Variedades populares de aquímenos
O próprio nome da flor de interior "aquímenes" ("aqueles que têm medo do frio") sugere que esta planta é de países quentes. Sua terra natal é a América Central e a América do Sul, onde Achimenes floresce o ano todo. Na floricultura de interior, são apreciados pela variedade e brilho da paleta de cores que pode decorar qualquer interior.
Peculiaridades
Akhimenes pertence ao gênero de plantas com flores da família Gesneriev. É uma erva de rizoma perene que floresce com belas inflorescências multicoloridas. Esta flor é considerada parente da Gloxinia e da Violeta. É caracterizada pelo brilho e abundância de floração.
O sistema radicular é um rizoma de rizoma coberto por escamas e lembra muito amentilhos de bétula ou cones de abeto. A flor apresenta caules fracos e rebentos fracamente ramificados, recobertos por uma concha de cor verde escura, por vezes com tonalidade avermelhada. Os caules podem crescer verticalmente ou cair e se espalhar.
Ahimenes se distingue pela duração da floração - começa em maio e só termina em outubro. As inflorescências com 5 pétalas podem ser simples ou emparelhadas e são caracterizadas por uma variedade de cores e tonalidades.
A superfície externa das folhas é lisa e brilhante, com nervuras bem salientes. Sua cor pode ser verde profundo, rosado e até carmesim. O lado interno é ligeiramente pubescente. As folhas são oblongas, as bordas são onduladas e finamente dentadas.
O gênero desta flor é distinguido por muitas espécies (cerca de 26), variedades e híbridos criados. Os principais tipos de Aquímenes são subdivididos de acordo com tais características.
- Tipo de crescimento do caule e brotos. Ahimenes são divididos em crescimento reto, semi-ampel e ampel. Nos aquímenes verticais, o caule cresce verticalmente e os rebentos laterais crescem para os lados, formando um arbusto. As espécies de plantas Ampel têm um caule flexível, que é rebaixado, e brotos rastejantes. Em Aquimenes semi-ampeloso, os rebentos crespos requerem uma direção de crescimento.
- Tamanho da planta. A altura da flor pode oscilar entre 25-50 cm.
- Tipo de inflorescências. As flores são simples com pétalas lisas, semi-duplas ou totalmente duplas.
- O tamanho das inflorescências. As flores de Aquímenes podem ser pequenas (2,5-3 cm), médias (3-4,5 cm) e grandes - até 6 cm de diâmetro.
- A cor das inflorescências. O esquema de cores é representado por quase toda a paleta de tons: branco, vários tons de vermelho - do rosa ao bordô, roxo e azul, amarelo e laranja. Pela cor, duas espécies são especialmente distinguidas - candida (branco) e coccinea (tons de vermelho vivo ou vermelho púrpura).
- A forma dos botões. Eles são redondos, alongados ou em forma de sino.
Um lugar especial na diversidade de espécies é ocupado pelas espécies mexicanas e os Achimenes de Erinberg. Uma característica distintiva do primeiro é a cor de suas folhas. Por fora, eles têm uma cor verde rica e a superfície interna é de beterraba. A cor das inflorescências é lilás.
Visualizar Ehrenberg é atípico para o gênero Achimenes. As folhas de alface têm formato de ovo com uma pilha muito grossa (como o algodão) na superfície interna. As inflorescências em forma de sino são pintadas em tons de lavanda.
Variedade varietal
Além das espécies naturais desta flor extraordinária, ainda existe um grande número de variedades criadas pelos criadores.Eles usaram variedades selvagens de Achimenea, e como resultado da hibridação, surgiram inúmeras belas variedades, que se distinguem por grandes inflorescências, aparência extraordinária e até mesmo com cores que não estão em crescimento natural.
Aquimenes dessas variedades são consideradas as mais famosas e amadas entre os cultivadores de flores.
"Yellow English Rose". Um grande número de variedades com uma flor semelhante a uma rosa foram criadas pelo famoso criador romeno Serge Saliba. Esta variedade de aquímenos foi submetida à avaliação dos floricultores em 2012. Pertence ao tipo de aquímenes turcos.
Flores duplas grandes (até 6 cm) exuberantes têm um belo tom amarelo claro puro e bordas com uma linha ondulada e franjada. Para preservar essa cor na cultura, recomenda-se mantê-la em locais com iluminação difusa. Quando mantida em clima fresco, a inflorescência assume uma tonalidade coral cremosa ou suave. Durante a floração abundante, o arbusto requer apoio.
"Double Pink Rose". Esta variedade de aquímenes é caracterizada por uma floração longa, exuberante e abundante. Os rebentos verticais, cobertos por folhas estreitas, ramificam-se bem e formam um arbusto denso mas bem cuidado. Floresce com luxuriantes inflorescências duplas de tom rosado pálido. As flores são bastante grandes.
- "Feito no céu"... É também um look terry. Suas espetaculares inflorescências de cor azul transparente têm um tom lilás indescritível. Ela floresce por muito tempo e profusamente. Folhas com bordas serrilhadas são de cor verde claro. O caule com brotos retos cresce verticalmente. Difere na despretensão, pouco exigente com as condições de detenção.
"Giselle". Uma variedade despretensiosa com floração abundante. Os brotos e o tronco estão eretos. A "Giselle" surpreende pela beleza das suas flores duplas, bastante grandes, de cor rosa coral. Às vezes, as pétalas adquirem um tom de pêssego ou amarelado. As inflorescências podem ser regulares ou irregulares, como se desgrenhadas, em forma.
- Flor de pêssego. Tipo ampelous Ahimenes. A planta é bastante curta, podendo atingir 25 cm de altura, floresce abundantemente, podendo-se amarrar em um galho até 8 botões. As folhas têm formato alongado. Sua superfície externa é verde profundo e a interna tem uma tonalidade bordô.
Flores de tamanho médio (cerca de 3-4 cm) destacam-se intensamente contra o rico fundo verde da folhagem. As pétalas das flores são pintadas em delicados tons de rosa pastel com um matiz lilás, e o meio é roxo com uma mancha amarela pálida. Ahimenez não é caprichoso ao partir.
"Ponto de acesso"... Os brotos estão na vertical. O arbusto tem uma aparência compacta e elegante. Os ramos são cobertos por folhas serrilhadas de cor verde claro. A variedade apresenta flores duplas de tamanho médio de cor amarela intensa com manchas caóticas vermelho-cereja, que se tornam cada vez mais saturadas durante o processo de floração.
A planta se sente bem apenas com iluminação suficientemente intensa, boa aeração e calor exigente. Em baixas temperaturas, as manchas nas pétalas desaparecem.
- Crepúsculo Tropical. A variedade forma um arbusto baixo com processos verticais. As folhas verdes pequenas têm uma borda bem serrilhada. As flores de Terry têm um tamanho médio (até 3,5 cm). A planta se distingue por seu brilho e combinação única de tons de uma ampla gama de cores. Os tons roxos suculentos das pétalas perto do meio da inflorescência adquirem subitamente reflexos laranja e lilás. Essa cor faz com que a flor pareça brilhar por dentro.
As vantagens da variedade, além da cor única, também são consideradas terry estável, plena revelação de seus botões e floração abundante.
- "Cote d Ivoire"... A variedade da coleção de S. Salib pertence à espécie ereta de Achimenes, formando um arbusto de tamanho médio. As flores semi-duplas ficam lindas em folhas verdes.Suas flores são pintadas em cores amarelo pálido (marfim), suavemente transformando-se em um amarelo rico, e a faringe tem manchas marrons com uma tonalidade avermelhada.
As pontas onduladas das pétalas são decoradas com uma delicada borda lilás. As pétalas são capazes de mudar de cor com a mudança de temperatura: da cor pálida ao limão brilhante, e em temperaturas acima de +30 adquirem uma cor lilás.
"Delícia de Stan" refere-se a uma espécie ereta, e mesmo um processo forma um arbusto densamente ramificado com uma haste marrom. A folhagem é de cor verde profundo, a sua superfície interior pintada em tons bordô. Ahimenes tem flores exuberantes e densamente duplas de tamanho pequeno (cerca de 2,5 cm) com uma borda irregular das pétalas.
A deslumbrante cor vermelha carmesim ou escarlate das inflorescências é impressionante. Sua peculiaridade é que os botões se abrem lentamente, lentamente, mas isso é compensado pela duração da floração. Durante o período de floração ativa, algumas inflorescências podem se abrir completamente e alguns botões permanecem densos, não florescendo totalmente.
A planta é pouco exigente em condições de manutenção e cuidado.
- Ambroise Verschaffelt. Esta variedade foi obtida após a hibridização do Achimenes de flor grande natural com a variedade Rinzi. A planta tem brotos fortes, poderosos e resistentes, que são direcionados para cima no início do crescimento e caem com o tempo. As flores grandes possuem pétalas com bordas bem definidas.
A variedade se distingue pela originalidade da cor - finos veios roxos são claramente visíveis nas pétalas brancas, formando uma malha aberta, e o núcleo é coberto por pontos da mesma cor. Portanto, esse aquímeno também é chamado de chintz.
Esta cor torna a variedade única e adiciona apelo estético e decorativo a ela. Com a idade, a flor assume a forma de um arbusto, coberta por uma cascata de inflorescências durante a época de floração.
"Alter Ego" ou "Segundo Eu"... Pertence à espécie ampelous, forma um arbusto alto e ramificado com haste cor de vinho. A variedade surpreende pelo tamanho de suas inflorescências, chegando a 7 cm, bem como pela cor das pétalas das flores duplas, que podem assumir vários tons - do azul claro ao azul profundo de acordo com a iluminação, que se reflete na sua. nome.
A planta forma tantas inflorescências que os brotos não suportam o peso, dobram-se e caem. Portanto, durante o período de floração ativa, é necessário sustentar os ramos.
"Febre amarela". Esta é uma flor com rebentos ampelous. As flores de tamanho médio podem ser duplas ou meio duplas. A cor amarela brilhante ao longo das bordas das pétalas torna-se gradualmente mais clara e, às vezes, adquire tonalidades rosadas. A cor da inflorescência é estável e consistente, e a floração é muito abundante. Exigente às condições de detenção.
- "Last Dawn"... Uma variedade de espécies ampelosas, capazes de se ramificar bem, formando um arbusto compacto e pequeno. As folhas brilhantes são de cor verde claro. As inflorescências de Terry de tamanho grande têm cores extravagantes - do amarelo a todos os tipos de tons de roxo. As bordas onduladas e onduladas das pétalas são pontilhadas com pequenos pontos escuros.
"Last Dawn" pode florescer não apenas flores duplas, mas também flores não duplas. Essas inflorescências têm um núcleo manchado original. As flores de uma planta podem ser de cores diferentes. A razão para esse fenômeno está na propriedade quimérica dessa variedade, que se expressa na capacidade de refletir as mudanças nas condições de detenção (temperatura, iluminação, clima) nas mudanças de cor. Ela floresce por muito tempo e abundantemente.
- Veneza... Um arbusto compacto em miniatura com rebentos curtos e retos, coberto por pequenas folhas verdes claras com pequenos entalhes. Flores pequenas graciosas (cerca de 2,5 cm) podem ser semi-duplas ou totalmente duplas.
O meio das pétalas lilases-violeta brilhantes é amarelo com um amplo halo branco.Flores simples não duplas também podem florescer durante o período de floração. A variedade é pouco exigente para as condições de manutenção e cuidado e até tolera a luz solar direta.
- "Pomar de Pêssegos" - "Pomar de Pêssegos"... A variedade pertence ao tipo ampeloso de Achimenes. O arbusto limpo tem folhas serrilhadas de verde claro de tamanho médio com uma ponta afiada. As inflorescências médias são duplas e semi-duplas. A cor das pétalas com seus delicados tons de amarelo fosco e laranja claro, como o pêssego, enfatizam a graça das flores, que ficam espetaculares contra o fundo verde claro da folhagem.
Na cor pêssego, manchas de tom cereja se destacam intensamente, e ao longo da borda das pétalas há uma borda de uma rica cor rosa. Com luz difusa brilhante e bom cuidado, os botões se abrem melhor e as inflorescências ficam maiores. Os ahimenes desta variedade têm uma floração longa e abundante.
Dicas de cuidados
Ao cultivar essas flores maravilhosas, a tecnologia agrícola é de grande importância. Os ahimenes adoram uma aparência boa e consistente, cujas regras não são tão complicadas. Para que a flor agrade com floração abundante, recomenda-se aderir a tais condições de detenção.
Iluminação e controle de temperatura
Ao contrário de outras plantas de interior, não é recomendado colocar aquímenes no lado sul. A luz solar intensa e brilhante é permitida apenas antes e durante o período de brotamento e sujeita a sombreamento com cortinas de tule. Durante a floração, essa luz forte é contra-indicada. A planta com flores deve ser colocada a alguma distância de uma janela ou no parapeito de uma janela no leste ou oeste.
Mas se os brotos e o caule começarem a esticar, a planta não tem iluminação suficiente. Neste caso, deve ser colocado em um local mais claro.
Também é importante saber que Aquímenes com folhas escuras precisam de muito mais luz solar do que espécimes com folhagem verde clara e variegada.
O regime de temperatura também depende dos ciclos de desenvolvimento da planta: durante o período de dormência, a temperatura não deve exceder +15,18 graus, e durante a floração deve estar dentro de + 22,24 graus. Mas uma transição brusca de um conteúdo quente para um mais frio não deve ser permitida. Isso deve ser feito gradualmente, baixando gradualmente a temperatura. Assim a flor se adapta ao frescor, fica mais forte e pode hibernar com segurança.
Para o efeito, é colocado numa divisão menos acolhedora do que as salas de estar (varanda, alpendre, loggia).
Rega e umidade
Por ser uma planta tropical, os aquímenos internos requerem alta umidade do ar - até 60%. É impossível borrifar os arbustos para aumentar a umidade, pois aparecem manchas nas folhas por causa da água. Você pode aumentar a umidade das seguintes maneiras:
- usar dispositivos umidificadores especiais;
- faça pulverização perto da planta;
- coloque seixos ou musgo especial (esfagno) no estrado e umedeça-os constantemente.
Você também precisa regar a planta de acordo com as regras:
- você só pode usar água decantada, que é ligeiramente mais quente (2-3 graus) do que o ar da sala;
- não se pode derramar água em cima da copa e das inflorescências, basta umedecer o solo embaixo da planta;
- o excesso de água do reservatório deve ser drenado após cada irrigação;
- a rega é interrompida durante a dormência de inverno dos aquímenos.
Composição do solo e cobertura
Nas floriculturas você pode comprar terra pronta, especial para Achimenes. A mistura de envasamento também pode ser feita em casa. Esta planta adora solo leve e ligeiramente ácido. A composição do substrato deve incluir os seguintes componentes: 2 partes de folha de solo, 1 parte de turfa e 1 parte de areia. Ao plantar no fundo do recipiente, deve ser colocado um ralo.
Apenas arbustos floridos precisam de fertilização. O curativo é aplicado com um intervalo de 1 vez em 10-14 dias. Recomenda-se o uso de fertilizantes complexos. A primeira alimentação pode ser aplicada apenas 1,5 meses após o final do período de dormência.
Poda
Podar ou pinçar é um pré-requisito para o cultivo de Aquímenes. Sem ele, você não pode formar um belo arbusto com o formato correto. A planta não se ramifica e forma um grande número de botões. Você precisa apertar os brotos jovens no nível da segunda ou terceira folha. Embora a poda atrase um pouco a abertura dos botões, como resultado, os botões dormentes recebem um impulso para um rápido desenvolvimento.
Transferir
Um arbusto só pode ser transplantado depois que a planta acorda. O arbusto é puxado para fora da tigela, o solo é cuidadosamente removido e os tubérculos - rizomas são liberados. Rizomas antigos são removidos e os jovens devem ser transplantados para cultivo subsequente. Os rizomas devem ser apenas saudáveis, sem sinais de mofo.
Com uma pequena lesão dos tubérculos com mofo, eles são tratados com uma solução fungicida, e com uma extensa, são jogados fora.
O transplante é realizado nesta ordem: um terço da tigela é preenchido com drenagem, depois uma camada de solo e sobre uma pequena camada de areia (cerca de 1,5 cm). Os rizomas são colocados na areia e depois cobertos com o resto da terra.
É aconselhável usar recipientes largos, mas rasos. Não é recomendado plantar aquímenos de várias variedades em uma tigela, uma vez que cada variedade ou espécie tem suas próprias características, e as espécies mais ativas e de desenvolvimento intensivo restringem e enfraquecem os espécimes cujo desenvolvimento começa mais tarde.
Cuidado de descanso
Na vida das flores, um período começa quando a parte terrestre dos aquímenos morre e o sistema radicular continua a viver. Nessa época, os tubérculos são estocados com nutrientes e se desenvolvem.
O estado de dormência geralmente começa nos últimos dias de outubro e dura cerca de 2,5 meses.
Os caules secos precisam ser cortados e a tigela deve ser colocada em um local fresco e escuro.
É possível não regar o solo, mas não é frequente e um leve umedecimento do solo será benéfico. É necessário garantir que o mato não acorde antes do tempo... Neste caso, deve ser colocado em uma sala mais clara, aumentando sua exposição à luz e permitindo que a planta se desenvolva. Mas geralmente o arbusto acorda em fevereiro. Os tubérculos são retirados e verificados novamente e, em seguida, transplantados para uma tigela, substituindo o solo antigo por um novo.
Às vezes, com cuidados inadequados, Aquímenes tem alguns problemas.
Se aparecerem botões marrons no arbusto, na maioria das vezes a planta reage dessa maneira a uma temperatura muito alta do conteúdo. Ao regar com água fria, podem aparecer manchas na folhagem e, se houver excesso de fertilizante, a cultura perde as folhas.
Mas manifestações semelhantes também podem ocorrer quando danificadas por insetos nocivos: pulgões, ácaros, cochonilhas, tripes. Se forem encontrados, a flor deve ser tratada com inseticidas, como "Aktara", "Fitoverm".
Se a folhagem se torna inelástica e mole ou apodrecimento aparece nela, então pode ter ocorrido a doença da podridão radicular. É o resultado de uma rega inadequada. Com manchas nas lâminas das folhas, as manchas aparecem na primeira cor clara, que depois se tornam marrons. Nesse caso, recomenda-se o uso de fungicidas.
O esforço despendido na partida não será em vão - Achimenes agradecerá com uma floração bonita, brilhante e viçosa, que irá deliciar os olhos por muito tempo.
Para os segredos do atendimento bem-sucedido de Achimenes, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.