- Autores: A.F. Kolesnikova, E.N. Dzhigadlo, Yu.I. Khabarov, A.A. Gulyaeva, I.N. Ryapolova (Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas)
- Ano de aprovação: 2006
- Altura da árvore, m: 3-4
- Escapes: marrom, nu, amarelo
- Flores: médio, branco
- Peso do fruto, g: 33-40
- Forma de fruta: achatado, ovóide redondo
- Pele : liso, ligeiramente pubescente
- Cor de fruta: amarelo com pequenos pontos carmim em 1/4 da superfície
- Cor da polpa : amarelo
Por muito tempo se acreditou que o damasco era uma dessas árvores frutíferas, que se distribuía principalmente nos territórios do sul. Mas hoje, graças ao surgimento de novas variedades resistentes a diversos fatores naturais, essa cultura começou a ser cultivada nas regiões centrais, nos Urais e até na Sibéria. A variedade Orlovchanin é um desses representantes.
História de criação
Esta variedade de damasco foi desenvolvida no início dos anos 2000. Toda uma equipe de funcionários do Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas (com sede perto de Orel) trabalhou na sua criação: A.F. Kolesnikova, E.N. Dzhigadlo, Yu.I. Khabarov, bem como A.A.Gulyaeva e I.N.Ryapolova. Para criar tal cultura especificamente para cultivo na Região Central da Terra Negra, nomeadamente em áreas como:
- Voronezh;
- Kursk;
- Orlovskaya;
- Tambov;
- Lipetsk.
Posteriormente, foram realizados experimentos de cultivo na Sibéria, onde a cultura apresentou boa resistência aos indicadores de baixa temperatura. Em 2006, Orlovchanin foi incluído nas listas do Registro Estadual da Federação Russa.
Descrição da variedade
Os damasqueiros da cultura descrita diferem nas taxas médias de crescimento, atingindo 3-4 m, sendo a copa muito ramificada, espalhada e ligeiramente elevada. Os ramos lisos são de cor castanha. As folhas são grandes, ovóides, de superfície lisa. Flores de dois centímetros e 5 pétalas, a cor é branca como a neve e o meio é amarelo.
Características da fruta
Os damascos são redondos e, em alguns casos, ovais. Pintado em tom amarelo, em alguns exemplares há uma leve floração avermelhada. Os frutos são ligeiramente pubescentes. Tamanho 30,6 mm de altura, 32,4 mm de diâmetro. O peso de um damasco é de 33 a 40 g, dentro de uma polpa farinhenta, de cor amarela brilhante, sem veios duros, o caroço é retirado do fruto com bastante facilidade.
Qualidades de sabor
O sabor das frutas de Orlovchanin é considerado doce e azedo, agradável. O produto universal é adequado para uma variedade de propósitos: damascos frescos são consumidos, enlatados, compotas e compotas são feitas com eles, bebidas são feitas e usadas em várias sobremesas. E também as frutas podem ser secas, o que aumentará muito sua vida útil.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence a culturas com um período de maturação médio. A maior parte da colheita amadurece no final de julho. O damasco começa a dar frutos por 3 temporadas após o plantio da muda.
Produção
A produtividade é alta; os jardineiros colhem de 20 a 60 kg de damascos maduros de cada árvore. Quanto ao cultivo comercial, o rendimento médio registrado é 146,5 c / ha, e o máximo é 166,5 c / ha.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Orlovchanin é uma variedade parcialmente autofértil.Portanto, para garantir um alto rendimento, é melhor plantar variedades de damasco como, por exemplo, Mlievsky early, Tsunami, Airlie Orange, Pineapple, Kyoto, Gold Rich ou outras com a mesma época de floração que Orlovchanin.
Crescendo e cuidando
No sul do país, a variedade Orlovchanin pode ser plantada na primavera e no outono. Na faixa do meio, o plantio pré-inverno é melhor, mas apenas para que pelo menos um mês reste antes da primeira onda de frio e a árvore tenha tempo para se adaptar. O damasco Orlovchanin se encaixa em um recanto em uma área bem iluminada pelo sol, já que a cultura não tolera sombreamento, mesmo parcial.
É melhor escolher um solo pouco drenado para esta árvore, o mais adequado é ligeiramente ácido: franco-arenoso ou franco-argiloso. É muito importante evitar a probabilidade de inundações, portanto, é necessário controlar a ocorrência de água subterrânea para que ela fique mais distante do sistema radicular do damasco. E também agricultores experientes aconselham não colocar uma árvore perto de groselhas e framboesas, macieiras e coníferas serão vizinhos indesejados.
Na primavera, a árvore é podada, os galhos secos e a casca seca são removidos. A cada dois anos, a Orlovchanin regula o topo, limitando o crescimento e estimulando os brotos. Os residentes de Orlov requerem irrigação regular. Existem períodos em que é necessário:
- em abril - antes do início da floração;
- em maio, a rega é feita duas vezes: quando aparecem os ovários e quando se formam os frutos.
A cultura responde bem à alimentação. Na primavera, a árvore pode ser borrifada com uma solução de ureia. Durante o segundo procedimento, o método raiz é usado. Você pode adicionar superfosfato, bem como nitrato de amônio. Repita esses curativos antes e depois da floração.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem boa imunidade, mas é suscetível a qualquer infecção fúngica, com exceção da clasterosporia. E também o damasco pode ser atacado por insetos-praga. Portanto, entre as medidas agrotécnicas obrigatórias, estão previstos os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Orlovchanin não tem medo de mudanças repentinas de temperatura, os damascos adultos são capazes de suportar uma onda de frio até -35 °. Mudas jovens são mais sensíveis à geada, portanto, nos primeiros anos após o plantio, precisarão de abrigo para o inverno.