- Autores: MILÍMETROS. Ulyanishchev (estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya)
- Apareceu ao cruzar: Golden Summer x Red Cheeked
- Ano de aprovação: 1974
- Escapes: reto ou ligeiramente curvado, marrom ao sol, esverdeado na sombra, com muitas lentilhas
- Flores: grande, branco, em forma de sino ou taça
- Peso do fruto, g: 30-60
- Forma de fruta: oval ou redondo-oval, achatado lateralmente
- Pele : com pubescência média
- Cor de fruta: laranja, com um blush laranja-avermelhado desbotado
- Cor da polpa : laranja brilhante
A variedade de damasco Filho de Krasnoshchekiy possui qualidades incomparáveis que foram criadas pelos criadores no decorrer de um longo e árduo trabalho. Alta resistência, forte imunidade e boa resistência de inverno distinguem esta variedade das demais, o que a torna uma opção muito popular para o plantio em regiões com condições climáticas adversas.
História de criação
A variedade foi seccionada em 1949 na Crimeia. Para a base, eles tomaram as variedades Golden Summer e Krasnoshchekiy, de onde vem o nome da cultura culta - Filho de Krasnoshchekiy. Sabe-se também que no processo foram utilizadas variedades asiáticas, o que conferiu à variedade desenvolvida uma aparência avermelhada característica.
A variedade resultante foi apreciada por especialistas, após o que foi oficialmente aprovada e confirmada em 1974.
Descrição da variedade
O tronco de uma árvore desta cultura pode atingir 12 metros de comprimento. A copa da árvore é densa e espalhada, de forma oval. Os ramos tornam-se muito longos com o tempo. A vida útil de uma árvore pode ser de até 60 anos ou mais.
As folhas são arredondadas com uma ponta pontiaguda que se estende ligeiramente para o lado. A casca é castanha, tem tendência a fender, os rebentos são vermelhos e curvos. Os botões vegetativos são muito pequenos em tamanho - até 3 mm, bem como os generativos. O pecíolo pode ter de 20 a 40 mm, sua espessura é média. As flores são caracterizadas pela cor branca pura, seu diâmetro é de 30 mm.
Características da fruta
Os frutos são de forma oval, ligeiramente achatados nas laterais, apresentam um rubor característico, pubescência média. O fruto possui um ápice arredondado. O peso da fruta está entre 30-60 gramas. Uma cicatriz longitudinal é visível na superfície do fruto. A pele é bastante densa. A polpa é rica em cor laranja, de densidade moderada, exala aroma adocicado. Um osso oval se afasta dele sem problemas.
Qualidades de sabor
A fruta tem um sabor muito doce com um ligeiro azedume e um amargor pouco perceptível. O aroma é agradável e característico de damasco.
A fruta contém:
- açúcar - 8,9%;
- monoaçúcar - 1,9%;
- sacarose - 7%;
- ácidos tituláveis - 2,6%.
De acordo com os resultados dos testes de sabor, a variedade recebeu uma boa pontuação de 4,7.
Amadurecimento e frutificação
A cultura começa a florescer a partir do final de abril ou início de maio. A floração depende das condições climáticas, geralmente abundantes. Flores brancas que desabrocham gradualmente são grandes. Após um período de floração, a copa da árvore está coberta de vegetação densa e maciça.
Amadurecimento é médio. A primeira frutificação ocorre em meados de julho e dura até a primeira década de agosto. À medida que os frutos amadurecem, eles são removidos em várias etapas. Recomenda-se colher os frutos em tempo hábil, antes que caiam.
Produção
Após 4-5 anos a partir do momento do plantio, a árvore começa a produzir safras. Uma árvore frutífera jovem dá até 28,5 kg de produção, e a cada ano subsequente esse número diminui. O rendimento é fortemente influenciado pelas mudanças de temperatura durante o ano: os botões não suportam o período de inverno da mesma forma.
Regiões em crescimento
A variedade é adequada para cultivo na região central da Rússia. Recomendado para plantio nas regiões do Volga. Mas, a julgar pelas críticas, a variedade se enraíza bem e frutifica nas regiões mais ao norte do país, por exemplo, na região de Moscou.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil graças ao trabalho árduo dos criadores. Não há necessidade de polinizar plantas, ele consegue polinizar outras variedades de damascos que coincidem em termos de floração.
Crescendo e cuidando
A preparação do solo deve ser realizada no início da primavera de acordo com o seguinte algoritmo.
- É cavado um buraco com um tamanho de 70 por 80 cm.
- A terra é retirada do poço e misturada com turfa, húmus e areia em proporções iguais. Depois disso, 300-400 g de superfosfato e 1-1,5 kg de cinzas são adicionados à mistura de solo resultante.
- É colocada uma camada de pedra britada e argila expandida, com 10-15 cm de altura.
- De cima, a camada resultante é coberta com solo fértil.
- O aprofundamento é coberto com material de cobertura e permanece até a primavera.
Depois disso, o plantio de mudas no início da primavera ocorre dessa forma.
- Em uma planta retirada de um abrigo, o sistema radicular é embebido em um estimulador de crescimento por 1-2 horas.
- O recesso, preparado a partir do inverno, abre. Uma pequena colina de solo é feita nele, uma estaca é inserida na qual a muda será amarrada.
- O buraco está coberto com terra e bem compactado.
- Um círculo é formado ao redor do tronco da muda, 2-3 baldes de água são despejados nele.
- O solo ao redor da árvore é coberto com feno, palha ou serragem.
- A muda é amarrada a um pino com uma fita macia ou corda.
No processo de cuidar de uma muda após o plantio, ela deve ser regada abundantemente a cada poucos dias com um consumo de água de até 30 litros por muda - na primeira safra. Na segunda temporada, a árvore é regada com um volume de água - até 30-40 litros. Durante o verão, o volume de irrigação é de 40-50 litros, e após a colheita - 50-60 litros.
Na primavera, é necessário fertilizar a planta com nitrato de amônio - 6 a 7 litros para cada árvore. A alimentação com damasco é feita com 1 litro de esterco de galinha por 11-13 litros de água. Antes do início do inverno, o damasco é fertilizado com 7-8 litros de verbasco.
Pode podar o damasco várias vezes ao longo do ano:
- no início da primavera, ramos secos e congelados, partes deformadas da coroa são removidos;
- ramos doloridos são removidos no verão;
- no final do outono, eles se livram dos galhos afetados por doenças.
Antes de partir para o inverno, o tronco da árvore é envolto em material de cobertura.
Resistência a doenças e pragas
A cultura apresenta baixa suscetibilidade a infecções virais e fúngicas.Com o atendimento adequado e oportuno, a árvore praticamente não sofre de doenças e pragas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A variedade é caracterizada pela alta robustez invernal, razão pela qual é permitida o plantio em regiões onde a temperatura pode chegar a -20 graus Celsius. Com a diminuição desse indicador de temperatura, a árvore precisa de isolamento.
Os rins são sensíveis às condições climáticas durante o inverno. Mas mesmo em invernos frios, até 20-30% dos botões vivos permanecem, o que garante um rendimento médio estável.
Requisitos de localização e solo
Esta variedade prefere áreas amplas e ensolaradas que podem estar localizadas em uma pequena colina. Excluem-se as áreas baixas, uma vez que a umidade excessiva pode danificar o sistema radicular da árvore. A ocorrência de água subterrânea deve ser de no mínimo 2 metros.
A variedade é plantada em áreas protegidas de rajadas de vento. O local de plantio ideal são as encostas sul ou sudoeste. Como solo, os chernozems com acidez média são os mais adequados.