- Altura da árvore, m: 3
- Escapes: anuais, fino
- Flores: branco, tamanho médio
- Peso do fruto, g: 50
- Forma de fruta: arredondado ou oval-arredondado, com leve compressão e chanfradura do ápice e compressão dos lados
- Pele : sem brilho, com pubescência
- Cor de fruta: amarelo palha
- Cor da polpa : amarelo
- Polpa (consistência): tenro e relativamente suculento
- Gosto de fruta: combinação harmoniosa de açúcares e ácidos, abacaxi
Residentes e agricultores experientes no verão, que escolhem variedades de damasco para cultivo, geralmente preferem variedades híbridas com bom gosto e rápida adaptação às condições de cultivo. Essas variedades incluem damasco de pêssego.
Descrição da variedade
O Pêssego Damasco é uma árvore de tamanho médio que cresce até 3 metros de altura em um ambiente favorável. A árvore tem uma forma de copa espalhada e semicircular, não muito espessa com pequena folhagem verde brilhante.
Uma característica da árvore é o aumento da fragilidade dos galhos, que podem se quebrar com o peso dos frutos, bem como a aspereza pronunciada da casca marrom-amarronzada do tronco e dos brotos. Para evitar a deformação dos ramos, basta instalar suportes durante o período de frutificação. O Pêssego Damasco é uma árvore de crescimento rápido, então em 5 anos a árvore cresce e ganha força.
O período de floração da safra de frutas começa em meados de maio, por isso a árvore não tem medo do retorno das geadas da primavera. Neste momento, a coroa bem cuidada está densamente coberta por pequenas flores brancas como a neve que se atraem com um aroma agradável.
Características da fruta
Essa variedade é de tamanho médio. Em uma árvore saudável, os damascos que pesam 50 gramas amadurecem. O fruto tem formato oval-redondo regular, ligeiramente comprimido nas laterais, e uma bela cor - amarelo palha sem rubor. Às vezes, pontos subcutâneos caóticos de cor laranja aparecem na superfície do feto. A casca da fruta é densa, aveludada, sem brilho, mas com borda e tuberosidade perceptíveis. A sutura abdominal é claramente visível. O fruto é mantido em um caule curto.
Devido ao seu sabor excelente, os damascos têm um propósito universal - são consumidos frescos, congelados, secos, processados em compotas, conservas, compotas e também são amplamente utilizados na culinária (recheios de tortas, molhos doces).
Os frutos colhidos toleram bem o transporte, podendo também ser armazenados por muito tempo - até 2 semanas a uma temperatura de 8-10 graus Celsius.
Qualidades de sabor
A variedade de damasco tem sabor delicioso e excelente comercialização. A polpa amarelo-claro tem textura carnuda, tenra, ligeiramente fibrosa e moderadamente suculenta, complementada por um aroma tropical brilhante. O sabor da fruta é harmonioso - doce, combina bem com notas de ananás. O pequeno caroço é facilmente separado da polpa de damasco.
Amadurecimento e frutificação
O pêssego damasco é meio tarde. A árvore começa a dar frutos no 4º ano após o plantio. Você pode saborear as primeiras frutas na terceira década de julho. A árvore tem um período de maturação prolongado, pois os damascos amadurecem na mesma época. A fase de maturação ativa começa no final de julho e vai até meados de agosto. Não é recomendável expor demais os damascos maduros na árvore, pois eles podem se desintegrar.
Produção
A variedade tem alto rendimento. Na primeira safra, você pode contar com 20-30 kg de frutas, mas com o tempo, o número aumentará. O rendimento máximo é de cerca de 140 kg por árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A árvore de damasco é autofértil, por isso não precisa de polinização cruzada adicional. Para uma boa colheita, basta plantar uma muda de damasco.
Crescendo e cuidando
É melhor plantar uma muda de damasco na primavera (em abril), quando o ar e o solo estão bem aquecidos. Para isso, adquire-se uma muda de dois anos com rizoma desenvolvido, de 2 a 3 processos, com altura de 110-120 cm e plantio longe de outras árvores frutíferas. Um bom vizinho para o damasco Pêssego é o dogwood. Como a árvore adora espaço, é recomendável manter uma distância entre as plantações de 4 a 5 metros.
A tecnologia agrícola intensiva consiste em medidas padrão: irrigação, especialmente intensiva durante os períodos de seca, irrigação com carregamento de água na primavera e no outono, fertilização a partir do quinto ano de crescimento, soltura do solo, capina e remoção de ervas daninhas na zona próxima ao caule, formação de copa ( mais de 3 anos), remoção sanitária de ramos secos e danificados, prevenção de doenças, cobertura morta com ramos de abeto, caiação, prevenção de queimaduras, preparação para o inverno. Para proteção contra roedores, uma malha de metal de granulação fina é instalada.
Resistência a doenças e pragas
O pêssego damasco é bastante resistente a muitas doenças fúngicas. Além disso, a árvore tolera a doença do clasterosporium, mas costuma estar exposta ao oídio. Uma diminuição na imunidade ocorre apenas quando as condições de cultivo não são compatíveis. Os tratamentos com inseticidas ajudam a proteger contra a infestação de pragas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A resistência à geada da árvore é média, então a colheita de frutas é capaz de resistir a quedas curtas de temperatura até -15 ... 18 graus. As árvores jovens que crescem nas regiões centrais precisam de abrigo. Para isso, utiliza-se spunbond ou agrofibra. Os damascos plantados no sul não precisam de proteção adicional contra o frio no inverno.
Requisitos de localização e solo
É confortável para uma árvore de damasco crescer no lado sul do local com solo nutritivo, solto, permeável à umidade e respirável, que tem um nível de acidez neutro. Vale lembrar que o fluxo das águas subterrâneas deve ser profundo.O melhor para a árvore será solo preto e arenito.