- Autores: Alexander Mikhailovich Golubev
- Ano de aprovação: 2015
- Altura da árvore, m: 4-5
- Escapes: médio, reto, marrom-acastanhado, nu
- Flores: médio, branco, único
- Peso do fruto, g: 40-48
- Forma de fruta: elíptico
- Pele : médio-áspero, com pubescência aveludada, difícil de remover do feto
- Cor de fruta: laranja claro principal, tegumentar - carmim, desfocado na maioria das frutas
- Cor da polpa : Laranja
Saratov Ruby é uma nova variedade de árvores de damasco. Difere em frutificação regular e abundante, alta resistência à geada e imunidade a doenças fúngicas comuns. As frutas são usadas universalmente: fazem damascos, compotas, geléias, confitures, marshmallows e congelam. Adequado para jardins privados e cultivo industrial.
História de criação
A variedade foi desenvolvida pelo criador A.M. Golubev ao cruzar as formas de elite Krasavets e Faraó. Incluído no Registro Estadual em 2015.
Descrição da variedade
A cultura cresce intensamente, atingindo 4-5 m, sua copa é esférica, espalhada, pouco densa, a casca é marrom, áspera. Os ramos são retos, castanho-acastanhados, glabros. As folhas são de tamanho médio, largamente arredondadas, côncavas, pontiagudas nas pontas, brilhantes e lisas, verdes escuras, as bordas da lâmina foliar são crenadas. As flores são brancas, solitárias. Os rebentos são caracterizados por uma elevada taxa de crescimento. A árvore tem uma vida útil de cerca de 30 anos.
Características da fruta
O damasco pesa em média 40-48 g, mas alguns exemplares chegam a 67 g e tem o formato de uma elipse, um tom laranja claro com um volumoso blush carmim. A pele não é muito áspera, aveludada, pubescente, pouco destacável, sem tendência a fissuras. A polpa é laranja, bastante sumarenta, tenra, com um aroma característico. A pedra é pequena, separa bem. Os frutos são bem transportados e armazenados a +5 temperatura por mais de um mês, têm uma excelente apresentação.
Qualidades de sabor
O sabor é harmonioso, agridoce, teor de açúcar - 8,5%, ácidos de frutas - 1,5%, pectina - 1,3%, ácido ascórbico - 12,3 mg por 100 g. A avaliação de especialista do sabor é de 4,3 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a formar frutos de 3 a 4 anos após o plantio. Pertence à espécie intermediária em termos de maturação, os damascos amadurecem em meados de julho. O período de maturidade removível começa um pouco mais cedo - na segunda década de julho.
Produção
De uma árvore frutífera, você pode obter cerca de 120 kg de frutas. 338 centners são colhidos por hectare.
Regiões em crescimento
É comum o cultivo da variedade nas regiões do Baixo Volga e do norte do Cáucaso. Há experiência em cultivo no sul dos montes Urais.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Variedade parcialmente autofértil, para melhorar a produtividade em regiões de clima frio, plantam-se nas proximidades North Triumph, Zhigulevsky souvenir, Manitoba 604. Em climas mais quentes, para melhorar o sabor, recomenda-se plantar Sobremesa Golubeva, Lakomka, Generosa.
Crescendo e cuidando
A cultura é considerada despretensiosa de cuidar, mas deve ser regada, arrancada das ervas daninhas no círculo próximo ao tronco, fertilizada, branqueada do tronco e podada. Cada procedimento deve ser realizado dentro de um determinado prazo. As árvores jovens, após o plantio do primeiro ano, são regadas regularmente até 3 vezes por mês com 2-3 baldes de água, divididos em duas doses: de manhã e à noite, após a rega, o solo ao redor do tronco é solto. As árvores frutíferas são regadas moderadamente, sempre durante a formação dos botões, durante a formação dos ovários e durante o derramamento dos frutos. Despeje com água morna e sedimentada.Mesmo em regiões áridas, isso é feito cerca de uma vez por mês.
Eles são alimentados regularmente, o melhor de tudo junto com a água. Na primavera, são utilizadas soluções de verbasco ou excrementos de pássaros, que podem ser substituídos por ureia ou nitrato de potássio. Em junho, eles são pulverizados com soluções de fertilizantes complexos. No meio do verão, você pode se alimentar com compostos de fósforo e potássio. Após a colheita, a cinza de madeira é despejada no solo - meio balde sob uma árvore. Uma vez a cada 3-4 anos, no início da primavera ou no final do outono, poços rasos são cavados perto do tronco e 1-2 baldes de estrume ou composto são despejados neles.
Em uma planta anual, todos os ramos (se houver) são encurtados em 1/3. Em uma criança de dois anos, restam dois ou três ramos laterais, localizados em alturas opostas entre si, e um caule vertical. Todo o resto é eliminado. Em primeiro lugar, os ramos mais baixos são removidos e os restantes são encurtados em 30 cm. A copa ganha uma forma arredondada de várias camadas. Em uma árvore jovem, geralmente restam 6-7 ramos do esqueleto. Por 3-4 anos, as seguintes camadas são estabelecidas. O ângulo ideal de saída dos ramos principais da primeira camada é de 45 graus, da segunda e das subseqüentes - 50-60 graus.
As árvores maduras precisam de desbaste regular, poda higiênica e rejuvenescedora. Ramos quebrados e espécimes que engrossam excessivamente a coroa são geralmente cortados no início da primavera. No verão, os rebentos jovens e fortemente crescidos são podados, cerca de 1/3. É imperativo recomendar a normalização do número de ovários, especialmente para plantas muito jovens. No outono, são retirados galhos fracos, doentes e quebrados, os cortes são cobertos com grama. Não corte mais do que ¼ dos brotos vivos de cada vez. Cortar mais galhos pode fazer com que o damasco morra.
Resistência a doenças e pragas
A planta tem alta imunidade a doenças fúngicas, incluindo moniliose, doença de clasterosporium. Pode ser afetado por manchas marrons e ondulações, para prevenção no outono, as folhas caídas são removidas e tratadas com Nitrafen. Existe o perigo de adoecer com fusarium, o remédio "Vitaros" ajuda com isso. Dentre as pragas, a traça da ameixa, a traça da fruta, o pulgão e a curuquerê são perigosas. Para a prevenção de pragas, use na primavera e no outono sulfato de cobre, líquido de Bordeaux, o medicamento "Fufanon". Além disso, é útil realizar o tratamento com um medicamento que estimule o sistema imunológico, por exemplo, o "Zircão".
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A árvore é caracterizada por alta robustez no inverno: os botões das frutas podem suportar temperaturas de até -36, e a madeira - até -40. A planta é protegida do degelo do inverno e das geadas da primavera, pois os botões acordam tarde e ficam em repouso por muito tempo. As árvores jovens são isoladas para o inverno: os troncos são cobertos com ramos de abeto e as copas são cobertas com material não tecido. É o suficiente para cobrir as árvores maduras com escudos de ventos frios, enquanto a área das raízes deve ser coberta com cobertura morta.No final do inverno, troncos e troncos são caiados com cal para protegê-los das queimaduras solares. A variedade é considerada resistente à seca: pode resistir por muito tempo sem irrigação e sem chuva.
Requisitos de localização e solo
A variedade requer muito espaço livre para crescimento e frutificação. A variedade deve estar a uma distância de pelo menos 4 m de árvores altas. O rubi Saratov cresce bem em todos os tipos de solo, mas prefere solos leves permeáveis ao ar com uma reação neutra ou ligeiramente alcalina, de preferência argiloso ou argiloso, mas também dá frutos nos pedregosos. Areia e turfa são geralmente adicionadas a solo pesado, húmus a solo pobre e cal ou giz a solo ácido. A cinza de madeira é uma cobertura versátil.
Para uma muda, escolha um local ensolarado e aberto, bem protegido do vento. É bom se houver um prédio ou uma cerca em branco nas proximidades. Terras baixas são contra-indicadas, assim como a localização próxima de lençóis freáticos (a não mais de 2 m da superfície). As plantas são plantadas em um monte especial, o colo da raiz é deixado 2-3 cm da superfície. Outro damasco com o mesmo período de floração deve ser colocado nas proximidades.
Visão geral da revisão
A variedade recebe as críticas mais elogiosas dos jardineiros: excelente sabor, cor de damasco, frutas perfeitamente secas. Há observações de que os damascos maduros tendem a cair. Algumas pessoas não gostam do sabor e o descrevem como muito medíocre.