- Autores: Canadá
- Apareceu ao cruzar: Scout x McClee
- Altura da árvore, m: 5
- Flores: grande, rosa
- Peso do fruto, g: 45-80
- Forma de fruta: ovóide
- Pele : presença de pubescência muito forte
- Cor de fruta: laranja brilhante, às vezes com um leve rubor na área e intensidade
- Cor da polpa : laranja brilhante
- Polpa (consistência): densidade média, delicado
Graças ao trabalho árduo dos criadores, as frutas termofílicas agora crescem bem em latitudes médias, adaptando-se rapidamente e proporcionando colheitas abundantes. Essas variedades incluem a seleção canadense de alperce Manitoba.
História de criação
Manitoba é uma variedade canadense de meados do final do ano introduzida na Estação Agrícola de Morden em 1945. Durante o cruzamento, as variedades de damasco McClee e Scout foram cruzadas. A variedade é recomendada para cultivo na Rússia central.
Descrição da variedade
O damasco canadense é uma árvore vigorosa caracterizada por uma copa extensa e volumosa com um bom espessamento de folhas verdes claras. Uma característica da árvore é considerada os rebentos encurtados de cor castanho-oliva. Em um ambiente favorável, o damasco cresce até 5 metros de altura.
A cultura começa a florescer no final de abril - início de maio. Nesta altura, a copa está densamente coberta por grandes flores rosa claro, exalando um encantador aroma a mel. Durante o período de florescimento em massa de flores, a árvore é muito semelhante à sakura.
Características da fruta
Manitoba é uma espécie de alperce de grande frutificação. Em média, o peso da fruta é de 45-80 g, mas na prática os damascos chegam a crescer até 100 gramas. Quanto mais frutas em uma árvore, menores elas são. Sua forma é ovóide, com uma ponta na parte superior. Os damascos maduros têm uma cor interessante - uma cobertura laranja brilhante é diluída com um blush rosa pálido borrado, que ocupa cerca de 10% da superfície da fruta. A pele dos damascos é fina, com um bordo denso pronunciado. A sutura abdominal é distinta. É característico que os damascos cresçam unidimensionais, com aparência apresentável.
Devido à fragilidade e maciez da polpa, a safra colhida dificilmente tolera o transporte e também não pode ser armazenada por muito tempo, pois os frutos amolecem rapidamente, perdendo sabor e comercialização.
O propósito dos damascos é universal - eles podem ser consumidos frescos, processados em compotas, purê de batata, marmelada, compotas, usados na culinária (recheio para tortas, molhos doces).
Qualidades de sabor
O damasco Manitoba tem um gosto excelente. A rica polpa de laranja é dotada de uma estrutura delicada, medianamente densa, na qual não há fibra. O sabor é dominado pela doçura com notas de mel, perfeitamente complementadas por um azedume refrescante e suficientemente suculento. Uma grande pedra com miolo amargo é facilmente separada da delicada polpa de damasco.
Amadurecimento e frutificação
A variedade está no meio da temporada. A árvore frutífera dá a primeira colheita 3-4 anos após o plantio das mudas, e também 5 anos depois - se o damasco for plantado a partir da semente. O pico da frutificação ocorre no final de julho - início de agosto, porém, as datas podem sofrer ligeiras alterações devido às peculiaridades do clima. O período de frutificação é curto, pois os damascos amadurecem rapidamente. A árvore frutifica anualmente, sem interrupção.
Produção
O rendimento da variedade é declarado como médio. De uma árvore adulta, que é fornecida com tecnologia agrícola intensiva, podem ser colhidos 40-50 kg de damascos.O indicador máximo atinge 60-80 kg.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Manitoba é uma cultura autofértil, mas as árvores próximas com tempos de floração semelhantes podem aumentar a produção. As seguintes variedades são consideradas produtivas: Abacaxi, Sobremesa e Triunfo do Norte.
Crescendo e cuidando
Para o plantio, uma muda não é adquirida com mais de dois anos com um sistema radicular desenvolvido. Ela pode ser plantada na primavera e no outono, mas os especialistas recomendam o plantio no outono apenas nas regiões do sul. A distância entre os plantios deve ser de pelo menos 4 metros para evitar sombreamento. Vizinhos indesejáveis para o damasco canadense são cerejeira, pera, pêssego e macieira. Na maioria das vezes, as primeiras flores são plantadas perto da árvore de damasco.
O corte é considerado um método eficaz de propagação do damasco Manitoba, uma vez que o hibridismo desta espécie nem sempre permite o cultivo de uma árvore a partir da semente, que herdará todas as qualidades positivas.
A tecnologia agrícola das fruteiras consiste na irrigação abundante e regular (se utiliza água morna ou sedimentada), afrouxamento e capina do solo, o que contribui para a penetração da umidade, tratamento de nascentes de feridas e fissuras, caso se formem, com um verniz de jardim, formação de copas (geralmente ocorre ao longo de vários anos), remoção de galhos secos e danificados, fertilização, cobertura morta da zona próxima ao caule, prevenção de doenças.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua alta imunidade, o damasco raramente sofre de doenças fúngicas, clotterosporia e moniliose. Às vezes, a árvore fica exposta a manchas perfuradas e folhas encaracoladas. Os tratamentos preventivos com inseticidas ajudarão no combate à invasão de insetos (pulgões, vermes da folha, besouros).
A casca do damasco atrai roedores como coelhos e camundongos, por isso, na estação fria, recomenda-se proteger o tronco envolvendo-os com material resistente ou instalando uma rede metálica de granulação fina.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A árvore tem boa resistência ao frio, por isso sobrevive perfeitamente a quedas de temperatura de -30-35 graus. É importante notar também que a variedade canadense não precisa de abrigo protetor contra geadas, pois está absolutamente adaptada a isso.
Requisitos de localização e solo
O damasco é uma cultura termofílica que requer luz, espaço e muito sol. É melhor plantar uma árvore em uma colina ou mais perto do topo de uma colina, uma vez que não tolera a umidade estagnada que se forma nas terras baixas e afeta negativamente o desenvolvimento do sistema radicular.O local é escolhido limpo, bem iluminado pelo sol e luz, mas deve haver proteção contra vento frio e correntes de ar - pode ser uma cerca ou um prédio.
Um ambiente favorável para o crescimento da variedade Manitoba é um solo nutritivo, solto, respirável, permeável à umidade, com índice de acidez neutro e fluxo subterrâneo profundo.