Souvenir de Damasco Zhigulevsky

Souvenir de Damasco Zhigulevsky
As principais características da variedade:
  • Autores: V.V. Bessmertnov (região de Saratov)
  • Altura da árvore, m: 3-4
  • Escapes: liso, castanho claro
  • Flores: branco-rosa
  • Peso do fruto, g: 21,5-50
  • Forma de fruta: oval redondo
  • Pele : médio, nu, difícil de remover
  • Cor de fruta: amarelo principal, tegumentar - avermelhado, manchas
  • Cor da polpa : amarelo alaranjado
  • Polpa (consistência): médio, seco
Veja todas as especificações

O damasco é considerado uma fruticultura termofílica e, recentemente, os veranistas da zona central do país só sonhavam em cultivar essas frutas em seus terrenos. Os criadores realizaram os desejos dos jardineiros e criaram variedades capazes de frutificar plenamente em diferentes zonas climáticas e despretensiosas em termos de condições de conservação.

Durante seus muitos anos de prática, os especialistas desenvolveram muitas variedades resistentes à geada que não temem as baixas temperaturas. Uma dessas variedades é uma lembrança Zhigulevsky de damasco, sobre a qual falaremos com mais detalhes.

Descrição da variedade

A altura das árvores varia de 3 a 4 metros. Eles atingem esse crescimento aos 6-8 anos de idade. Crescimento - altura média. A coroa, de densidade média, tem a forma de uma pirâmide. Os rebentos lisos são cobertos por uma casca castanha clara. Durante o período de floração, a árvore é densamente coberta por flores brancas com uma tonalidade rosa. As inflorescências são pequenas.

As folhas verdes claras são grandes e enrugadas. As veias são visíveis e profundas. Afiado na ponta e arredondado na base. Os caules crescem principalmente em lanças e ramos de bouquet. As árvores jovens são fáceis de identificar pela casca lisa e uniforme de cor marrom claro com um brilho bege. Em plantas mais velhas, é visivelmente mais escuro.

Nota: uma das características da variedade é a excelente resistência à geada, porém, as árvores são difíceis de tolerar o calor e a seca.

Características da fruta

O peso da fruta varia de 21,5 a 50 gramas, portanto os tamanhos podem ser médios e grandes. A forma é redonda ou oval. A cor principal dos frutos maduros é o amarelo padrão rico. A superfície é coberta por manchas avermelhadas que se destacam contra o fundo amarelo. O comprimento e a largura do caule são médios.

A pele está nua, de densidade média, mas é difícil de remover. A sutura abdominal é perceptível, de profundidade média. A polpa é amarela com tonalidade laranja, ligeiramente seca e moderadamente densa. No interior, cresce um grande osso que se desprende da polpa sem problemas. Frutos ligeiramente verdes são armazenados por não mais de uma semana, sujeito a condições adequadas. É melhor mantê-los refrigerados.

Mesmo depois de totalmente maduros, os damascos podem continuar pendurados nos galhos por 10-15 dias, mas na maioria das vezes são colhidos quando atingem a maturidade técnica. Frutas inteiras podem facilmente suportar transporte por longo prazo, mas frutas danificadas se deterioram rapidamente. A versatilidade da variedade permite colher para o inverno, secar ou saborear o sabor na sua forma natural.

Qualidades de sabor

O sabor agradável e delicado combina doçura e acidez. A doçura depende da maturação da fruta. As qualidades gastronômicas são preservadas quando armazenadas de maneira adequada.

Amadurecimento e frutificação

A primeira colheita pode ser obtida apenas 4-5 anos após o plantio de mudas em um local de cultivo permanente. As árvores florescem em maio e as datas de amadurecimento são marcadas como meados do início. A variedade de souvenirs Zhigulevsky frutifica no final de julho, de 23 a 27.

Ao plantar uma árvore de damasco em seu terreno, você precisa conhecer as características de sua frutificação. O damasco começa a frutificar com a idade de dois a quatro anos após o plantio em um local permanente no jardim e frutifica continuamente até 25-30 anos. O rendimento da árvore atinge o pico com a idade de cinco a seis anos.

Produção

O rendimento máximo de uma árvore adulta é de 45 a 50 quilos, o que indica um alto rendimento da variedade. Frutas universais têm excelente comercialização e transportabilidade. O rendimento depende das condições de cultivo e da regularidade dos cuidados.

Crescendo e cuidando

Para as fruteiras, é importante escolher um local com solo de boa qualidade. O damasco prefere argila, argila arenosa e solos leves e férteis. Se o solo contiver muito calcário, não prejudicará as árvores frutíferas. A reação ácida deve ser baixa ou neutra, dentro da faixa de pH de 7-7,5. Se este indicador for aumentado, o fluxo de goma começará. E também as sementes dentro da fruta se quebram.

Para reduzir a reação do ácido, você precisa diminuir o nível de pH. Para isso, cinzas, farinha de dolomita e outras substâncias adequadas são adicionadas ao solo.

Ao realizar o trabalho de plantio na primavera, você precisa preparar uma cova com antecedência. É aconselhável fazer isso no outono. Um lote de cerca de 12 metros quadrados é alocado para uma árvore. É cavado um buraco no centro do local, onde são adicionadas as seguintes substâncias: esterco podre, 20 gramas de superfosfato e a mesma quantidade de cloreto de potássio. A quantidade de fertilizantes orgânicos afeta o estado inicial do terreno. Solo empobrecido requer maiores volumes de componentes orgânicos.

À medida que as árvores crescem, são fertilizadas na primavera e no outono. Antes da floração e durante o período de eliminação maciça dos ovários, o damasco deve ser alimentado com a seguinte composição: 40 gramas de qualquer fertilizante de nitrogênio, a uréia é ótimo.

As árvores devem ser alimentadas no primeiro mês de outono, com sal de potássio (na quantidade de 100 gramas) e superfosfato (150 gramas). Os orgânicos não são completamente abandonados. É aplicado a cada 6-8 anos. Se as árvores frutíferas são plantadas em solo nutritivo, a regularidade e a quantidade de fertilização são reduzidas em três vezes.

A rega regular também é necessária para esta variedade. Como regra, o jardim é irrigado 2 a 3 vezes ao longo do mês. Este é o padrão padrão seguido em condições meteorológicas normais, sem chuvas fortes. No calor, a umidade evapora mais rapidamente do solo, então você precisa regar a área com mais frequência para que uma crosta dura e seca não se forme na superfície. Jardineiros experientes com certeza monitoram a condição das árvores.

Pelo menos 3 baldes de água decantada são consumidos por árvore adulta. O volume do líquido é dividido em duas porções iguais, e a irrigação é feita de manhã e à noite, pois é impossível umedecer o solo durante as horas de atividade solar. É dada especial atenção à irrigação entre maio e junho e algumas semanas antes da colheita. No final de julho, a rega é suspensa.

A variedade autofértil se enraíza fácil e rapidamente em áreas ensolaradas. À medida que as plantas crescem, a moldagem e a poda higiênica são obrigatórias para manter as árvores saudáveis.

Para que um damasco se enraíze bem em um novo local, é necessário estudar com antecedência todas as sutilezas de seu correto plantio. Dependendo do clima da região, é necessário escolher a época ideal para o plantio de uma muda. Determine o local, prepare adequadamente o fosso de pouso.
A enxertia é o principal método de reprodução do damasco, que permite preservar todas as qualidades varietais dos frutos, aumentar o rendimento e conferir à fruticultura propriedades adicionais, como resistência à geada e à seca. É necessário determinar corretamente o momento da vacinação e escolher o estoque certo.
A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, o rejuvenescimento das árvores velhas e a preservação do rendimento e da qualidade do fruto.A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.

Resistência a doenças e pragas

A variedade de souvenir Zhigulevsky tem um forte sistema imunológico, mas apesar dessa característica, é aconselhável plantar damasco o mais longe possível de outras variedades de frutas (cereja, pêra, ameixa, maçã). Se essas árvores forem atacadas por doenças ou pragas, os damascos podem cair na área afetada. Graças à copa de densidade média, é muito conveniente examinar as árvores em busca de sinais de doenças.

Como medida preventiva, você pode usar receitas folclóricas ou produtos de loja pré-fabricados, para os quais será necessário seguir as instruções à risca. Muitas substâncias não podem ser usadas durante a formação dos ovários, caso contrário, os frutos irão absorver componentes químicos prejudiciais.

Como outras frutas, os damascos costumam sofrer de várias doenças e pragas. É necessário inspecionar periodicamente o damasco para perceber a tempo uma doença ou o aparecimento de uma praga, intervir prontamente e eliminar o problema.
Características principais
Autores
V.V. Bessmertnov (região de Saratov)
Compromisso
universal
Produção
Alto
Rendimento máximo
45-50 kg por árvore
Transportabilidade
Boa
Marketability
Boa
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
Altura da árvore, m
3-4
coroa
piramidal, meio espesso
Escapes
liso, marrom claro
Flores
branco-rosa
Sai
grande, arredondado na base, com ápice pontiagudo, verde claro
Tipo de frutificação
principalmente em ramos de buquê e lanças
Fruta
Tamanho da fruta
médio ou grande
Peso do fruto, g
21,5-50
Forma de fruta
oval-arredondado
Cor de fruta
principal amarelo, tegumentar - avermelhado, manchas
Pedúnculo
médio em comprimento e largura
Pele
médio, nu, difícil de filmar
Sutura abdominal
profundidade média, atraente
Cor da polpa
amarelo alaranjado
Polpa (consistência)
médio, seco
Gosto de fruta
doce e azedo
Tamanho do osso
ampla
Separabilidade do osso da polpa
Boa
Prazo de validade de frutas
até 1 semana (se as frutas forem imaturas)
Crescente
Autofertilidade
fértil
Resistência de inverno
Boa
Resistência ao gelo, ° C
até 30
Tolerância à seca
Boa
Rega
moderado
Poda
sanitário, moldagem
Localização
sol
Resistência a doenças e pragas
estável
Maturação
Maturidade precoce
4-5 anos após o plantio
Termos de amadurecimento
meio cedo
Época de floração
Poderia
Período de frutificação
23 a 27 de julho
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de damasco
Acadêmico de Damasco Acadêmico Alyosha de damasco Alyosha Cupido de Damasco Amur Abacaxi Damasco Abacaxi Apricot Aquarius Aquário Condessa de Damasco Condessa Sobremesa de Damasco Sobremesa Souvenir de Damasco Zhigulevsky Souvenir de Zhigulevsky Apricot Kichiginsky Kichiginsky Apricot Royal Real Bochecha vermelha de damasco Bochecha vermelha Apricot Lel Lel Apricot Favorite Favorito Apricot Manchurian Manchu Mel de damasco Mel Apricot Moscow Moskovsky Chocalho de damasco Chocalho Apricot Russo russo Apricot Saratov Ruby Saratov rubi Apricot Sibiryak Baikalova Sibiryak Baikalova Apricot Snegirek Snegirek Apricot, filho da bochecha vermelha Filho da bochecha vermelha Apricot Triumph North Triunfo do norte Apricot Ulyanikhinsky Ulyanikhinsky Apricot Favorite Favorito Apricot Khabarovsk Khabarovsk Apricot Royal Tsarsky Apricot Champion of the North Campeão do norte Veludo Preto Damasco Veludo preto Príncipe Preto Apricot Príncipe Negro
Todas as variedades de damasco - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário