- Autores: A.N. Venyaminov, L.A. Dolmatova
- Sinônimos de nomes: Slava Severa
- Altura da árvore, m: até 3-5
- Flores: rosa claro, grande
- Peso do fruto, g: 50-65
- Forma de fruta: oblongo, simétrico
- Cor de fruta: amarelo-laranja com um leve blush vermelho
- Cor da polpa : amarelo
- Polpa (consistência): suculento, moderadamente denso
- Gosto de fruta: mel Doce
Slava Severa é uma variedade de damasco incrivelmente resistente. A cultura tem muitas vantagens, então os jardineiros que vivem mesmo em zonas climáticas desfavoráveis podem cultivá-la.
História de criação
A variedade foi criada com a coautoria dos criadores Venyaminov e Dolmatova. O trabalho foi realizado no Instituto Agrícola de Voronezh (agora Universidade Agrária Estadual de Voronezh) em homenagem a Peter I. A variedade Triumph Severny era supostamente usada para polinização, mas não há informações claras.
Descrição da variedade
A glória do Norte está crescendo ativamente. As árvores são consideradas altas - de 3 a 4 metros, mas algumas crescem até 5 M. Os brotos da variedade são grandes, grossos, muito desenvolvidos. Os ramos formam uma coroa esférica que se espalha em grande escala. No entanto, não é caracterizada por folhagem excessiva.
As folhas são médias, de cor verde claro. Vale ressaltar que no outono eles adquirem não amarelo, mas laranja. O serrilhado é fraco, praticamente ausente.
O período de floração da variedade é no início de maio, mas em algumas áreas pode começar mais cedo, na última década de abril. As flores são grandes, com cerca de 3 centímetros de diâmetro, de cor rosa claro. As inflorescências estão localizadas em lanças.
Características da fruta
Glory of the North é uma variedade de frutos grandes, os damascos pesam de 50 a 65 gramas. Com cuidados inadequados, os frutos ficam menores, ganhando de 30 a 40 gramas de peso. Os frutos têm formato oval simétrico, de aspecto muito bonito. A pele não é muito densa, tem um ligeiro aveludado. Sua cor é amarelo-laranja, diluída com um leve blush avermelhado no lado ensolarado da fruta.
A polpa também é alaranjada e é bastante suculenta. A densidade é moderada, o que muitas pessoas gostam. A pedra é grande e tem um núcleo que também pode ser comido. O caroço separa-se perfeitamente da polpa do fruto.
Qualidades de sabor
Os damascos têm um sabor doce de mel. A amêndoa também é doce, com um gosto delicado e sutil de amêndoa. O uso de frutas é universal: recomenda-se comê-las frescas dentro de 2-3 dias, e o processamento é feito imediatamente no dia da colheita. Geleias, geleias e bebidas são feitas de damascos moles, e o vinho geralmente é feito de voluntários.
Amadurecimento e frutificação
A glória do Norte pode florescer no segundo ano, mas recomenda-se colher os ovários dos frutos que surgiram. Por 3-4 anos, eles já são deixados para a formação dos frutos. A maturidade técnica se aproxima da terceira década de julho, e os damascos amadurecem completamente em duas semanas. Graças a essas características, o Glory of the North está classificado entre a categoria de variedades médio-tardia.
Produção
Os maiores rendimentos são observados em árvores com idade entre 5 e 6 anos. Nesse período, eles coletam de 20 a 25 kg de damascos. É importante ressaltar que o cuidado afeta muito a quantidade de colheita. A árvore pode dar frutos por 25, ou até 30 anos, e de forma regular.
Regiões em crescimento
Criando a variedade, os criadores a zonearam na Região Central da Terra Negra. No entanto, depois de alguns anos, ficou claro que a árvore se enraíza bem em outros territórios:
banda média;
Extremo Oriente;
Cáucaso do Norte;
Sibéria;
Ural.
A variedade é encontrada em quase toda parte no território não só da Rússia, mas também da Ucrânia, Estônia e outros países.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A glória do Norte é uma cultura autopolinizada para a qual você não precisa selecionar polinizadores. Porém, jardineiros competentes ainda estão inclinados a garantir que a árvore tenha parceiros na polinização, pois dessa forma os rendimentos são muito maiores. No mesmo local, costuma-se plantar:
Triunfo;
Campeão do Norte;
Amur.
Crescendo e cuidando
Para que uma árvore crie raízes bem no local, ela deve ter 2-3 anos de idade. A muda é melhor plantada na primavera, como é costume na maioria das regiões. Jardineiros de áreas quentes podem plantar a safra no outono. Na hora de comprar preste atenção se a muda tem enxerto. Sem ele, a aquisição deve ser abandonada. Recomenda-se o plantio desta variedade de acordo com o método de Zhelezov, Baikalov e Chuguev (desembarque nas colinas).
É necessário irrigar a Glória do Norte com moderação. A maior parte da rega é feita na primavera e, no verão, conforme necessário, se houver seca. Perto do final do período quente, a irrigação é interrompida. A água deve ser derramada nos sulcos cavados ao redor do perímetro do círculo do tronco para que a umidade não toque o colo da raiz. Esta variedade está sujeita à rápida decomposição das raízes.
Você também deve ter cuidado com a alimentação. No caso de produtos orgânicos, você precisa se concentrar na taxa de crescimento. Se a árvore não crescer bem, pode ser fertilizada no outono com esterco podre. Em seguida, eles olham para o resultado. Com o aumento da taxa de crescimento, a quantidade de curativos na próxima temporada cai pela metade e, se o crescimento for muito intenso, param de fertilizar com matéria orgânica.
Na primavera, meio balde de cinzas de madeira é colocado sob os damascos. E quando os frutos começam a amadurecer, as árvores recebem sal de potássio (60 gramas por metro quadrado). Mas você não precisa fazer isso imediatamente, mas divida-o em 2-3 etapas. Um intervalo de 21 dias é observado entre eles. Antes da floração e depois da queda dos ovários no primeiro mês do verão, as árvores são alimentadas com superfosfato (30 gramas por quadrado de solo).
Para obter consistentemente um alto rendimento, o jardineiro deve cuidar da formação da copa. Após o plantio, a muda é podada em 30%, e também livre de todos os galhos que crescem nas laterais em um ângulo de 90 graus. Nas estações seguintes, a coroa é formada de modo que seja esparsa ou tenha o formato de uma tigela. As guarnições modeladoras são combinadas com as sanitárias. Se o nível de frutificação cair, procedimentos anti-envelhecimento são realizados.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
De acordo com os jardineiros, as árvores resistem ao inverno em diferentes regiões com muita facilidade. A madeira começa a congelar se a temperatura cair abaixo de -42 graus. Quanto aos botões de flores, a situação aqui é um pouco diferente: eles podem suportar geadas de até -34 graus. Tanto a madeira quanto os botões se recuperam facilmente da geada.
Um abrigo deve ser construído para as árvores plantadas nesta temporada ou na anterior. É necessário proteger as plantas adultas do frio apenas quando não há neve no inverno e ocorrem geadas muito fortes. Em outras situações, a árvore resistirá bem ao inverno se:
o tronco é caiado de branco;
irrigação com carregamento de água;
a alimentação de outono foi introduzida;
um monte de neve se formou em torno da cultura.