Como crescer um damasco de uma pedra?

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. Preparação
  3. Tecnologia de pouso
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Como fazer o transplante?

Uma experiência interessante e observação de todas as fases do crescimento de um damasco pode ser obtida por jardineiros cultivando uma muda de uma pedra. Como em qualquer processo, também possui suas próprias regras e sequência de ações. Uma árvore assim cultivada, segundo especialistas experientes, distingue-se pela resistência a doenças, despretensão no cuidado e cultivo. A planta começa a frutificar 5-6 anos após o plantio da semente, mas apenas se a variedade desejada for inoculada no estoque selvagem.

Datas de desembarque

Para plantar uma muda de damasco na Rússia central, é necessário escolher frutas cultivadas na mesma região, pois as plantas têm memória hereditária e em várias gerações se adaptam às condições climáticas de crescimento. Frutos de damasco sem zoneamento podem desenvolver-se mal no futuro ou nem criar raízes. Para fazer isso, você precisa selecionar frutas de moradores locais no bazar, especificando o nome da variedade. Apesar de raramente ser obtido de uma árvore cultivada, as mudas são utilizadas como porta-enxerto para a obtenção de frutos grandes e saborosos.

As árvores anuais são plantadas em terreno aberto no outono, para que tenham tempo de criar raízes antes da primeira geada, e as sementes são plantadas em um vaso na primavera. Se as condições climáticas permitirem o plantio de sementes diretamente em terreno aberto, isso deve ser feito no final do outono, já que pequenos roedores podem comê-las mais cedo. A atividade dos roedores é observada em um nível baixo em meados de abril ou outubro, quando as condições adequadas para o plantio de damascos são criadas no solo em termos de temperatura e umidade.

As condições ideais do solo em meados do outono ou primavera promovem uma adaptação rápida das plantas.

O cultivo de mudas em campo aberto na região de Moscou é a melhor solução em comparação com esperar que as mudas apareçam em casa. Após o transplante para o terreno aberto, as árvores jovens acostumadas às condições de estufa podem não sobreviver nem às primeiras geadas, enquanto no jardim elas ficarão suficientemente temperadas e ficarão mais resistentes à geada. As plantações de verão devem ser completamente excluídas, pois o resultado é fraco e não está pronto para as plantas de inverno. Os jardineiros observam que, com o plantio da primavera no solo, as árvores de uma cultura termofílica crescem menos endurecidas do que no outono.

As sementes para o plantio são retiradas de frutos macios e maduros quando são facilmente separadas da polpa. Para fazer isso, eles podem ser colocados em um local sombreado até que estejam totalmente maduros. Nas regiões do norte é recomendado o plantio de variedades com alta resistência à geada, como Favorit, Alyosha, Saratov Rubin, Northern Triumph e outras. Quando se trata de cultivo de mudas em casa, pode haver uma ligeira diferença no momento do plantio devido à fácil criação de condições de luz e térmicas em um apartamento. Na zona intermediária da Federação Russa, as sementes de damasco podem ser plantadas em vasos no início de março e, nos Urais ou na Sibéria, é melhor transferir essas datas para o início de abril.

Preparação

A capacidade de germinação dos grãos de damasco não é muito alta, por isso precisam ser preparados em quantidade suficiente. Então, mesmo a partir dos brotos germinados, é preciso escolher os mais fortes e promissores para cuidados posteriores. Antes de iniciar o plantio, você precisa preparar não apenas o material de plantio, mas também o local de pouso. Em casa, torna-se um vaso de flores ou um plantador de plantas. Em campo aberto, é necessário selecionar um local adequado e realizar os trabalhos preparatórios.

Panela

A maioria dos especialistas e jardineiros experimentais acredita que o cultivo de mudas de damasco em casa torna as plantas mimadas, inadequadas para invernos rigorosos. Mas quando não é possível plantar os ossos em campo aberto e cuidar deles constantemente, recorrem ao método caseiro.

No inverno, é necessário preparar vasos, que devem ser projetados para a raiz profunda da árvore, que vai descer. Para a germinação de várias sementes, pode-se levar garrafas plásticas com tampa recortada, com capacidade de 1,5-2 litros. Pequenos orifícios devem ser cortados no fundo das garrafas para permitir que o excesso de umidade escape. Uma camada de drenagem de argila expandida ou cascalho fino é colocada no fundo da garrafa, preenchendo o espaço restante até o topo com solo fértil. Para esses fins, você pode comprar solo para plantas caseiras em uma floricultura. Os vasos são preenchidos na mesma ordem: com camada de drenagem e solo universal. Você pode mover as mudas cultivadas para eles, escolhendo recipientes feitos de materiais naturais, como cerâmica, madeira ou pedra. Em apenas alguns meses, as mudas em vasos atingem grandes alturas.

Solo

O local para o plantio dos caroços de damasco em campo aberto não importa muito, pois eles ainda serão submetidos a novos transplantes para um local definitivo. Para fazer as sementes germinarem mais rápido, você pode cavar uma pequena trincheira, de 5 a 6 cm de profundidade, no fundo da qual uma camada de pequenos seixos ou entulho pode ser colocada, em seguida, polvilhe-os com uma camada de areia. Coloque o húmus por cima, misturado com chernozem do solo, palha ou feno. As sementes são colocadas sobre a camada preparada e, por cima, cobertas com a mesma camada de solo com substrato nutritivo.

Material de plantio

A preparação das sementes de damasco para o plantio no outono difere da semeadura na primavera em várias nuances. As sementes, plantadas em campo aberto no outono, passam por estratificação natural em condições naturais, e em casa passam por esse processo artificialmente. Se houver um porão, os ossos são colocados em uma caixa com areia úmida em janeiro e baixados para uma sala onde a temperatura é mantida constantemente em um nível ligeiramente acima de zero grau. Resta apenas certificar-se de que a areia não seca e regá-la periodicamente. Em um apartamento, as sementes também são endurecidas na parte inferior da geladeira, onde são mantidas em recipientes com areia umedecida.

Antes de serem enviados para estratificação, os ossos são lavados em água, a seguir mantidos por cerca de 20 minutos em solução de permanganato de potássio. Depois disso, o material de plantio é mantido em água por uma semana, trocando o líquido diariamente, evitando que se acidifique. Nesse estágio, você pode selecionar imediatamente as sementes vazias que flutuam na superfície.

Tecnologia de pouso

Os frutos locais da primeira colheita são os mais adequados como material de plantio. Se a árvore-mãe cresceu com sucesso em uma determinada zona climática, então há mais razões para esperar uma melhor adaptação de seus frutos após o plantio na mesma área. Claro, todo jardineiro vai querer escolher os damascos mais bonitos, saborosos e grandes para reprodução em seu site. Nesse caso, deve-se atentar também para o sabor das sementes, que podem ser amargas ou doces. Qualquer tipo de semente contém uma grande quantidade de minerais e aminoácidos graxos, mas as amargas contêm um pouco mais de vitamina B17. É aconselhável escolher muitas sementes, pois só uma pequena porcentagem aumentará. Durante o endurecimento, parte do material da semente congela, mas o restante pode germinar mais rápido.

O plantio de sementes preparadas e estratificadas em casa pouco difere do normal. O solo em um recipiente ou vaso de plástico preparado pode ser universal ou turfoso. Antes de colocar os ossos no solo, deve-se umedecê-los com chuva ou água mole bem assentada. Após um período de 100 dias de endurecimento das sementes na areia úmida da casa, algumas sementes germinaram. As sementes com pequenos brotos são colocadas em solo fofo e polvilhadas por cima com uma pequena camada do mesmo solo fértil.

Para o plantio adequado das sementes dos frutos do alperceiro em campo aberto, é necessário cavar cuidadosamente o solo, remover o mato, criar uma vala aprofundada e nela colocar uma camada de drenagem, cobrindo-a com terra preta com húmus. principal. Por cima, pode-se espalhar as sementes a uma distância de 10 cm uma da outra e depois polvilhar com uma camada do mesmo solo, com 3-4 cm de espessura na primavera e 5-6 cm no outono. Após o plantio, a vala deve ser regada, criando condições favoráveis ​​para a germinação das sementes de damasco. Na primavera, o local de pouso deverá ser fechado contra ataques de pássaros com filme ou redes. No outono, a trincheira é coberta com serragem ou agulhas de pinheiro do congelamento.

Cuidados de acompanhamento

O cuidado competente e oportuno com o broto desde os primeiros dias de seu aparecimento será a chave para o cultivo de uma árvore forte e saudável, que regularmente traz colheitas abundantes e de alta qualidade de damascos. A tenra muda jovem torna-se uma presa fácil para roedores, pássaros, insetos nocivos e doenças. Uma simples proteção de uma garrafa de água de plástico cortada em ambos os lados ajudará a lidar com ataques mecânicos, que cobrirão de forma confiável uma pequena fuga de ataques de animais e ao mesmo tempo não a bloquearão da luz solar. Protegidas dessa forma, pequenas mudas crescem em repouso e são reabastecidas com nutrientes do solo fertilizado.

No que diz respeito à rega, os damascos apresentam algumas peculiaridades. A umidade insuficiente do solo é perigosa para as plantas jovens, pois podem secar sem raízes por tempo suficiente para atingir o lençol freático.

A rega excessiva também é indesejável para os damascos, pois eles vêm de regiões quentes e áridas.

Em condições naturais, os damascos selvagens costumam crescer em áreas montanhosas, recebendo água do solo e cálcio de depósitos rochosos. Portanto, eles podem ser transformados em cobertura morta com lascas de cal misturadas com turfa, húmus ou serragem. Na estação quente, especialmente no início da estação, as árvores são regadas 1 a 2 vezes por semana. A quantidade de rega pode ser reduzida aplicando cobertura morta na zona próxima ao caule. Nesse caso, em condições climáticas moderadas, é possível hidratar abundantemente as mudas apenas 2 a 3 vezes por mês.

O momento mais favorável para regar durante o dia é de manhã - das 7 às 10 horas, ou à noite - das 19 às 21 horas. Para cultivar um damasco a partir de uma pedra nas regiões do norte do país, a rega das mudas é totalmente interrompida a partir de meados de julho. Isso se deve ao fato de que, sem umidade excessiva, as plantas jovens rapidamente ficarão cobertas por densa casca de árvore e enfrentarão as geadas de inverno mais protegidas do frio. Além das recomendações gerais, para cada área é necessário encontrar seu próprio valor médio de volume e tempo de irrigação. Em dias ensolarados e quentes, não regue a árvore das 11h às 17h.

Para a obtenção de frutos varietais, mudas jovens obtidas a partir de sementes devem ser enxertadas com estacas de árvores cultivadas. Se uma árvore crescer a partir de uma semente imediatamente em um local de plantio permanente, ela começará a produzir suas primeiras colheitas 5-6 anos após a semeadura. Se as mudas foram transplantadas, os primeiros frutos aparecerão nelas alguns anos depois.

Como medida preventiva eficaz para proteger as árvores jovens de doenças e pragas, os jardineiros usam a caiação dos troncos. Este procedimento geralmente é realizado no final do outono ou início da primavera. Mudas de damasco raramente infestam pragas como mariposas, lagartas, pulgões ou vermes da folha.Para que as plantas não adoeçam e tenham frutos, podem ser borrifadas com soluções de cinzas, sabão em pó com infusão de tabaco ou cal com sulfato de cobre. No período inicial de crescimento das mudas, embora não dêem frutos, podem ser tratadas com produtos químicos se a infestação por pragas se espalhar.

Quando atacadas por lagartas, as árvores jovens, cujas folhas podem ser completamente comidas por insetos vorazes, são borrifadas com solução de clorofos e o tratamento com Actellik ajuda contra pulgões.

A cobertura de mudas de damasco começa a partir do segundo ano de vida da árvore. É realizada na primavera e no verão. O intervalo de tempo entre a aplicação de vários fertilizantes deve ser de cerca de 2 semanas. Ao mesmo tempo, curativos orgânicos e minerais complexos se alternam. Na primavera, as raízes da planta devem receber turfa, cinza, cálcio na forma de pó de casca de ovo, uréia, salitre e serragem misturados ao meio com areia. Entre os fertilizantes de verão, os mais adequados são estrume animal podre e excrementos de pássaros misturados com infusões de ervas - urtiga, dente-de-leão e outros.

Para criar a forma de um damasco frutífero com a forma de um tronco baixo e espalhado, é realizada uma tosquia das mudas a partir do 2º ano após a germinação da semente. Todos os tipos de poda são feitos no início da primavera, quando, após o inverno, aparecem nas plantas ramos congelados da geada e pontas secas dos brotos. Posteriormente, as árvores são sempre podadas aproximadamente ao mesmo tempo. Em árvores crescidas, os brotos individuais que são muito longos e vão além do contorno geral são encurtados, engrossando a copa.

Novas mudas de árvores de damasco, entrando em seus primeiros invernos após brotar das sementes, podem não apenas congelar, mas também quebrar sob o peso das massas de neve. Rebentos delicados e frágeis para o inverno podem ser protegidos de danos com segurança com grandes garrafas de plástico, cortando-se o fundo e o gargalo. E também auxiliam no processamento do outono com uma solução de cal, envolvendo os troncos com sacaria e polvilhando com feno seco, palha ou folhas caídas.

Com forte queda de neve no inverno, ele pode ser adicionalmente jogado em volta das árvores jovens para proteger o sistema radicular do congelamento.

Como fazer o transplante?

Mudas jovens de damascos cultivadas a partir de sementes requerem replantio frequente. Em casa, uma pequena árvore é transplantada pelo menos uma vez por ano, e uma árvore em crescimento - uma vez a cada 4 anos. A cada vez, o diâmetro do vaso ou do perímetro da cuba deve aumentar em 10 cm. As plantas termofílicas jovens cultivadas em casa de vegetação quase certamente morrerão se forem plantadas no campo em campo aberto após vários anos de manutenção no casa. Eles só podem sobreviver em jardins de inverno especialmente equipados ou em regiões do sul com climas mais amenos.

As mudas, imediatamente cultivadas a partir das sementes do jardim, devem ser transplantadas para um lugar novo e permanente. Pode ser em uma colina ou em uma baixada, mas o principal é que para o damasco sobreviver e produzir uma safra, ele deve crescer em uma área bem iluminada pelo sol. E também as árvores não toleram pântanos e solo argiloso pesado com uma reação ácida aumentada.

As instruções passo a passo para o transplante de mudas de damasco diferem pouco do plantio usual de outras culturas hortícolas. Escolhido um local adequado para a árvore, é necessário cavar um buraco de 50x60 cm e preencher o fundo com uma mistura fértil composta de terra preta, húmus, ervas coletadas, folhas e outros resíduos orgânicos. A serapilheira deve ser polvilhada com terra, e a seguir a muda deve ser imersa no buraco, espalhando as raízes e preenchendo o resto do solo até o colo da raiz no tronco da árvore. A zona das raízes pode ser polvilhada com serradura ou feno para que a árvore não seque no verão. A rega é necessária uma vez a cada 2 semanas em temperaturas médias moderadas.

O trabalho árduo e paciente de cultivar uma árvore de damasco a partir da semente será recompensado com generosas produções de frutas deliciosas. A maioria das variedades resistentes à geada desenvolve-se totalmente e frutifica em áreas com uma grande variedade de condições climáticas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário