Apricot Manitoba

Apricot Manitoba
As principais características da variedade:
  • Autores: Canadá
  • Apareceu ao cruzar: Scout x McClee
  • Altura da árvore, m: 5
  • Flores: grande, rosa
  • Peso do fruto, g: 45-80
  • Forma de fruta: ovóide
  • Pele : presença de pubescência muito forte
  • Cor de fruta: laranja brilhante, às vezes com um leve rubor na área e intensidade
  • Cor da polpa : laranja brilhante
  • Polpa (consistência): densidade média, delicado
Veja todas as especificações

Graças ao trabalho árduo dos criadores, as frutas termofílicas agora crescem bem em latitudes médias, adaptando-se rapidamente e proporcionando colheitas abundantes. Essas variedades incluem a seleção canadense de alperce Manitoba.

História de criação

Manitoba é uma variedade canadense de meados do final do ano introduzida na Estação Agrícola de Morden em 1945. Durante o cruzamento, as variedades de damasco McClee e Scout foram cruzadas. A variedade é recomendada para cultivo na Rússia central.

Descrição da variedade

O damasco canadense é uma árvore vigorosa caracterizada por uma copa extensa e volumosa com um bom espessamento de folhas verdes claras. Uma característica da árvore é considerada os rebentos encurtados de cor castanho-oliva. Em um ambiente favorável, o damasco cresce até 5 metros de altura.

A cultura começa a florescer no final de abril - início de maio. Nesta altura, a copa está densamente coberta por grandes flores rosa claro, exalando um encantador aroma a mel. Durante o período de florescimento em massa de flores, a árvore é muito semelhante à sakura.

Características da fruta

Manitoba é uma espécie de alperce de grande frutificação. Em média, o peso da fruta é de 45-80 g, mas na prática os damascos chegam a crescer até 100 gramas. Quanto mais frutas em uma árvore, menores elas são. Sua forma é ovóide, com uma ponta na parte superior. Os damascos maduros têm uma cor interessante - uma cobertura laranja brilhante é diluída com um blush rosa pálido borrado, que ocupa cerca de 10% da superfície da fruta. A pele dos damascos é fina, com um bordo denso pronunciado. A sutura abdominal é distinta. É característico que os damascos cresçam unidimensionais, com aparência apresentável.

Devido à fragilidade e maciez da polpa, a safra colhida dificilmente tolera o transporte e também não pode ser armazenada por muito tempo, pois os frutos amolecem rapidamente, perdendo sabor e comercialização.

O propósito dos damascos é universal - eles podem ser consumidos frescos, processados ​​em compotas, purê de batata, marmelada, compotas, usados ​​na culinária (recheio para tortas, molhos doces).

Qualidades de sabor

O damasco Manitoba tem um gosto excelente. A rica polpa de laranja é dotada de uma estrutura delicada, medianamente densa, na qual não há fibra. O sabor é dominado pela doçura com notas de mel, perfeitamente complementadas por um azedume refrescante e suficientemente suculento. Uma grande pedra com miolo amargo é facilmente separada da delicada polpa de damasco.

Amadurecimento e frutificação

A variedade está no meio da temporada. A árvore frutífera dá a primeira colheita 3-4 anos após o plantio das mudas, e também 5 anos depois - se o damasco for plantado a partir da semente. O pico da frutificação ocorre no final de julho - início de agosto, porém, as datas podem sofrer ligeiras alterações devido às peculiaridades do clima. O período de frutificação é curto, pois os damascos amadurecem rapidamente. A árvore frutifica anualmente, sem interrupção.

Ao plantar uma árvore de damasco em seu terreno, você precisa conhecer as características de sua frutificação. O damasco começa a frutificar com a idade de dois a quatro anos após o plantio em um local permanente no jardim e frutifica continuamente até 25-30 anos. O rendimento da árvore atinge o pico com a idade de cinco a seis anos.

Produção

O rendimento da variedade é declarado como médio. De uma árvore adulta, que é fornecida com tecnologia agrícola intensiva, podem ser colhidos 40-50 kg de damascos.O indicador máximo atinge 60-80 kg.

Autofertilidade e a necessidade de polinizadores

Manitoba é uma cultura autofértil, mas as árvores próximas com tempos de floração semelhantes podem aumentar a produção. As seguintes variedades são consideradas produtivas: Abacaxi, Sobremesa e Triunfo do Norte.

Crescendo e cuidando

Para o plantio, uma muda não é adquirida com mais de dois anos com um sistema radicular desenvolvido. Ela pode ser plantada na primavera e no outono, mas os especialistas recomendam o plantio no outono apenas nas regiões do sul. A distância entre os plantios deve ser de pelo menos 4 metros para evitar sombreamento. Vizinhos indesejáveis ​​para o damasco canadense são cerejeira, pera, pêssego e macieira. Na maioria das vezes, as primeiras flores são plantadas perto da árvore de damasco.

O corte é considerado um método eficaz de propagação do damasco Manitoba, uma vez que o hibridismo desta espécie nem sempre permite o cultivo de uma árvore a partir da semente, que herdará todas as qualidades positivas.

A tecnologia agrícola das fruteiras consiste na irrigação abundante e regular (se utiliza água morna ou sedimentada), afrouxamento e capina do solo, o que contribui para a penetração da umidade, tratamento de nascentes de feridas e fissuras, caso se formem, com um verniz de jardim, formação de copas (geralmente ocorre ao longo de vários anos), remoção de galhos secos e danificados, fertilização, cobertura morta da zona próxima ao caule, prevenção de doenças.

Para que um damasco se enraíze bem em um novo lugar, é necessário estudar com antecedência todas as sutilezas de seu correto plantio. Dependendo do clima da região, é necessário escolher a época ideal para o plantio de uma muda. Determine a localização, prepare adequadamente o fosso de pouso.
A enxertia é o principal método de reprodução do damasco, que permite preservar todas as qualidades varietais dos frutos, aumentar o rendimento e conferir à fruticultura propriedades adicionais, como resistência à geada e à seca. É necessário determinar corretamente o momento da vacinação e escolher corretamente o estoque.
A poda anual do damasco é necessária para a correta formação da copa da muda jovem, o rejuvenescimento das árvores velhas e a preservação do rendimento e da qualidade do fruto. A poda regular é realizada não só na primavera e no outono, mas também no verão.

Resistência a doenças e pragas

Devido à sua alta imunidade, o damasco raramente sofre de doenças fúngicas, clotterosporia e moniliose. Às vezes, a árvore fica exposta a manchas perfuradas e folhas encaracoladas. Os tratamentos preventivos com inseticidas ajudarão no combate à invasão de insetos (pulgões, vermes da folha, besouros).

A casca do damasco atrai roedores como coelhos e camundongos, por isso, na estação fria, recomenda-se proteger o tronco envolvendo-os com material resistente ou instalando uma rede metálica de granulação fina.

Como outras frutas, os damascos costumam sofrer de várias doenças e pragas. É necessário inspecionar periodicamente o damasco para perceber a tempo uma doença ou o aparecimento de uma praga, intervir prontamente e eliminar o problema.

Resistência do inverno e a necessidade de abrigo

A árvore tem boa resistência ao frio, por isso sobrevive perfeitamente a quedas de temperatura de -30-35 graus. É importante notar também que a variedade canadense não precisa de abrigo protetor contra geadas, pois está absolutamente adaptada a isso.

Requisitos de localização e solo

O damasco é uma cultura termofílica que requer luz, espaço e muito sol. É melhor plantar uma árvore em uma colina ou mais perto do topo de uma colina, uma vez que não tolera a umidade estagnada que se forma nas terras baixas e afeta negativamente o desenvolvimento do sistema radicular.O local é escolhido limpo, bem iluminado pelo sol e luz, mas deve haver proteção contra vento frio e correntes de ar - pode ser uma cerca ou um prédio.

Um ambiente favorável para o crescimento da variedade Manitoba é um solo nutritivo, solto, respirável, permeável à umidade, com índice de acidez neutro e fluxo subterrâneo profundo.

Características principais
Autores
Canadá
Apareceu ao cruzar
Scout x McClee
Compromisso
universal
Produção
média
Transportabilidade
baixo
Madeira
Altura da árvore, m
5
coroa
espesso, espalhando
Flores
grande rosa
Fruta
Tamanho da fruta
ampla
Peso do fruto, g
45-80
Forma de fruta
ovóide
Cor de fruta
laranja brilhante, às vezes com um leve rubor na área e intensidade
Pele
pubescência muito forte está presente
Cor da polpa
laranja brilhante
Polpa (consistência)
densidade média delicada
Gosto de fruta
doce, ácido
Tamanho do osso
ampla
Separabilidade do osso da polpa
Boa
Sabor de kernel
amargo
Aparência
bela
Avaliação de degustação
4,2 pontos
Crescente
Autofertilidade
fértil
Variedades de polinizadores
Triunfo do Norte, Sobremesa, Abacaxi
Resistência de inverno
Boa
Regiões em crescimento
faixa do meio da Rússia
Resistência a doenças e pragas
estável
Resistência a doenças fúngicas
altas taxas
Resistência à moniliose
Alto
Resistência de Clasterosporium
Alto
Maturação
Termos de amadurecimento
média
Período de frutificação
final de julho - início de agosto
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de damasco
Acadêmico de Damasco Acadêmico Alyosha de damasco Alyosha Cupido de Damasco Amur Abacaxi Damasco Abacaxi Apricot Aquarius Aquário Condessa de Damasco Condessa Sobremesa de Damasco Sobremesa Souvenir de Damasco Zhigulevsky Souvenir de Zhigulevsky Apricot Kichiginsky Kichiginsky Apricot Royal Real Bochecha vermelha de damasco Bochecha vermelha Apricot Lel Lel Apricot Favorite Favorito Apricot Manchurian Manchu Mel de damasco Mel Apricot Moscow Moskovsky Chocalho de damasco Chocalho Apricot Russo russo Apricot Saratov Ruby Saratov rubi Apricot Sibiryak Baikalova Sibiryak Baikalova Apricot Snegirek Snegirek Apricot, filho da bochecha vermelha Filho da bochecha vermelha Apricot Triumph norte Triunfo do norte Apricot Ulyanikhinsky Ulyanikhinsky Apricot Favorite Favorito Apricot Khabarovsk Khabarovsk Apricot Royal Tsarsky Apricot Champion of the North Campeão do norte Veludo Preto Damasco Veludo preto Príncipe Preto Apricot Príncipe Negro
Todas as variedades de damasco - 62 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário