- Autores: L.A. Kramarenko (jardim botânico principal com o nome de N.V. Tsitsin RAS)
- Ano de aprovação: 2004
- Escapes: reto, amarronzado acastanhado, glabro, moderadamente ramificado
- Flores: médio, branco
- Peso do fruto, g: 30-50
- Forma de fruta: oval, ligeiramente irregular, comprimido lateralmente
- Pele : pubescente, grosso
- Cor de fruta: amarelo limão com um blush rosa brilhante
- Cor da polpa : laranja
- Polpa (consistência): suculento, densidade média, levemente farináceo
O damasco Monastyrskiy é uma variedade universal popular. Está aclimatado para a região de Moscou, mas mostra suas melhores propriedades em um clima mais quente. As árvores se distinguem pela frutificação regular, e você não precisa esperar muito pela primeira colheita delas.
História de criação
O damasco Monastyrsky foi criado pela equipe do Jardim Botânico Principal da Academia Russa de Ciências em homenagem a N.V. Tsitsin. Foi aprovado para cultivo após testes de variedade em 2004. Ao cruzar, as variedades parentais de damascos Bereznyakovsky e Shabolovsky foram usadas. Mudas obtidas por polinização livre em 3-4 gerações.
Descrição da variedade
As árvores são vigorosas, com copa esférica espalhada, não muito espessada, com rebentos retos e moderadamente ramificados. As folhas são alongadas, pontiagudas, ovais e largas. O prato é brilhante e liso, de cor verde escuro. Flores e frutos aparecem em todos os tipos de brotos.
As árvores crescem até 5 m. O sistema radicular é bem desenvolvido e poderoso. As flores são brancas, com até 3 cm de diâmetro, abundantemente formadas.
Características da fruta
Os damascos dessas árvores são colhidos grandes, com peso médio de 30-50 g Os frutos são ovais, ligeiramente achatados nas laterais. A pele é áspera, pubescente, de cor amarelo-limão com um blush rosa brilhante na superfície. A polpa é laranja por dentro, com um osso grande e mal separado. Os frutos ficam bem armazenados por muito tempo, podendo ser transportados.
Qualidades de sabor
A polpa é suculenta, levemente farinhenta, de densidade média. O sabor é doce e azedo, com uma avaliação média de cerca de 3,5 pontos. A fruta tem um aroma bastante forte e agradável.
Amadurecimento e frutificação
Variedade tardia, frutifica de meados ao final de agosto. O rendimento é desigual. Monástico - um damasco de crescimento rápido que começa a dar frutos 3-4 anos após a vacinação. O período de produtividade é de 20-25 anos.
Produção
Monastyrskiy é um damasco de alto rendimento, com uma média de 150 centners por hectare quando colhido. De uma árvore, o rendimento é de cerca de 25 kg.
Regiões em crescimento
O damasco Monastyrsky é destinado ao cultivo na região central da Federação Russa.
Crescendo e cuidando
As principais medidas agrotécnicas para o cuidado dos alperces da variedade Monastyrsky são bastante simples. Eles precisam de irrigação periódica sem alagamento - por irrigação por gotejamento, bem como em sulcos ou buracos. Sob a raiz, três baldes de água são alimentados para cada planta. Durante a temporada, o evento é repetido 3-4 vezes. A irrigação com água também é útil na primavera - no início da estação de cultivo e no outono, antes do inverno.
É imperativo alimentar o Monastyrsky antes da floração para evitar derramamento dos frutos. Cascas de ovo trituradas, cinzas de madeira e superfosfato granulado são adicionados ao círculo do tronco. No início da primavera, todos os anos, a partir de 2 anos após o plantio, é introduzida matéria orgânica - uma solução de excrementos de pássaros.
A coroa exuberante requer formação obrigatória nos primeiros anos.Recomenda-se podar a árvore jovem pela primeira vez imediatamente após o plantio, deixando apenas 80-90 cm de crescimento acima da superfície do solo. É importante lembrar que o tronco central é sempre mais comprido do que os ramos do esqueleto.
Resistência a doenças e pragas
A avaliação geral da resistência de Monastyrsky a infecções e infecções fúngicas é média. Nessa medida, é afetado pela clasterosporiose, que é especialmente perigosa para os damasqueiros. A variedade está bem protegida da infestação de pulgões. Resistente à queimadura monilial. Entre outras pragas, o perigo é representado por lagartas de rolos de folhas, espinheiros e mariposas.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A variedade apresenta boa resistência de inverno. Resiste a geadas até -30 graus.
Requisitos de localização e solo
Na hora de escolher um local para o plantio, é importante destacar os locais bem iluminados localizados em um morro. Nos primeiros anos de crescimento, as plantas precisam ser protegidas dos fortes ventos frios. A composição do solo é de preferência moderadamente frouxa, argilosa ou arenosa, com acidez neutra.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros amadores, o damasco Monastyrsky é uma das variedades mais facilmente adaptáveis às mudanças das condições externas. Mesmo em anos com geadas recorrentes nessas árvores, a colheita é preservada, embora não seja muito abundante. As plantas toleram facilmente geadas severas, secas e outras influências externas. O sabor da fruta é avaliado pelos moradores do verão como agradável, rico, muito elogiado e de aroma característico.
Os jardineiros observam que Monastyrsky é bastante adequado para cultivo para venda. A fruta tem uma boa apresentação. Em compotas e enlatados, também mantêm uma aparência atraente.
Os residentes de verão na maioria das vezes expressam insatisfação com esta variedade de damascos em relação à calibração fraca dos frutos. Os seus tamanhos variam do muito grande ao médio, a vindima também tem uma maturação desigual, especialmente nos verões frios. Nota-se que as taxas de frutificação dependem diretamente das condições climáticas. Nas condições da Ucrânia e do sul da Rússia, a variedade requer tratamentos preventivos regulares para doenças.