Vasos de porcelana: tipologia, desenho e utilização no interior

Contente
  1. Características do material
  2. Variedades de vasos
  3. Cores e imagens
  4. dicas e truques

Os vasos são um dos elementos decorativos adequados a quase todos os estilos. Particularmente interessantes são os modelos antigos, porque sua beleza não se desvanece com o tempo, mas apenas se torna mais luxuosa e expressiva. Os vasos de porcelana chinesa são uma combinação de ternura e elegância nobre. O que é interessante sobre esses modelos, o que são, como usá-los no interior - consideraremos neste artigo.

Características do material

Traduzido do idioma árabe, porcelana significa "pertencente ao imperador, imperial". O material recebeu esse nome porque somente pessoas muito ricas tinham dinheiro para comprá-lo. Os primeiros itens de porcelana foram feitos por ceramistas chineses, eles criaram peças verdadeiramente únicas. O artesanato foi trazido para a Europa no início do século XVIII. Foi uma verdadeira sensação, porque antes os habitantes dos países europeus não tinham visto tanta graça e sofisticação. Posteriormente, o produto chegou à Rússia. Agora, cada loja de decoração e talheres oferece aos clientes uma grande variedade de itens de porcelana.

Existem três tipos principais de porcelana: dura, mole e óssea.

  • Porcelana dura É um material único feito de pedra chinesa. Esses produtos são pesados ​​por peso, são bastante fortes, mas podem muito bem se quebrar com um golpe forte. A porcelana dura é o material preferido dos artesãos chineses.
  • Porcelana macia (artificial) - a criação dos europeus. Vendo as lindas estatuetas e vasos chineses, os europeus tentaram reproduzir o material, mas ainda não havia dureza nele. A queima dessa porcelana é realizada em temperaturas mais baixas, por isso parece um pouco porosa.
  • Porcelana óssea - o material mais raro e caro. Foi desenvolvido na Inglaterra adicionando cinzas de osso à receita padrão. Este material é muito resistente e transparente. Os vasos feitos com ela são incrivelmente finos e elegantes.

Além disso, vale a pena mencionar algo como porcelana fria. Claro, não tem nada a ver com o verdadeiro material chinês.

É uma mistura de vários elementos:

  • Cola;
  • amido;
  • glicerina;
  • farinha de milho.

A porcelana fria é usada para modelagem DIY, você pode fazer qualquer coisa com ela. Preparar o material em casa também não é difícil.

Variedades de vasos

Os vasos de porcelana são o complemento perfeito para qualquer decoração. Com a ajuda deles, você pode dar ao quarto um luxo discreto, reavivar a decoração e complementar a direção escolhida. Além disso, um vaso é uma opção vantajosa para quem ainda não sabe com quais acessórios equipar o ambiente.

Pé de apoio

Uma característica especial dos vasos de chão é que geralmente são grandes. Não podem ser empurrados para trás de uma poltrona, sofá, atrás da porta - tais modelos devem estar em primeiro lugar na sala, agradando aos olhos dos anfitriões e convidados. No entanto, esta opção pode não ser adequada para todos os quartos. Se a sala for pequena, um vaso enorme ficará ridículo, você terá a impressão de que este objeto de alguma forma milagrosamente chegou aqui. Escolha esses vasos para quartos espaçosos e grandes - só então eles irão complementar o interior harmoniosamente.

É uma boa ideia usar esses modelos para as cores. Se você colocar flores secas, elas tornarão o interior mais sutil, sublime. As plantas vivas também parecem muito bonitas, mas devem ser escolhidas corretamente. Para um vaso branco, ramos volumosos de orquídeas, rosas, lírios são adequados.

Tabletop

Como regra, os vasos de mesa são selecionados em tamanhos pequenos. Eles ficam bem em uma mesa de centro, prateleiras, mesas de cabeceira. É muito importante optar pela silhueta perfeita - nos estilos modernos, "barrigudos", os vasos redondos ficam lindos, no clássico - contornos longos e finos. Uma solução interessante seria pegar vários vasos do mesmo tipo e fazer uma composição inteira a partir deles.

Cores e imagens

Os primeiros vasos feitos por artesãos chineses eram em sua maioria brancos. Não havia desenhos ou padrões neles. Só muito mais tarde eles começaram a fazer decorações e apliques inusitados em modelos.

  • A versão padrão é um vaso branco. É perfeito tanto para a direção clássica quanto para o estilo minimalista. Neste caso, é necessário levar em consideração o interior geral. Se estiver em tons escuros, um vaso branco estará fora do lugar. Este modelo foi selecionado para quartos bem iluminados e espaçosos.
  • Uma ideia original seria comprar um vaso preto antigo. Ela fica bem em um estilo clássico e também pode complementar direções extravagantes como glamour e fusão. Este vaso ficará muito bem em um interior branco ou creme, tornando-se um sotaque frio e pronunciado.
  • Cores brilhantes e quentescomo vermelho, rosa, amarelo serão um bom complemento para um interior claro. Porém, não se esqueça que ao escolher um modelo de tonalidade fora do padrão, é necessário levar em consideração o conceito geral. Por exemplo, se o seu quarto for verde, um vaso vermelho ficará ridículo e até desafiador.
  • Vasos de porcelana em cores suaves azul, azul e roxo combinam tanto com o estilo clássico quanto com o estilo loft, country, fusion. Ao comprar essa variedade, certifique-se de que o interior tenha pelo menos um acessório de cor semelhante.

Na maioria das vezes, os conhecedores da gravidade e consistência preferem vasos sem babados. No entanto, os estilos mais modernos envolvem não apenas uma brancura sólida, mas também designs interessantes em diferentes cores, bem como a adição de outros materiais. Um vaso de porcelana intercalado com bronze é uma ideia original para um interior decorado "antigo". Na maioria das vezes, as alças ou a base do produto são feitas de bronze, o restante é feito de porcelana. Tais vasos serão apropriados apenas em um interior antigo, onde serão complementados por outras obras de arte semelhantes.

Estampas florais são os designs favoritos das mulheres. Esse vaso pode ser usado para refinar o interior clássico, mas não se esqueça que as flores devem ser combinadas na cor com a gama principal da sala. Uma solução interessante seria comprar vasos com imagens de animais. Podem ser tigres, leões, pássaros do paraíso. O modelo com sapos está lindo - um vaso assim vai alegrar qualquer visitante.

Projetos abstratos e incomuns são mais bem usados ​​em estilos modernos, onde parecerão mais vantajosos.

dicas e truques

Se pretende adquirir um artigo verdadeiramente valioso, deve prestar atenção aos produtos da "Fábrica de Porcelana Imperial". Esta fábrica está em funcionamento há 270 anos e seu catálogo contém uma grande variedade de vasos e outros produtos de porcelana. Além disso, a empresa realiza regularmente exposições e master classes de pintura.

É muito importante considerar o estilo da sala ao comprar um vaso. Os estilos clássicos requerem moderação nas cores e padrões, as tendências modernas apoiarão o brilho e a imaginação. Estilos como loft e alta tecnologia complementam o brilho da porcelana branca ou preta.

    Ao planejar usar um vaso de flores, você deve abandonar o rico produto. Uma estrita gama de brancos é bem-vinda, que será realçada por brilhantes e coloridas rosas ou gerberas. Também é recomendável selecionar uma forma específica - um modelo redondo ou quadrado seria uma boa solução.

    Para buquês grandes, compre produtos no formato japonês: um único ramo da sakura não ficará menos atraente neles.Se pretende colocar uma rosa ou lírio num vaso, é melhor optar por um produto fino e comprido. Os modelos que se destinam apenas ao formato decorativo podem ter uma variedade de formas.

    Para obter informações sobre como fazer porcelana fria com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário