- Autores: República da Bielo-Rússia
- Peso do fruto, g: 70
- Forma de fruta: arredondado, ligeiramente achatado dos lados
- Cor de fruta: laranja brilhante, com pequenas manchas vermelhas no lado ensolarado
- Cor da polpa : Laranja
- Polpa (consistência): muito suculento, macio
- Gosto de fruta: doce e azedo
- Tamanho do osso: médio
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
- Compromisso: universal
A variedade de damasco Pamyat Shevchuk é universal, bastante popular, há muitos anos que atrai os veranistas por sua despretensão. É apreciado por sua boa taxa de sobrevivência no clima russo. Além disso, a variedade é frutada, com damascos muito saborosos, frescos e em conserva.
História de criação
A variedade foi obtida na República da Bielo-Rússia. O trabalho de seleção foi realizado no Instituto de Pesquisa da Fruticultura, no território do reduto Pinsk.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, com copa esférica espalhada. As plantas podem ficar bem grandes, depende muito do porta-enxerto, ganham altura rapidamente. A coroa não está engrossada.
Características da fruta
Os damascos são muito grandes, pesando até 70 g. O formato do fruto é redondo, ligeiramente achatado nas laterais, bastante bonito e regular. A cor da superfície é laranja brilhante, pequenas manchas vermelhas aparecem no lado ensolarado. A pedra é média por dentro, bem destacável. A polpa é laranja, não muito firme.
Qualidades de sabor
Os frutos são muito saborosos, com polpa tenra e suculenta, doce e azeda.
Amadurecimento e frutificação
A memória de Damasco Shevchuk refere-se ao período médio de amadurecimento. As árvores frutificam no final de julho - início de agosto. A primeira safra pode ser colhida 2-3 anos após o plantio.
Produção
Até 60 kg de frutas são colhidos da árvore. Durante os primeiros 5 anos desde o início da frutificação, a colheita será duas vezes mais modesta, cerca de 28,5 kg.
Regiões em crescimento
Na Rússia, o damasco Memory of Shevchuk é cultivado principalmente em regiões com clima semelhante ao de Pinsk e outras cidades da Bielo-Rússia. Ele se enraíza bem nas regiões de Voronezh e Oryol, bem como no sul.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Não precisa de polinizadores.
Crescendo e cuidando
A variedade da seleção bielorrussa é muito bem adaptada ao clima russo. Pode ser plantado em local permanente na primavera, sem esperar o início do escoamento da seiva. Cuidar de uma planta jovem é o mais simples possível. Durante os primeiros 5 anos, enquanto há uma subida ativa, as árvores são regadas regularmente, formando sulcos para isso. Para isso, é necessário usar água morna e estabilizada.
Depois de qualquer umidade, inclusive da chuva, o solo no círculo do tronco deve ser afrouxado. O enfeite superior começa com 3-4 anos de vida na árvore. A árvore também precisa de proteção contra as pragas mais comuns, que consiste na pulverização preventiva e na caiação da superfície do tronco.
Resistência a doenças e pragas
Uma variedade com boa imunidade, resistente à maioria das doenças. É resistente à doença de clasterosporium e à sarna da fruta com caroço.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
As plantas são caracterizadas por maior robustez no inverno.
Requisitos de localização e solo
A escolha do local é de extrema importância para o cultivo bem-sucedido da árvore. Para a variedade Pamyat Shevchuk, é necessário selecionar áreas com solos leves, bem ventilados, não alagados. A proximidade da ocorrência de águas subterrâneas, o plantio em várzeas é contra-indicado para ele. A proteção contra o vento é importante. Lugares próximos a uma cerca ou a uma casa são adequados, mas não do sul, mas do oeste.
Visão geral da revisão
De acordo com os residentes de verão, a variedade de damasco Memory Shevchuk é bem adaptada ao clima russo, mas não funcionará para cultivá-la na região de Moscou, um clima mais ameno é necessário. Caso contrário, não há reclamações. As árvores são freqüentemente enxertadas em porta-enxertos de baixo crescimento para melhorar a resistência à geada e reduzir a altura de uma planta adulta. A variedade é elogiada por seu amadurecimento precoce, não havendo necessidade de esperar muito pelos primeiros exemplares de sinal. Além disso, pode crescer como um único damasco no local.
Entre outros pontos positivos nas críticas dos jardineiros, pode-se destacar um aspecto muito bonito dos frutos. Eles são pintados em um tom amarelo ensolarado sólido, parecem atraentes e são adequados para cultivo para venda. As desvantagens dos residentes de verão incluem a resistência não muito alta da planta a danos por pragas de insetos e, em anos frios, também a doenças fúngicas.