Como fazer um vaso de jardim de tecido e cimento DIY?

Contente
  1. Dimensões, design e formas
  2. O que é necessario?
  3. Preparando a solução
  4. Como fazer?
  5. Decoração de produto acabado

Se o cimento em excesso permanecer após o reparo, ele pode ser usado para criar vasos de jardim exclusivos. Para o seu fabrico não são necessários componentes especiais, uma vez que, para além do cimento, podem ser utilizadas até toalhas vulgares, que perderam o atractivo do seu aspecto original. Como fazer um vaso para um jardim de cimento e tecido com suas próprias mãos, consideraremos com mais detalhes a seguir.

Dimensões, design e formas

Um vaso de jardim pode ser diferente: é um produto de chão e uma versão em miniatura do tipo suspenso. As segundas opções costumam ser decoradas com varandas, o que lhes confere elegância. A aparência do futuro vaso dependerá muito de:

  • base tecida existente (toalhas ou outros têxteis);
  • uma forma auxiliar na qual o tecido será colocado durante a secagem;
  • a qualidade e a quantidade da composição de cimento preparada para a fabricação do vaso de flores.

Se desejar, você pode modificar o desenho do vaso tanto que externamente não seja inferior aos modelos de designers exclusivos. Nesse caso, o produto pode ter formato, volume e tamanho diferentes. Além disso, durante a fabricação, você pode obter um tipo diferente de textura, criando um vaso de flores não só com um fosco, mas também com uma superfície brilhante. O tipo de textura pode ser diferente dependendo do tipo de material usado.

Isso explica a diferença entre vasos, digamos, com um relevo terry e uma espécie de estopa. Você pode até mesmo tirar tule ou rendas desnecessárias de cortinas como base para criar uma forma. Alguém também usa tecido com franjas para criar vasos de flores extraordinários. Às vezes, até lençóis velhos são usados ​​para fazer vasos de cimento.

A forma em si pode ser tradicionalmente redonda, quadrada, retangular, cônica, trapezoidal, piramidal e até cilíndrica. Se desejar, pode ser feito diferente (por exemplo, envolvendo as bordas e dando-lhes uma forma interessante, criando uma aparência de jarros grandes). Não existem normas rígidas a este respeito, embora quanto maior for o produto, mais necessita de ser reforçado com anéis ou placas de reforço. Isso estenderá sua vida útil quando usado sob flores naturais.

Devido às várias formas e tamanhos, é possível fazer decoração de paisagens em diferentes direções estilísticas. Ao mesmo tempo, o design pode ser diversificado devido aos elementos decorativos e embelezamento da massa que ainda não se solidificou completamente. Em cada caso, um produto especial é obtido. Ao mesmo tempo, pode criar vários vasos de flores no mesmo estilo, o que, mesmo com formas diferentes, tornará a paisagem do terreno mais interessante. Por exemplo, os vasos podem não ter suportes ou podem assentar em substratos de cimento em forma de palma.

O que é necessario?

Claro, cada mestre tem seu próprio conjunto de componentes, com os quais ele prefere fazer vasos de flores para jardim. Quanto à opção ideal ou universal, o trabalho na maioria das vezes requer:

  • cimento cinza ou cimento Portland branco dos graus M 400 ou M 500;
  • areia fina peneirada e lavada;
  • água limpa ou decantada em temperatura ambiente;
  • cor para concreto ou um corante especial para ele;
  • recipiente para misturar a solução de trabalho;
  • furadeira elétrica com batedeira;
  • broca para furos de drenagem;
  • filme de polietileno ou graxa separadora (graxa);
  • forma para um futuro vaso;
  • tecido (toalha de cozinha ou terry, estopa de juta, tule).

Além disso, dependendo do tipo de modelo, também podem ser necessários laços, através dos quais você pode dar ao futuro vaso uma forma especial. O recipiente preparado para diluir o cimento deve estar limpo e isento de graxas. Também é importante cuidar da limpeza do local de trabalho, para o qual vale a pena preparar qualquer material de cobertura (caixas de papelão velhas ou a mesma película espessa, servem como sacos plásticos grandes usados).

Quanto ao material da forma do futuro vaso, pode ser diferente. Um balde de metal, um vaso de flores velho ou mesmo uma tigela de plástico bastam. Alguém usa recipientes retangulares para mudas, assim como caixas de papelão para a fabricação de vasos de cimento para plantas. Além disso, às vezes essas bases são especialmente esmagadas para obter uma forma mais incomum. Você pode usar qualquer coisa que depois será fácil de remover, separando o tecido endurecido e a forma.

Entre outras coisas, luvas de borracha comuns costumam ser úteis no trabalho. Eles protegerão a pele das mãos, tornarão o processo de trabalho mais agradável e, se necessário, contribuirão para a formação do formato do produto secante. As luvas também podem ser utilizadas como forma, envolvendo-as com um pano embebido em argamassa de cimento. Além das luvas, balões comuns também são usados ​​na confecção de vasos de jardim.

Preparando a solução

Não é difícil criar uma argamassa: requer cimento fresco e água. As proporções podem variar, porém, em média, são as seguintes: para criar concreto de alta qualidade, são tomadas 2 partes de turfa (ou argila expandida, vermiculita). Esta quantidade requer 1 parte de areia e 1 parte de cimento seco. Água é adicionada até que a consistência se torne viscosa. Deve ser mais fino do que o revestimento de azulejos, pois a tarefa do mestre é saturar completamente o tecido com a composição de cimento.

Cimento ou concreto é misturado em um balde preparado usando um misturador de construção (broca com um acessório especial). Em seguida, é deixado por alguns minutos, após os quais é remisturado, alcançando a homogeneidade completa da mistura resultante. É importante que não haja protuberâncias, embora uma fração diferente de areia seja permitida. Depois que a composição está pronta para o trabalho, eles começam a formar um vaso.

Como fazer?

O método de fazer um vaso de cimento e tecido depende do tipo de forma. A opção padrão é a seguinte:

  • o formulário é envolto em filme plástico, para que futuramente seja mais fácil retirá-lo da base;
  • instale-o em um local de trabalho preparado para que fique localizado com segurança;
  • o tecido preparado (toalha, tule ou outro pedaço de tecido velho) é mergulhado na solução e embebido nela;
  • sem espremer o excesso de argamassa, o tecido de cimento é colocado em cima do molde, pegando o centro do tecido de forma que suas bordas pendam mais ou menos igualmente por todos os lados;
  • você pode fazer dobras e amarrar o produto com cordas ou cordões decorativos, fazendo isso antes que a composição seque;
  • após a secagem do tecido impregnado de cimento, o vaso é retirado da base;
  • antes da decoração, são feitos furos no fundo do produto acabado para drenagem com uma broca de pedra ou outra broca.

O formulário deverá ser instalado em um morro. Isso é para garantir que as bordas do tecido não fiquem à deriva no solo. No entanto, se for concebida uma variante com bordas arredondadas, mesmo pedras arredondadas podem ser colocadas em volta do recipiente para dar às extremidades do futuro vaso a forma de pétalas. Esta técnica permitirá endireitar a matéria, tornando-a mais larga e dando as dobras necessárias.

O tecido pode ser aplicado em diferentes bases. Por exemplo, se não houver uma forma adequada, você pode até usar uma pequena bancada redonda ou quadrada. Quanto à formação de dobras, no caso do uso de tecido rendado, não são necessárias, pois só vão estragar a aparência do futuro vaso, distorcendo visualmente o padrão existente.Porém, para têxteis sem relevo, é simplesmente necessário criar dobras e dobras. Além disso, eles podem ser localizados não apenas na vertical: se você torcer os tecidos, você pode obter dobras diagonais.

Vasos de cimento, concreto e tecido podem ser usados ​​para flores, decorando o território do jardim ou casa de veraneio, o pé da varanda ou a área próxima ao coreto. A pasta de cimento seca de maneiras diferentes, dependendo da temperatura do ar. Além disso, para fortalecer o produto acabado, o vaso deverá ser umedecido adicionalmente com água fria, o que também aumentará sua durabilidade.

Criar produtos em um molde diferente pode parecer mais difícil. Porém, mesmo nesse caso, a fabricação não é difícil com a única diferença que o vaso pode proporcionar para envolver o molde, que continuará sendo o núcleo do produto. Alguém pensa que é possível fazer vasos de cimento de tecido sem forma, embora tal processo possa parecer impraticável para um iniciante, porque é um pouco reminiscente da arte da cerâmica.

Uma técnica interessante de colocar uma serapilheira sobre uma base redonda. Esses vasos de flores podem ser decorados apenas com barbante, amarrando-os com nós ásperos. Via de regra, são utilizados dois recipientes para esse processo (um deles deve ser colocado no outro, desde que haja espaço livre para o vazamento da argamassa de cimento). Esses vasos são feitos assim: um menor é colocado no fundo de um recipiente maior, uma mistura de cimento é despejada dentro até a borda. Após a secagem, a forma é retirada e decorada com estopa embebida na composição, amarrada com corda com impregnação.

O tempo típico de secagem do vaso pode variar de 24 a 72 horas. Após o produto ser retirado do molde, é adicionalmente seco. Via de regra, na maioria dos casos, apresenta pequenas falhas que prejudicam sua aparência. Você pode se livrar das gotas de cimento, bem como das rebarbas resultantes, usando uma lixa.

Para simplificar inicialmente a tarefa de fazer um vaso de jardim, é preferível levar para o trabalho cimento branco e areia leve, quase branca. Claro, esses componentes custarão mais. Mas a sua utilização permitirá decorar o produto a seu critério, sem medo de que a cor cinza mude os tons das tintas ou simplifique a aparência do vaso ao colá-lo.

Decoração de produto acabado

Se o resultado final parecer incompleto, você pode começar a decorar um vaso de jardim. A opção de decoração mais fácil é pintar. Você pode usar tinta spray para concreto, decorando o interior com uma cor e o exterior com outra. Vai ser difícil colar mosaicos coloridos ou um espelho quebrado nesses vasos, então você deve procurar outras maneiras de decorar.

Alguém está acostumado a decorar a superfície externa do vaso com conchas e pequenas pedras. No entanto, devido ao formato especial com dobras e dobras, isso será problemático. Se você realmente deseja decorar um vaso de flores com tais elementos, deve-se cuidar com antecedência do formato do futuro produto, deixando alguma parte do vaso mesmo (por exemplo, uma imitação de uma liga ou cinto), onde a decoração colada ficará bonito e apropriado. Também pode estender especialmente o tecido impregnado em qualquer lugar para posteriormente utilizar na colagem de conchas.

É claro que desenhar esses modelos será bastante difícil e, na maioria dos casos, não é necessário., pois o produto se distinguirá pela forma e, além disso, pelo relevo decorrente do tecido selecionado. E ainda, se houver necessidade de decoração, além de pintura, você pode pensar em outras opções. Por exemplo, você pode enrolar flores em tecido, saturá-las com cimento e, em seguida, colá-las no produto acabado. Esta decoração é adequada para vasos de estopa que não têm dobras. É melhor colocar essa decoração na parte superior.

Um vaso saco, colocado no formato adequado e já com uma liga decorativa, é original por si só.Ela não precisa de outras decorações, ela ficará espetacular com flores frescas. Alguns produtos são decorados com folhas de cimento ou mesmo flores, que são feitas de um material semelhante ao próprio vaso. Freqüentemente, esses produtos ficam melhores em uma cor do que pintados em cores brilhantes.

Pode-se decorar o fundo com folhas de cimento e pedrinhas, dando ao produto o formato de uma flor. Para isso, pode-se usar não só tecido, mas até folhas grandes, usando-as como forma. Para que o produto dure mais é preciso lavá-lo, umedecê-lo com água em intervalos regulares, evitando que resseque. Claro, isso levará mais tempo, mas esse vaso será mais resistente ao mau tempo e à chuva.

Os vasos "faça você mesmo" feitos de cimento e tecido em casa podem ser complementados com vários suportes. Alguém faz "palmas" para eles usando luvas de borracha. Os porta-flores ou pequenos vasos são feitos despejando-se cimento nas luvas, após o que ganham a forma desejada, colocando-os em caixas de papelão para que as “mãos” possam segurar o vaso no futuro. Depois que a composição endurece, a base de borracha é removida. Se necessário, retocar o produto com uma lixa fina.

        Quanto ao fabrico de uma tal forma a partir de um tecido (toalha) embebido em cimento, será problemático para um principiante fazê-lo. Claro, a ideia é interessante, mas para a sua implementação terá que preparar separadamente um grande formulário, que no futuro terá de ser embrulhado cuidadosamente com uma matéria fina, formando o volume necessário. Enrolar uma luva comum com um pano também não funcionará, muito menos uma toalha.

        Para informações sobre como fazer um pote de cimento com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário