Cultivo e variedades comuns de damasco

Contente
  1. Descrição
  2. É uma baga ou uma fruta?
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Fatos interessantes
  8. Damasco em paisagismo

Árvores altas de damasco podem ser vistas nas regiões quentes e frias do país. É uma das plantas mais comuns e muito valorizada por suas propriedades decorativas e produtividade. Com os devidos cuidados, essas árvores vivem por várias décadas e por muito tempo deliciam os donos do sítio com deliciosos frutos.

Descrição

Damasco comum pertence à família rosa. A pátria desta árvore está no Oriente. Na Rússia, as árvores de damasco começaram a ser cultivadas apenas no século XVII. Originalmente, a planta também era conhecida como planta de folhas amarelas. O damasco comum é resistente ao calor e ao frio. É pouco exigente para a composição do solo, pois possui um poderoso sistema radicular. Portanto, a árvore cresce bem em todas as condições.

A planta pode crescer até 8 metros de altura. Mas a maioria das árvores decíduas são mais curtas. A altura média dos damascos é de 4 a 5 metros. Seus troncos são cobertos por uma casca lisa marrom-avermelhada. Com a idade, começa a escurecer e rachar. A exuberante copa da árvore é decorada com folhas arredondadas e alongadas. Sua superfície é brilhante.

Na primavera, pequenas flores aparecem no fundo da folhagem verde. Eles atingem 2-3 centímetros de diâmetro. Sua cor pode ser branco puro ou rosa pálido. Como regra, os botões de damasco florescem na segunda metade da primavera. Nesse período, a planta fica muito bonita.

Após o término da floração, os frutos são formados no local da inflorescência. Eles são arredondados. A cor do fruto do damasco é laranja. Seu tamanho depende das características varietais da planta. Dentro da fruta existe uma grande pedra. Eles amadurecem em julho-agosto. O damasco comum vive cerca de 70-90 anos. Começa a frutificar aos três anos, a frutificação dura cerca de 30 anos.

É uma baga ou uma fruta?

Muitos jardineiros que cultivam damascos em seu site não sabem se seus frutos são frutas ou bagas. Botanicamente, eles são uma fruta de caroço... Isso se deve ao fato de que dentro de cada fruta existe um osso, que se separa facilmente da polpa.

No entanto, os damascos, como as ameixas ou cerejas, ainda são chamados de bagas pela maioria dos jardineiros. Isso se deve ao seu tamanho e aos tempos de frutificação das árvores.

Aterrissagem

Recomenda-se plantar damascos em áreas ensolaradas. O solo da área selecionada deve ser leve, com acidez neutra. Recomenda-se plantar damascos em terreno aberto na primavera. Nesse caso, ele terá tempo de se enraizar antes do início do frio.

Nesse caso, o local para o plantio de uma muda jovem deve ser iniciado para ser preparado no outono. Para fazer isso, na área selecionada, você precisa cavar um buraco de 80x80 cm de tamanho e colocar um pino no centro. Ele deve se projetar 70 centímetros acima do solo. Para evitar a estagnação da água e o apodrecimento das raízes, o fundo do poço é coberto com uma camada de tijolo quebrado ou entulho.

Em seguida, o solo fértil é misturado com turfa ou húmus na proporção de 2: 1. Cinzas de madeira pura podem ser adicionadas à mesma mistura.

O solo rico em nutrientes é despejado de volta na cova. Nesse formulário, o site fica até a primavera.

Com o início do calor, um novo buraco é cavado na terra assentada. As raízes da muda devem caber sem dobrar... Antes de plantar uma planta, seu rizoma deve ser examinado cuidadosamente. Não deve haver partes podres ou secas nele.Antes do plantio, o rizoma de damasco deve ser mergulhado em um recipiente com uma mistura de argila e verbasco. Depois disso, ele pode ser movido para o poço.

Em seguida, as raízes da planta devem ser cobertas com terra. O solo deve ser compactado com firmeza e regado. Normalmente, são necessários cerca de dois baldes de água para regar uma planta. Deve ser bem conservado e bastante aquecido. Quando a umidade é absorvida pelo solo, a árvore deve ser amarrada a uma estaca que foi cravada no solo na queda.

Cuidado

É muito simples cuidar do damasco comum.

Rega

Esta planta tem boa tolerância à seca. Mas, sem umedecimento regular do solo, o damasco cresce devagar e não dá frutos bem. Portanto, as plantas devem ser regadas antes da floração, após o aparecimento dos ovários e durante o período de formação dos frutos. Além disso, a terra é irrigada em agosto e no início do outono.

Para irrigação, vale a pena usar água decantada. Deve ser derramado no círculo próximo ao barril.

Top curativo

A alimentação oportuna ajuda a aumentar o rendimento do damasco. Normalmente, as árvores são fertilizadas duas vezes por temporada.

  1. Na primavera... Durante este tempo, os jardineiros usam fertilizantes de nitrogênio. Eles são introduzidos no solo antes da floração. Além disso, isso ajuda a proteger a árvore de doenças comuns.

  2. No outono... Este é o enfeite superior mais importante. No outono, costuma-se colocar fertilizantes orgânicos no solo. Isso pode ser turfa, composto ou estrume podre. Se o solo no local for pobre, o damasco é alimentado com esses produtos anualmente. Caso contrário, fertilizantes orgânicos podem ser aplicados ao solo a cada 4-5 anos.

Um excesso de nutrientes afeta negativamente o estado da planta. A árvore começa a crescer ativamente em sua copa. Ao mesmo tempo, as frutas permanecem pequenas e insípidas.

Poda

A poda regular também beneficia as plantas. Portanto, o damasco é cortado a partir do primeiro ano de vida. Existem vários tipos básicos de aparas de madeira.

  1. Formativo... Este procedimento ajuda a formar uma coroa limpa. Normalmente tem o formato de uma bola. Este procedimento pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono. Uma atenção especial deve ser dada à formação da coroa nos primeiros anos de vida do damasco.

  2. Regulatório... A essência desse procedimento é remover galhos que interferem no desenvolvimento normal da fruta. No processo, todos os brotos em crescimento impróprio são removidos. Além disso, galhos grandes são aparados para criar sombra. A regulagem da poda geralmente é feita ao mesmo tempo que a poda de modelagem.

  3. Sanitário... Este procedimento ajuda a curar a árvore. No processo, todos os brotos congelados, secos e quebrados são removidos. Ao mesmo tempo, os ramos saudáveis ​​são encurtados. Recomenda-se podar as árvores desta forma na primavera. No verão ou no outono, o procedimento pode ser repetido. Mas eles fazem isso apenas se a planta estiver doente.

A poda deve ser feita com ferramentas de jardim desinfetadas. Os locais dos cortes devem ser cobertos com verniz de jardim.

Wintering

O damasco comum é uma planta resistente ao inverno. Portanto, se os invernos na região são quentes, não há necessidade de isolar as árvores. Apenas mudas jovens precisam de isolamento. O solo ao lado de seus troncos é coberto com folhagens. A base da árvore é amarrada com ramos de abeto. De cima, ele é enrolado em spunbond. Isso permite proteger a planta não só do frio, mas também de roedores.

Reprodução

Você pode propagar damascos em vários nas formas principais.

  • Estacas... Os rebentos verdes são cortados de árvores jovens saudáveis. Os ramos são cortados em pequenas estacas. Cada um deles deve ter 3-4 folhas verdes. As estacas preparadas são imediatamente plantadas em um recipiente com substrato. As plantas têm raízes durante todo o verão. No outono, eles são transferidos para a adega, onde são armazenados até o início do calor. Na primavera, as estacas enraizadas podem ser plantadas em terreno aberto. É melhor plantá-los imediatamente em um local permanente.

  • Camadas de ar... Primeiro você precisa selecionar um galho saudável. Na borda, você precisa encontrar um local de onde a casca será cortada. O galho é dobrado ao solo e colocado em uma trincheira preparada com antecedência.Em seguida, é polvilhado com solo fértil. O ramo também cria raízes durante todo o verão. No outono, deve ser cortado da planta-mãe. A muda deve ser plantada em vaso e retirada para o inverno na adega. A temperatura deve estar entre 6 e 8 graus. Na primavera, uma árvore jovem é plantada na área selecionada.
  • Underwire... As sementes de damasco são obtidas de frutas maduras e suculentas. Por um dia, os ossos ficam embebidos em água. Depois disso, eles são dispostos na ranhura. A distância entre os ossos individuais deve estar dentro de 10 centímetros. De cima, as sementes são borrifadas com terra misturada com húmus e cobertas com folhagem seca. Na primavera, brotos verdes aparecerão neste site. Durante o verão, eles vão crescer e, no outono, podem ser transplantados para um lugar permanente. As árvores cultivadas com pedra começam a dar frutos apenas 5-6 anos após o plantio. Mas eles se distinguem pela boa resistência a doenças e mudanças de temperatura.

Os brotos das raízes também podem ser usados ​​para propagar árvores. Mas esse método não é muito popular entre os jardineiros.

Doenças e pragas

Várias doenças e pragas interferem no desenvolvimento normal e na frutificação do damasco comum. Para proteger suas árvores, muitos jardineiros as borrifam com uma solução de sulfato de cobre na primavera. Mas essa medida preventiva nem sempre ajuda.

Muitas vezes crescendo no jardim, os damascos afetam as seguintes doenças.

  • Moniliose... Como resultado da doença, a casca fica coberta por crescimentos cinza claro. A folhagem ao mesmo tempo escurece e cai. Se uma árvore frutífera estiver doente, você não deve contar com uma boa colheita. A maioria das frutas seca ou apodrece antes de amadurecer. Você precisa lutar contra a doença radicalmente. Todos os galhos danificados devem ser removidos e queimados. O tronco e a copa devem ser tratados com líquido bordalês.

  • Mancha bacteriana. Manchas escuras aparecem na superfície da folhagem de árvores doentes. Com o tempo, ele cai. A mesma coisa acontece com frutas. Os damascos infectados são tratados com sulfato de cobre. Isso ajuda a salvar a planta selecionada.
  • Terapia de goma... Freqüentemente, podem ser vistas rachaduras na casca, de onde sai um líquido viscoso âmbar. Com o tempo, ele congela. Se você notar uma gengiva endurecida, ela deve ser cuidadosamente limpa com uma faca de jardim. Depois disso, a área afetada deve ser lubrificada com verniz de jardim.
  • Câncer bacteriano. A casca que cobre os galhos e o tronco começa a rachar. Com o tempo, a planta enfraquece e começa a dar frutos piores. Ao iniciar o combate à doença, todos os ramos afetados devem ser cortados. Os pontos de corte devem ser tratados com verniz de jardim com adição de fungicida.
  • Mosaico de fita. Esta doença se manifesta na primavera. Finas listras amarelas são visíveis na folhagem em flor. Eles crescem com o tempo. Isso leva à morte dos lençóis. Para salvar a planta, o tronco nesta fase é tratado novamente com uma solução de sulfato de cobre.

Entre todos os insetos que vivem no jardim, as seguintes pragas são o maior perigo para os damascos.

  1. Pulgão... Esses pequenos insetos prejudicam muitas plantas de jardim. Eles se instalam na parte inferior da folhagem e se alimentam de sua seiva. Por causa disso, as folhas começam a se deformar e desbotar. Plantas danificadas são significativamente enfraquecidas. Para evitar isso, as plantas são tratadas com soluções aromáticas. Pode ser uma infusão de topos de tomate, alho ou malmequeres. Se houver muitos pulgões na área, inseticidas como Aktofit ou Boverin podem ser usados ​​para combatê-los. É necessário pulverizar a parte inferior da folhagem com esses produtos. Durante o período de frutificação, eles não podem ser usados.

  2. Mariposa... As borboletas jovens não prejudicam os damascos. Mas suas lagartas se alimentam da seiva da folhagem dessas árvores. Isso acontece na primavera. Para salvar suas árvores frutíferas, o jardineiro precisa colher e destruir as folhas caídas no outono. Afinal, é nele que as lagartas dessas pragas passam o inverno.

  3. Hawthorn... Como no caso da mariposa, as lagartas dessas borboletas representam um perigo para a planta. Eles roem buracos enormes na folhagem. Você tem que lidar com as faixas manualmente. Eles são coletados à noite e imediatamente destruídos.

Fornecer à árvore uma boa proteção contra doenças e pragas não terá problemas com a frutificação.

Fatos interessantes

Os amantes das árvores de damasco terão interesse em aprender alguns fatos interessantes sobre essas plantas e seus frutos.

  1. Os imperadores bizantinos acreditavam que beber suco de damasco fresco poderia prolongar a vida de uma pessoa.

  2. Os jardineiros costumam cruzar damascos com outras frutas. Normalmente, são utilizadas ameixas de diferentes variedades para este fim.

  3. Quando secos, os frutos do damasco quase não perdem suas propriedades benéficas. Portanto, os damascos secos são recomendados para serem incluídos na dieta de adultos e crianças.

  4. Os grãos de damasco são usados ​​como matéria-prima para a preparação de maçapões. Em termos de características, são semelhantes às amêndoas amargas.

  5. Existe um damasco preto na natureza. Esta planta é um híbrido de damasco comum e ameixa cereja.

  6. Os armênios chamam esta árvore de sua planta nacional. Em muitos outros países, também é conhecida como a “maçã armênia”.

Os frutos das árvores de damasco são considerados dietéticos. Mas as pessoas com diabetes não devem usá-los.

Damasco em paisagismo

Um damasco despretensioso, mas bonito, costuma ser plantado em parcelas pessoais. Geralmente é colocado próximo a outras árvores frutíferas. Em plantações isoladas, o damasco também parece muito bom. Na primavera, ele agrada os jardineiros com sua floração. No verão, é decorada com suculentas frutas laranja e, no outono, com folhagem amarelada.

Na maioria das vezes, essas árvores são plantadas ao lado de gazebos ou na borda do local.

No círculo próximo ao caule do damasco, arbustos ou flores que amam a sombra podem ser localizados. O principal é que não retiram do solo os nutrientes de que a própria árvore necessita.

Em geral, cultivar damascos comuns é muito fácil. Com os cuidados adequados, o jardineiro poderá desfrutar de sua aparência e frutos por mais de uma década.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário