Como crescer um damasco?

Contente
  1. Como escolher uma variedade?
  2. Quando plantar?
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Árvores de damasco são encontradas em quase todos os canteiros de jardim. Essa popularidade se deve à despretensão das plantas, facilidade de manutenção. Além disso, os frutos maduros têm um sabor excelente, pelo que não só são consumidos frescos em grandes quantidades, como também utilizados para compotas e outras preparações. Se você também decidiu cultivar tal árvore no site, neste artigo você encontrará todas as informações de que precisa.

Como escolher uma variedade?

Existem muitas variedades diferentes de damasco. A principal diferença está no tempo de amadurecimento. Vamos construir sobre isso.

Cedo

Essas variedades dão frutos já no primeiro ou segundo mês do verão. A sua particularidade reside no facto de resistirem perfeitamente ao frio, pois os primeiros botões podem despertar mesmo durante o período de geadas recorrentes. Vamos descrever algumas boas subespécies iniciais.

  • "Lel". É uma variedade capaz de autopolinização, mas seu rendimento não é muito alto. Os frutos são uniformes e bonitos, uma planta produz cerca de 20 kg. A primeira coleta pode ser feita no 3º ano de vida da árvore.
  • "Tsarsky"... A variedade é notavelmente resistente ao frio, e a quantidade média de frutos por árvore chega a 30 kg. Além disso, a planta é resistente a muitas doenças.
  • "Alyosha". Esta é uma das subespécies mais procuradas. Muito fácil de cultivar, agrada com colheitas decentes. Os frutos são agridoces.
  • "Melitopol cedo". A árvore tem uma copa em forma de pirâmide e seus frutos são doces e grandes.

Eles também se distinguem por um aroma sutil e muito agradável. A árvore praticamente não está doente com nada.

  • "Russo". É uma variedade com indicadores de rendimento muito decentes. Via de regra, uma dessas árvores é capaz de produzir 80 kg de frutos.

Mas deve-se ter em mente que a prevenção de doenças para o "russo" é obrigatória.

Meia temporada

As variedades pertencentes a este grupo frutificam nos meses de julho e agosto. Eles são recomendados para serem plantados nas regiões do sul, com meses de verão consistentemente quentes. Vamos considerar as variedades mais interessantes.

  • "Aquário". As árvores desta variedade crescem em altura - cerca de 6 metros. Os indicadores de rendimento são muito bons - 50 e mais quilos por planta. A espécie não resiste bem a pragas, por isso necessita de medidas preventivas.
  • "Hardy". Esta variedade começa a dar frutos no final do verão. Os rendimentos são sempre bons e, se vierem as geadas, o damasco sobreviverá facilmente. Porém, pela primeira vez, será possível saborear seus frutos apenas a partir do 5º ano de cultivo.
  • "Mel". Os rendimentos da variedade descrita são pequenos, mas o sabor da fruta supera qualquer expectativa. Você precisa plantar uma árvore ao lado dos polinizadores, pois ela não pode transferir o pólen por conta própria.
  • "Polessky de frutos grandes"... Vai se tornar uma variedade favorita para quem prefere frutas grandes. Dá muita colheita, mas os damascos devem ser colhidos na hora certa, pois rapidamente se transformam em carniça.
  • "Yaltynets". Variedade bastante popular, muito comum. Produz frutos grandes, doces e com aroma forte. Despretensioso para crescer, adequado para iniciantes.

Atrasado

Essas variedades são recomendadas para quem pretende iniciar o processamento ou comercialização de damascos. As árvores dessas variedades são muito resistentes, pois no início do outono o clima já se torna mutável, a quantidade de sol diminui. Agora vamos nos deter nas opiniões.

  • "Favorito". Esta árvore deve ser plantada em regiões quentes. Os frutos são pequenos e têm um sabor muito bom.Não será possível fazer muita colheita, mas será o suficiente para colher. O damasco resiste perfeitamente à geada.
  • "Fagulha". Uma variedade maravilhosa com frutas de tamanho médio. Os rendimentos são estáveis, os frutos são moderadamente ácidos. Começa a dar frutos no 5º ano de crescimento.
  • "Melitopol atrasado"... Uma subespécie muito produtiva, encontrada com mais freqüência do que outras variedades tardias. Excelente resistência a doenças, mas precisa de abrigos de inverno. Os frutos desta variedade sempre podem ser encontrados nos mercados do país.
  • "Sucesso"... Esta variedade resiste melhor ao gelo do que outras. Seus frutos são amarelos, e no lado voltado para o sol, pequenas manchas vermelhas estão bem espalhadas. A árvore não precisa de polinizadores.
  • "Kostyuzhensky". A variedade é plantada em áreas com outono quente, caso contrário, ela amadurece lentamente. Produz lindos frutos salpicados de laranja, doces e saborosos.

Além do tempo de maturação, na hora de escolher, vale a pena considerar o seguinte:

  • a capacidade de autopolinização;
  • exatidão ao solo e cuidado;
  • capacidade de resistir ao gelo.

Separadamente, vale a pena observar as variedades que são mais bem adaptadas para o cultivo na região de Moscou. Além de "Hardy" e "Honey", serão as seguintes variedades:

  • "Bochechas vermelhas";
  • Triunfo do Norte;
  • "Snegirek".

Quando plantar?

É muito fácil determinar a época do plantio de um damasco, basta levar em consideração o clima da área de cultivo. Portanto, na Sibéria e nos Urais, é recomendável pousar no início da primavera. Normalmente é início de abril, é preciso escolher o momento para que os botões ainda não tenham florescido. Essa tecnologia deve ser seguida em todas as regiões do norte.

Na parte sul da Rússia, o plantio no outono é permitido. O procedimento é realizado no início de outubro, então antes do início do frio a muda está totalmente adaptada.

Quanto à zona intermediária da Federação Russa, tanto o plantio na primavera quanto no outono serão apropriados aqui. Não há diferença entre as datas, já que o clima ameno permite que as mudas criem raízes sem problemas.

Aterrissagem

Antes de plantar damasco é muito importante escolher o local certo para o crescimento desta cultura... A planta não tolera falta de sol, por isso é plantada nos locais mais iluminados, mesmo ou ligeiramente elevados. A cultura não tem muito medo de correntes de ar, mas o vento não deve ser muito forte e frio.

O damasco não gosta de solos ácidos, alcalinos ou salgados. O melhor é plantar em solo fértil, leve e com baixa acidez.... O solo argiloso também é bom, mas não argiloso e muito úmido.

A estagnação das águas subterrâneas deve ser evitada, caso contrário, as raízes da cultura apodrecerão rapidamente. Se eles estiverem próximos, você precisa escolher outro local ou providenciar uma boa drenagem.

Além de escolher um local, você também deve colher uma boa muda. Se você comprá-lo do berçário, deve ter um cuidado especial. Portanto, uma planta jovem deve ser vacinada. Se não estiver lá, então esta é uma simples muda selvagem. O sistema radicular do espécime selecionado deve ser razoavelmente desenvolvido e bem ramificado. Isso significa que as mudas foram cuidadas. O tronco não pode apresentar rachaduras, estrias, casca descascada.

Independentemente das datas de plantio escolhidas, o poço deve ser preparado no outono para que a terra tenha tempo de se acomodar e ficar saturada de elementos úteis. O diâmetro e a profundidade da cova devem ser de 80 cm, esses parâmetros são ótimos para mudas com a idade de um ano.

Se a planta for mais velha ou mais jovem, os indicadores deverão ser ajustados de forma independente, levando em consideração o tamanho do sistema radicular.

Tendo cavado um buraco, um suporte é instalado em seu centro. Deve ter uma certa altura para que, após o plantio da planta, fique uma estaca de 0,5 metro na superfície.... A parte inferior do furo é forrada com uma camada de cascalho - será um sistema de drenagem. Além disso, 1 parte de húmus (pode ser substituído por turfa), superfosfato (0,5 kg), cinza de madeira (2 kg) é retirada para 2 partes do solo extraído da cova.Tudo tem que ser misturado e depois devolvido à cova, e com um slide. O encolhimento necessário ocorrerá até a primavera, e a muda enraizará perfeitamente. Se o pouso for planejado para o outono, a cova deve ser preparada em um mês.

Prepare a muda 24 horas antes do plantio.... Ele é examinado, removendo raízes secas não viáveis ​​e, em seguida, colocado na água. Depois que a planta estiver saturada de umidade, as raízes precisarão ser brevemente baixadas para uma caixa de vibração - este é um produto que consiste em argila líquida e esterco. Depois de concluído o processo, a planta é colocada em um buraco pré-cavado. As raízes são bem esticadas para evitar estragos no caroço, após o que o jovem damasco é coberto com terra, não se esquecendo de o bater levemente. Nesse caso, o ponto de crescimento deve estar localizado 5 cm acima do nível do solo. Após o plantio, a planta é regada com 20 litros de água. Você pode amarrá-lo a um suporte depois de algumas horas, quando o líquido é absorvido e o ponto de crescimento cai no chão.

Cuidado

Cultivar um damasco saudável não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista.... Mas cuidar de uma árvore jovem deve ser meticuloso, pois a muda só se adapta às novas condições. Quanto mais velha a árvore, menos cuidados ela precisa. Considere as principais etapas do cuidado de uma muda.

Rega

A maioria das variedades de damasco tolera bem a seca, mas ainda é impraticável fazer experiências com rega, uma vez que afetam diretamente a robustez das árvores no inverno.... A primeira irrigação é necessária antes do início da cultura de floração. Essa rega dará energia à árvore, iniciará um crescimento rápido.

A próxima irrigação é feita após o desbotamento do damasco. Assim, ele poderá dar frutas mais açucaradas e volumosas com excelente suculência.

Outra planta precisará ser regada 14 dias antes do início do amadurecimento dos frutos. Nas regiões do norte, a rega com água para damascos é absolutamente contra-indicada, embora isso possa parecer surpreendente. Após a colheita, a árvore não pode ser regada, caso contrário, ela simplesmente não sobreviverá ao inverno. Já nas regiões do sul, é possível regar pela última vez em outubro (de 50 a 100 litros de líquido).

Recomendações adicionais:

  • a rega é feita com água morna;
  • o líquido deve ficar ao sol por algumas horas antes disso;
  • quanto mais velha a árvore, mais água ela exigirá (o cálculo é feito por idade, por exemplo: uma muda de um ano precisa de 10 litros por vez, uma de dois anos - 20, e árvores maduras podem requerem 40 litros);
  • a rega realiza-se apenas ao longo das ranhuras, é proibida a rega com mangueira.

Para manter a água no solo por mais tempo, damascos jovens podem ser cobertos com cobertura morta. Para isso, a horta usa grama fresca, serragem, palha e outros materiais.

Porém, vale a pena considerar que a cobertura morta só é aceitável nos primeiros dois anos, então só será prejudicial, pois as raízes não extrairão bem a umidade. Você também pode plantar perenes para reter a umidade perto do damasco.

Poda

Este procedimento é muito importante para o damasco, como para qualquer outra árvore frutífera. Não será possível cultivar adequadamente uma safra sem poda, pois os damascos ficam mais espessos e a copa não adquire o formato adequado. Além do mais, os ovários do damasco não caem sozinhos, o que significa que os frutos podem ser pesados ​​demais para os galhos, fazendo com que se quebrem.

A primeira poda deve ser feita na primavera, no início da estação, antes que os botões cresçam. Muito importante identifique galhos que secaram ou congelaram durante o inverno e remova-os. Além de sanitária, a árvore também precisará de poda formativa. Permite dar forma adequada à copa, além de desbastá-la, diminuindo as chances de pragas e doenças. A formação da coroa pode parecer diferente, mas a mais popular é a de camadas esparsas. Vamos considerá-lo:

  1. no segundo ano de vida da muda, o condutor central é encurtado no outono (1/4);
  2. no terceiro ano, os 2 ramos esqueléticos mais poderosos são escolhidos, cortados por ½, o resto dos espécimes são cortados em um anel;
  3. junto com o aparamento dos ramos esqueléticos, o condutor também é aparado, de modo que se eleve 0,3 m acima deles;
  4. o último procedimento deste ano é a colheita de galhos que crescem no ângulo errado;
  5. nas estações seguintes, ramos esqueléticos adicionais são formados (de 3 a 5), ​​ao passo que deve haver ramos sobre eles (a distância entre os ramos é de 0,3 m);
  6. quando o 7º ramo esquelético for formado, ele se tornará o último (o condutor central é encurtado ao seu nível).

Terminado o trabalho com a copa, resta apenas realizar a poda de desbaste em tempo hábil. Os ramos não devem crescer densamente e se entrelaçar. Se a árvore crescer muito rápido, ela terá que ser podada anualmente, cortando os brotos fortes em ½. Após abrandar o crescimento (árvores velhas), começam a efectuar podas anti-envelhecimento, encurtando os ramos esqueléticos em madeira com 3-4 anos.

Jardineiros novatos também estão interessados ​​em podar espinhos com botões. O nome científico dessas formações é lança e, com o tempo, elas próprias desaparecem. Em uma árvore com a idade de 6 anos, eles definitivamente não serão.

Cortar a lança é inútil, não afeta nada. Mas se a poda foi feita, a árvore se recuperará muito rapidamente.

Top curativo

As plantas adoram solo fertilizado, portanto, na primavera, ele deve ser alimentado com nitrogênio. Você pode tomar estrume de galinha ou verbasco, além de uréia.

Durante a estação de crescimento ativa, o damasco precisará de vários temperos. No primeiro mês de verão, adiciona-se nitrogênio, fósforo e potássio.... Os fertilizantes são despejados no solo ou pulverizados sobre uma folha. Depois de julho, o nitrogênio é excluído, deixando apenas potássio e fósforo. A mesma cobertura é aplicada na árvore após a colheita do fruto. Além disso, nesse período, os damascos do país precisam ser fertilizados com cálcio: para isso, o giz é espalhado sobre a superfície do substrato.

Outras dicas:

  • a matéria orgânica é aplicada uma vez a cada dois anos, dosagem por 1 sq. m é o seguinte: estrume - 4 kg, composto - 5 kg, estrume de galinha com minerais - 0,3 kg;
  • fertilizantes de nitrogênio - não mais do que 40 g por metro quadrado;
  • sal de potássio - 40 g por quadrado. m;
  • superfosfato - 200 g.

Preparando-se para o inverno

Mudas jovens precisam de proteção para o inverno. As árvores maduras podem suportar até 30-40 graus de geada, dependendo da variedade. Se os indicadores forem mais altos, eles também precisarão ser cobertos. O procedimento é muito simples. Para evitar que o damasco congele, ramos de abeto são colocados no tronco e a árvore é protegida por cima com um material de cobertura, por exemplo, spunbond. A parte inferior da planta deve ser amontoada. As mudas assim preparadas resistirão facilmente ao inverno.

Reprodução

Existem três maneiras de propagar damascos. Vamos considerar cada um deles.

Sementes

O método envolve o cultivo de uma planta a partir de uma semente. É longo, mas simples. Eles pegam vários ossos, lavam-nos em água limpa e depois os imergem na água por 24 horas. As que surgiram são descartadas e as que sobraram são enterradas 6 cm no solo, enquanto as últimas devem ser umedecidas. O procedimento é realizado em setembro. Durante todo o outono, eles monitoram a umidade do solo, você pode colocar as folhas caídas em cima para reter a umidade. Na primavera, os ossos vão brotar e você vai precisar cuidar deles: regue, solte. Um transplante para um local permanente é realizado no próximo outono.

Por tiros

É o método mais raro, já que o damasco só cresce após a invasão de roedores ou em caso de violação. Se ainda houver crescimento, então na primavera é necessário expor as raízes escavando o solo ao redor. O broto é retirado junto com um pedaço de raiz, e então simplesmente plantado no local escolhido para ele.

Estacas

Estacas lignificadas são mais adequadas neste caso.... No outono, um galho forte e flexível de 0,3 m de comprimento é cortado, embrulhado em um saco plástico e colocado na geladeira. Na primavera, eles são plantados em um substrato nutritivo de forma que haja 2 botões acima do solo. A temperatura ambiente deve ser de no máximo 20 graus. Depois que o broto adquire raízes, ele é plantado em campo aberto.

Enxerto

É utilizado para alterar ou melhorar as características da variedade cultivada. Os rootstocks podem ser diferentes. Por exemplo, se for enxertado em um pêssego, o damasco ficará muito alto, mas será difícil resistir à geada. E se você enxertar em um espinho, terá uma árvore anã decorativa. A escolha deve ser feita pelo próprio jardineiro.

As árvores são cortadas no outono, enquanto a idade da muda deve ser de 1 ano. O corte superior é oblíquo. Em seguida, os galhos são colocados na geladeira. No último mês da primavera ocorre a cópula - ligam o rebento ao tronco, este também deve apresentar um corte oblíquo. Tanto o tronco quanto o herdeiro devem combinar, formando um único sistema. Além disso, o var de jardim é aplicado a eles e firmemente embrulhado com fita adesiva. Você pode remover o enrolamento após cerca de um mês.

Importante: com qualquer método de propagação, as mudas não são cultivadas em apartamentos e estufas. Eles precisam de um regime legal.

Doenças e pragas

A resistência a doenças e pragas depende da variedade. Alguns damascos dificilmente adoecem, enquanto outros precisam de prevenção constante. Listamos as doenças mais comuns e parasitas perigosos que podem destruir essas árvores frutíferas.

  • Citosporose... Doença fúngica que causa saliências na casca e sua morte subsequente. Você pode curar com fungicidas - e apenas no início. Prevenção - tratamento com líquido bordalês na primavera.
  • Moniliose... Por causa dessa doença, os galhos e folhas do tronco começam a secar rapidamente e rachar. O líquido bordalês vai ajudar na luta, assim como o fungicida Horus.
  • Doença de Clasterosporium... É caracterizada pelo aparecimento de manchas na folhagem, depois esta parte morre, surgem buracos. Para prevenir doenças na primavera, pulveriza-se com o líquido bordalês. Quando os botões estiverem formados, use "Mikosan".
  • Pulgão... Uma praga comum que parasita a folhagem. Por causa disso, as folhas ficam pegajosas e enrolam, ressecam. Você pode lutar contra o inseto com Fitoverm; o sabão em pó também se mostrou bem. Joaninhas também ajudam.
  • Gorgulho... Os pequenos besouros geralmente migram de outras culturas. Eles podem ser vistos a olho nu, portanto, se houver poucos insetos, você pode coletá-los manualmente. Em caso de dominância, será necessário aplicar inseticidas.
  • Mariposa... Esta borboleta produz ovos, a partir dos quais as lagartas glutões eclodem mais tarde. Para que o inseto não tenha chance, é necessário seguir técnicas agrícolas, cavando com cuidado o local no outono. Além disso, o sulfato de cobre também luta bem com a mariposa.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário