- AutoresBiblioteca: A. V. Kruzhkov e A. V. Kruzhkov, All-Russian Research Institute of Genetics and Breeding of Fruit Plants. Michurina
- Sinônimos de nomes: Viking
- Altura da árvore, m: 5
- Flores: único, 25 mm de diâmetro, branco-rosa
- Peso do fruto, g: 33
- Forma de fruta: esférico, frutas alinhado
- Pele : denso, liso, com uma superfície rugosa característica
- Cor de fruta: amarelo rico
- Polpa (consistência): suculento carnudo
- Gosto de fruta: agradável, harmonioso, doce com acidez
O Apricot Viking é uma variedade despretensiosa e de alto rendimento, especialmente criada para cultivo no Distrito Federal Central. A variedade autopolinizada agrada anualmente com uma colheita estável e de alta qualidade, que tem um propósito universal. Frutas doces, suculentas e grandes são utilizadas com sucesso tanto para consumo in natura como para preservação e preparação de massas aromáticas. Até os ossos encontraram seu caminho para cozinhar.
História de criação
Apricot Viking (Viking) é o resultado de um trabalho árduo de criadores-praticantes do Instituto de Genética e Reprodução Michurin All-Russian. Uma contribuição especial de longo prazo para o melhoramento desta variedade foi feita pelos criadores agrícolas Kruzhkovs. Trabalhadores experientes do instituto colocam o máximo de trabalho para obter uma variedade única com um forte sistema imunológico e um alto nível de resistência a baixas temperaturas. Outra vantagem indiscutível é o alto rendimento da variedade.
Descrição da variedade
Esta cultura pertence a plantas altas, cuja coroa se assemelha a uma bola. A altura máxima de uma planta adulta pode ser de até 5 metros. A massa decídua verde é grande, de forma oval e extremidades alongadas. O diâmetro de uma folha pode chegar a 6 cm, a copa das copas é de cor marrom e apresenta fissuras verticais. Os rebentos são avermelhados e cobertos de pequenos nós.
O período de floração é no início de abril, antes do aparecimento das primeiras lâminas das folhas. As inflorescências desta variedade estão crescendo separadamente, matiz branco-rosa. O diâmetro de uma flor pode chegar a 2,5 cm.
Vantagens:
- resistência a condições de alta temperatura;
- pouco exigente para regar;
- resistência à geada e flutuações de temperatura;
- alta produtividade;
- frutífero grande;
- autopolinização;
- indicadores de alto sabor;
- resistência a doenças e pragas.
Desvantagens:
- derramamento de frutas;
- a necessidade de formação constante da coroa;
- exatidão à iluminação.
Características da fruta
A variedade de grande frutificação é uma planta única que, mesmo em condições agrícolas arriscadas, é capaz de formar frutos com peso superior a 30 gramas. A forma esférica do damasco tem uma superfície lisa. A cor da fruta no estágio de maturação técnica é amarelo brilhante. A sépala é pequena.
A capa coriácea da fruta é densa, lisa, com ligeira pilosidade. A polpa é carnuda e suculenta. As frutas diferem não apenas no sabor, mas também em uma composição mineral única, que consiste nos seguintes elementos:
- sólidos solúveis - 13,3%;
- açúcar - 7,5%,
- ácido ascórbico - 14,5 mg por 100 gramas.
Graças à simples separação da semente da polpa, o produto mantém sua atratividade mesmo quando "desmontado". No entanto, você deve prestar atenção ao fato de que frutas maduras demais não ficam nos galhos.
Qualidades de sabor
O damasco Viking é uma variedade única que não só se distingue pela sua despretensão, mas também forma frutos grandes, suculentos e perfumados de cor brilhante e solarenga. O sabor equilibrado de damasco tem notas azedas sutis, mas principalmente doces. O excelente sabor da fruta e a polpa carnuda agradam até os gourmets exigentes.
Amadurecimento e frutificação
O período de frutificação de uma determinada variedade depende da região de cultivo, bem como da época de floração da cultura. Se levarmos em conta o tempo médio de formação dos botões, que cai no período de abril - início de maio, então o amadurecimento técnico dos frutos virá já no início de agosto.
A primeira colheita após o plantio das mudas jovens ocorre já no 4º ano da safra.
Produção
Uma variedade de alto rendimento agrada anualmente seus proprietários com um grande número de frutas. No entanto, a safra deve ser colhida no tempo e sem demora. Frutos maduros demais e condições climáticas desfavoráveis são os principais fatores na eliminação do damasco e na deterioração de sua apresentação. Em condições climáticas favoráveis, uma parcela de 1 hectare é capaz de formar até 14 toneladas de frutas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade de damasco Viking pertence a culturas autopolinizadas que não precisam ser adjacentes a polinizadores. Porém, para aumentar o volume da colheita, os criadores praticantes recomendam o plantio de vários polinizadores nas proximidades.
Crescendo e cuidando
Ao plantar uma planta jovem, atenção especial deve ser dada à escolha do local e do solo. A planta tem uma atitude negativa em relação a solos ácidos e prefere solos encharcados, podzólicos, argilosos e chernozem. O local escolhido deve ser bem iluminado e não possuir áreas sombreadas, bem como fortes correntes de vento. A água subterrânea deve correr a uma profundidade de mais de 2 metros.
Uma copa densa requer poda sanitária e corretiva regular. Durante secas prolongadas, a árvore deve ser regada e coberta com cobertura morta na zona das raízes. Não se esqueça do enfeite superior. São trazidos de acordo com o regime, como acontece com outras variedades de damascos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade despretensiosa é caracterizada pelo aumento da imunidade à maioria das doenças e pragas. Para minimizar o percentual de morbidade da cultura, é imprescindível a realização de tratamentos preventivos regulares, além de observar as normas de plantio e cuidados com a planta.