- Autores: America
- Sinônimos de nomes: NZHA-19
- Peso do fruto, g: 90-170
- Forma de fruta: esférico
- Pele : ligeiramente pubescente
- Cor de fruta: amarelo-laranja, com um delicado blush avermelhado no lado ensolarado
- Cor da polpa : luz amarela
- Polpa (consistência): denso, não fibroso, suculento
- Gosto de fruta: doce, com gosto de mel e leve acidez
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
O damasco NJA-19 (НЖА-19), também conhecido como New Jersey American, é muito popular nas regiões do sul da Rússia e da Ucrânia, bem como em sua terra natal, os Estados Unidos. O excelente sabor torna a sua fruta uma excelente escolha para consumo in natura. Mesmo os damascos maduros toleram facilmente o armazenamento e o transporte, têm apresentação estética e atingem tamanhos recordes, quase do tamanho de um pêssego.
História de criação
Uma variedade de seleção americana. Criado em 1971 no estado de New Jersey.
Descrição da variedade
As árvores são de tamanho médio, com copa larga e extensa. A folhagem é média, os ramos têm tendência para engrossar. A coroa é verde escura. Os galhos são longos, caindo no chão, por isso é recomendável formar a árvore sobre um tronco alto.
Características da fruta
Os damascos desta variedade são muito grandes, o peso de cada um pode chegar a 90-170 g.Os frutos são esféricos, com casca ligeiramente pubescente, amarelo-laranja, com um delicado rubor avermelhado no lado ensolarado. A polpa é mais pálida. Tem uma cor amarelo claro, a pedra separa-se bem no interior, tem um miolo adocicado com sabor a amêndoa. Os frutos colhidos são armazenados por até 14 dias.
Qualidades de sabor
Os damascos NJA-19 são verdadeiras iguarias entre as frutas. São doces, com gosto de mel e leve acidez. A estrutura da polpa é densa, suculenta, sem fibras pronunciadas. Esta sobremesa de damasco recebe uma classificação de degustação de 4,7 a 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A primeira safra é colhida 2-3 anos após o plantio. A variedade é de meia estação, com frutificação anual. Os frutos maduros são colhidos em meados de julho.
Produção
A variedade é classificada como de alto rendimento.
Regiões em crescimento
A variedade adapta-se melhor a climas quentes e quentes. Não se enraíza nas regiões do norte.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
NJA-19 é uma cultivar de damasco autofértil. Ele não precisa de polinizadores adicionais nas proximidades.
Crescendo e cuidando
Árvores de damasco desta variedade precisam de rega e alimentação oportunas, e poda. A planta deve ser formada de forma que os longos ramos não toquem o solo. Caso contrário, a planta estará menos protegida de doenças e pragas. É útil para cobrir e afrouxar o círculo do tronco, especialmente nos primeiros anos após o plantio.
Resistência a doenças e pragas
A variedade se distingue por um grau médio de proteção imunológica. A resistência a doenças depende em grande parte das condições meteorológicas e climáticas e da qualidade do atendimento. Em alguns anos, foram notadas lesões com moniliose. Recomenda-se a realização de pulverizações preventivas para esta doença.
Requisitos de localização e solo
As plantas são plantadas em locais abertos e ensolarados. Eles não toleram o alagamento, crescem bem em solos moderadamente frouxos e densos.
Visão geral da revisão
Os produtores apreciam muito as perspectivas comerciais da variedade de damasco NJA-19. Mas, de acordo com a experiência, é recomendável não perder o momento da colheita dos frutos. Os damascos maduros tornam-se pulverulentos, a polpa perde açúcar. Eles são colhidos para venda um pouco antes de meados de julho. Os frutos colhidos na hora são muito doces, carnudos, com aroma pronunciado.
Os residentes de verão observam que as folhas deste damasco florescem mais cedo do que os botões das flores - na primeira década de abril. E também as peculiaridades da variedade NJA-19 incluem a tendência de frutas totalmente maduras caírem. Nesse caso, é aconselhável cobrir o círculo próximo ao tronco com grama cortada. Os damascos mostram o melhor sabor na maturidade total, a acidez desaparece, a polpa ganha mais suculência.
Entre as deficiências da variedade, nota-se a instabilidade dos botões de flores e frutos às geadas recorrentes. E também indica a tendência da árvore de fluir goma em anos de forte chuva.