- Sinônimos de nomes: Rossiyanin
- Altura da árvore, m: 4-4,5
- Escapes: castanho-avermelhado
- Flores: pétalas solitárias, brancas ou rosa com veias avermelhadas
- Peso do fruto, g: 60-65
- Forma de fruta: ligeiramente achatado, arredondado
- Cor de fruta: amarelo alaranjado
- Polpa (consistência): suculento
- Gosto de fruta: doce
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
Apricot Russian (Rossiyanin) - o orgulho da seleção nacional. Foi criado especificamente para zonas climáticas com mudanças bruscas de temperatura atmosférica e tolera bem as geadas. As épocas de floração e frutificação precoces tornam esta variedade uma excelente escolha para o plantio em regiões da Região da Terra Não Negra.
História de criação
A variedade foi obtida por especialistas do Instituto de Pesquisa de Horticultura e Viticultura do Cáucaso do Norte. Uma muda de polinização livre da forma P-3-1 foi utilizada como material para o trabalho de reprodução. O pedido de testes de variedades estaduais foi apresentado em 1985, mas eles ainda não foram concluídos em 2021.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, com 4-4,5 m de altura, copa extensa e rebentos castanho-avermelhados. A formação intensiva de rebentos permite que a árvore jovem cresça rapidamente. A coroa de um damasco adulto é exuberante, não atrapalhando a colheita livre. Folhas arredondadas têm bordas finamente dentadas, ligeiramente alongadas no topo. As pétalas das flores são rosa e brancas, têm veias avermelhadas, os botões são únicos.
As árvores desta variedade desenvolvem um poderoso sistema de raízes. É importante garantir que não fique exposto à superfície da terra.
Características da fruta
Os damascos da variedade russa são grandes, bonitos, pesando de 60 a 65 g cada. O formato do fruto é redondo, ligeiramente achatado. A pele é de cor amarelo-laranja. A pedra separa-se bem da polpa. Os damascos são transportáveis, mas começam a comer um pouco mais cedo para se locomover. A fruta tem um aroma característico e muito agradável.
Qualidades de sabor
Russo - uma variedade não para armazenamento de longo prazo. A fruta tem uma polpa doce e suculenta que, quando madura, se amassa facilmente. A safra colhida é processada em 7 dias, fazendo geléias, compotas, geléias.
Amadurecimento e frutificação
No período de formação do fruto, a árvore entra 3-4 anos após o plantio. Em termos de maturação, a variedade pertence ao meio precoce, a colheita dos damascos começa em meados de julho.
Produção
Durante a temporada, 70 kg de frutos são obtidos da árvore.
Regiões em crescimento
A variedade é melhor aclimatada às condições da Rússia central. É cultivado com sucesso até mesmo nas cidades da região de Moscou, em Ryazan, Smolensk.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Damasco O russo floresce em maio. A variedade é autofértil, mas para aumentar a produção, árvores com tempos de floração semelhantes podem ser plantadas nas proximidades. O melhor polinizador é considerado o filho da bochecha vermelha. O plantio de algumas árvores de damasco das variedades Bai, Condessa e Favorit também tem um efeito benéfico na produção.
Crescendo e cuidando
O russo é um damasco que precisa de rega moderada e poda regular. Para seu pouso, deve-se escolher os meses de primavera, antes do início da fase de escoamento da seiva. Na maioria das regiões, esse período cai em meados de abril. A necessidade de cuidados com as plantas é mínima, rega-se de manhã ou tarde da noite, afrouxando cuidadosamente o solo no círculo próximo ao tronco. A frequência de aplicação de umidade varia de 1 a 2 vezes por semana.
É necessário alimentar as plantas a partir de 2 anos a partir do momento de seu plantio.Para a fertilização, são escolhidos os meses de primavera e outono, dando-se preferência aos complexos potássio-fósforo. Os orgânicos são colocados sob a raiz uma vez a cada 4 anos, ou com menos frequência se o solo for fértil.
Aparar a coroa da variedade russa também é simplificado ao máximo. Na primavera, todos os seus brotos são cortados ao meio, mantendo-se de 5 a 7 ramos esqueléticos. No outono, após a queda das folhas, os ramos danificados e quebrados são removidos. Os detritos resultantes são colocados na cobertura morta ou queimados.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade de damasco tem alta imunidade à maioria das doenças típicas. Algum perigo para ele é a coccomicose, para cuja prevenção se usa borrifar os ramos da copa com uma solução de bordalês a 3%. Essa manipulação é realizada durante o período até que os botões da planta tenham florescido. Para manchas foliares perfuradas, borrifar a primavera com fungicidas especiais pode ajudar.
Entre as pragas, a mais perigosa para a árvore é a mariposa, a mariposa das frutas. Os frutos e partes da árvore danificados por eles são destruídos. Será útil cavar regularmente o solo no outono, bem como selecionar os inseticidas adequados.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Os russos de damasco toleram bem até invernos gelados. Suporta uma queda nas temperaturas atmosféricas até -30-33 graus Celsius.
Requisitos de localização e solo
A planta tem uma tolerância média à seca, prefere solos férteis moderadamente úmidos e com boa drenagem. As mudas são colocadas em áreas bem iluminadas. É importante escolher um local não no lado norte, fechado aos ventos e outras influências externas. O nível do lençol freático não importa, a árvore se adapta com sucesso às suas diferentes características.
Visão geral da revisão
O damasco russo ganhou popularidade suficiente entre os jardineiros amadores, apesar do fato de que os testes da variedade ainda não foram concluídos. Os residentes de verão encontram nele muitas vantagens. Eles incluem maturação precoce e produção abundante, excelente sabor de frutas. Segundo as avaliações, as árvores praticamente não sofrem de doenças, mesmo que outras plantas do jardim sejam afetadas por fungos ou infecções. Essa variedade de damascos é apreciada especialmente por aqueles que não estão prontos para subir uma escada até o topo de uma árvore.
Uma vantagem especial do russo é sua adaptabilidade às condições das zonas climáticas temperadas. Mesmo na região de Moscou, os frutos têm tempo de amadurecimento, dando bons resultados em termos de volumes de colheita. Também entre as vantagens, os jardineiros mencionam a ausência de requisitos de plantio obrigatórios para vários outros polinizadores. A árvore lida bem com essa tarefa por conta própria.
Suas desvantagens óbvias incluem baixa resistência à seca. Além disso, as plantas são sensíveis à estagnação da umidade no solo.Nem todo mundo gosta do fato de que uma árvore com uma grande copa sombreia uma parte significativa do local. Apenas flores da primavera podem ser colocadas sob sua coroa.