Pêssego Damasco

Pêssego Damasco
As principais características da variedade:
  • Altura da árvore, m: 3
  • Escapes: anuais, fino
  • Flores: branco, tamanho médio
  • Peso do fruto, g: 50
  • Forma de fruta: arredondado ou oval-arredondado, com leve compressão e chanfradura do ápice e compressão dos lados
  • Pele : sem brilho, com pubescência
  • Cor de fruta: amarelo palha
  • Cor da polpa : amarelo
  • Polpa (consistência): tenro e relativamente suculento
  • Gosto de fruta: combinação harmoniosa de açúcares e ácidos, abacaxi
Veja todas as especificações

Residentes e agricultores experientes no verão, que escolhem variedades de damasco para cultivo, geralmente preferem variedades híbridas com bom gosto e rápida adaptação às condições de cultivo. Essas variedades incluem damasco de pêssego.

Descrição da variedade

O Pêssego Damasco é uma árvore de tamanho médio que cresce até 3 metros de altura em um ambiente favorável. A árvore tem uma forma de copa espalhada e semicircular, não muito espessa com pequena folhagem verde brilhante.

Uma característica da árvore é o aumento da fragilidade dos galhos, que podem se quebrar com o peso dos frutos, bem como a aspereza pronunciada da casca marrom-amarronzada do tronco e dos brotos. Para evitar a deformação dos ramos, basta instalar suportes durante o período de frutificação. O Pêssego Damasco é uma árvore de crescimento rápido, então em 5 anos a árvore cresce e ganha força.

O período de floração da safra de frutas começa em meados de maio, por isso a árvore não tem medo do retorno das geadas da primavera. Neste momento, a coroa bem cuidada está densamente coberta por pequenas flores brancas como a neve que se atraem com um aroma agradável.

Características da fruta

Essa variedade é de tamanho médio. Em uma árvore saudável, os damascos que pesam 50 gramas amadurecem. O fruto tem formato oval-redondo regular, ligeiramente comprimido nas laterais, e uma bela cor - amarelo palha sem rubor. Às vezes, pontos subcutâneos caóticos de cor laranja aparecem na superfície do feto. A casca da fruta é densa, aveludada, sem brilho, mas com borda e tuberosidade perceptíveis. A sutura abdominal é claramente visível. O fruto é mantido em um caule curto.

Devido ao seu sabor excelente, os damascos têm um propósito universal - são consumidos frescos, congelados, secos, processados ​​em compotas, conservas, compotas e também são amplamente utilizados na culinária (recheios de tortas, molhos doces).

Os frutos colhidos toleram bem o transporte, podendo também ser armazenados por muito tempo - até 2 semanas a uma temperatura de 8-10 graus Celsius.

Qualidades de sabor

A variedade de damasco tem sabor delicioso e excelente comercialização. A polpa amarelo-claro tem textura carnuda, tenra, ligeiramente fibrosa e moderadamente suculenta, complementada por um aroma tropical brilhante. O sabor da fruta é harmonioso - doce, combina bem com notas de ananás. O pequeno caroço é facilmente separado da polpa de damasco.

Amadurecimento e frutificação

O pêssego damasco é meio tarde. A árvore começa a dar frutos no 4º ano após o plantio. Você pode saborear as primeiras frutas na terceira década de julho. A árvore tem um período de maturação prolongado, pois os damascos amadurecem na mesma época. A fase de maturação ativa começa no final de julho e vai até meados de agosto. Não é recomendável expor demais os damascos maduros na árvore, pois eles podem se desintegrar.

Ao plantar uma árvore de damasco em seu terreno, você precisa conhecer as características de sua frutificação. O damasco começa a frutificar com a idade de dois a quatro anos após o plantio em um local permanente no jardim e frutifica continuamente até 25-30 anos. O rendimento da árvore atinge o pico com a idade de cinco a seis anos.

Produção

A variedade tem alto rendimento. Na primeira safra, você pode contar com 20-30 kg de frutas, mas com o tempo, o número aumentará. O rendimento máximo é de cerca de 140 kg por árvore.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

A árvore de damasco é autofértil, por isso não precisa de polinização cruzada adicional. Para uma boa colheita, basta plantar uma muda de damasco.

Crescendo e cuidando

É melhor plantar uma muda de damasco na primavera (em abril), quando o ar e o solo estão bem aquecidos. Para isso, adquire-se uma muda de dois anos com rizoma desenvolvido, de 2 a 3 processos, com altura de 110-120 cm e plantio longe de outras árvores frutíferas. Um bom vizinho para o damasco Pêssego é o dogwood. Como a árvore adora espaço, é recomendável manter uma distância entre as plantações de 4 a 5 metros.

A tecnologia agrícola intensiva consiste em medidas padrão: irrigação, especialmente intensiva durante os períodos de seca, irrigação com carregamento de água na primavera e no outono, fertilização a partir do quinto ano de crescimento, soltura do solo, capina e remoção de ervas daninhas na zona próxima ao caule, formação de copa ( mais de 3 anos), remoção sanitária de ramos secos e danificados, prevenção de doenças, cobertura morta com ramos de abeto, caiação, prevenção de queimaduras, preparação para o inverno. Para proteção contra roedores, uma malha de metal de granulação fina é instalada.

Para que um damasco se enraíze bem em um novo lugar, é necessário estudar com antecedência todas as sutilezas de seu correto plantio. Dependendo do clima da região, é necessário escolher a época ideal para o plantio de uma muda. Determine o local, prepare adequadamente o fosso de pouso.
A enxertia é o principal método de reprodução do damasco, que permite preservar todas as qualidades varietais dos frutos, aumentar o rendimento e conferir à fruticultura propriedades adicionais, como resistência à geada e à seca. É necessário determinar corretamente o momento da vacinação e escolher corretamente o estoque.
A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, o rejuvenescimento das árvores velhas e a preservação do rendimento e da qualidade do fruto. A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.

Resistência a doenças e pragas

O pêssego damasco é bastante resistente a muitas doenças fúngicas. Além disso, a árvore tolera a doença do clasterosporium, mas costuma estar exposta ao oídio. Uma diminuição na imunidade ocorre apenas quando as condições de cultivo não são compatíveis. Os tratamentos com inseticidas ajudam a proteger contra a infestação de pragas.

Como outras frutas, os damascos costumam sofrer de várias doenças e pragas. É necessário inspecionar periodicamente o damasco para perceber a tempo uma doença ou o aparecimento de uma praga, intervir prontamente e eliminar o problema.

Resistência do inverno e a necessidade de abrigo

A resistência à geada da árvore é média, então a colheita de frutas é capaz de resistir a quedas curtas de temperatura até -15 ... 18 graus. As árvores jovens que crescem nas regiões centrais precisam de abrigo. Para isso, utiliza-se spunbond ou agrofibra. Os damascos plantados no sul não precisam de proteção adicional contra o frio no inverno.

Requisitos de localização e solo

É confortável para uma árvore de damasco crescer no lado sul do local com solo nutritivo, solto, permeável à umidade e respirável, que tem um nível de acidez neutro. Vale lembrar que o fluxo das águas subterrâneas deve ser profundo.O melhor para a árvore será solo preto e arenito.

Características principais
Compromisso
universal
Produção
Alto
Rendimento máximo
140 kg por árvore
Transportabilidade
Boa
Marketability
Boa
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
Altura da árvore, m
3
coroa
arredondado, com folhagem esparsa
Escapes
anual, magro
Flores
branco, médio
Sai
tamanho médio
Fruta
Tamanho da fruta
médio ou grande
Peso do fruto, g
50
Forma de fruta
arredondado ou oval-arredondado, com leve compressão e chanframento do ápice e compressão dos lados
Cor de fruta
amarelo palha
Pele
sem brilho, com pubescência
Sutura abdominal
largo o suficiente, pronunciado
Cor da polpa
amarelo
Polpa (consistência)
tenro e relativamente suculento
Gosto de fruta
combinação harmoniosa de açúcares e ácidos, abacaxi
Tamanho do osso
pequena
Separabilidade do osso da polpa
Boa
Aparência
atraente
Crescente
Autofertilidade
fértil
Tolerância à seca
não tem medo de períodos de seca
Desintegrando-se
com irrigação insuficiente e umidade do solo, quando totalmente maduros, eles se desintegram facilmente
Poda
primavera anual
Localização
lugares menos ventosos
Resistência a doenças e pragas
estável
Resistência de Clasterosporium
aumentou
Maturação
Maturidade precoce
4 anos após o plantio
Termos de amadurecimento
meio tarde
Época de floração
meados de maio
Período de frutificação
final de julho a agosto
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de damasco
Acadêmico de Damasco Acadêmico Alyosha de damasco Alyosha Cupido de Damasco Amur Abacaxi Damasco Abacaxi Apricot Aquarius Aquário Condessa de Damasco Condessa Sobremesa de Damasco Sobremesa Souvenir de damasco Zhigulevsky Souvenir de Zhigulevsky Apricot Kichiginsky Kichiginsky Apricot Royal Real Bochecha vermelha de damasco Bochecha vermelha Apricot Lel Lel Apricot Favorite Favorito Apricot Manchurian Manchu Mel de damasco Mel Apricot Moscow Moskovsky Chocalho de damasco Chocalho Apricot Russo russo Apricot Saratov Ruby Saratov rubi Apricot Sibiryak Baikalova Sibiryak Baikalova Apricot Snegirek Snegirek Apricot, filho da bochecha vermelha Filho da bochecha vermelha Apricot Triumph norte Triunfo do norte Apricot Ulyanikhinsky Ulyanikhinsky Apricot Favorite Favorito Apricot Khabarovsk Khabarovsk Apricot Royal Tsarsky Apricot Champion of the North Campeão do norte Veludo Preto Damasco Veludo preto Príncipe Preto Apricot Príncipe Negro
Todas as variedades de damasco - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário