Tudo o que você precisa saber sobre molduras de parede

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Dicas de Seleção
  4. Montagem
  5. Exemplos no interior

Este artigo cobre tudo o que você precisa saber sobre molduras de parede. São descritas molduras decorativas de PVC para papel de parede e molduras de alumínio, outras opções e seu uso na decoração de interiores. Também é dada atenção a um tópico sobre como prendê-los à superfície.

O que é isso?

A baguete na parede é um material de acabamento muito usado na prática. Este projeto se parece com uma barra lisa ou perfilada. É usado como moldura decorativa para uma imagem de parede ou espelho. Mas o mesmo item de decoração também é adequado para papel de parede na parede (embora haja uma sutileza aqui que será discutida mais tarde). E alguns decoradores até o usam para montagem no teto.

A rigor, inicialmente tais elementos destinavam-se apenas a pinturas. Agora, com base nisso, eles obtêm:

  • rodapés;

  • molduras;

  • vários tipos de platibandas.

A aparência das baguetes tornou-se significativamente mais diversificada. Porém, mais importante do ponto de vista prático, eles desempenham 3 funções principais:

  • proteção contra estresse mecânico e entrada de água;

  • mascaramento visual de todos os tipos de deformações e seções perturbadas da parede;

  • aumentando a estética geral, complementando o conceito de design.

Visão geral da espécie

As baguetes devem ser divididas convencionalmente em vários grupos, dependendo do material e da largura.

Por material

Uma moldura de parede não é necessariamente feita de madeira. Isso era feito apenas no passado, quando não era possível fazer um design diferente para as mesmas pinturas. Mas a disseminação de tecnologias modernas expandiu significativamente as possibilidades de design. Os modelos de poliuretano são bastante populares. Eles são flexíveis e visivelmente fortes.

Com a ajuda deles, você pode organizar elementos interiores curvilíneos ainda mais complexos. Mas as molduras de parede de plástico mais amplamente utilizadas com base em PVC.

Este produto também é adequado para decorar a junta entre a parede e o tecto falso. Neste caso, a borda de localização da formação de espigão e ranhura é usada.

Modelos de espuma são elogiados por seu orçamento. Mas o preço baixo é sua única vantagem. Polyfoam se quebra e se desintegra com muita facilidade, literalmente a qualquer toque. Você terá que manuseá-lo com cuidado, não apenas durante a instalação, mas também durante o uso posterior. Mas a espuma é passível de aplicação de tintas solúveis em água de secagem rápida e baixo odor.

Vale a pena considerar as características das molduras de parede de alumínio. Estritamente falando, o alumínio puro não é usado lá. Apenas ligas baseadas nele são usadas. Essas estruturas não precisam ser sistematicamente pintadas ou protegidas do ambiente doméstico normal. As ripas à base de liga de alumínio vão mascarar o canto e a costura de montagem, e serão uma excelente decoração para espelho ou pôster.

Esta solução é muito bem-vinda em um ambiente de alta tecnologia.

Por largura

A largura é a principal característica de uma baguete. Dependendo disso, os rodapés são:

  • estreito;

  • ampla.

Existem muitas técnicas de design que ajudam a determinar a espessura do produto em cada caso. Portanto, se a sala tiver pé-direito alto, é melhor arrumá-los com rodapés largos, mas se tiverem menos de 3 metros, usa-se uma baguete estreita. Se você quiser decorar uma porta com moldura, é melhor usar uma versão larga aqui. Em quartos estreitos e longos, os amplos também parecerão mais harmoniosos.

Mas como um elemento independente, por exemplo, para quadros, você pode pegar um material estreito. Mas aqui falamos não tanto do tamanho da moldura, mas sim das dimensões dos cantos da baguete como um todo, em formato completo. Ao avaliar tal indicador, você terá que ser guiado apenas por:

  • próprias preferências;

  • gosto estético;

  • o tamanho das proporções.

No entanto, não vale a pena procurar recomendações prontas. Na verdade, você deve sempre procurar soluções adequadas para uma determinada imagem. E pode aceitar "individualmente" uma moldura de qualquer largura.

E mesmo as proporções podem variar quase indefinidamente. A opinião de muitos clientes de que uma foto pequena em uma baguete grande não ficará bem se baseia apenas no medo e na incompreensão da situação. Programas de visualização de computador ajudam a resolver o problema em parte.

A moldagem de canto é previsivelmente colocada nos cantos das instalações, o que permite que você não "corte" a moldura.

Dicas de Seleção

Em primeiro lugar, é necessário abordar esta ação deliberadamente. O que quer que esteja dentro - uma imagem, ou um ornamento, ou um campo branco vazio - você terá que analisar cuidadosamente todas as sutilezas e aplicar tato artístico. Às vezes, apenas designers profissionais que sabem como encontrar combinações ideais de tons com textura e material são capazes de resolver este problema corretamente. Ao escolher por conta própria, você deve antes de tudo verificar se o produto corresponde à cor em relação a:

  • papel de parede;

  • cortinas;

  • travesseiros.

Mas não é menos importante levar em conta a correspondência entre a cor da moldura e o conteúdo interno. Portanto, se a baguete combinar com a decoração do quarto rosa e não combinar com a área verde do interior, o resultado dificilmente agradará até mesmo as pessoas menos exigentes. Projetos estreitos podem ser perfeitamente combinados com pintura leve, que não difere na dinâmica particular. Eles também funcionam em harmonia com gráficos finos e esboços a lápis. Nesse caso, um contraste completamente orgânico é formado.

Uma moldura de baguete grande pode ser servida de uma maneira completamente diferente. Por dentro deve haver o design mais dinâmico e expressivo. Cores brilhantes e formas geométricas imponentes são incentivadas. Em seguida, ele se ajustará muito harmoniosamente ao trabalho ou ornamento no ambiente criado. As pinturas grandes devem ser colocadas em molduras grandes para enfatizar o significado visual.

Uma baguete larga também pode ser usada para uma tela de tamanho médio. Isso cria um efeito expressivo incomum. No entanto, nesse caso, será necessário um design uniforme de todas as pinturas e gráficos na mesma sala. Na melhor das hipóteses, a textura da baguete e o que está dentro devem combinar.

Até mesmo uma combinação em pinceladas e ornamentos é bem-vinda; em alguns casos, molduras douradas exuberantes parecem boas, enquanto em outros é mais correto substituí-las por designs modernistas.

Ocasionalmente, são usadas molduras um tom mais escuro ou mais claro que o fundo principal. Também se acredita que uma baguete fria é combinada com flores frias e uma quente com cores quentes. Mas há uma exceção a esta regra: a madeira natural combina perfeitamente com uma variedade de tons. No entanto, vale a pena confiar a escolha a executantes qualificados. O resultado vale a pena; e também, galerias de arte tentam oferecer serviços de design gratuitos ao encomendar pinturas delas.

Decoradores experientes não "escolherão uma baguete para a parede". A questão é mesmo que os especialistas podem reconhecer facilmente os gostos de cores do cliente a partir das imagens selecionadas. Portanto, é quase inútil levar em conta a cor dos móveis, papéis de parede, pisos e tetos. Profissionais de verdade sempre inspecionam as instalações antes de recomendar qualquer coisa. Em casos extremos, você não deve nem tirar fotos, mas trazer um fragmento do papel de parede; Por fim, vale ressaltar que às vezes é utilizada uma abordagem eclética.

Montagem

Você pode prender uma baguete na parede usando vários métodos.A decisão depende de como o lado errado é feito. Existem três opções principais:

  • sola plana;

  • bloco oblongo;

  • produto de teto encurtado.

O primeiro tipo deve ser pendurado com o objetivo de:

  • distribuir as zonas na sala;

  • enquadrar objetos ou nichos ao redor do perímetro;

  • mostram transições de áreas que são heterogêneas em material, cor e ornamento.

A segunda opção é mais útil se você precisar elevar o teto ou torná-lo mais pesado. E também permitirá que você prepare uma luz de fundo oculta. A borda superior é baixada apenas horizontalmente. A parte que permite colar a baguete ao teto torna-se uma plataforma de pouso para a faixa de LED.

Alguns dos produtos fornecidos são equipados com calços de canto, que, junto com a função interior, ajudam a evitar o “corte” da baguete e a tediosa junta na esquina, que cansa na maioria das vezes pessoas inexperientes.

Atenção deve ser dada à cola utilizada. No acabamento de uma superfície de gesso cartonado, esta opção é quase ideal. Mas uma tentativa de economizar dinheiro se transforma em consequências sérias e desagradáveis. A cola ruim perderá sua qualidade após 8-12 meses. O corte de canto é melhor feito com uma caixa de esquadria: é essa ferramenta que permite formar a linha mais precisa. Atenção: como as baguetes são feitas principalmente de poliestireno expandido, pode haver uma grande diferença na qualidade, e a própria moldura deve ser escolhida com o máximo de cuidado.

Recomendações:

  • superfícies limpas;

  • faça medições cuidadosas;

  • faça um corte com uma caixa de esquadria com um dente mínimo;

  • verificar a qualidade da junta;

  • pressione a baguete não com os dedos, mas com a ponta da palma da mão;

  • elabore um esquema bem elaborado com antecedência e siga-o.

Exemplos no interior

Bastante bom, embora não seja tão cativante na aparência, baguetes emparelhados de solução com padrões florais leves. Eles ficarão bem em uma parede coberta com papel de parede brilhante. Os cantos arredondados também funcionam bem.

Mas as molduras de parede com uma moldura branca pronunciada também podem ser uma boa escolha.

E é assim que outro tipo de baguete pode ficar no interior. É verdade que muitos designers estão indignados, considerando essa combinação muito desajeitada, mas isso é mais uma questão de gosto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário