Apricot Triumph North

Apricot Triumph North
As principais características da variedade:
  • Autores: UM. Venyaminov
  • Apareceu ao cruzar: Red Cheeked x Northern Early
  • Altura da árvore, m: 4
  • Flores: branco com veias rosa
  • Peso do fruto, g: 55
  • Forma de fruta: oval arredondado
  • Pele : pubescente, espessura média
  • Cor de fruta: na maturidade total amarelo-laranja com verde no lado sombreado
  • Cor da polpa : Laranja
  • Polpa (consistência): suculento, macio, derretendo
Veja todas as especificações

Uma das frutas favoritas disponíveis para cultivo em nossas latitudes é o damasco, e a variedade do norte Triumph é uma representante brilhante da família rosa do gênero ameixa. Foi ele quem deu aos jardineiros das regiões mais frias a oportunidade de cultivar uma árvore maravilhosa, bela e abundantemente frutífera em seu local.

A finalidade universal permite usar frutas para consumo fresco, fazer preparações em forma de damascos secos, conservas, compotas, confitures, compotas. Eles fazem excelentes licores, licores e vinhos. A transportabilidade é média, mas permite que a variedade seja utilizada para cultivo em escala industrial.

História de criação

A. N. Venyaminov é o criador do Triunfo do Norte. Em seu trabalho, ele usou as variedades Krasnoshchekiy e Severny Early como matéria-prima. Graças a tal tandem, excelentes resultados foram obtidos - resistência ao gelo e excelente sabor.

Descrição da variedade

Uma árvore de tamanho médio (até 4 m) com copa extensa tem rebentos grossos e fortes, divergindo do condutor central em um ângulo de 45º ou mais. As flores grandes são pintadas em uma paleta rosa-branca, os ovários são formados principalmente em ramos de bouquet. Os rebentos são cobertos por uma grande folhagem verde brilhante com faixas de luz claramente visíveis. A lâmina foliar do lado sujo tem cores mais claras, bordas levemente onduladas, ponta pontiaguda alongada, textura coriácea e superfície lisa.

Características da fruta

Frutos redondos ovais grandes (55 g) têm uma cor básica amarelo-laranja e um tom cereja escuro, cobrindo parcialmente a superfície do fruto. No lado sombreado, geralmente observa-se um leve verde.

Os damascos são cobertos por pele púbere de espessura média. O caroço separa-se bem da polpa, o miolo tem um sabor adocicado com um subtil gosto residual a amêndoa. Os frutos não são propensos a derramamento, quebrando só é possível com uma alta umidade estável durante o período de maturação fisiológica. Infelizmente, a vida útil de frutas maduras é relativamente curta - 2–2,5 semanas. Os damascos ligeiramente verdes são removidos para transporte.

Qualidades de sabor

A polpa de laranja suculenta, de consistência tenra e de derretimento, tem um sabor doce e agradável com uma pontuação de degustação de 4–4,2 pontos.

Amadurecimento e frutificação

A Northern Triumph começa a frutificar regularmente 4 anos após o plantio, a variedade pertence à categoria de maturação tardia média. As datas de floração aproximadas são na segunda quinzena de maio, números mais precisos dependem das características climáticas da região de cultivo. A colheita começa no final de julho - início de agosto.

Ao plantar uma árvore de damasco em seu terreno, você precisa conhecer as características de sua frutificação. O damasco começa a frutificar com a idade de dois a quatro anos após o plantio em um local permanente no jardim e frutifica continuamente até 25-30 anos. O rendimento da árvore atinge o pico com a idade de cinco a seis anos.

Produção

Após o início da frutificação, a árvore aumenta o número de frutos anualmente. Uma planta adulta produz 64 kg ou mais.

Regiões em crescimento

As variedades são adaptadas para cultivo na Região Central da Terra Negra, no entanto, suas características permitiram aos jardineiros da via do meio e do sul da Sibéria estabelecerem este maravilhoso "sulista" em seus jardins. A julgar pelas críticas, o Triumph é cultivado nos Urais, Altai e até na Bacia de Minusinsk.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

A variedade floresce com flores masculinas e femininas, a sua autofertilidade permite à cultura dispensar polinizadores.

Crescendo e cuidando

A melhor época para o plantio é a primavera. Na região sul, as mudas também podem ser plantadas no outono, pois o longo período de calor permitirá que a muda se enraíze, se adapte e sobreviva a invernos quentes e amenos. Nas regiões mais ao norte, o damasco deve ser plantado na primavera, para que haja tempo de se preparar para o inverno.

  • Distância entre furos - 3 m, espaçamento entre linhas - 5 metros. O tamanho ideal do poço de pouso é 60x60x80 cm.
  • Para o plantio, são escolhidas plantas de um ou dois anos com partes aéreas e subterrâneas desenvolvidas. O tronco e os rebentos laterais devem estar intactos, com casca e botões lisos. Antes do plantio, as raízes são mantidas em uma solução formadora de raízes por meio dia.
  • No fundo, é necessária uma camada de drenagem obrigatória de 10-15 cm.
  • Ao mesmo tempo, um suporte para a haste frágil é instalado.
  • O solo escavado é enriquecido com húmus ou composto, são adicionados superfosfato e cinzas de madeira. ⅓ da mistura preparada é despejada no buraco.
  • A planta é plantada e polvilhada com o solo restante. O solo é compactado e eliminado bem com água morna. O colo da raiz não é enterrado, deve permanecer acima da superfície.

O cuidado adicional consiste em atividades tradicionais.

  • A remoção de ervas daninhas evita a competição por nutrientes.
  • A rega é realizada regularmente no primeiro ano após o plantio. Uma planta adulta é regada três vezes por temporada, exceto em caso de seca prolongada. A primeira rega é feita no início da floração, a segunda no período de enchimento dos frutos, no outono a irrigação abundante ajudará a cultura a sobreviver ao inverno.
  • A cobertura começa no segundo ou terceiro ano após o plantio:
    • na primavera, a planta precisará de nitrogênio, mas é importante não ultrapassar as normas especificadas nas instruções;
    • no verão são alimentados com infusão de urtiga, após a colheita o damasco é complementado com preparações de potássio-fósforo;
    • no outono, os troncos são cobertos por uma espessa camada de húmus - junto com a precipitação do outono e a neve derretida, os nutrientes entram no solo.
  • A poda sanitária é feita no início da primavera, após o derretimento da neve. Nesta altura, retire os rebentos em excesso, doentes, danificados, secos e a crescer verticalmente para cima.
  • A poda formativa começa imediatamente após o plantio:
    • o condutor central é reduzido para 60–70 cm;
    • os rebentos laterais são cortados em ⅓ do seu comprimento;
    • no futuro, a formação é continuada a cada ano, cortando brotos muito longos que crescem dentro da coroa, limitando o crescimento do condutor central conforme necessário.

A caiação não deve ser negligenciada. Esta técnica é muito eficaz contra muitas pragas e roedores. Para isso, é preparada uma mistura de sulfato de cobre e cal apagada. Antes do início do inverno, a parte inferior do tronco deve ser protegida das lebres, caso sejam encontradas na área. Para fazer isso, use redes especiais, estopa, material de cobertura.

Para que um damasco se enraíze bem em um novo lugar, é necessário estudar com antecedência todas as sutilezas de seu correto plantio. Dependendo do clima da região, você precisa escolher o momento ideal para o plantio de uma muda. Determine o local, prepare adequadamente o fosso de pouso.
A enxertia é o principal método de reprodução do damasco, que permite preservar todas as qualidades varietais dos frutos, aumentar o rendimento e conferir à fruticultura propriedades adicionais, como resistência à geada e à seca. É necessário determinar corretamente o momento da vacinação e escolher corretamente o estoque.
A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, o rejuvenescimento das árvores velhas e a preservação do rendimento e da qualidade do fruto. A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.

Resistência a doenças e pragas

A variedade é caracterizada como resistente a pragas e doenças fúngicas. Os indicadores de resistência à moniliose, clasterosporium, bem como a danos por traças e pulgões são ligeiramente mais baixos. O enfrentamento dessas manifestações ajudará nos tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.

Como outras frutas, os damascos costumam sofrer de várias doenças e pragas. É necessário inspecionar periodicamente o damasco para perceber a tempo uma doença ou o aparecimento de uma praga, intervir prontamente e eliminar o problema.

Resistência do inverno e a necessidade de abrigo

A madeira tem alta robustez no inverno (até -40ºC), mas os botões das flores toleram mudanças nas temperaturas de inverno muito piores - sua robustez no inverno é considerada média. Secas de longo prazo O Triumph não tolera bem e precisa de regas adicionais durante este período.

Requisitos de localização e solo

O plantio só é possível em solos com pH ligeiramente alcalino ou neutro. Se um local adequado não atender aos parâmetros exigidos, a composição do solo e o nível da superfície levam artificialmente aos padrões exigidos. O local deve ser protegido de ventos de norte e correntes de ar constantes, quente e bem iluminado. Cercas para surdos, paredes de edifícios e árvores altas são usadas como proteção. O solo deve ser fértil, leve, bem drenado e respirável. A proximidade de lençóis freáticos e terras baixas pantanosas é inaceitável.

Características principais
Autores
UM. Venyaminov
Apareceu ao cruzar
Bochechas vermelhas x Norte cedo
Compromisso
universal
Produção
Boa
Rendimento máximo
64 kg por árvore
Transportabilidade
média
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
Altura da árvore, m
4
coroa
extenso
Galhos
grosso, saia em um ângulo de 45 graus ou mais
Flores
branco com veias rosa
Sai
grande, pontiagudo, verde brilhante
Fruta
Tamanho da fruta
ampla
Peso do fruto, g
55
Forma de fruta
oval arredondado
Cor de fruta
na maturidade total amarelo-laranja com verde no lado sombreado
Pele
pubescente, espessura média
Cor da polpa
laranja
Polpa (consistência)
suculento, macio, derretendo
Gosto de fruta
doce, fofinho
Separabilidade do osso da polpa
Boa
Sabor de kernel
doce
Avaliação de degustação
4,0-4,2 pontos
Crescente
Autofertilidade
fértil
Resistência de inverno
a madeira é alta, os botões das flores são médios
Resistência ao gelo, ° C
-40
Tolerância à seca
não tolera secas prolongadas
Desmoronando
frutas não se desintegram
O solo
neutro ou ligeiramente alcalino
Regiões em crescimento
Terra Negra Central (sul)
Resistente a quebra de frutas
em clima chuvoso, as bagas podem rachar antes da colheita
Resistência a doenças e pragas
estável
Resistência a doenças fúngicas
estável
Resistência à moniliose
média
Resistência de Clasterosporium
média
Resistência à traça
pode se surpreender
Resistência a afídeos
pode se surpreender
Maturação
Maturidade precoce
4 anos após o plantio
Termos de amadurecimento
média
Época de floração
segunda quinzena de maio
Período de frutificação
final de julho - início de agosto
Frequência de frutificação
não periódico
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de damasco
Acadêmico de Damasco Acadêmico Alyosha de damasco Alyosha Cupido de Damasco Amur Abacaxi Damasco Abacaxi Apricot Aquarius Aquário Condessa de Damasco Condessa Sobremesa de Damasco Sobremesa Souvenir de Damasco Zhigulevsky Souvenir de Zhigulevsky Apricot Kichiginsky Kichiginsky Apricot Royal Real Bochecha vermelha de damasco Bochecha vermelha Apricot Lel Lel Apricot Favorite Favorito Apricot Manchurian Manchu Mel de damasco Mel Apricot Moscow Moskovsky Chocalho de damasco Chocalho Apricot Russo russo Apricot Saratov Ruby Saratov rubi Apricot Sibiryak Baikalova Sibiryak Baikalova Apricot Snegirek Snegirek Apricot, filho da bochecha vermelha Filho da bochecha vermelha Apricot Triumph North Triunfo do norte Apricot Ulyanikhinsky Ulyanikhinsky Apricot Favorite Favorito Apricot Khabarovsk Khabarovsk Apricot Royal Tsarsky Apricot Champion of the North Campeão do norte Veludo Preto Damasco Veludo preto Príncipe Preto Apricot Príncipe Negro
Todas as variedades de damasco - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário