- Altura da árvore, m: 2
- Flores: 3 cm
- Peso do fruto, g: 40
- Cor de fruta: laranja brilhante
- Gosto de fruta: muito doce
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
- Compromisso: universal
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Período de frutificação: no início de agosto
- Produção: Alto
O damasco colunar Prince Mart é uma variedade bonita, muito decorativa, mas ao mesmo tempo simples de cultivo, capaz de dar frutos abundantes mesmo nos subúrbios de Moscou. A árvore é compacta, não ocupa muito espaço, mas requer poda anual para estimular a frutificação. Os frutos são adequados tanto para consumo in natura como para enlatamento e processamento.
Descrição da variedade
A árvore é fraca, não muito extensa, a altura média é de 2 m, a copa é estreita, compacta, com ramos laterais curtos. Folhagem moderada, não impede que os frutos amadureçam bem. O cano é durável e elegante. A variedade é considerada adequada para cultivo em vasos e cubas.
A formação dos frutos ocorre nos brotos do último ano, bem como nos ramos do bouquet. Em tiros com mais de 3 anos, ele para.
Características da fruta
As frutas pesam cerca de 40 g, são ovais achatadas, lindas. A cor da pele é laranja brilhante, dá para ver um lindo blush do lado ensolarado. A pedra separa-se bem da polpa. A sutura abdominal é pronunciada.
Qualidades de sabor
Os frutos são muito doces, agradáveis, sem amargor nem azedume. A polpa é suculenta, não muito densa.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de crescimento precoce, os primeiros damascos são obtidos 2 anos após o plantio. Em termos de maturação, Prince March pertence aos últimos. A frutificação e a colheita ocorrem no início de agosto. A planta floresce em março-abril.
Produção
Prince Mart é considerada uma variedade de alto rendimento. As colheitas médias de 1 árvore chegam a 20 kg de frutos.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para plantio nas regiões centrais, é cultivada com sucesso nas condições da região de Moscou.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Prince Mart é um damasco fértil. Pode ser a única planta de fruta com caroço no jardim.
Crescendo e cuidando
O principal cuidado se resume à poda de galhos enfraquecidos, realizada anualmente. No outono, ao final da frutificação, a árvore serve para fertilizar com sulfato de potássio. Ao crescer, é importante evitar o congelamento do botão apical. Se estiver danificada, a árvore dará 2-3 novos brotos verticais, mas a forma colunar será perdida.
Para obter frutos por 2 anos, na primeira floração, todos os botões formados devem ser removidos. Isso vai estimular a planta, vai direcionar suas forças para a formação de novos botões frutíferos. E também durante o período de floração, será útil colocar uma cortina de fumaça para as plantas para protegê-las da geada.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é caracterizada por imunidade estável à maioria das doenças. As pragas raramente são afetadas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A variedade é muito resistente ao gelo. Suporta uma queda nas temperaturas atmosféricas de -35 ... 40 graus. Para o inverno na maioria das regiões de cultivo, não se esconde.
Requisitos de localização e solo
As plantas precisam ser plantadas em uma área bem iluminada. Solo franco-argiloso misto ou arenoso é adequado.
Visão geral da revisão
Segundo os veranistas, o damasco colunar Prince Mart é uma das opções exóticas de fruteiras com caroço que agradam ter no local. Nota-se que a árvore parece incomum, principalmente durante o período de frutificação, quando a área ao redor do tronco está literalmente repleta de frutos maduros. Em zonas climáticas relativamente frias, muitas pessoas preferem deixar a planta com o sistema radicular fechado, colocando uma cuba com ela no jardim durante a estação quente. Nesse caso, o damasco também atua como elemento decorativo no paisagismo.
Dentre as desvantagens da variedade, destaca-se a necessidade de manter a forma correta da coroa. Se você pular as datas de poda, a árvore terá a aparência de um damasco comum, com brotos bastante espalhados. Outras desvantagens incluem a curta vida útil da fruta, bem como sua atratividade para insetos.
A principal vantagem da casta, segundo os jardineiros, são os frutos grandes e de sabor muito agradável. Além disso, os rendimentos são abundantes, mesmo sem polinização cruzada. Os frutos têm tempo de amadurecer até nos subúrbios. O príncipe Mart também recebe elogios por sua despretensão geral. A única coisa que ele precisa é de proteção contra ventos fortes e bastante sol. A colheita de uma árvore compacta é muito conveniente, os frutos ficam próximos ao tronco.