- Autores: I.L. Baikalov (República da Khakassia)
- Ano de aprovação: 2002
- Altura da árvore, m: 3
- Escapes: reto, vermelho, espessura média
- Flores: médio
- Forma de fruta: arredondado, ligeiramente comprimido lateralmente
- Pele : com ligeira pubescência
- Cor de fruta: de amarelo esverdeado a amarelo
- Cor da polpa : laranja
- Polpa (consistência): denso, suculento médio
Mais recentemente, a questão de saber se é possível cultivar um damasco na Sibéria era estranha e inadequada - parecia que as duras condições climáticas nesta parte do país não eram adequadas para a árvore termofílica. Mas, por meio dos esforços dos criadores, o impossível se torna perfeitamente possível e até mesmo bem-sucedido. Um bom resultado neste caso dependerá da escolha da variedade. O principal é que ele é resistente ao inverno, fértil e tem boa saúde. E essa variedade é considerada corretamente o damasco Sayan.
História de criação
Uma variedade incrível apareceu há muito tempo, em 1979, em um terreno simples e pessoal em um jardim localizado na República da Khakassia. Seu autor é o famoso jardineiro e criador siberiano, entusiasta, agrônomo homenageado da Rússia Ivan Leontyevich Baikalov, que dedicou mais de meio século de sua vida à ideia de criar um damasco para os pomares siberianos. É ele quem possui a autoria das primeiras variedades de damascos siberianos: East Siberian, Gorny Abakan, Sibiryak Baikalova e, claro, Sayanskiy - tal feito foi até incluído no Livro de Registros Russo.
Já o damasco Sayan foi obtido a partir de uma mistura de mudas da 2ª geração de formas seletivas de Khabarovsk. Uma variedade promissora foi incluída no Registro do Estado em 2002. Recomendado para cultivo na região da Sibéria Oriental, nas regiões de Khabarovsk e Krasnoyarsk, República da Khakassia.
Descrição da variedade
O damasco Sayan não é uma árvore muito alta, principalmente com 3 metros de altura. Crohn com 3,5 metros de diâmetro, esparramado, em forma de bola, de espessamento médio. Os rebentos verticais são de cor vermelha, a sua espessura é média.
Os folhetos são lisos, arredondados ou ovais, ápice alongado, verde escuro, grandes margens serrilhadas. A localização dos botões dos frutos é variada - encontram-se tanto nos ramos do bouquet como nos rebentos com 1 ano de idade, os tamanhos são médios, a forma é normal. As flores são de tamanho médio.
Características da fruta
As frutas de damasco Sayan parecem muito apetitosas. São amarelos, por vezes amarelo-esverdeados, apresentam um ligeiro rubor, com um ligeiro penugem. A granel, eles pesam na faixa de 25-35 gramas. A forma arredondada difere por ser ligeiramente comprimida nas laterais. A sutura fetal é claramente visível.
Qualidades de sabor
A polpa é de bela cor alaranjada, suculenta, densa, sabor agridoce, a médio prazo. Em geral, o sabor é agradável, os provadores deram uma avaliação de 4,5 pontos.
O produto contém:
- matéria seca - 14%;
- açúcar - 6,5%;
- ácido - 2,1%;
- vitamina C - 8 mg /%.
O osso dentro da polpa separa-se bem dela. Os damascos são universais, perfeitos para serem processados.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Sayan é precoce em termos de amadurecimento. A floração das árvores começa no final da primeira década de maio, com duração de 10 dias. A colheita pode ser agendada para meados de agosto. A cultura começa a dar frutos já na 3ª safra.
Produção
O damasco Sayan chega a render 64 kg / ha. Em média, 17 kg de frutos são colhidos de uma árvore, e o rendimento máximo é fixado em 45 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Sayan requer polinização cruzada. Para fazer isso, será bom plantar ao lado de variedades como Gorny Abakan, Sibiryak Baikalova, Kirovets.
Crescendo e cuidando
Cultivar uma árvore de damasco na Sibéria não é tão difícil quanto parece à primeira vista. É verdade que esforços ainda são necessários. O principal é escolher uma variedade adequada, como o Sayan.
É importante usar mudas saudáveis e de alta qualidade ao plantar a variedade descrita. O local de pouso também deve ser escolhido levando-se em consideração as peculiaridades da cultura. Portanto, um pré-requisito - o local deve ser iluminado pelos raios do sol, mas ao mesmo tempo ser fechado do vento frio.
Sayansky não deve ser plantado à sombra - as árvores crescem mal e dão uma colheita ruim. É impossível alocar um local para o plantio de uma lavoura em uma planície onde a água se acumulará. O local ideal é uma elevação onde as águas subterrâneas estejam longe da superfície.
Se for plantado um jardim, a distância entre as árvores deve ser mantida em cerca de 5 m, para que as mudas não interfiram umas nas outras.
É impossível cultivar damasco, independentemente da área, sem usar poda de copa. A realização regular do procedimento salvará a planta de doenças, protegê-la-á das intempéries e aumentará o rendimento.
Mais perto do inverno, o damasco Sayan deve ser cozido. As medidas de cobertura incluem aplicar cobertura morta no círculo do tronco, caiar o tronco e, quando o frio chegar, remover a neve com pá para proteção adicional.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Claro, Sayansky tem alta resistência à geada. Porém, há uma instabilidade em relação ao amortecimento. Durante o degelo do inverno, os botões dos frutos que são colocados nos ramos do buquê podem sair da dormência, então eles congelam, enquanto os botões nos fortes brotos anuais permanecem ilesos.