Como fazer um pavio de vela?

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Do que eles são feitos?
  3. Como escolher a espessura?
  4. Como fazer sozinho em casa?
  5. Impregnação necessária

A vela é uma das grandes invenções da humanidade. Por muitos milênios, foi necessário alimentar de alguma forma as lâmpadas acesas, derramar gordura ou óleo derretido nelas. Essa lâmpada precisava ser remontada todas as vezes. Fumava muito e a fumaça tinha um odor desagradável persistente. Todos esses inconvenientes foram salvos pela invenção da vela. Hoje em dia, fazer velas é um hobby maravilhoso - uma maneira de realizar sua criatividade. Uma das dificuldades para dominar essa nave revivida é fazer um pavio.

O que é e para que serve?

Tradicionalmente, um pavio é um pedaço de tecido ou fio de espessura e densidade de trama variadas. Seu material absorve o líquido inflamável e o ajuda a subir. Ainda mais vapores inflamáveis ​​se espalham do líquido derretido entre as fibras do tecido do pavio e ao redor dele. O pavio é facilmente incendiado, vapores e líquidos inflamáveis ​​queimam, iluminando a área ao redor. Mas atear fogo à massa (óleo ou gordura) em que o pavio é mergulhado pode ser difícil, e às vezes impossível.

Graças ao dispositivo especial do pavio, querosene ou outro líquido inflamável (por exemplo, álcool) não acende imediatamente, e sua combustão em queimadores mais avançados pode ser regulada.

Na vela, o pavio é impregnado com cera ou parafina. Graças ao pavio correto (material, densidade, espessura), a chama torna-se uniforme e ilumina o ambiente sem fuligem ou flashes. A parafina ou cera derrete gradualmente, passando ao estado líquido, é absorvida pelo tecido e alimenta a chama com vapores combustíveis. Desta forma, a vela queima gradualmente, permanecendo estável o suficiente para não derreter completamente.

Devido à seleção correta do diâmetro da vela e da espessura do pavio, bem como sua posição exata no meio da vela, um dispositivo de longo prazo e reutilizável é obtido.

Do que eles são feitos?

Os pavios para lâmpadas de óleo eram feitos de qualquer tecido absorvente derivado de plantas. O óleo ou gordura foi colocado em um recipiente raso. Em sua borda, uma aba de tecido retorcida pré-embebida no mesmo líquido combustível foi colocada. Por falta de algo melhor, essas eram, em geral, lâmpadas suportáveis. No entanto, eles ainda tinham algumas deficiências. Em primeiro lugar, uma tigela com um pavio em chamas é difícil de mover - é fácil derramar gordura derretida e ainda mais manteiga. Em segundo lugar, a chama de tal lâmpada fumegava constantemente. E a gordura também espalha um odor desagradável muito perceptível. mas eram esses dispositivos de iluminação que costumavam ser usados ​​por baleeiros em perigo ou exploradores do Ártico no início do século XX.

Para velas, os pavios passaram a ser feitos de fios ou barbantes especialmente preparados, também de origem vegetal. Ao contrário da lamparina a óleo, o material combustível passou a fluir gradativamente, sendo possível escolher o diâmetro e a estrutura corretos do pavio. Além disso, a vela agora pode ser movida, embora com bastante cuidado para não apagar a chama com um jato de ar.

Para velas, um pavio de madeira é feito de cera (cera com tratamento especial) - uma lasca, simplesmente - uma lasca seca. Claro, deve ser preparado de uma maneira especial. Luchin deve ser tomado bem seco, então deve ser embebido em cera e só então laminado em base.Essa vela, se todos os parâmetros forem selecionados corretamente, queima uniformemente e por um longo tempo.

As velas modernas podem ser equipadas com um pavio reutilizável. A vela e o combustível queimam, mas o pavio permanece e pode ser usado para fazer uma nova vela. O material para este, pode-se dizer, pavio eterno é a fibra de vidro. Neste caso, você deve substituir a vela. Esta abordagem pode ser justificada para velas decorativas com uma forma complexa.

Às vezes, uma vela comprada também precisa substituir o pavio. Um dos motivos para o surgimento de tal necessidade pode ser a não observância da tecnologia de preparação do pavio, em primeiro lugar, a secagem insuficiente. Acontece que esse elemento não corresponde exatamente à vela para a qual foi usado. Por exemplo, um fio muito grosso pode formar uma bola de carbono no final e fumegar fortemente. Ou acabou sendo fino, e a chama está cheia de material derretido.

Para substituir o pavio, você precisa preparar um pequeno conjunto de ferramentas:

  • alicate pontiagudo;
  • guardanapo de papel;
  • arame;
  • um ferro de solda pode ser necessário.

Na maioria das vezes, é muito fácil remover o pavio: basta enganchar a borda do copo de metal, o que é o caso de muitas velas, ou puxar a extremidade saliente do pavio. Mas podem surgir dificuldades. Nesse caso você pode usar um fio aquecido, deve ser segurado com um alicate... E aqueça sobre uma chama, por exemplo de um fogão a gás. O fio deve ser imerso na vela no local de saída do pavio e, em seguida, retirado. Vire o fio de resfriamento e remova-o também. Uma nova rosca pode ser inserida no orifício resultante. Para fazer isso, você pode usar novamente um pedaço de arame. Um novo pavio deve ser colado nele. A ponta solta do fio deve ser aquecida novamente e puxada através da vela, para que o fio colado fique na posição desejada... Em seguida, resta apenas cortar as pontas salientes. O pavio deve se projetar de 6 a 8 mm.

Como escolher a espessura?

No entanto, o principal material para o pavio é o algodão ou o fio de linho há séculos. A seleção de seus parâmetros, como mostra a prática, não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista.

  • É importante considerar a espessura e a estrutura da rosca. Se for muito tênue, a chama será fraca, tal vela dará pouca luz. Um fio muito grosso contribuirá para a formação de um grande depósito de carbono e, além de iluminar, também fumegará pesadamente e a vela queimará muito mais rápido.
  • A densidade do material também é importante. Durante a combustão, o espaço entre as fibras deve ser preenchido com vapores combustíveis, são eles que sustentam a chama. Portanto, para uma vela de cera, é necessário um fio mais grosso, mas menos denso, em comparação com um pavio para uma vela de parafina ou de estearina.
  • O diâmetro da vela também pode ser um parâmetro significativo na seleção do pavio. Parece que uma vela mais grossa deve ser equipada com um pavio mais grosso. No entanto, não é esse o caso. Uma chama forte causará um derretimento intenso da camada superior do material combustível da massa da vela, o pavio será aquecido pelo derretimento e a chama se apagará.

Obviamente, é possível observar corretamente a relação do material e do diâmetro da vela com os indicadores do pavio. Em um ambiente industrial, onde tudo é padronizado, os erros são praticamente excluídos. Um fio especialmente preparado de tricô, espessura e densidade diferentes é fornecido para várias velas. Mas, no caso da autoprodução, você terá que percorrer um caminho espinhoso de tentativa e erro.

Como fazer sozinho em casa?

O material mais usado para um pavio de vela é o fio de algodão. Pode ser torcido, trançado ou trançado, expandindo assim as aplicações para diferentes massas e diâmetros de velas. Além disso, os fios podem ser trançados com densidades diferentes, e isso, como mencionado acima, é muito importante, uma vez que as massas fundidas das quais as velas são feitas se comportam de maneira diferente.

Para uma vela com um diâmetro de 2 a 7 cm, geralmente é usado um pavio de 10-15 fios. Se o diâmetro da vela se aproximar de 10 cm, serão necessários 25 fios. Um produto com mais de 10 cm de diâmetro deve ser equipado com um pavio de 30 fios.

Ao fazer um pavio em casa, é claro, você terá que confiar na sua experiência, que está longe de ser adquirida imediatamente. Como em qualquer hobby, fazer velas (e especialmente fazer pavios) exige paciência.

Ao fazer uma vela, é importante colocar o pavio bem no meio, caso contrário, o produto irá flutuar de forma irregular e queimar mais rápido do que o necessário. É conveniente usar um copo de plástico ou qualquer outro produto de plástico oco como molde para fundição. Neste caso, na parte inferior é necessário fazer um furo e, dando um nó no pavio, enfiar a segunda extremidade neste furo por baixo. Puxando-o para o topo da futura vela, fixe-o amarrando-o a algum tipo de espaçador, por exemplo, de um palito ou lápis. Despeje a massa da vela derretida com cuidado, tentando não desalojar o pavio.

A vela acabada deve ser removida do molde depois que a massa da vela solidificou completamente, é bastante simples determinar isso pela temperatura da superfície do molde. É melhor não tocar na vela enquanto ela estiver quente.

Impregnação necessária

A criação de um pavio não se trata apenas de fazer um fio com a densidade e espessura exigidas. Para que se torne um pavio de vela, deve estar preparado para isso. Para que o pavio não queime imediatamente, mas cumpra a sua função, o fio deve ser impregnado.

No caso de uma cera de vela, a impregnação com a mesma cera fundida às vezes é suficiente. A cera é derretida ao fogo em uma placa de esmalte. O fio é colocado em um prato e deixado de molho. O procedimento deve ser repetido três a quatro vezes, até que as bolhas de ar parem de aparecer na cera líquida. Em seguida, deve ser suspenso até que a cera esteja completamente endurecida. O filamento para armazenamento pode ser enrolado frouxamente em uma bobina, colocando camadas de papel. É melhor guardar em local fresco para que a cera não se espalhe. Quando necessário, você pode cortar as peças no comprimento certo com uma tesoura.

Para velas de estearina e parafina, preparar o pavio requer muito esforço. Em primeiro lugar, é necessário comprar o bórax (o bórax é vendido nas farmácias na forma de ácido bórico) e o sal de cozinha pode ser levado na cozinha. É necessário preparar uma solução de 2 partes de sal e 4 partes de bórax (mede-se com colheres), tudo depende da quantidade de fio.

Para a impregnação, é permitido usar cal apagada ou amônia (cloreto de amônio) em vez de bórax. Essas substâncias também são misturadas ao sal de cozinha. No primeiro caso, a proporção é de 4 partes de cal para 1 parte de sal e, no segundo, a quantidade de sal e amônia deve ser a mesma.

Wick blank - fios tecidos de uma certa maneira - mergulhe na solução por 15 minutos, certificando-se de que estão completamente submersos... As peças retiradas devem ser bem secas, penduradas 5 dias em varal. Em seguida, eles devem ser completamente saturados com cera ou parafina. Armazenar embrulhado em papel.

Para informações sobre como fazer um pavio, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário