Agapanthus: descrição das espécies, regras de plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Cuidado
  4. Aterrissagem
  5. Doenças e pragas

Agapanthus é uma planta perene com flores ornamentais. Com ela, qualquer canteiro ficará mais pitoresco - a planta é caracterizada por uma folhagem abundante e suculenta, flores delicadas e perfumadas. Adequado para cultivo interno e interno. Não há dificuldades particulares para plantar e cuidar dos agapantos, o que permite quebrar canteiros de flores exuberantes, mesmo em um apartamento.

Descrição

A origem do agapanthus é a África do Sul e Central. Agora, a flor representa uma família separada de Agapanths, mas inicialmente os cientistas assumiram a relação do Agapanthus com as famílias da cebola, amarílis e lírio.

O nome da planta em latim é derivado das palavras "agape" e "anthos", que significa "flor do amor". Na natureza selvagem no sul da África, o agapanthus cresce na costa e nas encostas das montanhas. Tons de azul no tom da água do mar são uma visão fascinante de se olhar.

A planta tem um sistema radicular raso, mas rasteiro e carnudo. A maior parte está perto o suficiente da superfície da terra. As folhas do agapanthus são de cor verde escuro, atingindo 70 cm de comprimento, nos intervalos entre a floração, a "flor do amor" continua a libertar folhagem fresca, formando um arbusto verde luxuriante.

No início do período de floração, pedúnculos fortes aparecem com 50 a 120 cm de altura. Logo, uma grande inflorescência arredondada com um diâmetro de 25-40 cm é formada em cada um deles.

As flores de agapanto têm formato de funil, lembrando sinos, e as opções de cores são diferentes: do branco ao índigo.

Uma inflorescência consiste em um buquê de cem botões. Cada flor cresce a partir do topo do pedúnculo em uma haste separada.

O comprimento da flor na inflorescência é de cerca de 5 cm. Devido ao fato dos botões florescerem alternadamente, o agapanthus fica por muito tempo em estado de floração. O período de floração é de julho a outubro. Uma caixa com sementes aparece em um pedúnculo desbotado.

Muitos produtores praticam o cultivo caseiro do lírio africano. Em casa, a flor traz não só prazer estético, mas também benefícios, livrando o ar do mercúrio e de micróbios patogênicos. O gênero de agapanthus não é muito rico em variedades, mas no processo de polinização cruzada de flores, às vezes aparecem híbridos únicos.

Tipos e variedades

As variedades mais comuns podem ser selecionadas de espécies africanas, guarda-chuva, orientais ou em forma de sino. Os representantes do gênero diferem no crescimento dos pedúnculos, na forma e na cor dos sinos e das placas das folhas.

A dificuldade em identificar variedades está justamente na presença de muitos híbridos. A obtenção de um aspecto interessante pode ser conseguida através do cruzamento de diferentes variedades de agapantes. Oficialmente, existem cinco variedades de agapanthus. Mas a polinização oferece aos produtores muito mais escolha entre as variedades híbridas.

  • Em forma de sino. Ele difere em uma roseta decídua ligeiramente mais curta do que o resto do gênero. A cor das pétalas é púrpura profundo. Afasta as folhas no inverno.
  • Africano. Variedade perenifólia, atingindo 60 cm de altura, no local é tradicionalmente cultivada em vasos volumétricos profundos e não em campo aberto. As pétalas são azuis, às vezes lilases, raramente estrias de leite são observadas nelas.
  • Guarda-chuva. Planta de até 75 cm de altura com flores azul-azuladas. Caso contrário, todos os sinais são idênticos às espécies africanas. Também conhecido como "lírio africano" ou "beleza abissínio".O Agapanthus "azul" perene alto também pertence à espécie guarda-chuva. As flores são de um azul profundo, em forma de sino, com cerca de 3,5 cm de diâmetro e florescem de julho ao primeiro mês do outono. Ótimo para crescer no peitoril de uma janela ou em um jardim.
  • Oriental. Evergreen com botões roxos opacos e folhas mais curtas. Cresce até 1 metro de altura.
  • Fechado. A espécie mais alta atinge 1,5 metros com o período de floração mais longo (até os últimos dias de outubro). Recebeu este nome devido ao formato "snickshey" dos botões, uma vez que não florescem completamente. Em cores - de tons de azul a quase tinta.

    Os híbridos de lírio africano são perenes ou decíduos. Entre as variedades mistas, várias são as mais populares.

    • Liliputiano. 30 cm de altura, com flores roxas escuras.
    • Peter Pan... Uma espécie anã com sinos da cor do céu.
    • "Albidus". Uma planta com flores brancas como a neve e uma mancha vermelha no perianto.
    • "Albus" e "Albus Nanus"... Variedade alta e anã com inflorescências brancas.
    • "Variegata". Um híbrido alto com flores azul-celeste com listras brancas.
    • Qualidade de estrela. A principal diferença é o pedúnculo "nu" de um metro de comprimento, sobre o qual florescem sinos roxos, azuis ou baunilhados.
    • Pinóquio. Variedade de altura média com pétalas de cor índigo. Tradicionalmente considerada uma planta de casa.

    Cuidado

    Agapanthus é perfeito como flores de borda ao lado do tenaz, dicentra, arabis, gravilat. A planta produz fitoncidas. Suas propriedades antibacterianas são superiores às do alho. Mas, ao contrário dele, a flor tem um cheiro perfumado.

    Mas, para que a beleza abissínia se desenvolva plenamente, ela precisa fornecer cuidados de qualidade. Isso se aplica a quaisquer condições de cultivo. Para o processo normal de vida, a planta precisa de rega regular, solo fracamente ácido ou neutro, ar quente e luz solar.

      As plantas jovens são transplantadas anualmente e os adultos - uma vez a cada três anos. O transplante deve ser suave para não ferir os rizomas. Certifique-se de ter material de drenagem no fundo da panela.

      Durante o transplante, é permitido se reproduzir dividindo a raiz. Este é um procedimento muito simples: basta plantar o delenki em vasos e aguardar o enraizamento. Não são necessários vasos grandes - uma planta jovem é melhor em um recipiente pequeno. O solo para transplante é misturado com húmus e turfa (em duas partes) e areia com solo frondoso (em uma parte).

      Ao contrário da maioria das plantas com flores, uma flor de agapanthus adulta precisa de um vaso espaçoso. Em condições restritas, a planta enfraquece e pode parar de crescer. A drenagem também é necessária ao transplantar para um novo vaso. É despejado pelo menos 2 centímetros até o fundo, antes de encher o recipiente com solo levemente ácido e nutritivo.

      No transplante, as raízes devem ser parcialmente liberadas do solo aderente. Às vezes, é aconselhável cobrir a camada superior com turfa e grama. Isso evita o ressecamento.

      Regras básicas para atendimento domiciliar:

      • o agapanthus é transplantado para um vaso ou barril espaçoso;
      • uma camada de drenagem é necessária na parte inferior, pedra britada (seixos) é adequada;
      • no inverno, o ar não deve ser superior a +15 graus;
      • na estação fria, raramente é necessário regar, na forma de molhar o solo para evitar que as raízes sequem;
      • na primavera, é melhor transferir o recipiente com uma flor para um parapeito de janela ensolarado ou para outro lugar iluminado e mudar para rega abundante até meados do outono;
      • nos dias de verão, o lírio africano precisa de ar puro, por isso é recomendável levar a planta fora de casa o dia todo.

      Aterrissagem

      O lírio africano pode ser propagado de duas maneiras.

      • De sementes. As mudas são semeadas em março no solo misturado com areia. Polvilhe as sementes com terra, borrife e cubra com vidro.É necessário garantir que o solo não seque, para manter sua umidade. Mudas requerem ventilação diária - recomenda-se retirar o vidro meia hora por dia. Quando os brotos eclodem e ficam um pouco mais fortes, é hora de plantá-los em vasos individuais.
      • Divisão de raízes. Essa manipulação é combinada com um transplante de agapanthus na primavera. É aconselhável separar as partes médias, pois existe a possibilidade das pequenas não florescerem ou não criarem raízes. O plantio é realizado em solo úmido preparado.

      Crescendo flores em campo aberto.

      O amor da planta por um clima ameno indica sua imunidade ao frio. A temperatura, que caiu abaixo de +10 C, sinaliza a necessidade de se tomar medidas para abrigar a flor. Para tal, é adequada uma caixa salpicada de areia ou serradura por cima.

      Em regiões onde o inverno apresenta uma natureza severa, antes do início das geadas, uma planta da família Agapant é desenterrada, identificada em uma caixa e levada para casa no inverno. Com a chegada da primavera, a flor é devolvida. Jardineiros da região de Moscou também praticam agapantos no inverno em uma sala com temperatura amena, já que os invernos no clima local passam com uma marca negativa no termômetro.

        É importante saber que a falta de iluminação contribui para o alongamento excessivo do caule do lírio africano. Isso pode quebrar, então a planta precisa de um suporte ou amarração.

        Princípios de plantio ao ar livre.

        • A área do jardim onde o agapanthus é plantado deve ser bem iluminada. É melhor plantar em uma área com pouca sombra, longe da luz solar direta.
        • A planta apresenta excelentes resultados de desenvolvimento na estação fria. A temperatura de + 10-12 C é muito confortável para o lírio africano, apesar de ser uma planta bastante quente e amante da luz.
        • Não há necessidade de hidratar a planta adicionalmente. Maior umidade do ar é necessária apenas em climas quentes. Pulverizar ou lavar com um banho quente todos os dias dará à planta a umidade necessária. A água deve ser macia para que não fiquem vestígios de estrias de calcário nas lâminas das folhas suculentas. Você deve tentar não molhar as próprias flores durante a rega. A água presa nas pétalas pode fazer com que murchem.
        • A rega abundante é necessária desde o início da primavera até meados de outubro. Em seguida, ele é reduzido gradualmente.

        Doenças e pragas

        A planta teme o encharcamento do solo, causando o apodrecimento das raízes. A flor sinaliza isso amarelando as folhas. Portanto, é muito importante observar o regime de irrigação correto.

        No verão, deve ser regular e moderado, e no inverno - mínimo, mas o solo não deve secar.

        A cárie radicular requer um transplante de emergência, remoção das áreas afetadas e tratamento das seções com preparações fungicidas.

        Uma planta da família Agapant é suscetível ao ataque de pragas de insetos: ácaros, tripes, cochonilhas, pulgões, cochonilhas. Eles se instalam na folhagem e bebem seiva da planta, de modo que podem ser detectados pelas folhas alteradas, pelo aparecimento de pontos, manchas, ácaros e teias de aranha esbranquiçadas sobre eles, caroços semelhantes ao algodão da cochonilha.

        A remoção de pragas, antes de tudo, deve ser mecânica: limpe as folhas com um algodão umedecido em álcool ou água com sabão.

        Então você vai precisar de solo e cultivo de plantas. preparação inseticida.

        Outro incômodo pode ocorrer na forma de caracóis e lesmas. Essas pragas são especialmente ativas à noite. Não será supérfluo instalar luzes noturnas no jardim para assustar. Um remédio popular também ajuda - uma grande casca de ovo espalhada ao redor da flor.

        Se você cuidar bem dos agapantos, a planta não para de encantar ano após ano com sua beleza natural maravilhosa.

        Para obter informações sobre como cuidar dos agapantos, veja o vídeo abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário