- Sinônimos de nomes: Pogremok
- Altura da árvore, m: de 2,5 a 3
- Flores: Branco
- Peso do fruto, g: 45-60
- Forma de fruta: oval redondo com lados ligeiramente comprimidos
- Pele : pubescente
- Cor de fruta: amarelado esverdeado
- Cor da polpa : amarelo ou laranja
- Polpa (consistência): denso, suculento
- Gosto de fruta: agradável, doce, às vezes doce e azedo
A Estação Experimental de Rossoshansk, localizada perto de Voronezh, existe oficialmente há mais de 80 anos, mas seu chefe, M. Ulyanishchev, estava engajado no desenvolvimento de novas variedades na década de 1920. Portanto, podemos falar com segurança sobre um século de atividades frutíferas. O chocalho de damasco é um excelente exemplo de produtos de alta qualidade, obtido por ele na década de 20 do século XX, mas não perdeu sua relevância e ainda é querido por jardineiros em regiões de clima frio.
História de criação
O chocalho de damasco recebeu esse nome devido a uma característica interessante - a pedra fica muito livremente localizada em uma fruta madura e se for agitada, você pode ouvir um leve zumbido. Isso se assemelha ao princípio de operação de um chocalho, e seu nome é chocalho, um tanto fora de uso. Essa agradável característica agrada na hora de descascar frutas. Mas este não era o objetivo do excelente criador M. Ulyanishchev. Ele estava interessado na possibilidade de cultivar frutas do sul em condições naturais de clima temperado.
O início da criação da variedade resistente ao inverno foi com geadas severas, que foram sobrevividas com sucesso por duas árvores. Eles serviram como fonte para Rattle e algumas outras variedades. O sucesso do Rattle por muitas décadas pode ser facilmente explicado se lembrarmos de suas características valiosas - um alto nível de resistência à geada, cuidado despretensioso, condições de solo pouco exigentes, frutificação abundante, frutas grandes e alta produtividade.
Algumas fontes científicas afirmam que praticamente não há restrições para ele, pode crescer em qualquer lugar, exceto deserto árido e permafrost. Talvez seja um pequeno exagero, mas a capacidade de criar raízes e crescer em climas temperados é alta nesta variedade, e o sabor e a capacidade de tolerar facilmente o transporte a tornam atraente para aqueles que estão criando para fins comerciais.
Descrição da variedade
Apricot Rattle tem recursos valiosos que compõem uma longa lista de benefícios. Não requer a presença de outras árvores de damasco no local, pois é autofértil e não necessita de fontes adicionais de polinização. A descrição da variedade contém menção às seguintes vantagens:
frutos grandes (com peso médio de 45-60 g, mas árvores jovens e fortes podem produzir frutos que pesam 70-80 g);
sabor excelente, rico conteúdo de elementos valiosos;
maturação tardia, que pode diferir nas regiões, mas invariavelmente protege os rins das geadas tardias;
mantendo a qualidade e a capacidade de transporte, mantendo uma aparência apresentável;
altura da árvore de 3-4 m, o que torna a colheita descomplicada;
capacidade de resistir a geadas e pragas comuns.
A faixa do meio e ainda mais as regiões do norte são locais de procriação bem-sucedida de uma árvore resistente ao inverno. Trabalho de criação na região de Voronezh, a combinação bem-sucedida das qualidades valiosas das variedades Krepky e Silistrensky levou ao aparecimento de Rattle, que é merecidamente procurado entre os jardineiros russos.
Características da fruta
Os frutos da árvore distinguem-se por uma forma arredondada regular, mas devido à costura abdominal bem cuidada, parecem um pouco achatados.O peso varia de 60 a 80 g, a cor é amarelado-esverdeada, a polpa é alaranjada, doce, rica em sabor e aroma pronunciado, que é preservada durante a estocagem. Os conhecedores falam de um ligeiro azedume e de um agradável amargor, que conferem à casta reconhecimento e um sabor especial.
Qualidades de sabor
As frutas são classificadas como universais - podem ser consumidas frescas com prazer, utilizadas como recheio de assados, preparados para o inverno - desde compotas até geleias. O tratamento térmico preserva o sabor, o aroma e a forma da fruta, e o caroço facilmente separável facilita o cozimento. Na escala de degustação, as características aromatizantes são avaliadas em 4,2 pontos, mas os fãs da variedade têm certeza de que ela merece uma classificação mais elevada. A abundância de suco permite que você enrole o chocalho em seu próprio suco, mas ele pode ser seco e congelado com sucesso.
Amadurecimento e frutificação
Determinado pela região de residência do jardineiro. A excelente taxa de sobrevivência e resistência ao inverno permitem que você cultive Rattle em um vasto território - da região de Moscou aos Urais. Um verão frio pode atrasar o período de amadurecimento até meados de agosto, embora a colheita padrão seja no final de julho - início de agosto. É por isso que é chamada de variedade de maturação médio-tardia.
Em regiões onde sempre existe a possibilidade de retorno do frio e das geadas tardias, tais períodos de floração e frutificação facilitam o crescimento e amadurecimento dos damascos, que recentemente foram considerados plantas do sul. No entanto, a árvore tem a capacidade de se recuperar mesmo após condições climáticas desfavoráveis, e nas regiões do norte dá frutos 2 semanas mais tarde do que na zona média e na região da Terra Negra Central.
Produção
Damasco Rattle é classificado como uma variedade de alto rendimento. É difícil encontrar dados, fala-se dos valores de 5 a 80 kg por árvore, mas isso é determinado pela idade da árvore, pela qualidade do atendimento e pela região de germinação. As avaliações dos jardineiros dizem que a frutificação da variedade ocorre regularmente. Mas, ao mesmo tempo, existem anos comuns, e também são tão frutíferos que é preciso apoiar os galhos para que não quebrem.
Crescendo e cuidando
Falando sobre a despretensão e pouca exigência do damasco da variedade Rattle, os jardineiros não estão exagerando. Tolera perfeitamente invernos gelados e verões secos. No sul da Rússia, ela é plantada no outono, depois que as folhas caem das árvores. Em regiões com clima temperado, você também pode escolher o período de outono, mas precisa se concentrar no calendário meteorológico de longo prazo. O plantio deve ser pelo menos um mês antes do início da geada.
Na primavera, é melhor plantar o chocalho no final de abril, depois que a neve derrete, o solo e o ar se aquecem. Para o plantio, é melhor adquirir uma muda em um viveiro de reputação comprovada, escolhendo uma árvore com sistema radicular desenvolvido e sem danos.
Condições para enxerto bem-sucedido:
uma colina ou área plana ao sul;
proteção contra o vento e uma abundância de umidade (doenças fúngicas podem se desenvolver);
o solo ideal é argiloso, o ácido deve ser calcificado antes do plantio;
falta de vizinhos indesejados - safras de frutas e bagas na vizinhança;
boa iluminação ao longo do dia.
Regar e aplicar mistura de solo fertilizado irá acelerar a taxa de sobrevivência e crescimento da muda. Jardineiros experientes estão empenhados em racionar a safra, desbastando a copa, monitorando cuidadosamente o aparecimento de possíveis pragas e doenças, realizando a rega oportuna e a fertilização necessária, podando na primavera e no outono, cobrindo a muda plantada no primeiro inverno.Este é um trabalho de rotina que permite aumentar o rendimento e o bem-estar da árvore.