Damasco Polesie de frutos grandes

Damasco Polesie de frutos grandes
As principais características da variedade:
  • Flores: médio, rosa
  • Peso do fruto, g: 50-80
  • Forma de fruta: oval-arredondado, ligeiramente comprimido dos lados
  • Pele : ligeiramente pubescente
  • Cor de fruta: amarelo-laranja, com um leve rubor
  • Cor da polpa : laranja dourada
  • Polpa (consistência): tenro, suculento
  • Gosto de fruta: doce e azedo, bom
  • Avaliação de degustação: 4,25 pontos
  • Tamanho do osso: pequena
Veja todas as especificações

Qualquer jardineiro que queira plantar um damasco no seu sítio procura escolher uma variedade que seja despretensiosa no cuidado e ao mesmo tempo dê uma colheita farta e de excelente sabor. Polessky grande-frutificado corresponde aos parâmetros acima.

Descrição da variedade

A cultura é vigorosa, atingindo uma altura de 4 a 5 metros. A árvore cresce intensamente nos primeiros anos após o plantio. Quando o damasco começa a dar frutos, a taxa de crescimento diminui. A copa é muito espalhada, com forte espessamento e formato arredondado alongado.

As folhas são grandes, de formato ovóide, com ligeiro achatamento nas pontas. A lâmina da folha é fina e lisa, de cor verde escura. As flores são de tamanho médio, rosa claro. As inflorescências de frutos são formadas nos brotos do ano anterior.

Entre as vantagens, os jardineiros distinguem:

  • frutificação precoce;
  • resistência à geada (a madeira e os botões reprodutivos são capazes de se recuperar rapidamente do congelamento, mesmo se a geada pegar a árvore durante o período de floração);
  • as frutas não quebram;
  • resistência à seca;
  • é muito raro os damascos tolerarem a estagnação da umidade na superfície da terra;
  • imunidade persistente à maioria das doenças.

Existem algumas desvantagens, mas são:

  • formação excessiva de rebentos de crescimento vertical exigindo poda regular;
  • um número limitado de regiões para o cultivo da variedade.

Características da fruta

A cultura dá grandes frutos. O peso médio de um fruto pode ser de 50-80 g, de formato oval-arredondado, ligeiramente achatado nas laterais. Com excesso de umidade, os frutos não racham. A pele é ligeiramente caída, de cor amarelo-laranja com um ligeiro rubor. O pequeno osso separa-se bem da polpa. O núcleo localizado no interior tem um sabor adocicado.

Os damascos colhidos apresentam um bom nível de conservação de qualidade e transportabilidade. Com o armazenamento adequado, os frutos não perdem seu aspecto comercial e aparência em 30 dias.

Qualidades de sabor

A polpa suculenta de laranja dourada tem um sabor rico, doce e azedo, e um agradável aroma frutado. A consistência da polpa é macia. Em uma escala de degustação de cinco pontos, as frutas são avaliadas em 4,25 pontos.

Amadurecimento e frutificação

Durante o período de frutificação, a cultura entra no 3º ano de desenvolvimento. Na época da frutificação, Polesskiy grande-frutificado é uma variedade do período de maturação tardia. O damasco floresce no final de março - início de abril. Eles começam a colher no final de julho - início de agosto. A frutificação é anual.

Ao plantar uma árvore de damasco em seu terreno, você precisa conhecer as características de sua frutificação. O damasco começa a frutificar com a idade de dois a quatro anos após o plantio em um local permanente no jardim e frutifica continuamente até 25-30 anos. O rendimento da árvore atinge o pico com a idade de cinco a seis anos.

Produção

Começando com 3 anos de crescimento, a planta dá uma pequena quantidade de colheita, mas depois de alguns anos, 10-15 kg de frutos podem ser colhidos de uma árvore.Os espécimes de 10 anos de idade são, em média, capazes de produzir 110 kg.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Uma das características da variedade é a autofertilidade parcial, então jardineiros experientes recomendam o plantio de variedades de damasco que florescem ao mesmo tempo, o que vai dobrar ou até triplicar a produção. As seguintes variedades são consideradas os polinizadores de maior sucesso: Abacaxi, Amur, Polesskiy produtivo, Golden Jubilee, Khabarovskiy.

Crescendo e cuidando

Para obter bons rendimentos todos os anos, o damasco deve ser plantado no local mais ensolarado. É aconselhável proteger as mudas jovens dos ventos frios do norte. É preferível plantar a safra no final do outono, um mês antes do início da geada. Durante esse tempo, a muda terá tempo para criar raízes.

A cova de plantio é preparada com antecedência, pelo menos 2 semanas de antecedência. Isso é necessário para que durante esse tempo a microflora necessária seja formada no orifício. Polesie de frutos grandes não é particularmente exigente quanto à composição do solo. No entanto, a cultura cresce bem em substratos leves, soltos e férteis com um nível de pH neutro.

Em solos férteis, um buraco é cavado com um tamanho de 70x70. Em solos pesados, o buraco é feito com quase metade do tamanho. Isso é necessário para preparar a mistura do solo e aplicar fertilizantes. A acidez é reduzida com casca de limão, giz ou ovo comum. Cinzas de madeira, turfa, esfagno lidam com a alcalinidade.

Para preparar a mistura de solo, não é necessário usar todo o solo escavado, mas apenas a camada superior. Fertilizantes minerais e orgânicos também são adicionados. A primeira parte do substrato é colocada na cova com lâmina, sobre a qual é colocada a muda, coberta com o restante, bem compactada e regada em abundância.

O cuidado posterior da cultura não tem dificuldades particulares. É importante podar com o tempo, pois a planta dá muitos brotos, engrossando demais a árvore.

Você precisa alimentar o damasco com cuidado. O principal é não exagerar. O nitrogênio é adicionado na primavera, microelementos complexos no verão e potássio, fósforo e cálcio no outono.

Para que um damasco se enraíze bem em um novo lugar, é necessário estudar com antecedência todas as sutilezas de seu correto plantio. Dependendo do clima da região, você precisa escolher o momento ideal para o plantio de uma muda. Determine o local, prepare adequadamente o fosso de pouso.
A enxertia é o principal método de reprodução do damasco, que permite preservar todas as qualidades varietais dos frutos, aumentar o rendimento e conferir à fruticultura propriedades adicionais, como resistência à geada e à seca. É necessário determinar corretamente o momento da vacinação e escolher corretamente o estoque.
A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, o rejuvenescimento das árvores velhas e a preservação do rendimento e da qualidade do fruto. A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.

Resistência a doenças e pragas

É necessário processar oportunamente o damasco de doenças e pragas. No entanto, a variedade resiste fortemente à podridão dos frutos, à moniliose e às manchas perfuradas.

Como outras frutas, os damascos costumam sofrer de várias doenças e pragas. É necessário inspecionar periodicamente o damasco para perceber a tempo uma doença ou o aparecimento de uma praga, intervir prontamente e eliminar o problema.
Características principais
Compromisso
universal
Produção
Alto
Rendimento médio
110 kg por árvore
Transportabilidade
Boa
Marketability
Boa
Madeira
Tipo de crescimento
vigoroso
coroa
arredondado-alongado
Flores
médio, rosa
Sai
grande, oval, ligeiramente afiado em direção ao ápice, fino e liso
Fruta
Tamanho da fruta
ampla
Peso do fruto, g
50-80
Forma de fruta
oval arredondado, ligeiramente comprimido dos lados
Cor de fruta
amarelo-laranja, com um leve rubor
Pele
ligeiramente pubescente
Cor da polpa
laranja dourada
Polpa (consistência)
tenro, suculento
Gosto de fruta
doce e azedo, bom
Tamanho do osso
raso
Separabilidade do osso da polpa
Boa
Sabor de kernel
doce
Avaliação de degustação
4,25 pontos
Prazo de validade de frutas
cerca de 30 dias, na temperatura certa
Crescente
Autofertilidade
parcialmente autofértil
Resistência de inverno
Boa
Resistência ao gelo, ° C
até -34 ° C
Tolerância à seca
estável
Regiões em crescimento
ao sul da zona Central da Terra Negra, outros
Resistente a quebra de frutas
não rachar com o excesso de umidade
Resistência a doenças e pragas
estável
Resistência à moniliose
relativamente estável
Resistência de Clasterosporium
relativamente estável
Resistência à podridão de frutas
relativamente estável
Maturação
Termos de amadurecimento
atrasado
Época de floração
Março abril
Período de frutificação
final de julho - início de agosto
Frequência de frutificação
anualmente
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de damasco
Acadêmico de Damasco Acadêmico Alyosha de damasco Alyosha Cupido de Damasco Amur Abacaxi Damasco Abacaxi Apricot Aquarius Aquário Condessa de Damasco Condessa Sobremesa de Damasco Sobremesa Souvenir de Damasco Zhigulevsky Souvenir de Zhigulevsky Apricot Kichiginsky Kichiginsky Apricot Royal Real Bochecha vermelha de damasco Bochecha vermelha Apricot Lel Lel Apricot Favorite Favorito Apricot Manchurian Manchu Mel de damasco Mel Apricot Moscow Moskovsky Chocalho de damasco Chocalho Apricot Russo russo Apricot Saratov Ruby Saratov rubi Apricot Sibiryak Baikalova Sibiryak Baikalova Apricot Snegirek Snegirek Apricot, filho da bochecha vermelha Filho da bochecha vermelha Apricot Triumph North Triunfo do norte Apricot Ulyanikhinsky Ulyanikhinsky Apricot Favorite Favorito Apricot Khabarovsk Khabarovsk Apricot Royal Tsarsky Apricot Champion of the North Campeão do norte Veludo Preto Damasco Veludo preto Príncipe Preto Apricot Príncipe Negro
Todas as variedades de damasco - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário