- Autores: I.L. Baikalov (República da Khakassia)
- Ano de aprovação: 2002
- Altura da árvore, m: 3,5
- Escapes: grosso, reto, longo, vermelho escuro
- Flores: grande e médio, com um tom rosa
- Peso do fruto, g: 25-37
- Forma de fruta: oval
- Pele : com pubescência média
- Cor de fruta: laranja, com um leve blush
- Cor da polpa : laranja
O damasco é uma das árvores que costumam ser encontradas no jardim. Portanto, é muito importante escolher a variedade certa. Pode ser, por exemplo, Sibiryak Baikalova.
Descrição da variedade
Sibiryak Baikalov foi autorizado a usar em 2002. As frutas têm um propósito universal.
Pelo tipo de crescimento, trata-se de uma planta de tamanho médio com cerca de 3,5 m de altura. A copa é formada em forma esférica e extensa. A folhagem é boa. Começa a dar frutos nos rebentos jovens.
Sibiryak Baikalov tem uma casca marrom espessa, mas em uma idade jovem os brotos têm uma tonalidade vermelha. Os ramos crescem retos e têm boa resistência. A safra é colhida de brotos com 2 a 3 anos de idade.
As flores de damasco são brancas com um tom rosa.
A folhagem da variedade descrita é arredondada, as bordas são serrilhadas.
Sibiryak Baikalov é valorizado por sua capacidade de se recuperar da geada. Mesmo que a árvore congele, novos brotos se formam em grande número. A casca desta planta é capaz de suportar uma queda de temperatura de -40 graus, enquanto não há geadas.
A coroa de Sibiryak Baikalov não cresce, a poda pode ser realizada a cada poucos anos.
Essa variedade também tem uma desvantagem - os botões das frutas podem congelar.
Características da fruta
Os frutos crescem em tamanho grande, pesando 25 a 37 gramas. São de forma oval, de cor laranja. A polpa é da mesma tonalidade, separa-se bem da pedra.
Os damascos desta variedade são perfeitos para compotas e conservas: a marmelada é feita com eles e comida fresca.
Os frutos de Sibiryak Baikalov suportam perfeitamente o transporte de longa distância e são bem armazenados em um depósito ou adega, a condição principal é a ventilação de alta qualidade no ambiente.
Qualidades de sabor
Apesar de Sibiryak Baikalov ter uma pontuação de degustação de 4,8 em 5 pontos possíveis, a fruta tem um ligeiro amargor.
Amadurecimento e frutificação
A árvore Siberian Baikalova começa a dar frutos 2 a 3 anos depois que a muda é plantada no solo. A variedade pertence à categoria de precoce, floração próxima a meados de maio, frutifica no final de julho ou início de agosto. O damasco dá frutos todos os anos.
Produção
Uma média de 20 kg de frutos maduros podem ser colhidos de uma árvore, no entanto, o nível de rendimento é fortemente influenciado pelas condições climáticas na região de cultivo. Mesmo que o degelo alterne com geadas na primavera e no inverno, isso não afeta a formação dos ovários.
Regiões em crescimento
É cultivado principalmente na região da Sibéria Oriental, mas também pode ser encontrado em outras regiões do país.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Sibiryak Baikalova é uma variedade parcialmente autofértil, para polinização eles usam:
Damasco Sayan;
Mountain Abakan.
Crescendo e cuidando
Os damascos desta variedade são plantados apenas na primavera - o que é surpreendente, porque outras árvores frutíferas são plantadas no outono. Essa diferença é explicada pelo fato de que as mudas jovens de Sibiryak Baikalov não sobrevivem bem após as geadas de outono. O plantio na primavera garante que a planta tenha tempo para criar raízes em um novo lugar antes do início do tempo frio.
Sibiryak Baikalov é recomendado para plantar em um local protegido do vento. A maior parte do dia, o local deve estar ao sol. Graças a isso, a colheita vai amadurecer mais rápido e os próprios frutos ficarão mais doces.
O damasco desta variedade não tolera excesso de água, por isso o solo deve ser bem drenado e o lençol freático deve ficar longe da superfície. O excesso de umidade para esta planta é pior do que a falta de umidade, portanto, você precisa prestar atenção especial a isso. O local para o plantio das mudas de Sibiryak Baikalov também deve ser devidamente preparado, para garantir que o solo tenha pH neutro e seja rico em magnésio.
Neste caso, você pode aplicar fertilizante de magnésio ou multicomponente. Se você está planejando fazer uma grande plantação, deve-se levar em consideração que a distância entre as plantas deve ser de 6 x 6 m.
Em uma estação de crescimento posterior, o damasco Sibiryak Baikalov não deve ser derramado, porque o excesso de água pode causar apodrecimento e quebra da fruta. No caso de um verão quente, a situação muda, a árvore deve ser irrigada de vez em quando.
Além disso, cuidar desse damasco se resume à poda. Os rebentos danificados ou doentes são removidos. Além disso, a poda é feita para aumentar a produtividade. Durante os primeiros três anos, o damasco de Sibiryak Baikalov é podado todos os anos na primavera. Idealmente, o mais cedo possível, antes mesmo que as flores apareçam. Os rebentos são cortados em cerca de 1/3 do comprimento, em 4-5 botões. Isso permitirá que a planta produza mais ramos esqueléticos em vez de rebentos laterais.
Nas árvores antigas desta variedade, os rebentos são retirados que não dão mais flores e os restantes são encurtados sucessivamente em 15 cm.
Resistência a doenças e pragas
Sibiryak Baikalova não é resistente ao amortecimento. A doença mais comum e perigosa é a gangrena bacteriana, que começa a atacar as flores. Se você não perceber a tempo a derrota, ela se espalha rapidamente e ocupa toda a árvore. O damasco Sibiryak Baikalov, afetado por essa doença, pode morrer em uma temporada. Portanto, assim que você notar os primeiros sintomas, podar imediatamente os brotos infectados, que devem ser queimados imediatamente.
Outro grande problema é a moniliose, que pode destruir toda a safra. A infecção ocorre já na floração, mas a doença se manifesta apenas nos frutos maduros (manchas marrons pequenas, podres).
Os fungicidas à base de enxofre funcionam melhor com este damasco e devem ser usados antes do desabrochar do botão e depois mais algumas vezes.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Não é necessário abrigo para esta variedade de damascos.