Como fazer velas com as próprias mãos em casa?
Hoje está na moda passar noites românticas à luz de velas. Isso nos prepara para uma vida positiva e torna nossa vida muito mais bonita. Porém, os preços de um produto tão procurado nas lojas "mordem", e às vezes você realmente quer tornar a sua noite inusitada e presentear a pessoa amada. Não fique chateado! Você pode simplesmente fazer velas com suas próprias mãos.
O que é necessario?
As pessoas sempre compram velas para decorar suas vidas. A sua queima quente torna a atmosfera envolvente romântica. Nenhuma preparação especial é necessária para criar velas. Talvez alguém precise de informações sobre sua manufatura para fins pessoais, enquanto alguém transforma um hobby descomplicado em um negócio. A preparação da vela deve começar protegendo a roupa com um avental especial para que as gotas de cera não estraguem.
Então você precisa começar a organizar sua área de trabalho. Também deve ser protegido da sujeira, por isso é melhor cobri-lo. Para começar, você pode levar um jornal. Se esta lição o levar mais longe, compre uma esteira de silicone (gotas gordurosas facilmente saem dela). A seguir, estudaremos os materiais que serão necessários:
- cera ou parafina;
- fio especial para o pavio;
- tanque de água;
- uma tigela para derreter cera;
- quaisquer formas de vazamento (vidro, plástico, etc.);
- varas para segurar o pavio no peso.
Cera
As velas são feitas de hélio, parafina e cera (este tipo é o mais aceitável). A cera é diferente.
Uma das mais famosas é a cera de soja. É um produto natural e portanto amigo do ambiente.
Ao queimar, esse tipo de cera não libera fuligem. E as emissões para a atmosfera não são tóxicas para crianças e adultos.
Ele derrete quando a temperatura atinge mais de 75 graus. Você não deve aumentá-lo, senão estragará o produto.
A segunda opção de cera é a cera de palma. Ele derrete em temperaturas acima de 60 graus.
No processo de endurecimento, este produto parece cristalizar e forma um padrão semelhante ao gelo de uma janela de inverno.
Portanto, leve um recipiente sólido para fazer velas. Em um recipiente macio, este efeito não funcionará. Além do mais, As velas "palm" têm sua própria singularidade... Portanto, eles não precisam ser decorados.
As mais famosas são as velas de cera de abelha. Este produto é útil para o corpo humano, pois possui propriedades e odores especiais. Essa substância deve ser limpa de impurezas e, em seguida, basta começar a trabalhar. A cera de abelha pode ser derretida e moldada em vários formatos de velas.
Pavio
Os materiais artificiais não são adequados para a sua fabricação. A base deve ser de algodão ou outro material natural, caso contrário, suas velas vão rachar e soltar fumaça. Para melhor combustão, o pavio deve ser equipado com arame reforçado.
Deve-se ter em mente que a espessura da vela deve ser proporcional à espessura do pavio.
Um fio muito fino em uma vela grossa queimará imediatamente e você não verá o fogo. Um fio grosso em uma vela fina a queimará muito rapidamente. Para escolher corretamente a espessura do pavio, você deve seguir os seguintes parâmetros.
- Se o diâmetro da vela começar em 8 cm, pegue os fios mais grossos. Neste caso, mais de 22 fios devem ser incluídos na tecelagem.
- Se o diâmetro for menor, o pavio deve consistir em 13 ou até 20 fios.
- O resto das velas pode queimar com um pavio, que consiste de 8 a 10 fios.
Porém, lembre-se que todo conhecimento vem durante a prática e não será possível comparar a espessura do fio e o diâmetro da vela pela primeira vez. Isso requer experiência acumulada. Para uma vela de cera, um fio bastante grosso é usado com uma superfície solta e aparentemente absorvente. A cera é uma substância viscosa. Para evitar que a vela fume, ela deve encharcar um pouco o pavio.
Aqueles que querem levar a sério a fabricação de velas precisam escolher um método de obtenção do material. Por exemplo, o pavio pode ser comprado a granel em uma loja de costureiras ou você pode encontrar fornecedores na Internet... Eles vão vender um pavio que já foi pré-tratado com cera ou parafina. Deve-se notar que os pavios são torcidos, simplesmente trançados e trançados.
No entanto, se você comprar todos os componentes, isso não dará um grande lucro... Se você deseja abrir um pequeno negócio, deve aprender como fazer mechas você mesmo. Não há limites para as fantasias. A maneira mais fácil é pegar um fio de algodão fino e torcer você mesmo. O pavio terá a espessura de que você precisa. Algumas pessoas usam uma bandagem comum para fazer um pavio. Nele, todos os fios já estão torcidos antecipadamente. Resta escolher a espessura e se adaptar a ela.
O pavio pronto deve ser mergulhado em cera quente (parafina) e espremido com os dedos. Coloque a base comprimida sobre uma superfície plana até que a cera se solidifique completamente (cerca de 10 minutos). Essa manobra permitirá que o fio encharque quase até a base, e você se livrará de qualquer ar que possa permanecer dentro dele.
Nota: a linha deve estar encharcada, não borrada na parte superior. Caso contrário, suas velas irão queimar muito rapidamente.
Formulários
Não há restrições sobre este assunto. Tudo depende dos seus desejos. Pela primeira vez, você pode sobreviver com os pacotes de moldes que sobraram dos iogurtes bêbados ou pode usar potes de cotonetes em forma de coração ou redondo (oval). Use o que estiver ao seu alcance. Pois bem, quem já começou a se dedicar seriamente ao fabrico de velas está sempre à procura de soluções originais.
A melhor saída é comprar moldes prontos.
Todas as opções têm suas próprias vantagens e desvantagens. Veja os moldes de policarbonato, por exemplo. Eles são transparentes e confortáveis, mas não muito duráveis. Sua vida útil é de cerca de 5 anos. Também existem moldes de plástico. Velas prontas são difíceis de remover e também não têm a transparência necessária. Moldes feitos de plástico macio (usados para fazer sabão) funcionam bem para fazer minivelas.
Existem moldes de plástico importado (em geral são muito grandes). Esses moldes são os mais duráveis e adequados para temperaturas acima de 200 graus. A melhor opção são as formas metálicas: alumínio, aço. As velas são lisas e uniformes. No entanto, essa opção não é adequada para muitos devido à simplicidade dos formulários. Além disso, o metal é muito quente e difícil de trabalhar.
Muitos fabricantes usam moldes de silicone para a massa. Eles são confortáveis e resistem bem às temperaturas. A desvantagem é a fragilidade.
Não é difícil fazer você mesmo um molde de silicone. Você pode comprar o material em lojas especializadas ou online. Esta substância consiste em uma base e um endurecedor. Eles são misturados com base nas instruções de uso. Neste caso, é obtido um componente a partir do qual você pode fazer sua própria forma original para uma futura vela na forma de um brinquedo, um galho ornamentado, etc.
Outro material que vai permitir mostrar originalidade é o gesso. Qualquer forma pode ser moldada a partir dele para uma vela. No entanto, ainda é mais fácil para alguns artesãos usar os formulários que estão sempre à mão. Pegue xícaras de chá comuns, por exemplo. Nelas, as velas revelam-se muito atraentes. Uma simples casca de ovo também é adequada para o trabalho.
Só há uma conclusão: na questão da escolha, você precisa ser inteligente e então tudo dará certo.
Recipiente de derretimento
Deve conduzir bem o calor e ser facilmente limpo de resíduos de fusão. Para castiçais iniciantes, a maneira mais fácil é levar uma lata. Mesmo se algo der errado, você joga fora sem se arrepender. Além do mais, este recipiente pode ser facilmente colocado em uma panela de água fervente.
Mas essa opção tem um sinal de menos.
Quando a lata está quente, é difícil tirá-la da panela fervente.
Além disso, esse processo torna-se perigoso devido à ameaça de queimaduras. Use um pequeno truque para resolver o problema. Use uma pinça para remover a jarra de ebulição ou prenda uma alça de fio de alumínio a ela. Para derreter, você também pode usar uma panela velha ou uma concha estreita com bico. (é conveniente derramar a substância).
Para encontrar o tipo de panela mais conveniente, siga estas diretrizes:
- os pratos devem ser suficientemente volumosos, visto que a cera aumenta significativamente de massa quando aquecida;
- é melhor tirar o recipiente de alumínio, ele não reage e não altera a cor do futuro produto.
As recomendações a seguir são de natureza geral e o ajudarão a proteger seu trabalho.
- Em nenhum caso a cera deve ser derretida em fogo aberto, caso contrário ela pegará fogo. Você também não pode derreter este produto no microondas. Nele, a cera com certeza vai pegar fogo.
- Quando a cera derreter, deve ser mexida com uma espátula de silicone.
- Quanto mais finas forem as peças de cera, mais rápido ela derreterá.
- Os resíduos de cera na loiça podem ser facilmente removidos deitando-se um pouco de água, adicionando detergente para a loiça e colocando-os no banho de vapor. É ainda mais fácil segurar o recipiente sobre o bico de uma chaleira fervendo. Os remanescentes irão facilmente se mover para longe das paredes.
Óleos aromáticos
Para fazer suas velas adicionarem ainda mais romance ao ambiente e até mesmo ter um efeito curativo e calmante, adicione um pouco de óleo aromático que é extraído de plantas a elas. Há muito tempo que as pessoas usam as propriedades curativas das flores e ervas.
Os aromas têm um efeito benéfico no corpo humano: ajudam a relaxar, a recuperar, etc.
Para aproveitar as propriedades benéficas das plantas, compre óleos aromáticos na farmácia e adicione-os às velas, que exalarão um aroma quando queimadas.
Considere quais propriedades os componentes individuais da planta têm:
- o gerânio tem um efeito positivo no sistema nervoso, acalma;
- a toranja ajuda a restaurar a harmonia da mente e do corpo;
- ylang-ylang elimina a raiva e a tristeza;
- bergamota acalma;
- o cedro é capaz de restaurar a força humana;
- a canela elimina a dúvida;
- A erva de São João protege contra inimigos e espíritos malignos;
- o absinto limpará sua casa da negatividade;
- a rosa atrai amor;
- o sândalo ajudará a evitar decisões precipitadas;
- sage aumentará o nível de energia;
- vetiver criará paz interior e tranquilidade dentro de você;
- o eucalipto dobrará sua saúde.
Algumas dicas:
- adicione óleo de aroma à cera quando a temperatura atingir 60 graus, caso contrário, o aroma "queimará" e ficará muito fraco;
- para obter um aroma original, misture vários óleos de uma vez, mas não exagere;
- use cerca de 20 ml de óleo por 450 g de cera.
Acessórios opcionais
Para fazer sua peça parecer acabada, você precisa complementá-la com um estande e uma decoração. Pode ser feito de uma lata comum. Recorte os padrões, remova o excesso de orlas e pinte na cor desejada. A propósito, o suporte pode ser feito na forma de uma casa redonda... Fixe uma cobertura com um furo na parte superior (para a liberação de produtos de combustão) e insira uma vela dentro da estrutura. Quando a vela for acesa, será muito romântico e lindo.
As donas de casa podem ser aconselhadas a assar uma barraca de pão de gengibre. Ficará romântico, interessante e comestível. Você também pode abrir um buraco em uma pequena abóbora e inserir uma vela nele. Vai ficar bem se a casca for decorada com um padrão esculpido.
E que lindo castiçal feito de casca de laranja! As bases para copos esculpidas com frutas tropicais sempre parecem deslocadas no Natal e no Ano Novo. Um castiçal ou suporte feito de casca de árvore será a melhor decoração para uma vela. Se você decidir ir da maneira mais original, faça uma borda com paus de canela.
Como é feito o enchimento?
Quando você vai fazer uma vela com as próprias mãos, é melhor saber todos os detalhes desse processo com antecedência. Em casa, recomenda-se derreter a cera em uma jarra em banho de vapor. Antes que a cera atinja a condição desejada, prepare um molde para a futura vela. Lubrifique-o com água ou óleo vegetal. Em seguida, despeje uma pequena parte da cera derretida no fundo do molde. Corrigimos o pavio e o enchemos novamente. É melhor fazer isso em etapas. Isso lhe dará uma vela lisa e perfeita. Quando a vela estiver completamente cheia, resfrie-a em temperatura ambiente.
Não é recomendável colocar uma vela caseira no congelador. Após cerca de 24 horas, a vela estará pronta e pode ser removida.
Se for difícil remover a vela, coloque o molde na geladeira por alguns minutos e depois coloque-o sob um jato de água quente. A vela pode ser facilmente removida. Após a remoção, parte do pavio deve ser cortado e restar apenas 1 cm.
Tecnologia de tingimento
Corantes naturais e sintéticos são usados para tingir. Naturais são feitos de ingredientes naturais e ervas. Para isso, eles são processados e o produto desejado é obtido. Os sintéticos são feitos de elementos químicos e colorem a vela de maneira uniforme e rápida.
No entanto, os sintéticos têm suas desvantagens - são a falta de compatibilidade com o meio ambiente e um odor desagradável.
Os corantes também revestem a vela com uma camada gordurosa. Se isso não te assustar, adicione-os enquanto derrete. Mas se você quiser obter uma cor irregular e dar cor, adicione a tinta à cera antes de derramar.
Lembre-se de que, enquanto a vela estiver quente, sua cor parecerá mais intensa. A cera é dotada de sua própria tonalidade natural, portanto, ao adicionar corante, você não obterá exatamente a cor que esperava.
Alguns também usam lápis de colorir para colorir. Isso não deve ser feito. A impureza contida neles irá interferir na queima da vela.
Elaboração de receitas
Os fabricantes de velas novatos, assim como os artesãos profissionais, freqüentemente recorrem a várias master classes. Isso ajuda a manter o controle de novos produtos e não perder nada de interessante. Considere várias receitas populares para fazer velas que não serão difíceis, mesmo para um iniciante.
As velas feitas de café têm um aroma especial e um aspecto apresentável.
A vela de café tem um aroma maravilhoso. Você pode decorar com grãos inteiros. Para fazer uma vela, um pouco de café moído é adicionado à cera. As velas de café são consideradas decorativas e são feitas para ocasiões especiais. Eles são saborosos e agradáveis aos olhos.
Uma vela com a adição de sabonete perfumado tem um aroma maravilhoso. O seu perfume preferido irá acompanhá-lo não só na casa de banho, mas também durante o seu descanso. Para fazer essa vela, rale um pouco de seu sabonete favorito e adicione-o a cera líquida ou parafina. Isso fará uma vela feita de sabão.
Velas de massagem são muito procuradas.
Eles têm um aroma especial, pois são feitos com a adição de vários componentes úteis. Uma vela de massagem pode conter ervas e flores secas. Quando queimado, emite aromas especiais que ajudam a relaxar durante a massagem.
As velas de soja são ideais para adicionar óleos essenciais. Eles queimam muito lentamente e exalam vários aromas por um longo tempo.
Aliás, uma vela de mel de soja é ideal se você decidir criar um ambiente único e relaxante em sua casa.
As velas perfuradas são muito originais. Para sua fabricação, são levados sacos de leite de papel. Eles são cortados ao meio e feitos em copos quadrados. Uma vela será derramada neles.Em seguida, um pouco de cera derretida é derramada no fundo e o pavio é fixado. Em seguida, é necessário colocar pedaços de gelo no molde (cerca de 2 cm não devem ser suficientes para o topo). Em seguida, despeje a cera restante por cima. Quando congelado, o gelo fará seu trabalho e deixará clareiras esculpidas. Depois de estarmos prontos, retiramos a vela a céu aberto do molde, que acabou graças ao gelo derretido.
Decoração de produtos acabados
As velas decorativas são um presente maravilhoso para a família e amigos. Eles irão destacar seu amor e devoção. Além disso, você colocará seu calor neles. Se você vai presentear velas caseiras como um presente adicional para o casamento de um amigo ou para o aniversário de sua mãe, então você precisa decorar seu presente original. E aqui a escolha depende das preferências individuais. A decoração vai agregar personalidade e sofisticação ao presente. Por exemplo, velas decoradas com fitas coloridas parecem austeras e solenes.
Amostras esculpidas também podem ser feitas. Para fazer isso, você precisará de uma ferramenta especial de entalhe e um pouco de habilidade. As velas podem ser feitas em forma de cone de árvore de Natal ou de brinquedo.
Uma ideia muito na moda seria decorar um presente com estopa. Para fazer isso, corte um pedaço de tecido no tamanho certo e envolva a vela. Complementamos a decoração com uma fita brilhante. A serapilheira também é adequada para uso em uma composição de outono. Nós “temperamos” o tecido com folhas ou flores secas de outono.
E também há belas decorações com orifícios. Eles são feitos de guardanapos finos de decupagem. Assim que colar o rendado na base da vela e secar, cubra a decupagem com orifícios com verniz.
A decoração pode ser diferente. Por exemplo, uma vela coberta com conchas é adequada para relaxar à beira-mar. A brisa do mar será complementada por velas decoradas com contas brancas em forma de pérola de diversos tamanhos.
No próximo vídeo, você aprenderá a fazer lindas velas com as próprias mãos em casa, tendo apenas parafina, um pacote de copinhos de papel, lápis de cera infantil e um carretel de linha de algodão à mão.
O comentário foi enviado com sucesso.