- Autores: G.T. Kazmin (Instituto de Pesquisa de Agricultura do Extremo Oriente)
- Apareceu ao cruzar: Melhor Michurinsky x Red-cheeked + Alexander precoce + Overensky maturação precoce
- Escapes: médio, com internódios curtos de vermelho vinho
- Flores: médio, branco, ligeiramente rosado
- Peso do fruto, g: 28,6-35
- Forma de fruta: arredondado, irregular, ligeiramente achatado, com um bico pequeno
- Pele : muito pubescente, mal removido da polpa
- Cor de fruta: principal - amarelo, quase creme, tegumentar - laranja ou laranja-carmim, com manchas e pontos marrons
- Cor da polpa : creme
- Polpa (consistência): macio, ligeiramente farináceo, densidade média
A variedade Seraphim é um damasco popular cultivado no Extremo Oriente. Difere na frutificação precoce e nos frutos saborosos. São usados frescos, para fazer compotas, compotas, marmeladas, compotas. A planta é adequada para jardim privado e cultivo industrial.
História de criação
A variedade foi criada em 1955 com base no Far Eastern Scientific Research Institute of Agriculture pelo criador G. T. Kazmin. Obtido como resultado da polinização do melhor damasco Michurinsky com uma mistura de pólen das variedades: Krasnoshcheky, Alexander precoce, Overensky maturação precoce, Korolevsky.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, até 3,5 m, a copa é semi-espalhada, fortemente frondosa. A casca é escamosa com rachaduras. Ramos de comprimento médio: vermelho-clarete jovem, castanho-acinzentado perene. As folhas são de tamanho médio, arredondadas, alongadas, sendo a parte inferior verde claro e a superior verde escuro. Os botões dos frutos são formados em um crescimento de um ano. As flores são de tamanho médio, brancas ou rosadas. A floração ocorre de 18 a 25 de maio.
Características da fruta
Frutos com peso de 28-35 g, em média 30 g, de formato redondo com lados desiguais, na parte inferior com bico pequeno. A cor é amarela com um blush laranja-carmim, com manchas ou pontos na superfície. A casca de veludo não se separa bem da polpa e tende a rachar. A polpa não é muito densa, macia, perfumada, o caroço é de tamanho médio, destacável. Os damascos têm uma boa apresentação, mas a sua transportabilidade é baixa.
Qualidades de sabor
Sabor de polpa de sobremesa, agridoce, teor de açúcar 14%, ácido málico 3%. A degustação ganha 3,5 pontos. O kernel é adocicado na semente.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a dar frutos 2-3 anos após o plantio, uma safra comercial é dada por 4-5 anos. A variedade é considerada precoce em termos de maturação, começa a frutificar em meados de julho. Em climas mais quentes, as datas podem ser adiadas para o início de julho.
Produção
Uma árvore rende em média 33 kg de damascos e, em condições favoráveis, podem ser retirados até 45 kg.
Regiões em crescimento
Recomendado para cultivo nas regiões de Khabarovsk e Primorsky. A cultura é adequada para o plantio na região central da Rússia, nos Urais, na Sibéria.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Uma variedade autofértil, polinizadores com um período de floração semelhante são plantados nas proximidades.
Crescendo e cuidando
A planta precisa de rega moderada. Com o excesso de umidade, os frutos ficam menores e rachados. Antes e depois da floração, você pode regar abundantemente e alimentar com fertilizantes de nitrogênio. No verão eles regam dependendo da freqüência da chuva. No outono, é realizada a irrigação com carregamento de água.
A altura da árvore é freqüentemente influenciada pela fertilidade do solo: nos pobres, ela cresce cerca de 2 metros. As mudas se distinguem pela boa taxa de sobrevivência.As árvores são plantadas na primavera na segunda quinzena de abril, plantadas de acordo com um esquema de 4-6 metros umas contra as outras, entre linhas de 4-4,5 m. Eu cavo um buraco de 50 cm de profundidade, uma camada de drenagem de 15 cm: triturada pedra e tijolo quebrado. Uma mistura de ¼ de areia, superfosfato de 200 ml, cinzas de 750 ml e solo de jardim é despejada na cova e depois regada. Depois que a umidade foi absorvida, uma muda é instalada e borrifada com terra, a área ao redor do colo da raiz é coberta apenas com areia. O colar da raiz não penetra profundamente no solo. Recomenda-se compactar a terra várias vezes.
Após o plantio, é feita a poda formativa: são retirados os galhos finos e fracos. Os brotos fortes são cortados em 2/3, sempre na gema externa. O tiro central é cortado em 1/3. Regue a planta após uma semana.
Uma árvore jovem é podada a cada primavera em camadas esparsas. No final de junho são pinçados os galhos com mais de 30 cm de comprimento, em meados de agosto as pontas de todos os brotos são pinçadas para que a madeira tenha tempo de se preparar para o inverno.
Após a colheita, são aplicados fertilizantes de fósforo e potássio e, em seguida, cinzas. A farinha de dolomita é despejada no solo a cada 2 anos.
Resistência a doenças e pragas
Esta cultura tem boa imunidade a doenças e pragas. Na estação chuvosa, a resistência a doenças diminui ligeiramente. Para a profilaxia, é pulverizado antes da abertura dos botões com Bordeaux líquido ou com Hom, após a floração com Skor. Em junho, de sarna, oídio, podridão de frutas, clotterosporia e coccomicose, eles são tratados com uma mistura de preparações: "Horus" e "Zircon".
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Esta espécie tem uma robustez média no inverno e resistência à geada da madeira. Se você escolher um estoque resistente ao gelo, ele pode até resistir a geadas severas. Baixa resistência às queimaduras solares. Não tolera alta cobertura de neve, daí o colo da raiz pode vomitar. Para proteger a casca, recomenda-se em outubro caiar o tronco e os galhos com uma solução de cal com adição de argila, sulfato de cobre e verbasco. Após a secagem, são amarrados com galhos para proteção contra rachaduras e queimaduras solares. No inverno, a neve ao redor do tronco é pisoteada e, no início da primavera, os montes de neve devem ser removidos para que a casca não submerja. No final de fevereiro, a árvore é caiada novamente.
Requisitos de localização e solo
A planta prefere áreas ensolaradas, de preferência no lado sul, protegidas do norte, em uma colina ou encosta. Não deve haver árvores altas por perto que sombreiem o damasco. Não exige muito do solo, mas cresce e frutifica melhor em substratos médio-férteis, bem arejados e contendo cal. Não tolera lençóis freáticos muito próximos.