- Autores: Mullayanov K.K., Gasimov F.M.O.
- Sinônimos de nomes: Snezhinsky
- Ano de aprovação: 2003
- Altura da árvore, m: 3
- Escapes: reto, marrom, nu
- Flores: médio, branco
- Peso do fruto, g: 20
- Forma de fruta: arredondado
- Pele : com ligeira pubescência
- Cor de fruta: principal - amarelo, tegumentar - vermelho
As variedades modernas de damasco têm boa resistência à geada, podendo ser cultivadas até nos Urais. Ao mesmo tempo, proporcionam bons rendimentos de frutas aromáticas, saborosas e saudáveis. Tudo isso é inerente ao deleite do damasco. Além disso, a variedade possui forte imunidade e não é suscetível a doenças.
Descrição da variedade
Árvore de tamanho médio. Atinge uma altura não superior a 3 m. A copa de média densidade, bastante espalhada e elevada, atinge de 4 a 4,5 m de diâmetro. Os ramos são lisos e lisos, de cor castanha. As folhas têm formato oval-alongado com pontas ligeiramente pontiagudas, de cor verde rica.
As folhas dos brotos são dispostas alternadamente. Inflorescências de fruto de tom rosa pálido, grandes. Durante o período de floração, a árvore exala um aroma agradável. A vida média de uma árvore é de 30 a 40 anos.
Características da fruta
Tem frutos bastante grandes. Em média, a massa de um damasco pode chegar a 20 g, seu formato é redondo e isósceles. A cor é amarela rica com um lado avermelhado. A pele é macia e solta, com leve pubescência, difícil de separar da polpa. Por sua vez, um pequeno osso sai facilmente da polpa. O núcleo localizado no interior tem um sabor agridoce.
Frutas maduras tendem a cair, então a colheita deve ser feita na hora certa. E também não armazene as frutas colhidas por muito tempo - o prazo de validade é curto, apenas alguns dias.
Qualidades de sabor
A polpa leve de laranja é caracterizada por um sabor doce de sobremesa com agradáveis notas frutadas no aroma. A consistência da polpa é muito suculenta e delicada com fibras finas. Em uma escala de cinco pontos, Delight é avaliado em 4,9 pontos. Os frutos são ricos em oligoelementos e substâncias úteis. Contém grande quantidade de matéria seca (11,9%), açúcares (4,3%), ácidos de frutas (2,5%), vitamina C (7%).
Amadurecimento e frutificação
O damasco pertence às primeiras variedades em termos de maturação. Em maio, a árvore começa a florir, e no final de junho você já pode saborear os frutos maduros. A cultura entra em frutificação no 4º ano de plantio, deliciando-se com a colheita todos os anos.
Produção
O pico de maturação dos frutos é em julho. Em média, até 15 kg de frutas ou 57 kg / ha são colhidos de uma árvore. Ao cultivar esta cultura, deve-se ter em mente que mudanças bruscas de temperatura, geadas recorrentes na primavera, alta umidade, práticas agrícolas inadequadas e doenças podem reduzir significativamente a quantidade de colheita.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é parcialmente autofértil, portanto, outras árvores polinizadoras precisam ser plantadas ao lado da planta para obter mais frutos. O principal é plantar uma cultura com tempos de floração semelhantes. Variedades como Manchurian e Kichiginsky provaram-se bem.
Crescendo e cuidando
Para que a planta não doa e dê uma boa colheita, é preciso plantar corretamente. Jardineiros experientes recomendam o plantio na primavera. Nas regiões sul, é realizado no início da primavera, quando já passou o risco de retorno das geadas, e nas regiões norte a época ideal para o plantio é no final de abril ou início de maio.
O local de pouso deve ser escolhido o mais iluminado possível. Nas áreas sombreadas, o damasco cresce, mas dá pouca colheita ou não dá fruto. Deve-se ter cuidado para proteger as mudas jovens de correntes de ar.
A cultura prefere crescer em solos neutros ou ligeiramente alcalinos. Em solos ácidos, os damascos praticamente não se desenvolvem ou morrem. Portanto, a cal é introduzida preliminarmente em tais terras.
A Variety Delight tem uma copa espalhadora e na hora de plantar no jardim é preciso levar em consideração o layout das plantas. A distância mínima de outras culturas deve ser de cerca de 4 m. Quando plantadas próximas, as árvores competem entre si por água, nutrientes e iluminação.
Antes de plantar uma árvore em seu site, você precisa preparar o site. Para isso, o solo é cuidadosamente desenterrado. O buraco é escavado levando em consideração o volume do sistema radicular. As dimensões aproximadas da cava são de 60x60 cm. Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo, em seguida uma camada de solo é despejada com a adição de turfa, composto e areia.
A muda é colocada no centro da cova, as raízes são esticadas, cobertas com o restante da mistura de solo, compactadas e regadas abundantemente. Para menos perda de umidade do solo, uma camada de cobertura morta é colocada ao redor do tronco.
Os cuidados de acompanhamento consistem em irrigação regular, fertilização, afrouxamento do solo e poda. As árvores jovens não são regadas mais do que 2 vezes por mês, elas precisam especialmente de umidade durante a floração e a formação ativa de frutos.
Começam a alimentar o damasco a partir do 2º ano de plantio. No início da primavera, o solo é enriquecido com nitrato de amônio, durante a floração - com potássio, no início do outono e inverno, fertilizantes minerais complexos são aplicados.
A terra é solta após chuvas e irrigação. As ervas daninhas são removidas. Na primavera e no outono, realizam a poda sanitária dos ramos velhos, secos, danificados e com sinais de doenças. E você também deve fazer a formação da coroa, desbastando-a, dando o formato desejado.