- Autores: F.M. Gasimov, K.K. Mullayanov (Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul)
- Ano de aprovação: 2003
- Escapes: vermelho escuro, reto, nu
- Flores: médio
- Peso do fruto, g: 22-23
- Forma de fruta: arredondado
- Pele : com ligeira pubescência
- Cor de fruta: principal - amarelo, tegumentar - vermelho escuro, com pontos isolados
- Cor da polpa : laranja claro
- Polpa (consistência): delicado, suculento, de fibra fina
Graças ao trabalho dos criadores, tornou-se possível cultivar um damasco termofílico em um inverno frio. As variedades que crescem produtivamente nas regiões do norte incluem uma variedade relativamente jovem - o damasco Snezhinsky, de seleção russa.
História de criação
Snezhinsky é uma variedade que apareceu graças aos trabalhos dos criadores russos K.K.Mullayanov e F.M. Gasymov (Instituto de Pesquisa de Frutas e Batata dos Urais) em 2000. A fruteira com caroço foi inscrita no registro de uso permitido em 2003. A árvore mais produtiva cresce nos Urais, na Sibéria, bem como em toda a zona intermediária da Federação Russa.
Descrição da variedade
O Damasco Snezhinsky é uma árvore de tamanho médio, com 3-3,5 metros de altura, caracterizada por uma copa elevada e muito extensa (até 4,5-5 m de diâmetro), folhagem modesta com grande folhagem verde, além de brotos verticais de um tom vermelho escuro. O ciclo de vida de uma árvore é de 25 anos.
O damasco começa a florir em meados de maio. Durante este período, a copa volumosa é coberta por flores brancas como a neve de tamanho médio que emitem um aroma adocicado. A formação de ovários ocorre nos ramos ou esporas do bouquet.
Características da fruta
Esta variedade pertence a variedades de frutos pequenos. Em uma árvore adulta, os frutos crescem em média de 22 a 23 gramas. Os damascos têm uma forma arredondada regular, às vezes pontiaguda na base. Os frutos maduros são revestidos de uma cor amarela sólida e rica, que se dilui com um blush brilhante e numerosos pontos. A casca da fruta é fina, mas firme, com ligeira pubescência e brilho agradável. A sutura abdominal é fina, atraente.
O objetivo das frutas é universal - elas são consumidas frescas, congeladas, secas. Eles são processados em conservas e compotas, preservados ao meio e usados na culinária (produtos de panificação, compotas, decoração).
A vantagem da casta é a boa transportabilidade dos frutos, bem como a sua longa conservação sem perda de sabor e qualidades úteis - até 3 meses em local fresco.
Qualidades de sabor
O sabor do damasco Snezhinsky é altamente cotado. A polpa da laranja clara é dotada de uma estrutura tenra, carnuda, ligeiramente fibrosa e suculenta. O sabor é dominado por uma doçura pronunciada, complementada por um aroma de verão, que é uma raridade entre as variedades de damascos do norte. O grande osso é facilmente separado da polpa. O fruto é mantido em um caule curto.
Amadurecimento e frutificação
Snezhinsky é uma variedade de maturação média. A árvore começa a dar frutos no 4º ano após o plantio. A frutificação na árvore é estável - anual. Os primeiros damascos podem ser degustados no dia 10 de julho. O pico de maturação e frutificação ocorre na terceira década de julho.
Produção
A variedade é famosa por suas colheitas abundantes. Cerca de 75 kg de damascos podem ser colhidos de uma árvore madura. Em escala industrial, os números são ainda mais agradáveis - até 57 centners por hectare de plantações.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade é parcialmente autofértil (30%), portanto, necessita de polinização cruzada adicional. Para isso, são plantadas árvores de damasco nas proximidades com períodos de floração semelhantes. As mais produtivas são as variedades polinizadoras Kichiginsky e Khabarovsky.
Crescendo e cuidando
Snezhinsky é despretensioso no cuidado, mas exigente quanto à estação em que pousa. O plantio é realizado no início da primavera ou outono. Deve-se notar que o plantio de outono é permitido apenas nas regiões do sul. Para o plantio, são compradas mudas de dois anos, colocadas longe de lavouras como maçã, ameixa, cereja e pêra. A distância entre os plantios deve ser de 4 metros.
A tecnologia agrícola de fruteiras consiste nas seguintes atividades: irrigação, alimentação, afrouxamento e capina da zona próxima ao caule, formação de copas, remoção de galhos secos e danificados, prevenção de fungos, cobertura morta e preparação para o frio.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta boa resistência a diversas doenças. A árvore resiste a clusterosporiose, muitas infecções fúngicas e também tolera infestações de pulgões.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A variedade de damasco é caracterizada por alta resistência à geada, suportando uma queda de temperatura para -30. As árvores que crescem em regiões com poucos invernos nevados precisam de abrigo. Para isso, usa-se estopa, que fica enrolada no tronco. Além disso, a cobertura com húmus, folhas caídas ou serragem será uma boa proteção contra o frio.
Requisitos de localização e solo
Uma árvore que ama o calor e é resistente à seca é recomendada para ser cultivada em um local nivelado ou elevado, onde há muito calor e sol. O solo deve ser solto, nutritivo, bom para ar e umidade. Além disso, águas subterrâneas profundas e acidez neutra são importantes.