- Autores: Jardim Botânico Nikitsky (Crimeia)
- Peso do fruto, g: 80
- Forma de fruta: oval, com topo arredondado
- Pele : ligeiramente pubescente
- Cor de fruta: laranja claro, a maioria das frutas tem um tom carmim
- Cor da polpa : Laranja
- Polpa (consistência): suculento, macio
- Gosto de fruta: doce, harmonioso
- Tamanho do osso: pequena
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
Apricot Masterpiece é um magnífico exemplo do trabalho dos criadores da Crimeia, criado no Jardim Botânico Nikitsky e invariavelmente aparece no ranking das variedades mais deliciosas desta fruta do sul. As qualidades de sabor não são a única vantagem deste damasco, e você pode adivinhar isso pelo nome. Frutado grande, resistente ao gelo, resiste a baixas temperaturas críticas, resiste com tranquilidade ao transporte, muito bonito, aspecto atraente, goza de um merecido reconhecimento dos jardineiros.
História de criação
A seleção do Jardim Botânico Nikitsky é uma recomendação bastante elevada pelas características da variedade. Os jardineiros conhecem outros excelentes exemplos do trabalho de cientistas botânicos. Alguns deles são procurados há muitos séculos, embora pertençam a coleções antigas. A península da Criméia é um clima fértil e terras generosas, desta vez eles representam uma amostra que pode ser cultivada não só no sul. É uma variedade com imunidade estável, capaz de resistir às condições climáticas desfavoráveis na região central da Rússia, na região central da Terra Negra e na região de Moscou.
Descrição da variedade
Árvore de médio porte com copa arredondada e elevada, caracterizada por frutificação estável e alta produtividade. Argumentos inegáveis a favor de comprá-lo:
a variedade é autofértil, dá em média 35 kg por árvore;
frutos de aspecto atraente, cor dominante, acastanhados a laranja avermelhado em locais de exposição solar permanente;
o sabor é único, doce, tem um aroma forte;
bônus adicionais - frutificação no segundo ano, períodos médios de amadurecimento e resistência ao frio do inverno com geadas noturnas severas.
A demanda por esta variedade no mercado é compreensível - seus frutos são do gosto até dos gourmets mais exigentes. É mais uma sobremesa do que uma aparência universal, mas pode ser usada em preparações de inverno para aumentar a imunidade com vitaminas e minerais durante um longo período de frio.
Características da fruta
Com muito cuidado, os damascos chegam a atingir 80 g ou mais, cobrindo abundantemente a árvore a partir do segundo ou terceiro ano de cultivo. Os frutos não crescem apenas em esporas e ramos de bouquet, mas também nos ramos do ano passado. Portanto, uma poda cuidadosa é recomendada. O caroço ocupa pouco espaço e separa-se bem da polpa macia, cremosa e suculenta, que se abre ao partir o fruto laranja-avermelhado com casca ligeiramente aveludada.
A abundância de suco doce possibilita o preparo de geleias, conservas, frutas no próprio suco, compotas. Mas o mais atraente é o uso de frutas maduras frescas.
Qualidades de sabor
A polpa é macia e doce, derrete-se na boca. Nenhum indício de amargura ou azedume. Notas exóticas de abacaxi e pêssego são encontradas no retrogosto. Mas essas são sensações subjetivas. A obra-prima cheira e é sentida na língua, como convém a um damasco com esse nome. Estudos mostraram um rico conjunto de oligoelementos e vitaminas que são preservados mesmo durante o tratamento térmico. A polpa óssea também é doce e pode ser usada em delícias culinárias.
Amadurecimento e frutificação
A Apricot Masterpiece é classificada como uma variedade de maturação média - a colheita começa na segunda quinzena de julho. Em um verão frio, ele pode se mover por 1-2 semanas ou ser determinado pelas especificidades da região.É necessário retirar os frutos de uma árvore de tamanho médio a tempo, mas não é difícil - eles são facilmente separados do caule.
Produção
Estáveis, frutificando anualmente, em épocas especialmente favoráveis, os ramos devem ser escorados para evitar que se quebrem. A quantidade média de colheita por árvore é de 35 kg, mas esse número é aumentado pelo cuidado e plantio de polinizadores nas proximidades. A variedade pode ser recomendada com segurança para lucro comercial.
Crescendo e cuidando
As condições padrão para a escolha de um local de pouso são ao sul, ao abrigo do vento, com sombras leves no meio do dia. A poda pós-plantio e a rega regular da árvore jovem são necessárias. A água deve atingir as extremidades profundas do sistema radicular e não se limitar à camada superficial do solo. No primeiro mês, você precisa regar em um balde duas vezes por semana, então a intensidade da rega pode ser reduzida. Podar e regar é uma grande oportunidade para aumentar a taxa de sobrevivência de uma muda comprada em um viveiro comprovado.
Você não terá que fazer nenhum esforço especial: como com outros damascos. Você vai precisar de alimentação três vezes por temporada - durante a floração, a formação do ovário e após a frutificação, cobertura morta para o inverno, soltura superficial após precipitação natural, pulverização contra doenças e pragas detectadas. Cada atividade de manutenção é recebida com gratidão pela árvore e aumenta a probabilidade de uma colheita abundante.