Apricot Sibiryak Baikalova

Apricot Sibiryak Baikalova
As principais características da variedade:
  • Autores: I.L. Baikalov (República da Khakassia)
  • Ano de aprovação: 2002
  • Altura da árvore, m: 3,5
  • Escapes: grosso, reto, longo, vermelho escuro
  • Flores: grande e médio, com um tom rosa
  • Peso do fruto, g: 25-37
  • Forma de fruta: oval
  • Pele : com pubescência média
  • Cor de fruta: laranja, com um leve blush
  • Cor da polpa : laranja
Veja todas as especificações

O damasco é uma das árvores que costumam ser encontradas no jardim. Portanto, é muito importante escolher a variedade certa. Pode ser, por exemplo, Sibiryak Baikalova.

Descrição da variedade

Sibiryak Baikalov foi autorizado a usar em 2002. As frutas têm um propósito universal.

Pelo tipo de crescimento, trata-se de uma planta de tamanho médio com cerca de 3,5 m de altura. A copa é formada em forma esférica e extensa. A folhagem é boa. Começa a dar frutos nos rebentos jovens.

Sibiryak Baikalov tem uma casca marrom espessa, mas em uma idade jovem os brotos têm uma tonalidade vermelha. Os ramos crescem retos e têm boa resistência. A safra é colhida de brotos com 2 a 3 anos de idade.

As flores de damasco são brancas com um tom rosa.

A folhagem da variedade descrita é arredondada, as bordas são serrilhadas.

Sibiryak Baikalov é valorizado por sua capacidade de se recuperar da geada. Mesmo que a árvore congele, novos brotos se formam em grande número. A casca desta planta é capaz de suportar uma queda de temperatura de -40 graus, enquanto não há geadas.

A coroa de Sibiryak Baikalov não cresce, a poda pode ser realizada a cada poucos anos.

Essa variedade também tem uma desvantagem - os botões das frutas podem congelar.

Características da fruta

Os frutos crescem em tamanho grande, pesando 25 a 37 gramas. São de forma oval, de cor laranja. A polpa é da mesma tonalidade, separa-se bem da pedra.

Os damascos desta variedade são perfeitos para compotas e conservas: a marmelada é feita com eles e comida fresca.

Os frutos de Sibiryak Baikalov suportam perfeitamente o transporte de longa distância e são bem armazenados em um depósito ou adega, a condição principal é a ventilação de alta qualidade no ambiente.

Qualidades de sabor

Apesar de Sibiryak Baikalov ter uma pontuação de degustação de 4,8 em 5 pontos possíveis, a fruta tem um ligeiro amargor.

Amadurecimento e frutificação

A árvore Siberian Baikalova começa a dar frutos 2 a 3 anos depois que a muda é plantada no solo. A variedade pertence à categoria de precoce, floração próxima a meados de maio, frutifica no final de julho ou início de agosto. O damasco dá frutos todos os anos.

Ao plantar uma árvore de damasco em seu terreno, você precisa conhecer as características de sua frutificação. O damasco começa a frutificar com a idade de dois a quatro anos após o plantio em um local permanente no jardim e frutifica continuamente até 25-30 anos. O rendimento da árvore atinge o pico com a idade de cinco a seis anos.

Produção

Uma média de 20 kg de frutos maduros podem ser colhidos de uma árvore, no entanto, o nível de rendimento é fortemente influenciado pelas condições climáticas na região de cultivo. Mesmo que o degelo alterne com geadas na primavera e no inverno, isso não afeta a formação dos ovários.

Regiões em crescimento

É cultivado principalmente na região da Sibéria Oriental, mas também pode ser encontrado em outras regiões do país.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Sibiryak Baikalova é uma variedade parcialmente autofértil, para polinização eles usam:

  • Damasco Sayan;

  • Mountain Abakan.

Crescendo e cuidando

Os damascos desta variedade são plantados apenas na primavera - o que é surpreendente, porque outras árvores frutíferas são plantadas no outono. Essa diferença é explicada pelo fato de que as mudas jovens de Sibiryak Baikalov não sobrevivem bem após as geadas de outono. O plantio na primavera garante que a planta tenha tempo para criar raízes em um novo lugar antes do início do tempo frio.

Sibiryak Baikalov é recomendado para plantar em um local protegido do vento. A maior parte do dia, o local deve estar ao sol. Graças a isso, a colheita vai amadurecer mais rápido e os próprios frutos ficarão mais doces.

O damasco desta variedade não tolera excesso de água, por isso o solo deve ser bem drenado e o lençol freático deve ficar longe da superfície. O excesso de umidade para esta planta é pior do que a falta de umidade, portanto, você precisa prestar atenção especial a isso. O local para o plantio das mudas de Sibiryak Baikalov também deve ser devidamente preparado, para garantir que o solo tenha pH neutro e seja rico em magnésio.

Neste caso, você pode aplicar fertilizante de magnésio ou multicomponente. Se você está planejando fazer uma grande plantação, deve-se levar em consideração que a distância entre as plantas deve ser de 6 x 6 m.

Em uma estação de crescimento posterior, o damasco Sibiryak Baikalov não deve ser derramado, porque o excesso de água pode causar apodrecimento e quebra da fruta. No caso de um verão quente, a situação muda, a árvore deve ser irrigada de vez em quando.

Além disso, cuidar desse damasco se resume à poda. Os rebentos danificados ou doentes são removidos. Além disso, a poda é feita para aumentar a produtividade. Durante os primeiros três anos, o damasco de Sibiryak Baikalov é podado todos os anos na primavera. Idealmente, o mais cedo possível, antes mesmo que as flores apareçam. Os rebentos são cortados em cerca de 1/3 do comprimento, em 4-5 botões. Isso permitirá que a planta produza mais ramos esqueléticos em vez de rebentos laterais.

Nas árvores antigas desta variedade, os rebentos são retirados que não dão mais flores e os restantes são encurtados sucessivamente em 15 cm.

Para que um damasco se enraíze bem em um novo local, é necessário estudar com antecedência todas as sutilezas de seu correto plantio. Dependendo do clima da região, é necessário escolher a época ideal para o plantio de uma muda. Determine o local, prepare adequadamente o fosso de pouso.
A enxertia é o principal método de reprodução do damasco, que permite preservar todas as qualidades varietais dos frutos, aumentar o rendimento e conferir à fruticultura propriedades adicionais, como resistência à geada e à seca. É necessário determinar corretamente o momento da vacinação e escolher o estoque certo.
A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, o rejuvenescimento das árvores velhas e a preservação do rendimento e da qualidade do fruto. A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.

Resistência a doenças e pragas

Sibiryak Baikalova não é resistente ao amortecimento. A doença mais comum e perigosa é a gangrena bacteriana, que começa a atacar as flores. Se você não perceber a tempo a derrota, ela se espalha rapidamente e ocupa toda a árvore. O damasco Sibiryak Baikalov, afetado por essa doença, pode morrer em uma temporada. Portanto, assim que você notar os primeiros sintomas, podar imediatamente os brotos infectados, que devem ser queimados imediatamente.

Outro grande problema é a moniliose, que pode destruir toda a safra. A infecção ocorre já na floração, mas a doença se manifesta apenas nos frutos maduros (manchas marrons pequenas, podres).

Os fungicidas à base de enxofre funcionam melhor com este damasco e devem ser usados ​​antes do desabrochar do botão e depois mais algumas vezes.

Como outras frutas, os damascos costumam sofrer de várias doenças e pragas.É necessário inspecionar periodicamente o damasco para perceber a tempo uma doença ou o aparecimento de uma praga, intervir prontamente e eliminar o problema.

Resistência do inverno e a necessidade de abrigo

Não é necessário abrigo para esta variedade de damascos.

Características principais
Autores
I.L. Baikalov (República da Khakassia)
Ano de aprovação
2002
Compromisso
universal
Rendimento médio
20 kg por árvore
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
Altura da árvore, m
3,5
coroa
esférico, espalhando, densidade média
Escapes
grosso, reto, longo, vermelho escuro
Flores
grande e médio, com um tom rosa
Sai
médio, ovóide, verde escuro, fosco, com uma borda serrilhada grosseira
Folhagem
Boa
Tipo de frutificação
em rebentos jovens
Fruta
Tamanho da fruta
ampla
Peso do fruto, g
25-37
Forma de fruta
oval
Cor de fruta
laranja, com um leve rubor
Pele
com pubescência média
Cor da polpa
laranja
Polpa (consistência)
fibroso, densidade média e suculência
Gosto de fruta
doce, aromático
Composição de frutas
matéria seca 16%, açúcares 8,3%, ácidos 2,4%, vitamina C 8,1 mg / 100g, pectina 0,57%
Separabilidade do osso da polpa
gratuitamente
Sabor de kernel
traços de amargura
Avaliação de degustação
4,8 pontos
Prazo de validade de frutas
14 dias
Crescente
Autofertilidade
parcialmente autofértil
Variedades de polinizadores
Sayansky, Gorny Abakan
Resistência de inverno
Alto
Regiões em crescimento
Siberiano oriental
Resistência de amortecimento
instável
Maturação
Maturidade precoce
por 2-3 anos
Termos de amadurecimento
cedo
Época de floração
9 a 13 de maio
Período de frutificação
final de julho - início de agosto
Frequência de frutificação
anualmente
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de damasco
Acadêmico de Damasco Acadêmico Alyosha de damasco Alyosha Cupido de Damasco Amur Abacaxi Damasco Abacaxi Apricot Aquarius Aquário Condessa de Damasco Condessa Sobremesa de Damasco Sobremesa Souvenir de Damasco Zhigulevsky Souvenir de Zhigulevsky Apricot Kichiginsky Kichiginsky Apricot Royal Real Bochecha vermelha de damasco Bochecha vermelha Apricot Lel Lel Apricot Favorite Favorito Apricot Manchurian Manchu Mel de damasco Mel Apricot Moscow Moskovsky Chocalho de damasco Chocalho Apricot Russo russo Apricot Saratov Ruby Saratov rubi Apricot Sibiryak Baikalova Sibiryak Baikalova Apricot Snegirek Snegirek Apricot, filho da bochecha vermelha Filho da bochecha vermelha Apricot Triumph North Triunfo do norte Apricot Ulyanikhinsky Ulyanikhinsky Apricot Favorite Favorito Apricot Khabarovsk Khabarovsk Apricot Royal Tsarsky Apricot Champion of the North Campeão do norte Veludo Preto Damasco Veludo preto Príncipe Preto Apricot Príncipe Negro
Todas as variedades de damasco - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário