegante produtos de vime ou rattan... São produtos leves, não quebram ao cair, embora com forte impacto físico possam deformar-se seriamente. Ficam muito bem em um ambiente campestre ou de estilo provençal e combinam com flores secas.
- Vasos de porcelana não vai deixar ninguém indiferente. Trata-se de um elemento de decoração frágil e excepcionalmente requintado que, melhor do que qualquer palavra, atesta o estatuto e o gosto do proprietário das instalações. Este item fica bem perto de uma lareira ou ao longo de paredes.
- Vasos de madeira muito estiloso, embora cada produto seja único, pois qualquer tipo de madeira tem seu próprio padrão especial. Tais produtos são realizados tanto com peças entalhadas quanto com paredes alinhadas. No entanto, lembre-se de que a madeira reage à umidade, então você não deve colocar flores frescas na água em tal vaso.
- Uma menção especial deve ser feita sobre vasos de cristal - são produtos ondulados com paredes esculpidas que formam um incrível jogo de luz, brilho e brilho, enfatizando o brilho, o luxo e a aristocracia do espaço vital.
- Vasos de metal têm uma aparência excepcionalmente elegante e em uma ampla variedade de interiores. Assim, o metal amarelo é mais adequado para um estilo oriental, produtos forjados podem decorar o chalé e o estilo rústico do campo, e os cromados ficarão adequados em quartos modernos com predominância de vidro.
- Gesso também muitas vezes se torna um material para a fabricação de vasos de chão, tais produtos são moldados em um formato especial, por isso têm um custo relativamente baixo.
- E aqui estão os vasos de pedra natural Eles se distinguem por sua extraordinária beleza, na maioria das vezes ônix e malaquita são usados para a fabricação. Os modelos de pedra são bastante maciços e pesados e bastante caros, mas sua aparência certamente justifica todas essas deficiências.
Projeto
Os vasos de chão estão disponíveis em uma ampla variedade de designs, os mais populares são os seguintes.
- Esculpido - feitos de madeira, plástico ou cerâmica, externamente se assemelham a renda. Mesmo os itens mais volumosos e altos têm uma aparência requintada. Esses vasos geralmente são leves, por isso é melhor colocá-los em um local seguro.
- Pintado - vasos elegantes que são bons para interiores étnicos, na maioria das vezes este é um design Gzhel azul claro. É muito eficaz se os mesmos ornamentos forem repetidos em outros móveis domésticos, de modo que um único conceito de design seja mantido.
- Lâmpada em forma de flor - este vaso não só desempenha a função principal de decoração de um ambiente, mas também é usado no lugar de um objeto de iluminação. Esses produtos são bons para quartos, bem como para o quarto das crianças. Eles são harmoniosos em interiores tradicionais e modernos.Esse vaso em si é um elemento decorativo completo e, portanto, não requer decoração adicional.
- Outro tipo de objeto leve é lâmpada de chão de vaso, que muitas vezes é instalado em salas de estar, tornando-as mais aconchegantes e verdadeiramente aconchegantes à noite.
- Parece muito incomum vasos de chão, geralmente é feito de argila e é um grande vaso de flores. Esses produtos enfatizam bem os motivos étnicos na sala, eles realçam os ornamentos orientais de forma especialmente favorável.
- Vasos com strass adequados para os amantes do brilho e do brilho, esses acessórios são ideais para designs modernos e modernos, onde até mesmo uma pequena quantidade de strass enfatiza efetivamente os padrões de cores.
- Você pode arranjar um vaso na técnica de decupagem... Esse design original escrito à mão revelará totalmente o conceito e o esquema de cores do interior.
Como escolher?
Escolher um vaso de chão não é uma decisão fácil, porque ele se tornará parte do seu estilo e deve enfatizá-lo e defini-lo, não um conflito.
Para o estilo de alta tecnologia, é melhor morar em vasos cromados, mas para os clássicos, vale a pena comprar um luxuoso vaso de cerâmica, e se for pintado manualmente, garantirá que você alcance os dez primeiros. Além disso, os clássicos vão bem com vasos de flores brancos simples, e as flores pintadas adicionam um toque de graça a eles. O estilo egípcio é caracterizado por linhas geométricas claras, mas os motivos africanos podem ser totalmente incorporados por um vaso de madeira ou imitação de ramos com todos os tipos de imagens étnicas.
Decorações transparentes e estreitas são adequadas para o minimalismo. Todos os fãs do estilo vintage ou shabby chic certamente vão gostar de tons pastel com um efeito de envelhecimento ou pátina criado artificialmente.
Mas os amantes da vanguarda devem prestar atenção a um vaso de forma não padronizada, pois as principais características desse estilo são consideradas combinações não triviais de incompatibilidade e coragem.
É importante levar em consideração as características do ambiente onde você pretende colocar o vaso. Portanto, no quarto é melhor escolher produtos em tons pastéis suaves que contribuam para o relaxamento. Para a sala de estar, vale a pena experimentar estilos, formas e tons - dependendo do conceito geral do ambiente, pode-se colocar tons claros ou enfatizar a serenidade e o conforto familiar - não há restrições para a imaginação.
É muito difícil escolher o vaso de chão ideal para o corredor, porque é nele que os convidados deixam a primeira impressão dos proprietários. Assim, produtos inusitados contarão sobre a originalidade dos donos da casa, formas rígidas enfatizarão sua contenção e brevidade.
Na cozinha, é preferível colocar potes com uma composição de flores naturais ou artificiais, decorações que imitam frutas e bagas ficam bem - podem melhorar o ambiente e realçar a funcionalidade da divisão.
Exemplos de sucesso no interior
- O vaso de chão é uma ideia de interior de muito sucesso.
- Para cada estilo, suas próprias opções de vasos de chão são boas, por exemplo, produtos de argila marrom são adequados para o estilo country.
- Para a Provença e o shabby chic, é preferível dar preferência aos vasos com acabamento envelhecido artificialmente.
- As joias de vidro e metal de elite ficam bem em estilos modernos.
- Os vasos de chão destacam perfeitamente os ornamentos chineses e egípcios.
- Motivos folclóricos russos também são populares.
Para obter informações sobre como fazer um vaso de piso exclusivo com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.