Visão geral dos tipos de baguetes
A palavra "baguete" pode causar diferentes associações - de uma galeria de arte a um tipo de produto de padaria. Em relação ao interior, esta palavra adquire outra interpretação. Antes apenas uma prancha de madeira entalhada, os designers hoje chamam de baguetes rodapés, molduras, platibandas e filetes, que se tornaram atributos indispensáveis da decoração de ambientes.
Quais são os usos pretendidos?
Este elemento interior tem várias tarefas.
Às vezes o dono não tem medo de ideias ousadas e surge com uma nova função para uma baguete, faz um desenho de autor, em que coisas familiares assumem novos papéis.
Mas basicamente a funcionalidade daqueles elementos que geralmente são combinados com a palavra "baguete" pode ser considerada completa.
Para que servem as baguetes?
- Decoração de teto. O elemento teto, por um lado, mascara a costura na junção do teto e da parede, por outro lado, serve de decoração para o ambiente. Muitas vezes não há necessidade de esconder a costura, tudo se encaixa perfeitamente e fica bem. Mas assim que uma baguete aparece no cruzamento, a imagem parece completa. Porque o elemento do teto também estrutura a imagem visual da sala, torna-a íntegra e harmoniosa.
- Projeto de parede. Graças à baguete, você pode destacar qualquer parte do interior. Por exemplo, uma série de fotos está organizada em uma das paredes, que gostaria de enfatizar. E a baguete torna-se uma moldura elegante para a fileira decorativa. Às vezes você precisa designar de alguma forma uma parede de destaque, chamar a atenção para ela, e isso também pode ser uma baguete. Esta opção não é incomum para a sala de estar. Por exemplo, há um desejo de destacar a parte da parede da zona de mídia, enfatizando-a não com uma cor ou tipo de papel de parede diferente, mas com a formação de uma moldura elegante.
- Projeto de nicho. Se a sala tiver um nicho, também pode ser mais expressiva. E se houver estantes, espelho ou qualquer outra coisa em um nicho, uma moldura de baguete pode ser o toque final.
- Decoração de móveis. Hoje está na moda restaurar móveis, transformar objetos sem rosto ou típicos em algo exclusivo. Molduras de móveis fazem um excelente trabalho com isso. Eles destacam a geometria do gabinete ou fone de ouvido, por exemplo, ajudam a torná-lo mais convincente e pesado no quadro geral. As frentes em baguete do armário vão transformar uma peça simples e discreta de mobiliário numa interessante versão do autor.
- Enquadramento de janela. Esta opção não pode ser considerada muito popular, mas é definitivamente interessante. Se vale a pena destacar as janelas, não necessariamente com cortinas enormes ou persianas maçantes - talvez seja uma moldura de baguete em volta do perímetro, que posiciona a janela no interior de uma forma completamente diferente.
O pedestal no chão também costuma ser chamado de baguete, embora o primeiro nome seja mais familiar. E seu papel não pode ser superestimado - o espaço parece completo, verificado geometricamente.
Visualizações por material
Construção e reparo, e então o trabalho de design, exigem muita consideração das pequenas coisas.
A propósito, se você não anotar cada rodapé comprado e parafusos autorroscantes, o orçamento final para reparos será superestimado - não está claro para onde foi todo esse dinheiro.
E eles são comidos por essas pequenas coisas. Portanto, mesmo na fase de planejamento, sabendo que você não pode prescindir da decoração da baguete, faz sentido olhar de perto os diferentes tipos de baguete. Inclusive para perguntar o preço.
De acordo com os materiais, as baguetes são dos seguintes tipos.
- Madeira. Essa é a opção mais procurada, principalmente hoje (afinal, o ecovetor é o mais potente na decoração da casa).As baguetes de madeira não só decoram o espaço, como criam nele o microclima certo. É verdade que se o interior não tiver outro nome, como "luxo", a árvore pode parecer rústica. Em todos os outros aspectos, as molduras de madeira são excelentes - ecologicamente corretas, acessíveis e fáceis de instalar. No entanto, eles não são tão flexíveis como, por exemplo, uma baguete de plástico. As baguetes de MDF se tornaram populares, elas parecem muito boas.
- Gesso. Em interiores ricos, onde o orçamento não pode ser chamado de econômico, as baguetes são em sua maioria de gesso. Eles ajudam na implementação dos desenvolvimentos de design mais complexos. Um friso de gesso muitas vezes parece uma moldagem de estuque habilidosa, portanto, como nada mais, ajuda a tornar o interior elegante e gracioso. A complexidade decorativa dos filetes é alguma, e esta é a principal vantagem do gesso.
- Plástico. A opção de desenho mais comum para as juntas de parede e tecto falso. Esta é uma barra com ranhuras de bloqueio. Normalmente, os produtos deste tipo são branco, bege, leitoso, marfim. Mas você também pode encontrar uma moldura de plástico que imita madeira ou mármore. A principal vantagem do plástico é seu baixo custo, eles têm uma aparência esteticamente agradável. Embora em interiores modernos eles tentem fazer sem plástico, algumas coisas são comprometidas, e isso é bom.
- Alumínio. É uma construção leve, porém metálica, e também é procurada atualmente. Para hi-tech, vanguarda, pop-art, tal decisão, pode-se dizer, é salutar, porque é preciso tornar as formas curvilíneas mais nobres. Essa baguete de interior fica ótima não apenas em tetos e paredes, ela decora espelhos, fotografias, pôsteres.
- Espuma. É também um produto muito barato, por isso é popular. É verdade que esta é apenas uma mudança temporária, porque por muitos anos a espuma definitivamente não servirá. Ele rapidamente perde sua atratividade e começa a desmoronar. Embora a princípio a moldagem de espuma possa passar por moldagem de estuque - um olho despretensioso não notará a diferença.
- Poliuretano. A espuma de poliuretano é durável e leve, como uma baguete vai durar muito mais tempo do que a espuma. Ele não tem medo da umidade e do ar muito seco, é fácil montar tal estrutura com as próprias mãos. Finalmente, o poliuretano é muito flexível, então muitas idéias de design podem ser utilizadas. É gratificante que os frisos de espuma de poliuretano possam ser pintados, ou seja, a adaptação ao interior ficará completa.
Para cada gosto, para cada carteira - a escolha é grande, às vezes o último argumento é a facilidade de instalação da baguete.
Variedades por método de instalação
A escolha da instalação depende da aparência da estrutura de dentro para fora. A baguete pode ter uma sola plana, uma parte alongada da parede com o teto encurtado e as mesmas bordas para fixação dos cantos. Uma sola plana é uma boa opção para zoneamento de espaços, bem como enquadramento de nichos e objetos. Ela decora perfeitamente as transições de materiais no interior, desenhos, texturas adjacentes.
A segunda opção também é interessante, a baguete permitirá que você ou suba o teto, ou o torne mais pesado. Uma luz de fundo pode ser escondida atrás da segunda baguete, e nenhuma manipulação adicional é necessária. Acontece que a borda superior desce 2 cm horizontalmente - esse é o truque. A parte a ser colada na superfície do teto se tornará o "patamar" da faixa de LED.
Claro que, ao escolher baguetes, é preciso levar em conta muitos pontos - por exemplo, em uma sala grande um grande relevo é adequado, em uma pequena será ridículo. Se linhas verticais extras aparecerem na sala, isso adicionará gravidade a ela, se horizontal - será mais dinâmico. Se você quiser fazer reparos por muitos anos, não pode economizar em baguetes, que sejam feitas de espécies de árvores valiosas.
O comentário foi enviado com sucesso.