- Autores: Seleção americana
- Altura da árvore, m: 4-5
- Peso do fruto, g: 60-70
- Forma de fruta: arredondado
- Pele : ligeiramente pubescente
- Cor de fruta: amarelo, com um blush borrado no lado ensolarado
- Cor da polpa : amarelo-dourado
- Polpa (consistência): suculência média
- Gosto de fruta: sobremesa, doce, ligeiramente azeda
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
Apricot New Jersey é versátil. Pode ser cultivada em diferentes regiões, sendo utilizada tanto in natura quanto no preparo de brancos. E a simplicidade no cuidado e as maravilhosas propriedades de sabor de frutas grandes, sem dúvida, atrairão a atenção de muitos jardineiros.
História de criação
O damasco New Jersey foi obtido por especialistas americanos em 1971. Durante a sua criação, herdou as melhores propriedades varietais de seus pais: bom nível de resistência a condições climáticas desfavoráveis, cuidado despretensioso, frutas perfumadas de grande porte com agradáveis propriedades de sobremesa.
As regiões de cultivo recomendadas são a zona média da Rússia e outros territórios.
Descrição da variedade
Os damascos são altos (4-5 m), com copas esparsas e esparsas. As lâminas das folhas são de cor verde brilhante. As raízes são fortes, bem ramificadas, não sujeitas à deterioração das raízes. Nos locais de plantio, a cultura também é universal - é capaz de se desenvolver produtivamente em solos pesados e úmidos, não se preocupando com a proximidade dos lençóis freáticos.
As árvores cultivadas a partir de sementes produzem frutos menores, mas são comparativamente mais adaptadas às condições climáticas de crescimento.
A cultura é frutífera (entre as variedades iniciais, isso é raro), com uma propriedade aumentada de resistência a desastres naturais.
Dentre as vantagens do damasco de Nova Jersey, notamos:
frutificação precoce e autopolinização;
bom nível de robustez do inverno e resistência à seca;
ambiente produtivo, um nível significativo de rendimento;
grande frutado, excelente apresentação;
separação relativamente livre de sementes da polpa;
raízes bem desenvolvidas;
despretensão para crescer em diferentes solos, resistência ao solo alagado;
alto potencial imunológico para podridão radicular;
versatilidade de uso, bom nível de transporte de frutas.
Desvantagens:
um nível relativamente alto de suscetibilidade à moniliose, que muitas vezes obriga a colheita dos frutos até que estejam totalmente maduros;
em locais de clima temperado, em dias frios, com floração precoce, algumas flores morrem às vezes;
a presença de predisposição varietal à queda de frutos.
Características da fruta
Os damascos são grandes (60-70 g), de forma redonda, de cor amarela, ligeiramente pubescentes, com um blush borrado no lado ensolarado. A polpa apresenta tons amarelo-dourado. As sementes separam-se facilmente da polpa, que apresenta um grau de suculência médio. As frutas toleram bem o transporte de longa distância. Um indicador do amadurecimento final dos damascos é a fácil separação da casca da polpa.
As frutas devem ser mantidas em condições de comercialização por até 20 dias em unidades frigoríficas, após serem colocadas em sacos de papel ou em embalagens plásticas.
Os damascos são ótimos para consumo fresco. A consistência condensada dos frutos permite a sua utilização em vários métodos de enlatamento (preparação de compotas, compotas, conservas, pastilhas).
Qualidades de sabor
Em termos de sabor, os damascos são doces com um azedume discreto e um aroma característico.
Amadurecimento e frutificação
A cultura floresce cedo - na primeira década de abril, então as flores e parte dos ovários jovens costumam sofrer de geadas recorrentes. O amadurecimento da safra geralmente ocorre no final de junho ou início de julho.
A colheita inicial dos frutos é realizada já no segundo ano de crescimento da árvore, e a produção estável e significativa de frutos ocorre no 6-7º ano de crescimento.
Produção
Com um cuidado agrícola competente, a cultura é caracterizada por um alto grau de rendimento - até 40-50 kg de frutos de uma árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é autopolinizada, capaz de não frutificar de forma intensiva e independente. Portanto, para obter rendimentos significativos, recomendamos o plantio de 2-3 árvores de várias variedades a uma distância de 10-15 m.
Crescendo e cuidando
Nas latitudes ao sul, a cultura geralmente é plantada no outono. Nas áreas da faixa do meio, o desembarque é permitido tanto no outono quanto na primavera.
O desembarque na primavera é realizado a uma temperatura média diária constante de +5? С. No outono, as árvores são plantadas um mês antes do aparecimento de um clima frio estável.
É importante lembrar que as raízes da cultura emitem componentes tóxicos, e a proximidade com tais árvores afeta negativamente o desenvolvimento de maçãs e peras, frutos de caroço, frutas silvestres e vegetais. Por esse motivo, recomendamos o plantio de outras plantas a uma distância de pelo menos 4 m do damasco de Nova Jersey. Culturas bulbosas - galanthus, açafrão, scilla - criam raízes bem em seu espaço próximo ao caule. Os malmequeres, plantados no verão, fornecem uma boa proteção para as árvores frutíferas contra insetos nocivos.
Árvores de 2-3 anos com altura de pelo menos 1,5 m enraízam-se perfeitamente em novos lugares.As mudas são selecionadas com copas corretas, condutores centrais longos e raízes saudáveis. Portanto, na hora de comprar mudas, controlamos o estado de suas cascas e raízes. Nesse caso, você deve escolher árvores com botões inchados, mas não abertos.
Antes do plantio, as raízes das mudas são colocadas em uma caixa de vibração por 4-5 horas. Nas mudas, os ramos e raízes deformados são cortados e as áreas danificadas são cobertas com grama.
Os recessos de plantio (80x80 cm) são preparados pelo menos um mês antes do plantio, para compactar o solo. O conteúdo e as etapas do desembarque são padronizados. No plantio em solos argilosos, várzeas e na presença de lençóis freáticos, é necessária drenagem (10-15 cm).
A mistura de plantio inclui (em partes iguais) solo da camada fértil superior, partes de composto e areia. Fertilizantes minerais também são adicionados à mistura. Ao plantar, o colar da raiz da árvore deve subir 5 cm acima do solo.
O corte sanitário da cultura é realizado antes do início do fluxo de seiva. No mesmo período, as árvores são alimentadas com uréia e, no verão e no outono, com compostos de fósforo e potássio.
A irrigação é feita em época de seca, e a de terminação - nos últimos dias de agosto.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem um alto potencial imunológico contra uma série de doenças: mancha bacteriana, sarna, podridão radicular e infecções virais. Durante os períodos chuvosos, é freqüentemente afetado por moniliose e clotterosporia. Provavelmente uma lesão inesperada e rápida chamada de queimadura monilial. O tratamento dessas doenças é feito por métodos tradicionais.
Das pragas, você deve ter cuidado com os ataques maliciosos:
mariposas;
pulgão preto;
gorgulho da fruta;
fruta listrada mariposa.
As medidas profissionais para os combater são realizadas no início da primavera ou no outono, após a colheita.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A cultura é caracterizada por uma maior resistência à seca, fixada geneticamente. A casca e os rebentos da planta são resistentes à geada, mantenha a temperatura abaixo de –30? С. É importante lembrar que o crescimento jovem tende a se deteriorar durante longos períodos de degelo.
Para isolar as árvores, no preparo para o frio do inverno, elas são cobertas com agulhas ou lutrasil, além de realizar o procedimento de amontoamento do fundo do tronco.
Requisitos de localização e solo
A cultura é despretensiosa para a composição do solo. Requer um ambiente bem iluminado, protegido dos ventos. As encostas e colinas do sudoeste são bastante adequadas. Desenvolve-se melhor em solos férteis, bem arejados, permeáveis e com baixo nível de acidez.