- Autores: L.M. Ulyanikhin
- Apareceu ao cruzar: (Camarada x Sacer) x bochecha vermelha
- Ano de aprovação: 2004
- Altura da árvore, m: 3–4
- Escapes: direcionado verticalmente, reto, marrom avermelhado
- Peso do fruto, g: 26,4-33
- Forma de fruta: oval redondo
- Pele : densidade média, pubescente aveludado
- Cor de fruta: amarelo com borrado avermelhado e blush pontilhado
- Cor da polpa : Laranja
O damasco é uma das frutas de verão mais apreciadas. Muitos residentes de verão preferem cultivar variedades precoces para colher mais rápido e desfrutar de frutas vitamínicas. O damasco Ulyanikhinsky pode se tornar uma maravilhosa variedade inicial. Vamos analisar suas características neste artigo.
História de criação
O nome da variedade deve-se ao sobrenome do criador que a criou. Foi L. M. Ulyanikhin. A variedade surgiu devido ao cruzamento de variedades como:
- Camarada;
- Sacer;
- Bochechas vermelhas.
O damasco Ulyanikhinsky atendeu a todas as expectativas dos jardineiros. O criador que trabalhou nele conseguiu criar uma cultura com alto rendimento, resistência à geada e imunidade.
Descrição da variedade
Considere as principais características varietais da planta:
- a árvore tem uma taxa de crescimento aumentada;
- cresce até 3-4 metros;
- tem uma coroa de espalhamento redondo largo de densidade moderada;
- os rebentos castanho-avermelhados são verticais;
- as lentilhas são de cor cinza claro, e existem algumas delas;
- os botões são pequenos, marrons, cônicos, vagamente adjacentes aos brotos;
- as folhas são amplamente ovais, com um topo pontiagudo, verde brilhante;
- as flores crescem uma de cada vez, cada uma com cinco grandes pétalas ovais brancas;
- a floração da árvore ocorre antes que a folhagem comece a florescer;
- os frutos são formados em ramos de tipo bouquet, bem como nos rebentos remanescentes da época anterior.
Características da fruta
Continuar a revisão da variedade é adequado para as características de seus frutos:
- os damascos são pequenos;
- o peso varia de 26,4 a 33 gramas;
- os frutos têm configuração oval-redonda;
- a cor predominante é o amarelo, porém, a superfície é abundantemente recoberta por uma ponta e blush borrado;
- o pedúnculo é denso, nesta variedade é curto;
- a pele é de densidade média, coberta por uma agradável penugem aveludada;
- a polpa é particularmente macia e suculenta, de cor laranja;
- a separação do caroço da polpa do damasco é fácil;
- as frutas mantêm perfeitamente sua aparência e sabor durante o armazenamento, porém podem esfarelar quando maduras demais, e isso deve ser levado em consideração ao crescer.
Qualidades de sabor
Uma pontuação de sabor de 4 pontos indica que a variedade é bastante agradável de usar. Os frutos são agridoces, o sabor é equilibrado. A polpa apresenta um aroma delicado de damasco, característico da maioria das variedades precoces da cultura. Você pode usar a safra colhida tanto fresca quanto para cozinhar. A excelente transportabilidade permite que os jardineiros vendam o excedente deixado após a colheita sem problemas. Um bônus adicional ao sabor é a bela aparência da fruta.
Amadurecimento e frutificação
A maturidade precoce da variedade Ulyanikhinsky é uma de suas principais vantagens. As árvores florescem e dão frutos já no terceiro ano de vida. Em abril ou maio, a árvore está coberta de flores espetaculares e parece muito decorativa. Em seguida, as flores são substituídas por frutas.Os jardineiros terão que coletá-los na terceira década de julho. Os damascos maduros são retirados imediatamente, não permitindo que fiquem nos galhos.
Produção
Na maioria dos casos, a coleta total de árvores que crescem em um hectare de terra é de 255,8 centners. No entanto, em alguns anos, os números podem ser significativamente maiores. O cuidado com as árvores e o clima da região de cultivo também desempenham um papel importante.
Regiões em crescimento
Tendo em conta as características da variedade, é habitual cultivá-la na Região da Terra Negra Central.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O damasco Ulyanikhinsky é completamente autofértil, então polinizadores são plantados ao redor dele apenas com o propósito de aumentar a produtividade.
Crescendo e cuidando
Ulyanikhinsky é plantado no local com a idade de um ano. As atividades de plantio podem ser realizadas tanto no outono como no verão, aqui o clima deve ser levado em consideração.
No primeiro ano, as árvores dessa variedade precisarão de mais cuidados. A irrigação deve ser tratada com responsabilidade. É realizado à noite e a água deve estar morna. As árvores jovens terão que ser regadas 1 a 2 vezes a cada 14 dias, mas quando a árvore amadurecer, ela não precisará mais de tanta umidade. As árvores maduras podem ser irrigadas várias vezes por temporada, naturalmente, em condições climáticas normais.
A coroa de damasco da variedade descrita deve ser podada. Ao mesmo tempo, a árvore não sofre nenhum estresse. Durante o procedimento, os jardineiros precisam remover os galhos que congelaram ou secaram durante o inverno. Se houver ramos afetados por pragas ou doenças, eles são cortados primeiro. Aqueles que estão entrelaçados e têm um ângulo de crescimento agudo também devem ser removidos. Para evitar o desenvolvimento de apodrecimento no local dos cortes, a poda é feita pelo método "anel".
A partir do quarto ano, eles começam a saturar o solo sob a árvore com cobertura. Os principais nutrientes são introduzidos no outono e na primavera. Devem ser composições minerais complexas. Para não combinar fertilizantes você mesmo, pode entrar em contato com lojas de jardinagem. Eles vendem fertilizantes para árvores frutíferas, que contêm todos os componentes necessários. A cada poucos anos, o solo é fertilizado com compostos orgânicos, por exemplo, composto ou húmus. É necessário fazer esses curativos no outono.
Resistência a doenças e pragas
Ulyanikhinsky foi originalmente criado com imunidade muito alta. Portanto, fungos ou vírus, a cultura é afetada em casos extremos. O mesmo se aplica a pragas.
A pulverização preventiva com fungicidas e inseticidas deve ser realizada nos seguintes casos:
- a primavera e o verão prometem ser chuvosos;
- no ano passado houve casos de alguma doença;
- plantações próximas são suscetíveis a todos os tipos de doenças e pragas.
Em outras situações, cuidados complexos serão suficientes, bem como limpar a área próxima ao tronco de ervas daninhas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Ulyanikhinsky não sofre particularmente de frio. Ele sobrevive facilmente a fortes geadas, mas somente se estiver devidamente preparado.
Portanto, as plantas jovens devem ser cobertas em qualquer caso. Sua parte superior é necessariamente embrulhada em estopa. Árvores, tanto jovens quanto frutíferas, recebem irrigação com água antes do inverno. O círculo do tronco é polvilhado com agulhas de coníferas.
A neve que aparece no inverno é amontoada com uma pá, formando densos montes de neve ao redor das árvores. Esta medida simples cria calor para as raízes e protege os caules dos efeitos de ratos e camundongos.
Requisitos de localização e solo
Para que o damasco Ulyanikhinsky seja o mais confortável possível, ele deve ser plantado no lugar certo. Será necessária uma área iluminada, isolada do vento. Este último é extremamente perigoso para esta variedade, pois com o vento forte a árvore perde todos os ovários sem formar frutos. A distância das edificações localizadas no local deve ser de no mínimo 4 metros, já que a copa é bem distribuída com o crescimento.
A terra é necessária solta, saturada com abundância de nutrientes. Pode ser ligeiramente alcalino ou com baixa acidez. Solo argiloso pesado não é permitido. Se o local for exatamente assim, um balde cheio de areia é adicionado por metro quadrado. Mas solos completamente arenosos também não serão úteis. O damasco não cresce em terras pantanosas.