Damasco Sayan

Damasco Sayan
As principais características da variedade:
  • Autores: I.L. Baikalov (República da Khakassia)
  • Ano de aprovação: 2002
  • Altura da árvore, m: 3
  • Escapes: reto, vermelho, espessura média
  • Flores: médio
  • Forma de fruta: arredondado, ligeiramente comprimido lateralmente
  • Pele : com ligeira pubescência
  • Cor de fruta: de amarelo esverdeado a amarelo
  • Cor da polpa : laranja
  • Polpa (consistência): denso, suculento médio
Veja todas as especificações

Mais recentemente, a questão de saber se é possível cultivar um damasco na Sibéria era estranha e inadequada - parecia que as duras condições climáticas nesta parte do país não eram adequadas para a árvore termofílica. Mas, por meio dos esforços dos criadores, o impossível se torna perfeitamente possível e até mesmo bem-sucedido. Um bom resultado neste caso dependerá da escolha da variedade. O principal é que ele é resistente ao inverno, fértil e tem boa saúde. E essa variedade é considerada corretamente o damasco Sayan.

História de criação

Uma variedade incrível apareceu há muito tempo, em 1979, em um terreno simples e pessoal em um jardim localizado na República da Khakassia. Seu autor é o famoso jardineiro e criador siberiano, entusiasta, agrônomo homenageado da Rússia Ivan Leontyevich Baikalov, que dedicou mais de meio século de sua vida à ideia de criar um damasco para os pomares siberianos. É ele quem possui a autoria das primeiras variedades de damascos siberianos: East Siberian, Gorny Abakan, Sibiryak Baikalova e, claro, Sayanskiy - tal feito foi até incluído no Livro de Registros Russo.

Já o damasco Sayan foi obtido a partir de uma mistura de mudas da 2ª geração de formas seletivas de Khabarovsk. Uma variedade promissora foi incluída no Registro do Estado em 2002. Recomendado para cultivo na região da Sibéria Oriental, nas regiões de Khabarovsk e Krasnoyarsk, República da Khakassia.

Descrição da variedade

O damasco Sayan não é uma árvore muito alta, principalmente com 3 metros de altura. Crohn com 3,5 metros de diâmetro, esparramado, em forma de bola, de espessamento médio. Os rebentos verticais são de cor vermelha, a sua espessura é média.

Os folhetos são lisos, arredondados ou ovais, ápice alongado, verde escuro, grandes margens serrilhadas. A localização dos botões dos frutos é variada - encontram-se tanto nos ramos do bouquet como nos rebentos com 1 ano de idade, os tamanhos são médios, a forma é normal. As flores são de tamanho médio.

Características da fruta

As frutas de damasco Sayan parecem muito apetitosas. São amarelos, por vezes amarelo-esverdeados, apresentam um ligeiro rubor, com um ligeiro penugem. A granel, eles pesam na faixa de 25-35 gramas. A forma arredondada difere por ser ligeiramente comprimida nas laterais. A sutura fetal é claramente visível.

Qualidades de sabor

A polpa é de bela cor alaranjada, suculenta, densa, sabor agridoce, a médio prazo. Em geral, o sabor é agradável, os provadores deram uma avaliação de 4,5 pontos.

O produto contém:

  • matéria seca - 14%;
  • açúcar - 6,5%;
  • ácido - 2,1%;
  • vitamina C - 8 mg /%.

O osso dentro da polpa separa-se bem dela. Os damascos são universais, perfeitos para serem processados.

Amadurecimento e frutificação

A variedade Sayan é precoce em termos de amadurecimento. A floração das árvores começa no final da primeira década de maio, com duração de 10 dias. A colheita pode ser agendada para meados de agosto. A cultura começa a dar frutos já na 3ª safra.

Ao plantar uma árvore de damasco em seu terreno, você precisa conhecer as características de sua frutificação.O damasco começa a frutificar com a idade de dois a quatro anos após o plantio em um local permanente no jardim e frutifica continuamente até 25-30 anos. O rendimento da árvore atinge o pico com a idade de cinco a seis anos.

Produção

O damasco Sayan chega a render 64 kg / ha. Em média, 17 kg de frutos são colhidos de uma árvore, e o rendimento máximo é fixado em 45 kg.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Sayan requer polinização cruzada. Para fazer isso, será bom plantar ao lado de variedades como Gorny Abakan, Sibiryak Baikalova, Kirovets.

Crescendo e cuidando

Cultivar uma árvore de damasco na Sibéria não é tão difícil quanto parece à primeira vista. É verdade que esforços ainda são necessários. O principal é escolher uma variedade adequada, como o Sayan.

É importante usar mudas saudáveis ​​e de alta qualidade ao plantar a variedade descrita. O local de pouso também deve ser escolhido levando-se em consideração as peculiaridades da cultura. Portanto, um pré-requisito - o local deve ser iluminado pelos raios do sol, mas ao mesmo tempo ser fechado do vento frio.

Sayansky não deve ser plantado à sombra - as árvores crescem mal e dão uma colheita ruim. É impossível alocar um local para o plantio de uma lavoura em uma planície onde a água se acumulará. O local ideal é uma elevação onde as águas subterrâneas estejam longe da superfície.

Se for plantado um jardim, a distância entre as árvores deve ser mantida em cerca de 5 m, para que as mudas não interfiram umas nas outras.

É impossível cultivar damasco, independentemente da área, sem usar poda de copa. A realização regular do procedimento salvará a planta de doenças, protegê-la-á das intempéries e aumentará o rendimento.

Mais perto do inverno, o damasco Sayan deve ser cozido. As medidas de cobertura incluem aplicar cobertura morta no círculo do tronco, caiar o tronco e, quando o frio chegar, remover a neve com pá para proteção adicional.

Para que um damasco se enraíze bem em um novo lugar, é necessário estudar com antecedência todas as sutilezas de seu correto plantio. Dependendo do clima da região, é necessário escolher a época ideal para o plantio de uma muda. Determine o local, prepare adequadamente o fosso de pouso.
A enxertia é o principal método de reprodução do damasco, que permite preservar todas as qualidades varietais dos frutos, aumentar o rendimento e conferir à fruticultura propriedades adicionais, como resistência à geada e à seca. É necessário determinar corretamente o momento da vacinação e escolher corretamente o estoque.
A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, o rejuvenescimento das árvores velhas e a preservação do rendimento e da qualidade do fruto. A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.
Como outras frutas, os damascos costumam sofrer de várias doenças e pragas. É necessário inspecionar periodicamente o damasco para perceber a tempo uma doença ou o aparecimento de uma praga, intervir prontamente e eliminar o problema.

Resistência do inverno e a necessidade de abrigo

Claro, Sayansky tem alta resistência à geada. Porém, há uma instabilidade em relação ao amortecimento. Durante o degelo do inverno, os botões dos frutos que são colocados nos ramos do buquê podem sair da dormência, então eles congelam, enquanto os botões nos fortes brotos anuais permanecem ilesos.

Características principais
Autores
I.L. Baikalov (República da Khakassia)
Ano de aprovação
2002
Compromisso
universal
Rendimento médio
17 kg por árvore
Rendimento máximo
45 kg por árvore
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
Altura da árvore, m
3
coroa
esférico, espalhando, densidade média
Escapes
reto, vermelho, espessura média
Flores
média
Sai
ovalado, arredondado, verde escuro, liso, com uma grande borda serrilhada
Tipo de frutificação
em ramos de buquê e brotos anuais
Fruta
Tamanho da fruta, mm
25-35
Forma de fruta
arredondado, ligeiramente comprimido lateralmente
Cor de fruta
de amarelo esverdeado para amarelo
Pele
ligeiramente pubescente
Sutura abdominal
perceptível
Cor da polpa
laranja
Polpa (consistência)
denso, suculência média
Gosto de fruta
doce e azedo, agradável
Composição de frutas
matéria seca 14%, açúcares 6,5%, ácidos 2,1%, vitamina C 8 mg / 100g, pectina 0,56%
Separabilidade do osso da polpa
gratuitamente
Sabor de kernel
traços de amargura
Avaliação de degustação
4,5 pontos
Crescente
Variedades de polinizadores
Montanha Abakan, Sibiryak Baikalova, Kirovets
Resistência de inverno
Alto
Regiões em crescimento
Siberiano oriental
Resistência de amortecimento
instável
Maturação
Maturidade precoce
por 3 anos
Termos de amadurecimento
cedo
Época de floração
no final da primeira - início da segunda década de maio
Frequência de frutificação
anualmente
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de damasco
Acadêmico de Damasco Acadêmico Alyosha de damasco Alyosha Cupido de Damasco Amur Abacaxi Damasco Abacaxi Apricot Aquarius Aquário Condessa de Damasco Condessa Sobremesa de Damasco Sobremesa Souvenir de damasco Zhigulevsky Souvenir de Zhigulevsky Apricot Kichiginsky Kichiginsky Apricot Royal Real Bochecha vermelha de damasco Bochecha vermelha Apricot Lel Lel Apricot Favorite Favorito Apricot Manchurian Manchu Mel de damasco Mel Apricot Moscow Moskovsky Chocalho de damasco Chocalho Apricot Russo russo Apricot Saratov Ruby Saratov rubi Apricot Sibiryak Baikalova Sibiryak Baikalova Apricot Snegirek Snegirek Apricot, filho da bochecha vermelha Filho da bochecha vermelha Apricot Triumph norte Triunfo do norte Apricot Ulyanikhinsky Ulyanikhinsky Apricot Favorite Favorito Apricot Khabarovsk Khabarovsk Apricot Royal Tsarsky Apricot Champion of the North Campeão do norte Veludo Preto Damasco Veludo preto Príncipe Preto Apricot Príncipe Negro
Todas as variedades de damasco - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário