- Flores: médio, rosa
- Peso do fruto, g: 50-80
- Forma de fruta: oval-arredondado, ligeiramente comprimido dos lados
- Pele : ligeiramente pubescente
- Cor de fruta: amarelo-laranja, com um leve rubor
- Cor da polpa : laranja dourada
- Polpa (consistência): tenro, suculento
- Gosto de fruta: doce e azedo, bom
- Avaliação de degustação: 4,25 pontos
- Tamanho do osso: pequena
Qualquer jardineiro que queira plantar um damasco no seu sítio procura escolher uma variedade que seja despretensiosa no cuidado e ao mesmo tempo dê uma colheita farta e de excelente sabor. Polessky grande-frutificado corresponde aos parâmetros acima.
Descrição da variedade
A cultura é vigorosa, atingindo uma altura de 4 a 5 metros. A árvore cresce intensamente nos primeiros anos após o plantio. Quando o damasco começa a dar frutos, a taxa de crescimento diminui. A copa é muito espalhada, com forte espessamento e formato arredondado alongado.
As folhas são grandes, de formato ovóide, com ligeiro achatamento nas pontas. A lâmina da folha é fina e lisa, de cor verde escura. As flores são de tamanho médio, rosa claro. As inflorescências de frutos são formadas nos brotos do ano anterior.
Entre as vantagens, os jardineiros distinguem:
- frutificação precoce;
- resistência à geada (a madeira e os botões reprodutivos são capazes de se recuperar rapidamente do congelamento, mesmo se a geada pegar a árvore durante o período de floração);
- as frutas não quebram;
- resistência à seca;
- é muito raro os damascos tolerarem a estagnação da umidade na superfície da terra;
- imunidade persistente à maioria das doenças.
Existem algumas desvantagens, mas são:
- formação excessiva de rebentos de crescimento vertical exigindo poda regular;
- um número limitado de regiões para o cultivo da variedade.
Características da fruta
A cultura dá grandes frutos. O peso médio de um fruto pode ser de 50-80 g, de formato oval-arredondado, ligeiramente achatado nas laterais. Com excesso de umidade, os frutos não racham. A pele é ligeiramente caída, de cor amarelo-laranja com um ligeiro rubor. O pequeno osso separa-se bem da polpa. O núcleo localizado no interior tem um sabor adocicado.
Os damascos colhidos apresentam um bom nível de conservação de qualidade e transportabilidade. Com o armazenamento adequado, os frutos não perdem seu aspecto comercial e aparência em 30 dias.
Qualidades de sabor
A polpa suculenta de laranja dourada tem um sabor rico, doce e azedo, e um agradável aroma frutado. A consistência da polpa é macia. Em uma escala de degustação de cinco pontos, as frutas são avaliadas em 4,25 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Durante o período de frutificação, a cultura entra no 3º ano de desenvolvimento. Na época da frutificação, Polesskiy grande-frutificado é uma variedade do período de maturação tardia. O damasco floresce no final de março - início de abril. Eles começam a colher no final de julho - início de agosto. A frutificação é anual.
Produção
Começando com 3 anos de crescimento, a planta dá uma pequena quantidade de colheita, mas depois de alguns anos, 10-15 kg de frutos podem ser colhidos de uma árvore.Os espécimes de 10 anos de idade são, em média, capazes de produzir 110 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Uma das características da variedade é a autofertilidade parcial, então jardineiros experientes recomendam o plantio de variedades de damasco que florescem ao mesmo tempo, o que vai dobrar ou até triplicar a produção. As seguintes variedades são consideradas os polinizadores de maior sucesso: Abacaxi, Amur, Polesskiy produtivo, Golden Jubilee, Khabarovskiy.
Crescendo e cuidando
Para obter bons rendimentos todos os anos, o damasco deve ser plantado no local mais ensolarado. É aconselhável proteger as mudas jovens dos ventos frios do norte. É preferível plantar a safra no final do outono, um mês antes do início da geada. Durante esse tempo, a muda terá tempo para criar raízes.
A cova de plantio é preparada com antecedência, pelo menos 2 semanas de antecedência. Isso é necessário para que durante esse tempo a microflora necessária seja formada no orifício. Polesie de frutos grandes não é particularmente exigente quanto à composição do solo. No entanto, a cultura cresce bem em substratos leves, soltos e férteis com um nível de pH neutro.
Em solos férteis, um buraco é cavado com um tamanho de 70x70. Em solos pesados, o buraco é feito com quase metade do tamanho. Isso é necessário para preparar a mistura do solo e aplicar fertilizantes. A acidez é reduzida com casca de limão, giz ou ovo comum. Cinzas de madeira, turfa, esfagno lidam com a alcalinidade.
Para preparar a mistura de solo, não é necessário usar todo o solo escavado, mas apenas a camada superior. Fertilizantes minerais e orgânicos também são adicionados. A primeira parte do substrato é colocada na cova com lâmina, sobre a qual é colocada a muda, coberta com o restante, bem compactada e regada em abundância.
O cuidado posterior da cultura não tem dificuldades particulares. É importante podar com o tempo, pois a planta dá muitos brotos, engrossando demais a árvore.
Você precisa alimentar o damasco com cuidado. O principal é não exagerar. O nitrogênio é adicionado na primavera, microelementos complexos no verão e potássio, fósforo e cálcio no outono.
Resistência a doenças e pragas
É necessário processar oportunamente o damasco de doenças e pragas. No entanto, a variedade resiste fortemente à podridão dos frutos, à moniliose e às manchas perfuradas.