- Autores: V.V. Bessmertnov (região de Saratov)
- Altura da árvore, m: 3-4
- Escapes: liso, castanho claro
- Flores: branco-rosa
- Peso do fruto, g: 21,5-50
- Forma de fruta: oval redondo
- Pele : médio, nu, difícil de remover
- Cor de fruta: amarelo principal, tegumentar - avermelhado, manchas
- Cor da polpa : amarelo alaranjado
- Polpa (consistência): médio, seco
O damasco é considerado uma fruticultura termofílica e, recentemente, os veranistas da zona central do país só sonhavam em cultivar essas frutas em seus terrenos. Os criadores realizaram os desejos dos jardineiros e criaram variedades capazes de frutificar plenamente em diferentes zonas climáticas e despretensiosas em termos de condições de conservação.
Durante seus muitos anos de prática, os especialistas desenvolveram muitas variedades resistentes à geada que não temem as baixas temperaturas. Uma dessas variedades é uma lembrança Zhigulevsky de damasco, sobre a qual falaremos com mais detalhes.
Descrição da variedade
A altura das árvores varia de 3 a 4 metros. Eles atingem esse crescimento aos 6-8 anos de idade. Crescimento - altura média. A coroa, de densidade média, tem a forma de uma pirâmide. Os rebentos lisos são cobertos por uma casca castanha clara. Durante o período de floração, a árvore é densamente coberta por flores brancas com uma tonalidade rosa. As inflorescências são pequenas.
As folhas verdes claras são grandes e enrugadas. As veias são visíveis e profundas. Afiado na ponta e arredondado na base. Os caules crescem principalmente em lanças e ramos de bouquet. As árvores jovens são fáceis de identificar pela casca lisa e uniforme de cor marrom claro com um brilho bege. Em plantas mais velhas, é visivelmente mais escuro.
Nota: uma das características da variedade é a excelente resistência à geada, porém, as árvores são difíceis de tolerar o calor e a seca.
Características da fruta
O peso da fruta varia de 21,5 a 50 gramas, portanto os tamanhos podem ser médios e grandes. A forma é redonda ou oval. A cor principal dos frutos maduros é o amarelo padrão rico. A superfície é coberta por manchas avermelhadas que se destacam contra o fundo amarelo. O comprimento e a largura do caule são médios.
A pele está nua, de densidade média, mas é difícil de remover. A sutura abdominal é perceptível, de profundidade média. A polpa é amarela com tonalidade laranja, ligeiramente seca e moderadamente densa. No interior, cresce um grande osso que se desprende da polpa sem problemas. Frutos ligeiramente verdes são armazenados por não mais de uma semana, sujeito a condições adequadas. É melhor mantê-los refrigerados.
Mesmo depois de totalmente maduros, os damascos podem continuar pendurados nos galhos por 10-15 dias, mas na maioria das vezes são colhidos quando atingem a maturidade técnica. Frutas inteiras podem facilmente suportar transporte por longo prazo, mas frutas danificadas se deterioram rapidamente. A versatilidade da variedade permite colher para o inverno, secar ou saborear o sabor na sua forma natural.
Qualidades de sabor
O sabor agradável e delicado combina doçura e acidez. A doçura depende da maturação da fruta. As qualidades gastronômicas são preservadas quando armazenadas de maneira adequada.
Amadurecimento e frutificação
A primeira colheita pode ser obtida apenas 4-5 anos após o plantio de mudas em um local de cultivo permanente. As árvores florescem em maio e as datas de amadurecimento são marcadas como meados do início. A variedade de souvenirs Zhigulevsky frutifica no final de julho, de 23 a 27.
Produção
O rendimento máximo de uma árvore adulta é de 45 a 50 quilos, o que indica um alto rendimento da variedade. Frutas universais têm excelente comercialização e transportabilidade. O rendimento depende das condições de cultivo e da regularidade dos cuidados.
Crescendo e cuidando
Para as fruteiras, é importante escolher um local com solo de boa qualidade. O damasco prefere argila, argila arenosa e solos leves e férteis. Se o solo contiver muito calcário, não prejudicará as árvores frutíferas. A reação ácida deve ser baixa ou neutra, dentro da faixa de pH de 7-7,5. Se este indicador for aumentado, o fluxo de goma começará. E também as sementes dentro da fruta se quebram.
Para reduzir a reação do ácido, você precisa diminuir o nível de pH. Para isso, cinzas, farinha de dolomita e outras substâncias adequadas são adicionadas ao solo.
Ao realizar o trabalho de plantio na primavera, você precisa preparar uma cova com antecedência. É aconselhável fazer isso no outono. Um lote de cerca de 12 metros quadrados é alocado para uma árvore. É cavado um buraco no centro do local, onde são adicionadas as seguintes substâncias: esterco podre, 20 gramas de superfosfato e a mesma quantidade de cloreto de potássio. A quantidade de fertilizantes orgânicos afeta o estado inicial do terreno. Solo empobrecido requer maiores volumes de componentes orgânicos.
À medida que as árvores crescem, são fertilizadas na primavera e no outono. Antes da floração e durante o período de eliminação maciça dos ovários, o damasco deve ser alimentado com a seguinte composição: 40 gramas de qualquer fertilizante de nitrogênio, a uréia é ótimo.
As árvores devem ser alimentadas no primeiro mês de outono, com sal de potássio (na quantidade de 100 gramas) e superfosfato (150 gramas). Os orgânicos não são completamente abandonados. É aplicado a cada 6-8 anos. Se as árvores frutíferas são plantadas em solo nutritivo, a regularidade e a quantidade de fertilização são reduzidas em três vezes.
A rega regular também é necessária para esta variedade. Como regra, o jardim é irrigado 2 a 3 vezes ao longo do mês. Este é o padrão padrão seguido em condições meteorológicas normais, sem chuvas fortes. No calor, a umidade evapora mais rapidamente do solo, então você precisa regar a área com mais frequência para que uma crosta dura e seca não se forme na superfície. Jardineiros experientes com certeza monitoram a condição das árvores.
Pelo menos 3 baldes de água decantada são consumidos por árvore adulta. O volume do líquido é dividido em duas porções iguais, e a irrigação é feita de manhã e à noite, pois é impossível umedecer o solo durante as horas de atividade solar. É dada especial atenção à irrigação entre maio e junho e algumas semanas antes da colheita. No final de julho, a rega é suspensa.
A variedade autofértil se enraíza fácil e rapidamente em áreas ensolaradas. À medida que as plantas crescem, a moldagem e a poda higiênica são obrigatórias para manter as árvores saudáveis.
Resistência a doenças e pragas
A variedade de souvenir Zhigulevsky tem um forte sistema imunológico, mas apesar dessa característica, é aconselhável plantar damasco o mais longe possível de outras variedades de frutas (cereja, pêra, ameixa, maçã). Se essas árvores forem atacadas por doenças ou pragas, os damascos podem cair na área afetada. Graças à copa de densidade média, é muito conveniente examinar as árvores em busca de sinais de doenças.
Como medida preventiva, você pode usar receitas folclóricas ou produtos de loja pré-fabricados, para os quais será necessário seguir as instruções à risca. Muitas substâncias não podem ser usadas durante a formação dos ovários, caso contrário, os frutos irão absorver componentes químicos prejudiciais.